Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições na Alemanha
15/09/2005

Partido Democrata Liberal (FDP)

da Folha Online

Fundado em 1948, o Partido Democrata Liberal (FDP) tem compromisso com a economia de livre mercado e a redução das intervenções do governo.

Na década de 50, teve apoio principalmente entre os autônomos, os conservadores e fazendeiros, mas depois passou a contar com a aprovação dos empresários.

Os liberais nunca conseguiram apoio suficiente a ponto de representar uma ameaça para o Partido Social Democrata (SPD) ou para a União Democrática Cristã (CDU), mas passou a desempenhar um papel importante no cenário político alemão como principal elemento de coalizões.

O apoio ao partido caiu na década de 90 e a escolha de um novo líder jovem em 2001, Guido Westerwelle, pretendia melhorar seu apelo perante a população.

Nas eleições de 2002, os liberais causaram polêmica quando o vice-presidente do partido, Jürgen Möllemann [morto em um acidente com pára-quedas em junho de 2003, à época levantou-se a hipótese de suicídio], manifestou a respeito do anti-semitismo e tentou impedir judicialmente os votos de extrema direita.

Em 2003, Möllemann foi forçado a deixar o partido . Desde então, o FDP se concentra na defesa de uma reforma econômica. O partido é a favor de reformas mais amplas que o SPD e a CDU.

Fontes: Deutsche Welle e governo da Alemanha

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).