Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
20/10/2006

Sinopses

da Folha Online

A

A Audiência Vai Começar
A Audiência Vai Começar (L’Udienza È Aperta)
Exibição: 21/10 (Espaço Unibanco 3, 13h30) - 22/10 (Cine Bombril Sala 2, 20h30) - 23/10 (Cine Bombril, 16h20) - 1/11 (Unibanco Arteplex 3, 16h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Itália, 2006, 75 min.
Direção: Vincenzo Marra
Roteiro: Vincenzo Marra
Fotografia: Mario Amura
Descrição: A audiência é aberta para explorar, nos dias de hoje, a natureza da justiça italiana, suas instituições e os que nelas atuam. Fatos, entrevistas e cenas reais levam o espectador a se sentir presente à sessão. Ele vê como os protagonistas agem e pensam. E os protagonistas são: um juiz da corte de apelação, de 70 anos de idade, a engraçada e impetuosa Elena, 45 anos, assistente do juiz, e o mais importante advogado criminalista de Nápoles. Todos trabalham juntos para resolver o processo envolvendo a Camorra, a organização mafiosa que atua na cidade de Nápoles. Esse polêmico filme faz ver que a justiça é cada vez mais eficiente para punir os fracos.
A Batalha de Paris
A Batalha de Paris (Nuit noire, 17 octobre 1961)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 2, 15h40) - 22/10 (Reserva Cultural Sala 2, 17h) - 31/10 (Cine Bombril Sala 1, 21h20)
Seção: Competição Novos Diretores
País: França, 2005, 106 min
Direção: Alain Tasma
Roteiro: Patrick Rotman, François-Olivier Rousseau, Alain Tasma
Fotografia: Roger Dorieux
Elenco: Jean-Michel Portal, Vahina Giocante, Jalil Naciri,Jean-Michel Fête, Philippe Bas
Descrição: O jovem e assustado francês, seus violentos colegas racistas, o educado estudante argelino, o escrupuloso sargento de polícia, a obstinada jornalista, os temerários militantes da FLN (Frente Nacional de Libertação da Argélia), a simples professora e o cruel chefe de polícia são personagens de um fato real. O filme apresenta seus diferentes pontos de vista a respeito do sangrento confronto, nas ruas de Paris, entre os 20 mil pacíficos integrantes da FLN e a polícia, na noite de 17 de outubro de 1961. Nessa noite, centenas de manifestantes argelinos foram assassinados pela polícia francesa. Eles protestavam contra a prisão de 11 mil argelinos realizada por Maurice Papon, chefe de polícia de Paris. Quando ocorreu o aprisionamento, o presidente da França, Charles de Gaulle, negociava o fim da guerra da Argélia e os termos de independência do país. Essa parte da história foi omitida dos livros franceses por mais de quarenta anos.
A Bela da Tarde
A Bela da Tarde (Belle de Jour)
Exibição: 25/10 (Unibanco Arteplex 3, 16h20) - 26/10 (Unibanco Arteplex 1, 13h)
Seção: Apresentação Especial
País: França/Itália, 1967, 100 min.
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Luis Buñuel, Jean-Claude Carrière
Fotografia: Sacha Vierney
Elenco: Catherine Deneuve, Jean Sorel, Genviève Page, Michel Piccoli
Descrição: Não se deve nunca confiar cegamente numa sinopse de um filme de Luís Buñuel. Lido friamente, o resumo dessa obra-prima do cinema, que parte do romance de Joseph Kessel, pode tratar apenas das aventuras e desventuras de uma mulher, Séverine, que é frígida em seu casamento, mas que descobre o prazer nos sonhos ou como prostituta em meio-período. O entrecho pode ser lido de inúmeras maneiras, pois tudo que se vê nas telas pode ser real ou imaginário. Para os surrealistas, este clima misterioso que perpassa o filme é a feliz concretização da vida como um sonho em suspenso. Para cinéfilos, é o pretexto para um dos mais vigorosos ensaios de narrativa buñueliana.
