30/09/2005
Criança deve perceber, e não só repetir, as notas musicais
DENISE RIBEIRO
Colaboração para a Folha
Entrar em contato com a própria voz, para perceber suas diferentes modulações, reproduzir o pulso de um tambor e diferentes ritmos. Tudo isso, uma criança a partir de três anos consegue fazer, desde que seja estimulada a ouvir.
Aprender a ouvir é, na opinião de especialistas, a principal habilidade requerida para aumentar a afinidade com a música. E isso até um bebê pode fazer. "A melhor música para os ouvidos dele é aquela emitida ao vivo por uma voz que o ama. O próprio bebê gosta de cantar e, para acompanhar seu canto, damos a ele um chocalho", analisa Paulo Tatit, músico, pesquisador e responsável, ao lado de Sandra Peres pelo selo Palavra Cantada, um dos mais importantes produtores brasileiros de música infantil.
Outro expert no assunto, o músico, pesquisador e compositor Hélio Ziskind, diz que os pais devem incentivar as crianças que se interessem pela música a aprofundar esse conhecimento. "Mas aula de música só funciona quando se trabalha a percepção. O canto, por exemplo, ajuda na dicção, a criança tem de colocar notas, aprende a se expressar melhor e se sente inserida, conectada instantaneamente com a cultura", diz Hélio.
Da mesma forma, aprender a batucar, a sustentar um pulso, faz com que a criança se sinta mais forte. "Controlar essa potência sonora é uma experiência interna altamente estruturante, porque ela percebe que consegue criar com a mão um universo", analisa o músico.
Trabalhar a percepção, em vez de apostar na repetição mecânica de um ritmo ou de uma escala musical, traz resultados mais sólidos para a formação musical da criança. É o que demonstra a experiência da pianista, pesquisadora e professora Teca Alencar de Brito, que trabalha há 32 anos com educação musical, em São Paulo, e foi aluna e colaboradora do mestre Koellreutter (flautista e compositor alemão que desembarcou no Brasil em 1937 e influenciou gerações de músicos com suas teorias experimentalistas. Hoje ele tem 90 anos).
"Ao escutar e produzir sons, a criança integra sensibilidade e intelecto, corpo e mente, além de estimular a intuição, a fantasia, a criatividade, a reflexão, o relacionamento", ensina a professora, que trabalha com crianças a partir de três anos, sempre em grupos.
"As bandinhas de amigos são um canal de expressão socializador, a criança vai se soltando por meio de uma linguagem não-verbal. No grupo, elas aprendem a ouvir, a respeitar o outro, a esperar, a dar idéias para arranjos. Aprendem que música não é barulho, é organização, e aprendem também a importância do silêncio", argumenta.
De acordo com Teca, uma aula de instrumento musical, como o piano, por exemplo, é importante, desde que haja espaço para o improviso, para explorar o instrumento. "A criança não precisa saber onde fica o dó, mas percebe que pode tocar sons em blocos, mais graves, mais agudos, mais fortes, mais fracos. Com o tempo ela vai afinando seu senso de observação de escuta e entende que existe uma ordem natural das notas", explica.
Da mesma forma, a compra do primeiro instrumento musical deve ser cuidadosa. "O melhor é optar por instrumentos artesanais de percussão ou xilofone, que ajuda a entender a afinação da escala. Mas tem de ficar atento à qualidade. Tem muito tamborzinho, pandeirinho (como o do Gugu), descartável e algumas baterias para criança de péssima qualidade sonora: o som do prato é uma deseducação musical", alerta a especialista.
Os pesquisadores só pedem cuidado com a flauta doce, uma praga que se espalhou pelo mundo infantil, vindo das escolas tradicionais. Para Hélio Ziskind, do ponto de vista da expressão, ela é frustrante e acaba virando um apito, "porque as crianças curtem isolar as notas". Na opinião dele, a culpa é do instrumento, difícil de tocar, pois depende de uma respiração muito sutil. "Um gaita responde melhore a esse gesto mais forte do sopro. É bom comprar um instrumento de verdade, um violino, uma viola ou um saxofone", aconselha o compositor.
