Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia de Pós-Graduação
20/02/2005

Rigor e falta de verba dificultam criação de cursos

Colaboração para a Folha

Responsável por 33% do PIB (Produto Interno Bruto) e por 42% das exportações brasileiras, os agronegócios são também uma fábrica de postos de trabalho: 37% dos empregos do país estão relacionados ao setor. O mercado é atraente, mas paradoxalmente são poucas as universidades paulistas que oferecem pós-graduação stricto sensu em agrárias.

Além das tradicionalíssimas USP, Unesp e Unicamp, apenas outras duas instituições oferecem programas na área: IAC, núcleo de pós-graduação do Instituto Agronômico, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Unip (Universidade Paulista). O primeiro tem foco em agricultura tropical e subtropical; o segundo, em medicina veterinária.

"Os critérios para a abertura de cursos stricto sensu são muito rigorosos. A instituição precisa, por exemplo, de laboratórios bem-equipados, o que poucas entidades privadas têm", analisa o presidente da comissão de ensino do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Dias de Oliveira Filho, 51.

O investimento inicial para a abertura de novos programas na área é alto. Além dos laboratórios, a instituição deve contar com corpo docente especializado. E o retorno não é imediato.

Uma das formas de captação de recursos são as agências financiadoras da educação. "A competição por verba é enorme. Como as instituições públicas contam com um corpo docente com dedicação exclusiva e, por isso, têm mais produção acadêmica, levam vantagem na disputa", avalia o representante da área de ciências agrárias da Capes na última avaliação de cursos, Fernando Irajá Félix de Carvalho, 66.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).