A Cerca
A Cerca (El Cerco)
Exibição: Programa de Curtas 2
Seção: Curtas-metragens
País: Espanha, 2005, 115 min.
Direção: Ricardo Iscar, Nacho Martín
Roteiro: Ricardo Iscar, Nacho Martín
Descrição: Todo ano, milhares de atuns migram para o mar mediterrâneo. Durante esse período, centenas de homens perseguem esses peixes num longo ritual de sangue e morte.
A China Está Próxima
A China Está Próxima (La Cina é Vicina)
Exibição: 31/10 (Unibanco Arteplex 4, 19h) - 2/11 (Unibanco Arteplex 1, 13h)
Seção: Retrospectiva Italiana
País: Itália, 1967, 118 min.
Direção: Marco Bellocchio
Roteiro: Marco Bellocchio
Fotografia: Tonino Delli Colli
Elenco: Glauco Mauri, Elda Tattoli, Paolo Graziosi, Daniela Surini, Pierluigi Aprà
Descrição: Componentes de uma família próspera. Um professor universitário tenta a escalada política ajudado por um contador, que engravidou sua irmã; sua secretária, noiva do contabilista, transforma-se por birra em sua amante. A história termina com um casamento duplo, após uma série de vicissitudes desagradáveis que, por conforto, todos fingem ignorar. Marco Bellocchio faz uma crítica feroz à Itália de centro-esquerda.
A Classe Operária Vai ao Paraíso
A Classe Operária Vai ao Paraíso (La Classe Operaia Va in Paradiso)
Exibição: 20/10 (Cinesesc, 13h30) - 31/10 (Cine Olido, 15h)
Seção: Retrospectiva Italiana
País: Itália, 1971, 125 min.
Direção: Elio Petri
Roteiro: Elio Petri, Ugo Pirro
Fotografia: . Luigi Kuveiller
Elenco: Gian Maria Volontè, Mariangela Melato, Mietta Albertini, Salvo Randone
Descrição: Lulu é um operário metalúrgico, que perde um dedo em acidente de trabalho e é envolvido em movimento de protesto. Descobre assim a vida sindical. Ele divide-se entre as tentações da sociedade de consumo e as convocações da esquerda tradicional, numa radiografia do impasse ideológico de muitos trabalhadores. Ganhou o prêmio David di Donatello 1972 de melhor filme, além da Palma de Ouro no Festival de Cannes 1972.
A Cobradora de Apostas
A Cobradora de Apostas (Kubrador)
Exibição: 25/10 (Unibanco Arteplex 4, 20h20) - 27/10 (Sala Cinemateca, 21h30) - 30/10 (Sala UOL, 14h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Filipinas, 2006, 120 min.
Direção: Jeffrey Jeturian
Roteiro: Ralston Jover
Fotografia: Roberto Yniguez
Elenco: Gina Pareno, Fonz Deza, Soliman Cruz, Nanding Josef, Johnny Manahan
Descrição: O filme gira em torno do "jueteng", o jogo de números que data da época em que as Filipinas eram uma colônia espanhola (1521/1898). Narra três dias na vida de Amelita, uma coletora de apostas. Apesar de ser um jogo ilegal, ela continua recebendo apostas de seus clientes regulares. Um dia, ela é presa pela polícia e se junta a outros coletores no posto policial até que seu contratador pague a fiança. Na manhã seguinte, Amelita retorna à rua e continua sua atividade clandestina. Ela encontra um padre da comunidade que a avisa da morte de um jovem vizinho num acidente. Ele lhe pede que colete doações de amigos. Uma série de eventos transforma então a existência mundana de Amelita num intrincado jogo de vida, sorte e morte. No terceiro dia, um feriado, ela dá uma pausa no trabalho e visita o túmulo de seu filho soldado, morto na guerra.
