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Marc Jacobs
verão 2006
louis vuitton primavera/verão 2006
Uma combinação de botas de Exército e camisas xadrez com vestidos florais e emendas mal-acabadas projetou Marc Jacobs na moda nos anos 90. Memorável também foi sua passarela com 450 mil rosas na primavera 2005.
Aos 15 anos, foi apresentado a Perry Ellis, que assim o descreveu: "Ele tinha cabelo grande, não vestia terno e gravata. Me deu esperanças". Foi trabalhando para Ellis, depois de se formar na Parsons School of Art and Design, em Nova York, que o estilista fez uma coleção grunge de grande sucesso. Junto com seu parceiro comercial, Robert Duffy, lançou marca própria e impressionou com tops de cachês espetaculares, como Naomi Campbell e Linda Evangelista, desfilando por amizade. O seu look traduzia glamour para uma mulher que "traz bacon para casa, mas também o frita e o coloca no pão", como ele definiu.
Em 1997, assumiu a criação da Louis Vuitton e desenvolveu a primeira coleção prêt-à-porter da marca responsável pelas bolsas mais desejadas -e copiadas- do mundo. Jacobs passou a usar tecidos nobres, como cetim de seda estampado e pele de avestruz nos acessórios. Angariou colaborações dos designers Stephen Sprouse, para bolsas grafitadas, e Takashi Murakami, com suas ilustrações lúdicas.
Para definir o seu estilo, é preciso falar em novo luxo americano, com peças chiques e elegantes, inspiradas em looks de décadas atrás. "Não é uma melancolia com o que passou. Mas uma constante renovação do que ainda é relevante", disse. A Marc, sua segunda linha, lançada em 2001, veste os jovens mais descolados do mundo. O estilista também tem perfumes, relógios e uma linha só para crianças de dois a sete anos, a Lil Marc.
Nome Marc Jacobs
Idade 42
Nacionalidade Americano
Onde desfila Nova York para Marc Jacobs e Marc; Paris para Louis Vuitton
Estilo Energia e vitalidade em figurinos clássicos com forte influência do grunge; o xadrez está sempre presente
Virada na carreira Quando assumiu a criação da Louis Vuitton em 1997