Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Próximo papa deve seguir a linha conservadora de João Paulo 2º

da Folha Online

A chance de o futuro papa dar sequência à linha conservadora de João Paulo 2º é grande, já que este alterou a regra da eleição em 1996 e, em seus 26 anos de gestão, nomeou mais de 95% dos atuais cardeais, sendo majoritariamente tradicionais.

Reuters
Capela Sistina, reaberto em 2000 após restauração dos afrescos de Michelangelo

ENTENDA A ELEIÇÃO

- Conclave é a assembléia de cardeais que elegem o papa. Ele se reúne na capela Sistina.

- Fazem parte do conclave todos os 184 cardeais, mas somente aqueles com menos de 80 anos têm direito a voto --120.

- Vence o candidato que conquistar dois terços dos votos mais um. Essa regra se extende até a 30ª votação.

- Depois disso, a maioria simples dos votos basta para definir o sucessor de João Paulo 2º.

- O resultado de cada votação é anunciado por meio da chaminé da capela. A fumaça escura significa que ainda não foi escolhido o novo papa. Fumaça clara, que a escolha já foi feita.

Até sete anos atrás, o conclave (assembléia de cardeias que elege o papa) fazia eleições até que um candidato atingisse dois terços dos votos mais um. A partir daí, essa regra passou valer apenas até a 30ª votação. Depois, a maioria simples basta.

Isso possibilita que a facção conservadora possa negar um candidato liberal nas primeiras 30 votações, que são secretas, e dê na sequência a vitória a um cardeal de seu agrado (possivelmente um apontado antes, extra-oficialmente, por João Paulo 2º).

Após cada votação, é anunciado o resultado por meio da emissão de fumaça pela chaminé da Capela Sistina. A fumaça escura significa que ainda não foi escolhido o novo papa. Fumaça clara, que a escolha já foi feita.

Fazem parte do conclave 184 cardeais, entretanto não votam os mais idosos (com 80 anos ou mais) --64.

A idade é um requisito, não-oficial, para a escolha do futuro papa --é consenso no Vaticano que uma gestão de mais de 20 anos seja longo demais para esta época de rápidas transformações sociais.

Dessa maneira, um forte candidato deve ter entre 60 e 70 anos. Um italiano também poderia ter preferência, mas cresce a tendência de que o próximo sucessor de são Pedro seja de uma região carente, como a América Latina ou a África.

Além das exigências comuns --como ser um intelectual, carismático, influente em todos os setores da igreja, capaz de lidar com os enormes problemas da instituição e experiente em diplomacia internacional--, há uma condição fundamental: "a qualidade indefinível de santidade".

Mas os conclaves têm vida própria, e é possível que uma manobra (como a citada acima) fracasse. Karol Josef Wojtyla provou isso. Não era italiano, tinha apenas 58 anos e pouca expressão no Vaticano. Como dizem na Capela Sistina, "é o Espírito Santo quem dá a inspiração decisiva".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a ala conservadora da Igreja Católica

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).