A Comédia do Poder
A Comédia do Poder (L’Ivresse du Pouvoir)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 1, 17h) - 21/10 (Espaço Unibanco 3, 17h30) - 23/10 (Unibanco Arteplex 2, 15h10) - 29/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: França, Alemanha, 2006, 110 min
Direção: Claude Chabrol
Roteiro: Claude Chabrol
Fotografia: Eduardo Serra
Elenco: Isabelle Huppert, François Berléand, Patrick Bruel
Descrição: A juíza Jeanne Charmant Killman é incumbida de investigar um caso de corrupção empresarial em torno de Michel Humeau, presidente de um importante grupo industrial. Enquanto conduz os interrogatórios com frieza e convicção, ela percebe que o processo desvendará uma série de segredos envolvendo o alto escalão. Ao mesmo tempo, pela forte pressão que passa a sofrer em torno da investigação, sua vida pessoal também se fragiliza. Ela terá agora de enfrentar dois importantes dilemas: será que ela poderá aumentar seu poder profissional sem se render a um poder maior? E será que a natureza humana é capaz de resistir à embriaguez deste mesmo poder? A trama inspira-se num escândalo político e financeiro ocorrido na França, que ficou conhecido como o "Affaire Elf".
A Encantadora de Baleias
Exibição: 24/10 (Vão Livre do Masp, 19h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Nova Zelândia / Alemanha
Direção: Niki Caro
Roteiro: Niki Caro
Fotografia: Leon Narbey
Elenco: Keisha Castle-Hughes, Rawiri Paratene, Vicky Haughton
Descrição: Uma lenda da tribo Whangara, que vive no leste da Nova Zelândia, conta que há milhares de anos o ancestral Paikea foi salvo da morte quando sua canoa virou em cima de uma baleia e ele, cavalgando-a, liderou seu povo até a nova terra. Ficou estabelecido que o primeiro filho homem de cada chefe da tribo seria considerado descendente de Paikea e, assim, chefe e líder espiritual do povo. Pai, uma garota de 11 anos, é nomeada chefe após a morte do irmão. Corajosa, sensível e amada por todos, Pai é rejeitada pelo avô, Koro, que insiste em seguir a tradição. Ela luta contra a dominação masculina para provar a si mesmo e ao avô que tem qualidades para ser a líder.
A Estrada
A Estrada (Fang Xiang Zhi Iu)
Exibição: 21/10 (Cine Olido, 15h) - 22/10 (Unibanco Arteplex 1 - 17h) - 23/10 (Espaço Unibanco 3, 13h30) - 26/10 (Reserva Cultural Sala 2, 17h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: China, 2006, 114 min.
Direção: Jiarui Zhang
Roteiro: Daju Yuan, Jiarui Zhang
Fotografia: Jong Lin
Elenco: Wei Fan, Yuan Nie, Liu Fendou,Jingchu Zhang, Li Chunfang
Descrição: Nos anos 1970, Li Chunfen vive numa pequena cidade rural da China, trabalhando como cobradora de ônibus. Ela seduz os passageiros com sua beleza e seu entusiasmo pela vida. O charme dela também conquistou o motorista do ônibus, Cui, que secretamente é apaixonado por ela. É no ônibus que Li conhece Liu Fendou, um médico de Xangai, e conhece as dores do primeiro amor. Apesar de o amor deles ser proibido, eles se envolvem sob os olhares examinadores da família e do governo. Li e Liu são incapazes de resistir à atração por muito tempo. Flagrados em meio a um encontro sexual, eles são separados. Li é enviada para o trabalho no campo como punição. Ela nunca mais verá o médico. Abandonada pela comunidade e pela família, Cui é o único o amigo que resta a Li. Ele espera salvar a honra da moça casando-se com ela. Li aceita, mas não sente por Cui a mesma emoção e paixão que sentia pelo médico. Um trágico acidente deixa Cui em coma e Li fica novamente sozinha. Li decide, então, confrontar seu passado, e retornar para o local onde viveu sua juventude e rever sua querida linha de ônibus.
