Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições na Alemanha
15/09/2005

União Democrata Social (CDU)

da Folha Online

Desde 1945, são três os principais partidos políticos na Alemanha: a União Democrática Cristã (CDU, na sigla em inglês), sua parceira política, a União Social Cristã (CSU), um pouco mais de direita, e o Partido Social Democrata (SPD), de esquerda.

A CDU foi o partido que mais se manteve no poder desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O partido governou a Alemanha nos períodos 1949-1969 e 1982-1998. A CDU e a CSU são aliados políticos há muitos anos.

Formado em 1945, a CDU foi uma fusão de partidos políticos católicos e protestantes de menor porte, que resistiam ao Socialismo Nacional. Todos acreditavam em uma papel dominante do mercado, ao mesmo tempo em que defendiam intervenções do governo para prevenir problemas sociais.

A política externa da CDU foi elaborada pelo primeiro chanceler federal, Konrad Adenauer (1876-1967), que governou no período 1949-63, e é baseada no apoio à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da integração européia. Sob a liderança de Kohl, o partido presidiu a reunificação alemã.

Em 1998, Kohl foi derrotado por Gerard Schröder, do SPD. No ano seguinte, o CDU sofreu com escândalos sobre arrecadação ilegal de fundos para a campanha eleitoral, que envolviam diretamente Kohl.

O escândalo também resultou na renúncia do presidente do partido, Wolfgang Schaeuble, em 2000. Ele havia sido o sucessor de Kohl. Schaeuble foi substituído por Angela Merkel, que disputa a Chancelaria nas eleições de 18 de setembro.

Aliados

A União Social Cristã (CSU), aliada política da CDU, tem representação apenas na Baviera. Fundada em 1946, é mais conservadora que a CDU -- principalmente no que diz respeito ao aborto e à imigração.

Entre 1961 e 1988, foi liderada por Franz Josef Strauss, e depois por Theo Waigel, Ministro das Finanças no governo de Kohl, entre 1988 e1998. Waigel foi sucedido pelo premiê da Baviera, Edmund Stoiber, em 1998.

Stoiber foi candidato a chanceler pela coalizão CDU/CSU em 2002, mas perdeu para Schröder, em uma disputa acirrada. As relações nem sempre são fáceis entre a CDU e a CSU e existem tensões entre Merkel e Stoiber.

Fontes: Deutsche Welle e governo da Alemanha

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).