Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Glossário

da Folha Online

A B C D E H L M N P S T

AS VESTES

1 - Báculo: Bastão que serve para conduzir ovelhas. Em forma de crucifixo, simboliza que o papa é o pastor de Deus

2 - Mitra: Barrete (chapéu quadrangular usado pelo papa, por cardeais e bispo) alto e cônico, com fendas laterais na parte superior e duas faixas que caem sobre os ombros, símbolo da plenitude sacerdotal

3 - Alva: Túnica branca que chega ao cancanhar

4 - Anel: Símbolo da fidelidade à igreja

5 - Cíngulo: Cordão, espécie de cinto, com o qual a alva é ajustada na cintura

Amito - Pano branco, bento, que cobre o pescoço e os ombros e é colocado por baixo da alva

Casula - Vestimenta sacerdotal mais enfeitada, usada durante a missa e que fica por cima da alva e da estola. É usada com uma faixa branca na cintura com o símbolo do Vaticano bordado. Sua cor representa o tempo litúrgico. Os tons beges e dourados, por exemplo significam festa.

Estola - Paramento sacerdotal que consiste em uma faixa larga de lã ou seda usada em torno do pescoço e que ge desce até os joelhos; variam-lhe as cores de acordo com a época do calendário litúrgico ou da festividade de um dia específico.

Pálio - Insígnia litúrgica, que consiste numa faixa adornada com cruzes negras, usado em torno do pescoço por bispos, arcebispos e pelo papa em cerimônias pontificais.

Solidéu - Pequeno barrete de lã ou de seda, em forma de calota, com que os eclesiásticos cobrem a tonsura (corte circular de cabelo na parte posterior e mais alta da cabeça, utilizado por clérigos) ou pouco mais. É usado também pelos judeus (em certas ocasiões, como na sinagoga), mas recebe um nome específico (quipá).

AS CORES

Branco
Sinal de festa, pureza, é a cor usada no Natal e na Páscoa, as festas do Senhor, de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires
Verde
É a cor da esperança, usada no chamado Tempo Comum, intervalo entre os períodos religiosos
Vermelho
Sinal de martírio (lembra a cor do sangue) e de amor. Usado no Domingo de Ramos (comemoração da entrada de Cristo em Jerusalém), em Pentecostes (descida do Espírito Santo sobre os apóstolos), na Sexta-Feira Santo e nas festas dos apóstolos e dos santos mártires
Roxo
Sinal de mortificação, penitência e luto. É usado no Tempo do Advento (período de quatro semanas antes do Natal para preparação espiritual da festa), na Quaresma (os 40 dias que vão da Quarta-Feira de Cinzas até o domingo da Páscoa, destinados a penitências) e nas missas para defuntos.

A

Apóstolo - Palavra de origem grega que significa enviado. Eram os seguidores diretos de Jesus, enviados para propagar o cristianismo.

B

Beatificação - Aprovação de uma pessoa como modelo cristão, para que possa ser cultuado. A beatificação é um passo para a canonização, na qual o beato é declarado santo. O beato pode ser cultuado apenas em alguns lugares (como um país ou a região em que viveu). Já o santo não tem essas restrições.

Bispo - Responsável pela administração de uma diocese, maior unidade territorial da igreja. É considerado sucessor dos apóstolos. Está diretamente subordinado ao papa.

C

Canonizar - Processo de transformação de uma pessoa em santo.

Cardeal - Dignidade eclesiástica que compõe o Sacro Colégio pontifício e tem voto na eleição dos papas. É um título honorífico conferido pelo papa. Normalmente é dado a bispos ou arcebispos, mas pode ser ainda conferido pelo sumo pontífice a outras posições eclesiásticas, como padre, por exemplo.

Camerlengo - É o cardeal que administra a igreja entre a morte de um papa e a eleição de outro.

Catecismo - Texto que transmite a doutrina católica.

Celam - Conselho Episcopal Latino-Americano.

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, uma organização de bispos. Não se inclui na hierarquia tradicional da igreja.

Concílio - Reunião de bispos de um país, de uma região ou de toda a igreja. Neste caso, recebe o nome de concílio ecumênico.

Conclave - Assembléia de cardeais para a eleição do papa ou local onde eles se reúnem para tal fim.

Cúria - A corte pontifícia (confira a hierarquia da igreja católica)

D

Diocese - Parte da igreja sobre a qual um bispo tem jurisdição. Em geral, tem caráter territorial, mas há dioceses pessoais, como de bispos de comunidades nacionais em países estrangeiros.

Dogma - Ponto da doutrina estabelecido formalmente pela igreja. É de aceitação obrigatória para os fiéis.

E

Encíclica - Carta circular pontifícia.

Evangelho - Cada uma das narrativas da vida de Jesus que fazem parte do novo testamento.

H

Homilia - Sermão, pregação que o padre faz durante a missa.

L

Liturgia - Celebração com ritual estabelecido previamente pela Igreja Católica para o culto comunitário. A mais importante delas é a missa.

M

Missa - Celebração principal da liturgia. Para os católicos, pão e vinho consagrados numa missa viram corpo e sangue de Jesus.

N

Núncio - Embaixador do papa.

P

Papa - Sucessor vitalício do apóstolo Pedro, é bispo de Roma e autoridade máxima da igreja.

Paróquia - Divisão territorial da diocese sobre a qual um padre tem jurisdição.

Primaz - O bispo que ocupa a diocese mais antiga de um país. No Brasil é o bispo de Salvador.

S

Sacramentos - Sete práticas litúrgicas que a igreja administra para a salvação dos fiéis: batismo, crisma, ordenação, casamento, confissão, unção dos doentes e eucaristia.

Santíssima Trindade - As três pessoas --Pai, Filho e Espírito Santo-- do Deus único, segundo a doutrina cristã.

Sínodo - Assembléia de bispos do mundo inteiro, que se reúne periodicamente para, sob a presidência do papa, tratar de problemas da igreja.

T

Teologia - Estudo racional dos dados da fé.

Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).