A Estrada Adiante
A Estrada Adiante (The Road Ahead)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: Austrália, 2005
Direção: Fiona Maree O’Connell
Roteiro: Fiona Maree O’Connell
Descrição: A estrada adiante leva à liberdade e ao amor, mas há apenas uma coisa de que você precisa... de um carro.
A Família do Roque
A Família do Roque (La Familia De Roque)
Exibição: Programa de curtas 3
Seção: Curtas-metragens
País: Argentina, 2005
Direção: Ricardo Piterbarg
Roteiro: Ricardo Piterbarg
Descrição: Roque, um menino de dez anos, volta do colégio com um dever de casa: levar na próxima aula uma foto e a descrição de sua família. Como não vê o pai desde que tinha dois anos, Roque exige da mãe que o chame para tirar a foto e, assim, cumprir sua tarefa. Roque conta sua história familiar e, paralelamente, vemos a verdadeira. No final, pai e filho se reencontram.
A Felicidade
A Felicidade (Happiness)
Exibição: Programa de curtas 9
Seção: Curtas-metragens
País: EUA, 2006
Direção: Sophie Barthes
Roteiro: Sophie Barthes
Descrição: Toda noite, depois do trabalho, Iwona compra uma caixa de felicidade numa estranha loja de descontos e tem de decidir o que fazer com ela. Inspirado no mito da caixa de Pandora, o filme é um pequeno conto filosófico em tom de tragicomédia.
A Grande Final
A Grande Final (La Gran Final)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 3, 21h40) - 22/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h10) - 24/10 (Unibanco Arteplex 1, 16h50), 25/10 (Cine Morumbi, 21h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Espanha, Alemanha, 2006, 88 min.
Direção: Gerardo Olivares
Roteiro: Chema Rodríguez
Fotografia: Gerardo Olivares, Guy Gonçalves
Elenco: Ahmed Alansar, Mahamadou Alzouma, Esentai Samer Khan
Descrição: Comédia com três histórias paralelas sobre três grupos distintos de pessoas. Apesar disso, eles têm duas coisas em comum: moram no ponto mais distante do planeta e estão determinados a assistir à final da Copa do Mundo 2002 entre Brasil e Alemanha. Os protagonistas são uma família de nômades mongóis, uma caravana de condutores de camelos do Tuareg, Saara, e um grupo de índios da Amazônia.
A Ilha de Ferro
A Ilha de Ferro (Jazireh Ahani)
Exibição: 27/10 (Centro Cultural São Paulo, 20h) - 28/10 (Sala UOL, 19h40) - 1/11 (Sala Cinemateca, 22h10)
Seção: Competição - Novos Diretores
País: Irã, 2005, 90 min.
Direção: Mohammad Rasoulof
Roteiro: Mohammad Rasoulof
Fotografia: Reza Jalali
Elenco: Ali Nasirian, Hossein Farzi-Zadeh
Descrição: Na costa sul do Irã, uma população miserável que não tem onde morar se estabelece num velho petroleiro abandonado. No comando da embarcação está o capitão Nemat, que tenta a todo custo persuadir os donos do navio e as autoridades navais a não confiscarem a embarcação. Seu interesse está em continuar controlando as atividades comerciais dentro do navio, do qual também vende partes da estrutura. Sem saber que destino lhes aguarda, a pobre comunidade segue sua vida. É uma história protagonizada por aqueles cuja ignorância os faz confiar em quem está sempre disposto a deles se aproveitar.
A Linguagem da Persuasão
A Linguagem da Persuasão (A Linguagem da Persuasão)
Seção: Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade
País: Brasil, 1970, 10 min.
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: José Carlos Avellar
Fotografia: Pedro de Moraes
Descrição: Reflexão sobre um mundo em que não existem refúgios, a existência é passiva, e os destinos são manipulados por indivíduos com habilidades para persuadir através de técnicas de propaganda e marketing. Esse documentário institucional, encomendado pelo SENAC, vai muito além de seu objetivo inicial devido a sua reflexão crítica sobre a sociedade brasileira dos anos 1970. A narração é do escritor Ferreira Gullar.
