Brasil
2º mandato
Seções
09/11/2006

Política na Literatura e no Cinema - Filmes

da Folha Online

Bolívia: História de Uma Crise Bolívia: História de Uma Crise
Diretor: Rachel Boynton
Ano: 2005
Duração: 87 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: O documentário acompanha todas as etapas da campanha a reeleição do presidente boliviano Gonzalo Sánchez de Losada, que, em 2002, estava com a popularidade em baixa e contratou os mesmos consultores que cuidaram da candidatura do americano Bill Clinton.
Cabra-Cega Cabra-Cega
Diretor: Toni Venturi
Ano: 2005 (Brasil)
Duração: 107 minutos
Gênero: Drama
Resumo: Com Débora Duboc e Jonas Bloch no elenco, o filme é ambientado no período da ditadura militar. A fita mostra um guerrilheiro ferido que tem de se esconder no apartamento de um arquiteto e é cuidado por uma mulher. Juntos, else sonham com uma revolução social no Brasil.
A Conspiração A Conspiração
Diretor: Rod Lurie
Ano: 2000 (EUA)
Duração: 125 minutos
Gênero: Drama/Suspense
Resumo: Quando o vice-presidente dos EUA morre, a senadora Laine Hanson é escolhida para ocupar o cargo. Os republicanos, porém, opõem-se à sua indicação e vão à procura de algo que possa sujar sua reputação --no caso, um escândalo sexual. Recebeu 2 indicações ao Oscar.
The Corporation The Corporation
Diretor: Jennifer Abbott e Mark Achbar
Ano: 2004
Duração: 145 minutos
Gênero: documentário
Resumo: A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana que atribui às corporações o status de "pessoa", são analisados os poderes destes organismos. A exploração da mão-de-obra barata no mundo em desenvolvimento e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados. O documentário apresenta entrevistas de presidentes da Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.
Dave - Presidente por um Dia Dave - Presidente por um Dia
Diretor: Ivan Reitman
Ano: 1993 (EUA)
Duração: 105 minutos
Gênero: Comédia/Romance
Resumo: Com Kevin Kline e Sigourney Weaver. Dave Kovic é recrutado para substituir o presidente dos EUA, quando este sofre uma parada cardíaca transando com uma amante. Entretanto, as coisas não saem como planejadas e Dave permanece disfarçado indefinidamente.
  Dom Hélder Câmara - Santo Rebelde
Diretor: Erika Bauer
Ano: 2004
Duração: 74 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: Documentário sobre Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, morto em 1999. Enfoca desde sua participação como figura central da ala progressista da Igreja Católica, na década de 1950, criando a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), até suas ações durante a ditadura militar. Em 1970, o poder público proibiu qualquer manifestação de apoio ao arcebispo. Neste período, Dom Hélder viajou por toda Europa a convite de grandes universidades para proferir palestras sobre justiça e paz. Sua luta é contada por amigos, estudiosos e por ele próprio, em cenas e fotos inéditas.
Eleição Eleição
Diretor: Alexander Payne
Ano: 1999 (EUA)
Duração: 103 minutos
Gênero: Comédia
Resumo: Uma sátira à ambição e à busca pelo poder dentro de uma escola americana. Do diretor Alexander Payne, com Matthew Broderick e Reese Whiterspoon no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar.
Enron - Os Mais espertos da Sala Enron - Os Mais espertos da Sala
Diretor: Alex Gibney
Ano: 2005
Duração: 109 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: Baseado no livro de Bethany McLean e Peter Elkind, o filme trata de um dos maiores escândalos corporativos da história dos Estados Unidos, em que executivos da Enron, a 7ª maior companhia do país, fugiram com bilhões de dólares e deixaram acionistas e investidores a ver navios. Através de depoimentos e gravações é mostrada como funcionava a hierarquia interna na Enron.
Entreatos Entreatos
Diretor: João Moreira Salles
Ano: 2004 (Brasil)
Duração: 117 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: Documentário que enfoca os dias finais da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva rumo à Presidência, em 2002. Traz imagens da campanha presidencial, das reuniões de cúpulas, com José Dirceu, José Genuino e Antonio Palocci, além das primeiras imagens de Lula ao saber da vitória.
Evita Evita
Diretor: Alan Parker
Ano: 1996
Duração: 134 minutos
Gênero: Musical
Resumo: Trata-se da visão iconoclasta de Tim Rice e Andrew Lloyd Weber sobre o peronismo e seu maior ícone: a primeira-dama Eva Duarte de Perón. Apesar de ser todo cantado, o filme retrata com precisão como a América Latina é prolífica na sustentação do mito do "pai dos pobres".
Fahrenheit 11 de Setembro Fahrenheit 11 de Setembro
Diretor: Michael Moore
Ano: 2004 (EUA)
Duração: 116 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: O diretor Michael Moore realiza uma investigação sobre como os Estados Unidos se tornaram alvo de ataques terroristas e levanta dados sobre a administração de George W. Bush.