Discoteca básica
Sugestões de músicas para crianças:
As crianças não precisam e não devem ficar limitadas à chamada música infantil, porque são inteligentes, receptivas e abertas a tudo, dizem os especialistas. "A música não pode convidar a criança para ir longe de si, tem de chamar para perto. Tudo o que não faz isso não é bom", exemplifica Hélio Ziskind, para quem ritmos como o axé e a lambada são "bacanas", mas pesam se levam a criança a se exibir e a se sensualizar demais.
No entanto, na batalha dos gostos as crianças participam e são elas que decidem o que preferem ouvir.
Na opinião de Teca, Mozart, Tom Jobim, Noel Rosa, Chico e Caetano também são adequadas às crianças, desde que haja bom senso na escolha. "Claro que uma criança de 5 anos não vai ouvir uma sinfonia inteira do (Gustav) Mahler, mas ela não tem de ouvir só música animadinha", diz a professora. Por outro lado, não podemos ser radicais e preconceituosos com certos ritmos populares aos quais as crianças inevitavelmente estarão expostas. Segundo Teca, "o importante é oferecer a elas outras variantes, produções de qualidade. Elas certamente vão gostar".
A seguir, uma lista de CDs recomendados pelos pesquisadores e músicos Teca Alencar de Brito, Hélio Ziskind e a dupla Paulo Tatit e Sandra Peres.
Altamente recomendados para todas as crianças:
1) Tudo Dança, Com Zé da Velha e Silvério Pontes ; selo Rob Digital
2) Cds da Jovem Guarda (como "A Festa do Bolinha")
3) Jorge Benjor cantando W/ Brasil
4) Mário Reis cantando Marchinhas de Carnaval
De 0 a 3 anos:
Canções de Ninar - (Sandra Peres e Paulo Tatit) - Selo Palavra Cantada. 22 canções inéditas para embalar seu filho. Com as participações de Arnaldo Antunes, Ná Ozzetti, Mônica Salmaso e outros.
Meu neném (Sandra Peres/ Paulo Tatit / Décio Gioielli) - Selo Palavra Cantada
Música para bebês - Felices Juegos - MoviePlay
Baby Dance - A Toddler's Jump on the Classics
Brincadeiras de roda, estórias e canções de ninar (narração: Elba Ramalho; canto - Solange Maria / Antonio Nóbrega) - Selo Eldorado
Brincando de roda - (Solange Maria e coral infantil) - Selo Eldorado
Cantigas de Roda - canções folclóricas do Brasil - (produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit) -Selo Palavra Cantada
Cantigas de roda - canções folclóricas do Brasil (produzido por Hélio Ziskind) MCD World Music
Estrelinhas - (produzido por Carlos Savalla) - Savalla Records, RJ
Dois a Dois - Grupo Rodapião
Cantos de vários cantos - Teca Oficina de Música, SP
De 4 a 9 anos:
Coleção Disquinho - vários volumes apresentando histórias infantis, como Festa no Céu e O Macaco e a Velha (remasterizado)
Pedro e o lobo - Sergei Prokofiev - narração de Rita Lee; Orquestra Nova Sinfonieta
Francis Poulenc - A história de Babar, o pequeno elefante
Camille Saint-Saëns - O Carnaval dos Animais
Estica...Dobra - Cantigas e Brincadeiras - Grupo Curupaco-CLIC! Centro Lúdico de Interação e Cultura54'
Abre a Roda Tindolelê - (Pesquisa e direção - Lydia Hortélio/ Participação especial - Antonio Nóbrega)
Ô, Bela Alice - Música tradicional da infância no sertão da Bahia no começo do século XX (Pesquisa e direção - Lydia Hortélio / Arranjos - Antônio Madureira)
Coletânea de músicas infantis -Bia Bedran - MCD World Music
Murucututu - Grupo Rodapião - Selo Palavra Cantada
A história da Dita - Carla Adduci - MCD World Music
Canções de brincar (Sandra Peres e Paulo Tatit) - Selo Palavra Cantada
Canções Curiosas (Sandra Peres e Paulo Tatit) - Selo Palavra Cantada
Roda Gigante - canções de Gustavo Kurlat - Escola Viva -Atelier: Arte Expressão
Rumo - Quero Passear - Selo Palavra Cantada