A Luminária
A Luminária (The Luminary)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: Austrália, 2005
Direção: Nicholas Kallincos
Roteiro: Nicholas Kallincos
Descrição: Um etimologista recluso empenha-se com fervor em completar sua coleção de insetos enquanto as estações do ano passam diante de sua porta.
À Margem do Concreto
À Margem do Concreto (À Margem do Concreto)
Exibição: 23/10 (Unibanco Arteplex 3, 20h) - 25/10 (Cine Bombril Sala 1, 14h) - 27/10 (Espaço Unibanco 3, 18h) - 29/10 (Cine Bombril Sala 2, 20h10)
Seção: Mostra Brasil - Perspectiva
País: Brasil, 2006, 84min.
Direção: Evaldo Mocarzel
Roteiro: Evaldo Mocarzel, Marcelo Moraes
Fotografia: Jorge Bodanzky
Descrição: Segunda parte de uma tetralogia iniciada com À Margem da Imagem, o documentário versa sobre os sem-teto e os movimentos de moradia em São Paulo. A produção acompanha a rotina de vida nas ocupações de prédios, o revezamento para a limpeza, as dificuldades de administração, o pagamento coletivo das contas de água e luz e a relação de vizinhança, num local de pouca privacidade. Mostra-se também a ação da polícia durante as ocupações, em confrontos sempre tensos.
A Medida das Coisas
A Medida das Coisas (Das Mab Der Dinge)
Exibição: 20/10 (Sala Cinemateca, 18h20) - 21/10 (Cinesesc , 13h30) - 24/10 (Sala Cinemateca, 15h50)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2005, 36 min
Direção: Sven Bohse
Roteiro: Sven Bohse
Fotografia: Michael Schreitel
Elenco: Antonio Wannek, Elisa Seydel, Mario Ramos, Saskia Fischer
Descrição: Don é um jovem chef de cozinha extremamente dedicado ao trabalho que sonha em se tornar um grande mestre da culinária. Seu objetivo é aperfeiçoar e divulgar sua grande especialidade: a sopa La Zoupa. Certa noite, um renomado crítico gastronômico aparece no restaurante em que trabalha e Don tem a grande chance de sua vida. Mas há um problema. Ele prometeu uma jantar especial de aniversário para a namorada na mesma noite.
A Outra Copa
A Outra Copa (La Otra Copa)
Exibição: 2/10 (Cine Olido, 17h) - 22/10 (Centro Cultural São Paulo, 18h) - 23/10 (Unibanco Arteplex, 20h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Argentina, 2006, 90 min.
Direção: Damián Cukierkorn
Roteiro: Damián Cukierkorn, Catalina Rincón, Federico Marcello, Leandro Ballaguer
Fotografia: Damián Cukierkorn
Descrição: Pela primeira vez em sua história, a Argentina enviou, em 2004, um time para a Copa do Mundo dos Sem-Teto, realizada então em Gotemburgo, na Suécia. No país platino, o futebol é a única fonte de alegria e liberdade para quase 60% dos pobres. Somente 30% dos sem-teto, porém, participam dos treinos, e apenas oito serão os felizes escolhidos para o campeonato. A preparação, a esperança dos jogadores e a proximidade da viagem para a Suécia transformam este evento na Outra Copa, como é descrita pelo realizador Damián Cukierkorn. Dos frios degraus da estação de trem de Buenos Aires, onde a viagem começa, até o coração do Primeiro Mundo, serão sete dias que mudarão suas vidas para sempre.
A Ponte
A Ponte (The Bridge)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: Austrália, 2006
Direção: George Barbakadze
Roteiro: George Barbakadze
Descrição: Um casal gay da Georgia foge para a Austrália devido à homofobia em sua terra natal. Eles constroem uma nova vida em Sydney enquanto aguardam a resposta da solicitação de permanência feita à imigração. Mas o futuro do relacionamento balança quando apenas um deles consegue o visto.
