Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Igreja pode discutir "aposentadoria" do papa após morte de João Paulo 2º

da Folha Online

Os avanços da medicina e a delicada condição de saúde do papa João Paulo 2º podem colocar a Igreja Católica em meio a um dilema: a impossibilidade de substituir o atual sucessor do apóstolo Pedro numa situação em que ele não possa renunciar de modo próprio, como por exemplo, em estado de coma.

Reuters
João Paulo 2º esforça-se para ajoelhar em missa no Vaticano
João Paulo 2º esforça-se para ajoelhar em missa no Vaticano
Tradicionalmente, a posição é considerada vaga no caso de renúncia expressa do papa e de sua morte física. A perda da razão, no caso de uma doença mental, também é considerada motivo para a vacância do cargo.

Até para ser considerado morto, a Igreja Católica tem uma regra antiga: os cardeais chamam o papa três vezes por seu nome de batismo. Se não houver resposta pela terceira vez, o papa é declarado morto e o posto, vago. Nos tempos modernos, o médico também é chamado para emitir seu pronunciamento oficial.

A "aposentadoria" não existe para o papa. A instituição, caracterizada pelo caráter monárquico e absolutista, mantém ainda o princípio da infabilidade papal.

Papas renunciam, embora não o façam com muita frequência: o último a renunciar por vontade própria foi Celestino 5º, que deixou o posto em 1294. O papa Gregório 12 abdicou a contragosto em 1415, quando havia mais de um papa.

O problema: a medicina moderna criou as condições para que um ser humano permaneça em estado vegetativo por muitos anos, com as faculdades mentais reduzidas ao mínimo. Um estado que impossibilita a instituição da renúncia, somente aceita por expressa vontade do papa.

O cardeal argertino Jorge Mejía, recentemente, sugeriu que a igreja deve esperar por uma iniciativa do papa, um ato de sua própria consciência, para renunciar, caso julgue incapacitado de prosseguir com suas atividades.

A questão é que João Paulo 2º pode julgar essa decisão como algo próprio da esfera divina. Ele sublinhou em seu último livro que é apenas um "servo inútil" de Deus, que suas ações são meras obrigações perante Ele.

Para religiosos, tal situação pode configurar um quadro claro de "crise institucional", que vai forçar a igreja a discutir questões como a duração do mandato papal e as condições em que o titular do cargo pode manter-se na posição. Nesse caso, o tema da "aposentadoria papal" deixaria seu lugar de tabu.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os problemas de saúde de João Paulo 2º

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).