Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Sucessão no Vaticano
15/04/2005

Cardeal chileno que foi contra o divórcio entra na lista de favoritos

da Folha Online

Visto como conservador na doutrina, mas pregressista em questões sociais, o cardeal chileno Francisco Javier Errazuriz Ossa, 71, arcebispo de Santiago, apareceu pela primeira vez nas listas de papáveis uma semana após o enterro de João Paulo 2º.

Errazuriz Ossa é presidente da Conferência dos Bispos da América Latina, que cuida de todas as paróquias da Igreja Católica na região. Ele também tem uma grande experiência no Vaticano, e uma ligação muito grande com a Europa, de onde quase metade dos cardeais que vão participar do conclave são originários.

O cardeal chileno estudou teologia e matemática no Chile, Alemanha e Suíça. Em 1971, ele foi morar em território alemão--onde viveu por 16 anos--, como membro do conselho do Movimento Schoenstatt e em 1974 foi eleito diretor do movimento mariano.

Em 1990, tornou-se arcebispo titular e se mudou para o Vaticano, onde por seis anos esteve muito próximo da Cúria Romana.

Errazuriz voltou ao Chile em 1996, como arcebispo de Valparaíso, e dois anos depois tornou-se arcebispo de Santiago.

No ano passado, Errazuriz Ossa se opôs à legalização do divórcio no Chile, e desafiou o governo, que tinha planos de distribuir a pílula do dia seguinte em larga escala.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).