Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Veja o que o papa João Paulo 2º já disse sobre os mais variados assuntos

da Folha Online

Homossexualismo

"O homossexualismo vai contra as leis da natureza. [O gay pride de Roma, em 2000] É uma ofensa aos cristãos." (ao criticar o "World Gay Pride 2000", que reuniu 70 mil pessoas em torno do Coliseu em Roma no ano 2000)

"[Os homossexuais] Devem ser tratados com respeito, compaixão e delicadeza." (ao criticar o "World Gay Pride 2000", que reuniu 70 mil pessoas em torno do Coliseu em Roma no ano 2000)

Amor

"O amor verdadeiro é difícil e exigente." (sexta-feira, 11/06/2004)

"O homem não pode viver sem amor. Sem amor, torna-se um ser incompreensível para si mesmo." (encíclica O Redentor do Homem - Redemptor Hominis,1979)

"O verdadeiro amor é exigente. Falharia em minha missão caso não lhes dissesse isso com clareza --nosso Jesus ele próprio-- quem disse: ‘Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando’ (Jo 15,14). O amor exige o esforço e um compromisso pessoal com a vontade de Deus. Isso quer dizer disciplina e sacrifício, mas também quer dizer alegria e satisfação humana." (discurso em Boston, 1º de outubro de 1979)

"Embora tudo pareça confirmar que o amor é uma coisa mundana nascida nas almas e corpos como fruto de sensibilidade emocional e atração sensual, atingindo as profundezas ocultas da constituição sexual do organismo, além disso e acima de tudo isso, o amor é uma dádiva." (Amor Responsável e Frutífero,1979)

Camisinha

"A Santa Fé acredita que a prevenção através da educação sobre a santidade da vida e a correta prática da sexualidade, que é a castidade e a fidelidade, é necessária acima de todas as outras coisas de forma a evitar a Aids de forma responsável." (em discurso para o Vaticano)

Corpo

"O corpo já não é mais visto como uma realidade propriamente pessoal, um sinal, um lugar de relacionamento com os outros, com Deus e com o mundo. Foi reduzido ao puro materialismo: é apenas um complexo de órgãos, funções e energias a serem usadas unicamente de acordo com os critérios do prazer e da eficiência." (encíclica O Evangelho da Vida - Evangelium Vitae,1994)

"Um homem moderado não abusa de comida, bebida, prazeres; não bebe bebidas alcóolicas em excesso; não se priva de sua consciência usando drogas ou narcóticos. Podemos imaginar dentro de nós um ser inferior e um superior. Em nosso ser inferior, o corpo se expressa com as suas necessidades, seus desejos, suas paixões de natureza sensível. A virtude da temperança garante a cada homem o controle do ser inferior pelo ser superior. Neste caso, seria uma questão de humilhar, privar, o nosso corpo? Ao contrário! Esse controle dá ao corpo um novo valor. Ele o exalta." (saudação no Vaticano, 22 de novembro de 1978)

Oriente Médio

"Confiança mútua, repúdio às armas e respeito pelas leis internacionais são os únicos meios capazes de dar vida ao processo de paz." (em apelo para a paz no Oriente Médio)

Fidelidade

"A sexualidade, pela qual homem e mulher se dão mutuamente através de atos que são próprios e exclusivos de cônjuges, de modo algum é algo puramente biológico, mas diz respeito ao mais recôndito da pessoa humana como tal. Só se consuma de um modo inteiramente humano se fizer parte integral do amor através do qual um homem e uma mulher se comprometem totalmente um com o outro até a morte." (exortação apostólica Familiaris Consortio, 1981)

Terrorismo

"Nunca mais violência, nunca mais guerra, nunca mais terrorismo. Em nome de Deus, que cada religião leve sobre a terra, Justiça e paz, perdão e vida. Amor." (no dia mundial de oração pela paz, em Assis, na Itália)

Casamento

"Acima de tudo, tenham alta estima pela maravilhosa dignidade e graça do sacramento do casamento. Preparem-se para ele com seriedade. Acreditem no poder espiritual que este sacramento de Jesus Cristo confere para fortalecer a união do matrimônio e superar todas as crises e problemas da vida." (em carta às famílias no Ano Internacional da Família - 22 de fevereiro de 1994)

"O amor conjugal é consumado com a geração de filhos. Ser responsável em relação ao amor conjugal do começo ao fim é também ser responsável em relação à geração de filhos. Uma coisa participa da outra e cada uma delas constitui a outra." (Amor Frutífero e Responsável, 1979)

Sexualidade

"A sexualidade é despersonalizada e explorada: por ser sinal, local e linguagem do amor, ou seja, da dádiva do ser e da aceitação do outro em toda a sua riqueza como pessoa, cada vez mais se torna ocasião e instrumento para auto-afirmação e para a satisfação egoísta de desejos e instintos pessoais." (encíclica O Evangelho da Vida - Evangelium Vitae,1994)

