Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Sucessão no Vaticano
14/04/2005

Dias é o asiático com mais chance

da Folha de S.Paulo

Considerado o único asiático com chances reais de se tornar papa, o cardeal Ivan Dias, 68, passou a maior parte de sua vida eclesiástica fora de seu continente natal.

Nascido em Mumbai, Índia, estudou em Roma e ingressou no serviço diplomático da igreja em 1964. Atuou como diplomata do Vaticano em dezenas de países e chefiou o escritório de relações diplomáticas da igreja com várias nações comunistas.

Retornou à Índia apenas em 1997, como arcebispo de sua cidade natal. Foi nomeado cardeal em 2001.

De perfil conservador --foi ferrenho adversário da aculturação do catolicismo às especificidades locais, defendida por teólogos indianos- e fluente em diversos idiomas, Dias era amigo pessoal e fiel seguidor de João Paulo 2º. Isso, aliado ao fato de ser oriundo do Terceiro Mundo, não-branco e não-ocidental, basta para colocar seu nome na lista dos papáveis.

No entanto outros fatores diminuem suas chances. Segundo especialistas, Dias não é um bom comunicador nem possui perfil de liderança. Seu estado de saúde também joga contra sua escolha: ele sofre de diabetes.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).