Folha de S.Paulo Moda
* número 16 * ano 4 * sexta-feira, 16 de dezembro de 2005
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / tendência

A trama misteriosa

Renda é uma das apostas para o inverno 2006

A renda está à espreita do próximo inverno no Brasil. Ela reapareceu na Europa, pontuando os desfiles de Alexander McQueen, Chloé, Alessandro Dell’Acqua, Valentino, Versace e Moschino, na temporada de outono/inverno 2005/2006. O brasileiro Carlos Miele, em Nova York, também a utilizou para enfeitar alguns de seus longos vestidos. Mas foi a marca Dolce & Gabbana que fez uma verdadeira declaração de amor à renda em seu desfile de verão, visto em outubro, em Milão. A dupla usa o tecido com maestria e prova que é possível vestir inteiramente uma mulher com renda vermelha sem deixá-la vulgar. A renda também aparece em looks pretos e decora mangas, barras e detalhes.

Apesar de muitos estilistas ainda usarem a renda feita manualmente, grandes empresas possuem máquinas industrializadas que imitam, em grande escala, o ponto de agulha. O Brasil tem uma longa tradição de roupas com renda, vinda das bordadeiras do Norte e Nordeste do país, que fazem à mão trabalhos de beleza única.

A renda, tão antiga quanto a história, enfeita as vestimentas desde pelo menos o Egito antigo. O fascínio que exerce atualmente vem de sua intrigante ambiguidade. Ela deixa o look ao mesmo tempo sexy e romântico, matador e ingênuo. Um simples detalhe de renda já é suficiente para produzir uma aura de mistério e sedução -tudo que a moda busca recuperar atualmente.

por Camila Yahn
fotos Mário Daloia / AFP
produção Heleno Jr.
modelo Ana Paula Scopel (Marilyn)
beleza Agnes Mamede (Molinos & Trein)
assistente de foto Silvano Fernandes

veja a galeria
Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).