Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Curiosidades sobre a escolha do papa e o pontificado

da Folha Online

Por que o papa Karol Woytyla teve seu nome trocado para João Paulo 2º?

A escolha do nome do papa é feita pelo próprio cardeal, por motivos pessoais, históricos e para marcar o sentido de seu pontificado.

Papa se aposenta?

A função do papa é vitalícia e nunca nenhum papa se aposentou na história da Igreja Católica. O papa pode, no entanto, renunciar por vontade própria.

O que acontece se o papa renuncia?

A legislação da igreja diz que um papa pode renunciar por vontade própria, mas não existem nela dispositivos que prevejam o que fazer no caso da possibilidade muito real de um papa estar vivo, mas incapacitado.

O último papa a ter renunciado por vontade própria foi Celestino 5º, que deixou de ser papa em 1294. O papa Gregório 12 abdicou a contragosto em 1415, quando havia mais de um papa.

Um fator que complica a situação ainda mais é que não existem leis que tratem especificamente do que fazer se o papa está vivo mas não pode se comunicar --por exemplo, se está em coma.

O papa é um político?

O papa é o soberano do Estado do Vaticano, um território regido por leis próprias, independente da cidade de Roma e do governo italiano.

Quais os títulos do papa?

Além de soberano do Estado do Vaticano, o papa tem tem muitos outros títulos espirituais: bispo de Roma, vigário de Cristo, sucessor de são Pedro, sumo pontífice da Igreja Católica, patriarca do Ocidente, primaz da Itália e arcebispo da régio metropolitana de Roma.

Como o papa é escolhido?

O novo papa é escolhido pelos cardeais reunidos em conclave, que deve começar entre 15 e 20 dias depois da vacância da sede apostólica.

Quanto tempo pode demorar a escolha do novo papa?

A escolha de João Paulo 2º demorou três dias. Em 1271, o conclave que escolheu o papa Gregório 10 (Tebaldo Visconti) durou dois anos e nove meses.

Como foi a escolha de João Paulo 2º?

Em 1978, na sucessão do papa Paulo 6º, o cardeal italiano Albino Luciani deu seu voto ao brasileiro Aloísio Lorscheider. Luciani foi o eleito e se transformou no papa João Paulo 1º. Morreu 34 dias depois de sua posse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ritual de eleição do papa

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).