Intervalo Clandestino Intervalo Clandestino
Diretor: Eryk Rocha
Ano: 2006
Duração: 94 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: Em 2002, no Rio de Janeiro, o diretor registra depoimentos de pessoas comuns sobre a eleição presidencial que se aproxima.
Jânio a 24 Quadros Jânio a 24 Quadros
Diretor: Luís Alberto Pereira
Ano: 1981 (Brasil)
Duração: 84 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: O filme é um documentário rodado em preto-e-branco e em cores, tendo como personagem central o ex-presidente e ex-prefeito de São Paulo Jânio Quadros. O filme faz um balanço bem-humorado de 30 anos da vida política do Brasil.
JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar
Diretor: Oliver Stone
Ano: 1991 (EUA)
Duração: 189 minutos
Gênero: Drama
Resumo: Com os atores Kevin Costner, Gary Oldman, Sissy Spacek e Jack Lemmon, o filme narra os esforços do promotor Jim Garrison, como paladino de uma longa cruzada para provar que o presidente americano John F. Kennedy, assassinado em 1963, foi vítima de um complô.
Luar Sobre Parador Luar Sobre Parador
Diretor: Paul Mazursky
Ano: 1988 (EUA)
Duração: 103 minutos
Gênero: Comédia
Resumo: Com Raul Julia e Sônia Braga. Na véspera das eleições na República de Parador, o general-ditador morre, e um ator que é seu sósia é obrigado a assumir o lugar dele. Sônia Braga faz a o papel da Madonna, a amante do poderoso ditador.
  Memórias do Saqueio
Diretor: Fernando E. Solanas
Ano: 2004
Duração: 120 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: Após a queda do regime militar em 1983, successivos governos democráticos lançaram uma série de reformas que propunham transformar a Argentina na mais liberal e próspera economia do mundo. Menos de 20 anos depois, os argentinos perderam literalmente tudo: empresas estatais foram vendidas por preços muito abaixo de seu valor, as privatizações serviram para enriquecer políticos corruptos, a reforma trabalhista tirou todos os direitos dos trabalhadores, a fome se espalhou pela nação e millhões de pessoas perderam suas economias graças a um colapso bancário. O filme mostra aspectos políticos, financeiros, sociais e judiciais levaram o país à ruína.
Mera Coincidência Mera Coincidência
Diretor: Barry Levinson
Ano: 1997 (EUA)
Duração: 97 minutos
Gênero: Comédia
Resumo: Com Dustin Hoffman e Robert De Niro. Duas semanas antes da eleição, o presidente dos EUA, que concorre à reeleição, envolve-se num escândalo sexual. Para distrair a atenção da imprensa, seu assessor contrata um produtor de cinema. Duas indicações ao Oscar.
Nixon Nixon
Diretor: Oliver Stone
Ano: 1995 (EUA)
Duração: 190 minutos
Gênero: Drama
Resumo: Com Anthony Hopkins. Traz a trajetória do ex-presidente dos EUA Richard Nixon desde a infância, passando por ponto essenciais da sua história, como a derrota para John Kennedy, sua ascensão política, as duas eleições e a queda devido ao escândalo Watergate.
Olga Olga
Diretor: Jayme Monjardim
Ano: 2004 (Brasil)
Duração: 141 minutos
Gênero: Drama
Resumo: Inspirado no livro de Fernando Morais, a produção conta a história da judia Olga Benário. Nascida em Munique em 1908, ela se tornou militante comunista na adolescência. Em 1934, foi designada por Moscou para proteger Luís Carlos Prestes durante sua volta ao Brasil.
Peões Peões
Diretor: Eduardo Coutinho
Ano: 2004 (Brasil)
Duração: 85 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: Retrato de pessoas (daí o nome Peões) que participaram das greves do ABC em 1979 e 1980 ao lado de Lula. Não aparecem apenas companheiros do então líder sindical, mas também figuras simples, que circulavam à sua volta, como a dona do bar em que Lula costumava almoçar.
O Sol - Caminhando Contra o Vento O Sol - Caminhando Contra o Vento
Diretor: Tetê Moraes
Ano: 2005
Duração: 93 minutos
Gênero: Documentário
Resumo: O documentário reconta a experiência do jornal "O Sol" durante o regime militar
Todos os Homens do Presidente Todos os Homens do Presidente
Diretor: Alan J. Pakula
Ano: 1976 (EUA)
Duração: 138 minutos
Gênero: Drama
Resumo: Com Dustin Hoffman e Robert Redford. Baseado em fatos reais, o filme reconstitui o caso Watergate, escândalo político descobertos por dois jornalistas do Washington Post que resultou na queda do presidente dos EUA Richard Nixon.
O Voto é Secreto O Voto é Secreto
Diretor: Babak Payami
Ano: 2001 (Irã/Itália/Canadá/Suíça)
Duração: 105 minutos
Gênero: Drama
Resumo: A vida de um soldado que cumpre suas funções em uma praia deserta se vê alterada após a queda de uma urna de eleições presa a um pára-quedas. Logo depois, chega a "dona" da urna, encarregada de recolher os votos daquela comunidade.

FolhaShop

Digite produto
ou marca