Folha Online 
Cotidiano

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Casa Sustentável
27/11/2005

Tintas naturais são opções mais saudáveis

Produtos à base de terra ou de minerais não têm elementos nocivos, como COVs

Pintura com cal deixa a parede respirar e pode eliminar problemas com umidade

BRUNA MARTINS FONTES
EDITORA-ASSISTENTE DE CONSTRUÇÃO E IMÓVEIS

Thaís Parolin/Folha Imagem
Três casas de vila pintadas com tinta à base de terra, da Primamatéria
Três casas de vila pintadas com tinta à base de terra, da Primamatéria
Quando se fala em tinta feita com ingredientes como terra e cal, muitos acham que deve ser coisa de "natureba": ótimo para uma casa no meio do mato, mas que não serve para a da cidade.

Não é essa a opinião de quem já testou as tintas em solo metropolitano. "Não teve problema nenhum. Foi fácil de aplicar e pode chover e lavar com mangueira que a cor e a tinta não saem da parede de jeito nenhum", entusiasma-se a administradora Maria Helena Marcelino da Silva, 42.

Ela revestiu de tinta de terra, fabricada pela Primamatéria, a fachada das seis casas da vila que construiu -uma de cada cor.

"Usei em um muro com muita umidade. Apliquei a tinta à base de cal com rolo, ficou bem homogêneo, teve bom rendimento e, como a parede consegue respirar [absorver e liberar vapor de água], não tive problemas", conta o engenheiro Young Kim, 45, que usou a Ecotinta Mineral do Espaço Casa Ecológica.

Longe de serem feitas experimentalmente, as tintas elaboradas pelo Espaço Casa Ecológica e pela Primamatéria após muita pesquisa são as primeiras no país a serem formuladas sem compostos orgânicos voláteis, metais pesados e derivados de petróleo.

Lá fora, tintas que trocam esses componentes por minerais e terra não são novidade. Fabricantes como a italiana I Colori della Terra (www.icoloridellaterra.net) e a alemã Biofa (www.biofa.de) fabricam produtos assim há anos.

"O uso da argila está voltando à construção na Europa. Uma de suas boas qualidades é a de purificar o ambiente, pois ela filtra o ar que absorve. Além disso, ela não precisa ser cozida, o que elimina o consumo de energia na produção", comenta o arquiteto Gualberto Cappi, proprietário da I Colori della Terra.

"A terra é o coração da tinta. Dá boa cobertura, serve como aglutinante, pigmento e estrutura", elogia a arquiteta Letícia Achcar, que elabora a tinta da Primamatéria.

Mais saudável

A cal, presente nas tintas minerais, traz o benefício de deixar a parede "respirar", um antídoto contra problemas de umidade.

Ela permite que as paredes absorvam e liberem vapor d'água, o que ajuda a regular o nível de umidade. "Por isso serve como boa proteção em paredes expostas a intempéries e maresia, além de a cal ser um fungicida natural", acrescenta Márcio Araújo, consultor do Idhea e formulador da Ecotinta Mineral.

"Quando a umidade vem de dentro da parede, as tintas minerais têm ótima performance para evitar bolhas e manchas, porque deixam a superfície permeável ao vapor d'água", concorda Arthur Gil Moraes Filho, gerente da área de pesquisa e desenvolvimento da fabricante de tintas Lukscolor.

"Se a matéria-prima é boa, uma tinta à base de cal pode ter tanta qualidade quanto uma látex. Já testamos algumas que tiveram resistência a mais de 10 mil ciclos [esfregadelas]", ratifica Josias Marcelino da Silva, do laboratório de revestimentos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

O único senão da Ecotinta Mineral é que não pode ser aplicada sobre massa acrílica nem sobre massa-corrida, porque não adere a esses materiais. "Também só pode ser lavada três meses depois de aplicada", acrescenta Araújo, do Idhea.

Mas não precisa necessariamente ser branca. A Ecotinta Mineral (R$ 95, 18 l) tem cores como vermelho, preto e amarelo.

Aplicação sem problema

A formulação dessas tintas pode ser diferente da das que se encontram nas prateleiras das lojas, mas seus atributos na hora da aplicação e o desempenho na parede são semelhantes.

Quem já aplicou aprovou tanto o rendimento como a cobertura. "Se eu não contasse para o pintor, ele nem desconfiaria que a tinta era mineral", brinca Kim.

Ao contrário da Ecotinta Mineral, a tinta de terra e a Ecotinta Plus podem ser usadas para a repintura, mas vedam a parede, mesmo que em graus mínimos. "Adere até a ferro", diz a arquiteta Ivone Rocha, da Primamatéria, sobre a de terra. "Pode ser aplicada sobre látex."

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).