A Promessa
A Promessa (Wu Ji)
Exibição: 22/10 (Espaço Unibanco 1, 14h) - 27/10 (Unibanco Arteplex 2, 15h30) - 28/10 (Espaço Unibanco 3, 13h30) - 30/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: China, 2005, 103 min.
Direção: Chen Kaige
Roteiro: Chen Kaige
Fotografia: Peter Pau
Elenco: Hiroyuki Sanada, Jang Dong-Gun, Cecilia Cheung, Nicholas Tse, Liu Yeh, Chen Hong
Descrição: "Uma jovem e pobre orfã faz uma promessa para se tornar bela e poderosa. Em troca, perderia todo homem que amasse. Anos depois, ela é uma deslumbrante princesa, arrependida da promessa que fez. Está rodeada de três homens apaixonados: um general, seu escravo e um duque. Aparentemente, a princesa está fadada a um destino solitário. Mas quando um outro escravo, disfarçado de general, salva sua vida, um sentimento forte e novo começa a nascer em seu coração. Com o despertar da paixão, ela prova com amargura o que o destino lhe reserva. Poderá o verdadeiro amor superar a mais temível das promessas? O compositor Klaus Badelt, cuja carreira começou na TV e no cinema alemães, já assinou a trilha sonora de grandes produções hollywoodianas, como O Recruta (2003), Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra (2003), Constantine (2005) e Poseidon (2006), e aqui marca sua primeira incursão no cinema oriental.
A Restauração Digital de Macunaíma
A Restauração Digital de Macunaíma (A Restauração Digital de Macunaíma)
Exibição: 24/10 (Unibanco Arteplex 4, 18h20)
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2006
Direção: Maria de Andrade
Roteiro: Maria de Andrade
Descrição: Com direção e narração em off de Maria de Andrade, uma das filhas de Joaquim Pedro de Andrade, homenageado na 30ª Mostra com retrospectiva completa de sua obra, mostra-se em detalhes o processo de restauração do filme Macunaíma. Partindo de uma restauração anterior da obra, realizada fotoquimicamente, revela-se as muitas possibilidades da recuperação digital. Entre os câmeras do curta, estão também os irmãos da diretora, Alice e Antonio de Andrade.
A Scanner Darkly
A Scanner Darkly (A Scanner Darkly)
Exibição: 20/10 (Espaço Unibanco 3, 20h10) - 27/10 (Reserva Cultural Sala 2, 17h10) - 29/10 (Cine Morumbi, 19h) - 30/10 (Reserva Cultural Sala 2, 19h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 100 min.
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Fotografia: Shane F. Kelly
Elenco: Keanu Reeves, Robert Downey Jr., Woody Harrelson, Mitch Baker
Descrição: Baseado em obra de Philip K. Dick, o filme se passa num futuro em que os EUA perderam a guerra contra as drogas. Neste cenário, o policial Fred (Keanu Reeves) é um dos muitos agentes que cederam ao vício de uma popular substância química, que divide a personalidade dos usuários em duas. A situação se complica quando o alter-ego de Fred, o traficante conhecido como Bob, passa a ser caçado pelo segmento da polícia comandado pelo próprio Fred. A produção foi rodada com a mesma técnica utilizada em Waking Life (2001, seleção da 25ª Mostra), obra igualmente dirigida por Richard Linklater e vencedora do prêmio Lanterna Mágica no Festival de Veneza 2001, na qual os atores filmam normalmente suas cenas, e as imagens são posteriormente tratadas em animação.