"A significação original da sexualidade humana é distorcida e falsificada, e os dois significados, unitivo e procriativo, inerentes à própria natureza do ato conjugal, são artificialmente separados: desse modo, a união matrimonial é traída e sua fecundidade sujeita aos caprichos do casal." (encíclica O Evangelho da Vida - Evangelium Vitae,1994)

Celibato

"A partir do momento em que um jovem entra no seminário, sua capacidade de viver uma vida de celibato deve ser monitorada, para que, antes da ordenação, tenha-se absoluta certeza de sua maturidade sexual e emocional." (em carta endereçada ao cardeal responsável pela formação de padres)

Divórcio

"O casamento sacramental consumado e ratificado não pode ser dissolvido, nem pelo poder do Romano Pontífice." (em discurso para auditores, prelados, autoridades e advogados do Tribunal da Rota Romana, 21 de janeiro de 2000)

"A Igreja também se preocupa com aqueles que são separados, divorciados e divorciados recasados. Eles continuam membros da comunidade cristã." (1996)

Crianças deficientes

"A chegada de uma criança que sofre é certamente um evento desconcertante para as famílias, que ficam profundamente chocadas com isso. Também neste caso é importante encorajar os pais a dedicarem atenção especial às crianças, desenvolvendo uma profunda estima por sua dignidade pessoal, e um grande respeito e generosa preocupação quanto a seus direitos. Isso se aplica a qualquer criança, mas se torna mais urgente quanto menor for a criança e quanto mais necessidades ela tiver." (em discurso no Congresso "A Família e a Integração de Crianças e Adolescentes Deficientes", 4 de dezembro de 1999)

Violência

"Aprendi que um jovem cristão deixa de ser jovem, e há muito não é cristão, quando se deixa seduzir por doutrinas ou ideologias que pregam o ódio e a violência... Aprendi que um jovem começa perigosamente a envelhecer, quando se deixa enganar pelo princípio fácil e cômodo de que o fim justifica os meios, quando passa a acreditar que a única esperança para melhorar a sociedade está em promover a luta e o ódio entre grupos sociais, na utopia de uma sociedade sem classes, que se revela bem cedo na criação de novas classes." (em 1980)

Coração

"Com esta chave vou abrir as portas da cidade, mas para mim o mais importante é abrir os corações das pessoas." (ao receber as chaves do Rio de Janeiro, para sua visita ao Brasil no dia 2 de outubro de 1997)

Vida

"A vida não pode ser simplesmente uma procura de riqueza, de bem-estar, de honrarias, mas constitui também uma aspiração mais profunda no interior de cada um, um desejo de vida interior e de encontro com o senhor, que bate à porta do nosso coração para nos dar a sua vida e seu amor." (na 10ª Jornada da Juventude Católica em Paris, na França, dirigindo-se aos jovens)

Caridade

"Um extraordinário exemplo dessa silenciosa missão da caridade, que nasce da contemplação de Cristo, é Madre Teresa de Calcutá, que acaba de voltar para a casa do pai." (após missa celebrada para a Madre Teresa de Calcutá)

Controle de natalidade

"A Igreja condena como grave ofensa à dignidade e à Justiça humana todas as atividades governamentais e de outras autoridades públicas no sentido de limitar de qualquer modo a liberdade dos casais de decidirem a respeito de terem filhos. Consequentemente, qualquer violência aplicada por tais autoridades em favor da contracepção ou, ainda pior, da esterilização e do aborto, deve ser condenada e fortemente rejeitada." (exortação apostólica Familiaris Consortio, 1981)

Aborto

"O aborto legalizado foi uma força destrutiva nas vidas de muitos indivíduos, especialmente nas de mulheres que freqüentemente são abandonadas para suportarem sozinhas o profundo pesar e arrependimento que se segue à decisão de destruir a vida de uma criança não nascida." (mensagem ao cardeal Bernard Law, arcebispo de Boston, 29 de dezembro de 1997)

Papa

"Sabem quantos anos tem o papa? Quase 83. Um jovem de 83 anos." (falando a uma multidão de jovens na visita que fez a Espanha)

"O papa, quando esteve no Rio de Janeiro, disse que era carioca. Agora, vou dizer: o papa é mexicano." (em visita ao México)

"Sou um liberal, não um direitista." (após entrar e sair da Catedral de Varsóvia pela porta da lateral direita, 1987)

"Se Deus é brasileiro, o papa é carioca. Em Porto Alegre dizem que o papa é gaúcho." (em sua terceira visita ao Brasil)

