Folha de S.Paulo Moda
* número 16 * ano 4 * sexta-feira, 16 de dezembro de 2005
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / estilistas

Karl Lagerfeld



outono/inverno 2005/06

É impossível uma marca ficar ilesa ao furor de criatividade e transformação desse estilista, que ganhou nome na moda trabalhando de forma independente. Fez consultoria para a Fendi e a Chloé antes de assumir a direção criativa da Chanel, que andava sem rumo desde a morte de sua diva, em 1971. Os ternos da marca ganharam versões coloridas e tecidos como brim e couro. Botas altas e saias curtas combinadas com jaquetas tomaram de assalto o figurino. Certamente, Chanel ficaria orgulhosa do rumo avant garde que Lagerfeld está dando à marca. E também para a dele, a Lagerfeld Gallery, lançada ainda nos anos 80 com um prêt-à-porter permeado pelo que o estilista chama de "sexualidade intelectual".

Lagerfeld é autor de peças lendárias, como o shower-dress, um vestido que despejava água, o car-dress, com pára-lamas e grades de radiador, e diversos e excêntricos chapéus. Já foi definido como aquele que sabe interpretar o humor do momento, mas prefere dizer que é um "oportunista inteligente".

Seu espírito de renovação não cessa. Elegante e bem-humorado, com seu inconfundível rabo-de-cavalo, Lagerfeld está sempre se metendo em novos projetos. Em 2004, fez figurinos para a turnê "Re-Invention", de Madonna, e desenhou uma coleção para a loja de departamentos H&M. Em dois dias de venda, a loja anunciou que o estoque estava para esgotar.

Como se não bastasse, ele também é fotógrafo. Produziu a revista "Visionaire 23: The Emperor’s New Clothes" (As Novas Roupas do Imperador), uma série de retratos do modelo sul-africano David Miller nu. Sua ligação com o Brasil está no fetiche pela modelo Jeísa Chiminazzo, que raramente falta em suas passarelas.



Nome Karl Lagerfeld
Idade 67
Nacionalidade Alemã
Onde desfila Paris para Chanel e Lagerfeld Gallery
Estilo A elegância clássica repaginada em looks modernos
Virada na carreira No início dos anos 80, quando assumiu a Maison Chanel
Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).