A Sensação de Ver
A Sensação de Ver (The Sensation Of Sight)
Exibição: 21/10 (Cine Bombril Sala 1, 20h30) - 23/10 (Unibanco Arteplex 2, 19h30) - 28/10 (Espaço Unibanco 1, 18h) - 31/10 (Espaço Unibanco 3, 15h20)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2005, 134 min
Direção: Aaron J. Wiederspahn
Roteiro: Aaron J. Wiederspahn
Fotografia: Christophe Lanzenberg
Elenco: David Strathairn, Ian Somerhalder, Daniel Gillies, Jane Adams, Ann Cusack, Joseph Mazello, Scott Wilson
Descrição: Entre sonho e realidade, o drama de um homem que busca sentido para sua vida. O introspectivo Finn, um professor de inglês de meia-idade, enfrenta esse momento de impasse impelido por uma recente tragédia, da qual se sente responsável. Ele abandona sua rotina normal e sai a pé, vendendo enciclopédias pela cidade. Encontros se realizam, vendas são concluídas, mas a ansiedade de Finn começa a consumi-lo e ele se sente perseguido pelo próprio fantasma. Circulando entre noites sem dormir e dias de desespero, o filme entrelaça vidas de solidão e separação, conduzindo Finn de forma inevitável a um inesperado e sublime despertar. O protagonista do filme, Finn, representa nova oportunidade para o ator David Strathairn (de Boa Noite, e Boa Sorte, filme de abertura da 29ª Mostra) mostrar porque é um dos melhores atores norte-americanos em atividade.
A Última Bomba Atômica
A Última Bomba Atômica (The Last Atomic Bomb)
Exibição: 21/10 (Cine Bombril Sala 2, 16h20) - 22/10 (Unibanco Arteplex 2, 21h30) - 28/10 (Centro Cultural São Paulo, 20h) - 1/11 (Sala Cinemateca, 17h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2005, 92 min
Direção: Robert Richter
Fotografia: Alan Jacobsen
Descrição: No dia 9 de agosto de 1945 , o bombardeiro B-29 sobrevoou várias vezes a cidade de Nagasaki antes de uma abertura nas nuvens permitir que uma bomba de 4.500 kg e potência equivalente a 22 mil toneladas de TNT fosse lançada. Menos de 30 segundos após a explosão, cerca de 39 mil pessoas haviam morrido. Os que não morreram no instante da explosão foram vitimados posteriormente pela radiação e tiveram mortes dolorosas e lentas. Mesmo hoje, os que sobreviveram ainda sofrem os efeitos da contaminação. O documentário traça o perfil desses sobreviventes e mostra a luta dos estudantes universitários de hoje em não permitir que a história caia no esquecimento. Partindo da conexão entre os poucos ainda vivos, passando pela controversa decisão dos EUA em usar a bomba, até chegar ao acúmulo de armas nucleares durante a Guerra Fria, a produção traça um panorama atual da proliferação no mundo das armas de destruição em massa.
A Última Noite
A Última Noite (A Prairie Home Companion)
Exibição: 20/10 (Cine Bombril Sala 1, 15h50) - 22/10 (Espaço Unibanco 1, 18h) - 24/10 (Unibanco Arteplex 1, 14h40) - 28/10 (Espaço Unibanco 3, 17h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 103 min.
Direção: Robert Altman
Roteiro: Garrison Keillor
Fotografia: Edward Lachman
Elenco: Woody Harrelson, Tommy Lee JonesLindsay Lohan, Meryl Streep
Descrição: Com elenco estelar, acompanham-se os bastidores de um programa de rádio que tenta sobreviver na era da televisão. Tommy Lee Jones interpreta o novo proprietário do Fitzgerald Theater, de onde o programa é transmitido, que ameaça pôr o prédio abaixo. Meryl Streep e Lily Tomlin interpretam a dupla The Johnson Sisters; Lindsay Lohan é a filha suicida de Meryl, que consegue sua grande chance de cantar no show, mas esquece a letra da música; Kevin Kline é o detetive particular que procura emprego como porteiro e que serve de narrador da trama; Woody Harrelson e John C. Reilly interpretam outra dupla, os hilários caubóis Dusty & Lefty; Virginia Madsen é um anjo que vem buscar um dos locutores, e Maya Rudolph, a estagiária que engravida.
A Última Saída
A Última Saída (The Last Exit)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: Canadá, 2006, 98 min.
Direção: Nicolas Poteet
Roteiro: Francis Delfour, Sébastien Tétrault
Descrição: Somos apenas uma mera parte de um mundo mais vasto do que podemos imaginar. O senhor Glóbulo é um desses suburbanos que, a cada manhã, encontra a si mesmo preso em intermináveis congestionamentos, até que um dia seu mundo acabe.
