Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições no Iraque
28/01/2005

Saiba mais sobre o Iraque

da Folha Online

O Iraque, que foi parte do Império Otomano [que dominou o mundo árabe entre os séculos 16 e 17], foi ocupado pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1920, foi declarado como país-integrante da Liga das Nações, sob os cuidados da administração britânica.

Em 1932, o Iraque conseguiu obter sua independência como reino. Uma república foi proclamada em 1958, mas, posteriormente, o país foi liderado por vários militares. O último deles, o ex-ditador Saddam Hussein, ficou no poder de 1979 a 2003.

Disputas territoriais levaram o Iraque a uma guerra contra o Irã que durou oito anos [de 1980 a 1988]. A guerra Irã-iraque terminou sem vencedores porque os dois países cessaram-fogo em 1988, por sugestão da ONU. A guerra, motivada pelo desejo de aumento das fronteiras, iniciada por Saddam, acabou por não alterar nada na geografia política da região. Em agosto de 1990, o Iraque anexou o Kuait como parte de seu território, durante a Guerra do Golfo (1991). Na seqüência, uma série de sanções foram impostas ao país pela comunidade internacional.

Depois da libertação do Kuait, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) solicitou uma verificação das armas de destruição em massa. A não-autorização da inspeção levou os Estados Unidos a declararem guerra ao país em março de 2003, retirando Saddam do poder em abril. Nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada em território iraquiano.

As forças de coalizão, lideradas pelo Exército americano, continuam no Iraque, e a insurgência mantém sua oposição à ocupação. Muitas cidades, como Fallujah [50 km a oeste da capital Bagdá, e considerada um bastião dos rebeldes sunitas] foi quase que completamente destruída devido a conflitos entre insurgentes e o Exército.

Nome oficial: República do Iraque

Capital: Bagdá

Divisão: 18 governadorias

População: 25.374,691 (estimativa de julho de 2004)

Área: 437.072 km²

Idioma: árabe, curdo [que é oficial nas regiões curdas, ao norte], assírio e armênio

Moeda: novo dinar iraquiano

Forma de governo: interina, designada pelo governo americano em junho de 2004. Conta com um presidente, um primeiro-ministro, e um Congresso Nacional

Sistema legal: baseada na lei islâmica [religiosa] e civil, é administrada pelo governo interino e pela Lei Administrativa Transicional

PIB (total de riquezas produzidas): US$ 37,92 bilhões

Renda "per capita" anual: US$ 1.500 (estimativas de 2003)

Internautas: 25 mil (estimativa de 2002)

Analfabetismo: 59,6%

Fonte: CIA - The World Factbook

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).