Adivinha o que é - MPB - 4 -Direção artística: Mazolla / Produção: Wellington Luiz - PolyGram
Brincadeira de viola - Paulo Freire - Vai ouvindo
Arca de Noé - Vinícius de Moraes - vols 1 e 2 - PolyGram
O gigante da floresta - Hélio Ziskind -MCD Worl Music
Meu pé, meu querido pé - Hélio Ziskind - MCD World Music
Banho é bom - Hélio Ziskind e Marcello Araújo Ed. Salamandra (livro e CD)
Brinquedos Cantados - Grupo Pandalelê - (livro - audio - cd-rom) - Selo Palavra Cantada
Músicas daqui, ritmos do mundo - Zezinho Mutarelli e Gilles Eduar (livro com CD) - Fábrica - Idéias para crianças
Casa de Brinquedos - Toquinho - PolyGram
Canções do Brasil (Sandra Peres e Paulo Tatit) - Selo Palavra Cantada
Toda Família - Roseli Novak
Histórias Gudórias de Gurrunfórias de Maracutórias Xiringabutórias - Francisco Marques - Palavra Cantada
Os Saltimbancos - Luiz Enriquez/Sérgio Bardotti/Chico Buarque - PolyGram
Pé com Pé - (Sandra Peres e Paulo Tatit)- Palavra Cantada MCD World Music
Adriana Partimpim - (produzido por Adriana Partimpim, Dé Palmeira e Sacha Amback)
Cirandas e Cirandinhas Heitor Villa-Lobos Roberto Szidon piano Kuarup discos
Tempo de Brincar Valter Silva (independente)
Villa-Lobos e os brinquedos de roda - Grupo de Percussão da UFMG e Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado - MCD World Music
Le chant des enfants du monde - coleção com diversos volumes apresentando a música da infância de diversos locais do mundo - Arion
A orquestra dos sonhos - Tim Rescala - Pianíssimo
Pianíssimo - a história de um piano encantado - Tim Rescala
Canto do povo daqui - Teca Oficina de Música, SP
Nós que fizemos - Teca Oficina de Música, SP
De 10 a 12 anos:
Latin Playground - Putumayo World Music
World Playground - Putumayo World Music
Benjamin Britten- O Guia dos Jovens para a Orquestra (obs: apresenta os instrumentos da orquestra)
Contando estórias - Naná Vasconcelos - Velas
Corpo do Som - Barbatuques -MCD World Music (a exploração do corpo como instrumento)
Oiapok Xui Uakti (apresenta instrumentos construídos pelo grupo, além de arranjos e composições)
Mulungo do Cerrado - Uakti e Tabinha
Música pra todo lado - Teca Oficina de Música, SP (com a participação de oito diferentes grupos musicais)
O aprendiz de feiticeiro Paul Dukas
Maurice Ravel - Ma mère l'oye
Observações importantes:
1 - A lista em questão é uma referência que buscou incluir CDs e composições de qualidade, contemplando músicas da cultura infantil tradicional, composições de autores dedicados ao universo da criança, incluindo algumas ligadas ao universo da música chamada "erudita".
2 - Há músicas do Brasil, dos brinquedos tradicionais aos ritmos e gêneros, apontando também a importância de ampliar o contato das crianças com a diversidade musical, com as músicas do mundo.
3 - A divisão em faixas etárias é muito difícil. Mesmo a maioria dos Cds sugeridos para a faixa de 0 a 3 podem (e devem) ser ouvidos pelas crianças maiores. Na faixa de 4 a 9 há um número maior de CDs e as sugestões da faixa seguinte (10 a 12) devem ser entendidas como acréscimo, ou seja, muitos dos CDs listados para 4 a 9 anos podem ser curtidos pela meninada mais velha.
4 - O universo de escuta da criança não deve se limitar às chamadas produções infantis. Existem muitas e boas produções musicais, na MPB, na música do mundo, na produção erudita, que tem sintonia com a infância.
5 - Algumas obras da música erudita não vão acompanhadas do selo, porque existem em várias versões. Ex: O carnaval dos animais, Ma mère l'oye, O aprendiz de feiticeiro, O Guia dos jovens para a orquestra.
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