Democracia

"Seu país se orgulha de ser uma democracia consumada, mas a democracia é em si uma aventura moral, um teste permanente da capacidade das pessoas de governarem a si mesmas de modo a servirem ao bem comum e ao bem dos cidadãos individualmente. A sobrevivência de uma determinada democracia depende não apenas de suas instituições mas, ainda em maior grau, do espírito que inspira e permeia os seus procedimentos para legislar, administrar e julgar. (saudação ad limina aos bispos dos EUA, 27 de junho de 1998)

Eutanásia

"A Igreja presta um serviço verdadeiramente vital à nação ao despertar a atenção pública para a natureza moralmente contestável de campanhas pela legalização do suicídio assistido por médicos e pela eutanásia. A eutanásia e o suicídio são graves violações da lei de Deus; a sua legalização introduz uma ameaça direta àquelas pessoas menos capazes de se defenderem e se mostra muito danosa às instituições democráticas da sociedade." (saudação ad limina aos bispos dos EUA, 27 de junho de 1998)

Luxúria

"A luxúria, e em particular a luxúria do corpo, é uma ameaça específica à estrutura de autocontrole e autodomínio através da qual a pessoa humana é formada. (em audiência pública, 28 de maio de 1980)

Liberdade

"Reclamar o direito ao aborto, infanticídio e eutanásia, e reconhecer esse direito por lei, significa atribuir à liberdade humana um significado mau e perverso: o do poder absoluto sobre os outros e contra os outros. Essa é a morte da verdadeira liberdade: ‘Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado’ (Jo 8,34)." (encíclica O Evangelho da Vida, 1994)

Guerra

"A guerra é trabalho do homem. A guerra é a destruição da vida humana. Guerra é morte. Em nenhum lugar essas verdade pesam tanto sobre nós quanto nesta cidade de Hiroxima, neste Memorial da Paz." (em discurso no Memorial da Paz, Hiroxima, 25 de fevereiro de 1981)

"Todos sabemos muito bem que as áreas de miséria e fome em nosso mundo podem se tornar férteis em pouco tempo, se os gigantescos investimentos em armamentos a serviço da guerra e da destruição forem transformados em investimentos em comida e ao serviço da vida." (encíclica O Redentor do Homem, 1979)

"Nem sempre a guerra é inevitável. Ela sempre é uma derrota para a humanidade." (sobre o iminente ataque ao Iraque)

Ricos e pobres

"Uma das maiores injustiças no mundo contemporâneo consiste precisamente nisto: aqueles que muito têm são relativamente poucos e aqueles que possuem quase nada são muitos. É a injustiça da distribuição desigual de bens e serviços originalmente destinados a todos." (encíclica Sobre as Preocupações Sociais, 1987)

Sofrimento

"Em verdade, o sofrimento é sempre uma prova --às vezes muito difícil-- à qual está sujeita a humanidade." (carta apostólica sobre o sentido cristão do sagrado sofrimento, 1984)

"As pessoas não devem sofrer, a nação não deve sofrer." (ao defender o fim do embargo econômico norte-americano a Cuba, 1995)

Pena de morte

"A Santa Sé, com empenho humanitário, recomenda clemência e até perdão àqueles condenados à morte, especialmente aos condenados por razões políticas." (em recente manifestação)

Casamento gay

"Casamentos entre homossexuais são parte da nova ideologia do mal que insidiosamente está ameaçando a sociedade." (em seu livro "Memória e Identidade", publicado em fevereiro de 2005)

Futebol

"Então você é brasileiro? E joga na Itália?" (para o jogador Ronaldo, 1998)

Problemas sociais

"Há diversos problemas. O dos sem-terra e outros. Os problemas sociais não caem bem na vida das famílias. Então se deve falar também sobre aspectos sociais." (em sua terceira visita ao Brasil, sobre problemas sociais)

Paz

"O segredo da paz verdadeira diz respeito aos direitos humanos. O reconhecimento da dignidade inata dos integrantes da família humana é a base da liberdade, da Justiça e da paz mundial." (na primeira missa celebrada em 1999 na Basílica de São Pedro, Vaticano)

Divindade

"[A divindade] Não deve ser imaginada como um homem velho de barba branca." (condenando as imagens patriarcais de Deus)

Fé e razão

"Separar esses dois elementos [fé e razão] foi uma grande tragédia humana." (ao elogiar a obra de Copérnico, proibida pela Igreja Católica até 1822)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a opinião da papa sobre o uso de camisinha
  • Leia o que já foi publicado sobre a opinião da papa sobre o homossexualismo
  • Leia o que já foi publicado sobre a opinião da papa sobre o aborto
  • Leia o que já foi publicado sobre o papel do papa em campanhas pela paz

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).