A Verdade do Gato
A Verdade do Gato (La Part du Chat)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 4, 14h) - 31/10 (Cine Bombril Sala 1, 19h30) - 1/11 (Unibanco Arteplex 3, 20h40) - 2/11 (Espaço Unibanco 3, 13h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Bélgica, 2006, 52 min.
Direção: Jeremy Hamers
Roteiro: Jeremy Hamers
Fotografia: Laurent Van Eijs
Descrição: Carmo do Rio Verde, Goiás, Brasil, um vilarejo que sobrevive graças à exploração da cana-de-açúcar. Os usineiros que atuam no local, realizando a produção completa do álcool, são donos ou "inquilinos" dos campos de cultivo e empregam 2 mil trabalhadores, sendo que 1.200 são temporários, contratados por um "gato". A ação do documentário é conduzida por um desses trabalhadores, que chega esperançoso ao seu novo emprego. Acompanha-se seu cotidiano no local e sua crescente desilusão através de cartas que escreve para a mulher e a família. Jeremy Hamers explora o aspecto sensorial dessa rotina. Sua câmera detém-se no rigoroso método de trabalho e deslumbra-se com as queimadas da cana, reveladas em toda sua riqueza sonora e visual. O filme rebusca na edição de som e no impacto cromático das cenas, totalmente estranhas ao espectador dos grandes centros urbanos. Revela-se assim, de maneira poética, o custo humano da riqueza no Brasil.
A Vida Real Está em Outro Lugar
A Vida Real Está em Outro Lugar (La Vraie Vie Est Ailleurs)
Exibição: 24/10 (Cinesesc, 19h20) - 25/10 (Unibanco Arteplex 2, 19h50) - 28/10 (Espaço Unibanco 1, 22h20) - 31/10 (Unibanco Arteplex 1, 17h20)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Suíça, 2006, 84 min
Direção: Frédéric Choffat
Roteiro: "Frédéric Choffat, Julie Gilbert
Fotografia: Séverine Barde
Elenco: Sandra Amodio, Vincent Bonillo, Antonella Vitali, Roberto Molo, Jasna Kohoutova, Dorian Rossel
Descrição: Estação de trem em Genebra, Suíça. Três tipos, três investigações, uma história. Uma cientista, um cérebro privilegiado, vai para Marselha, na França, para dar uma conferência. Um homem está a caminho de Berlim, na Alemanha, para conhecer seu filho recém-nascido, mas ele não sabe que o trem faz uma parada à noite. É nesse intervalo que ele conhece outra mulher, com irresistível ar de liberdade, e passa a noite com ela. A jovem mulher italiana, que vive na Suíça desde que nasceu, vai viver em Nápoles, na Itália, porque acha que ali estão suas raízes. Quando uma pessoa se convida para sentar ao lado de alguém num trem, uma nova realidade pode começar. Três pessoas encontram-se, três histórias de vida se cruzam na plataforma da estação de trem. E uma questão precisa ser respondida: como as pessoas lidam com a realidade no seu cotidiano?
A Vida Secreta das Palavras
A Vida Secreta das Palavras (La Vida Secreta de las Palabras)
Exibição: 20/10 (Sala UOL, 17h40) - 22/10 (Memorial da América Latina, 16h) - 28/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h30) - 29/10 (Unibanco Arteplex 2, 19h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Espanha, 2005, 115 min.
Direção: Isabel Coixet
Roteiro: Isabel Coixet
Fotografia: Jean-Claude Larrieu
Elenco: Sarah Polley, Tim Robbins, Javier Camara, Leonor Watling, Julie Christie
Descrição: Um lugar isolado no meio do mar: numa plataforma petrolífera, na qual só trabalham homens, ocorre um acidente. Hanna, uma mulher solitária e misteriosa, que tenta esquecer seu passado, é levada ao local para cuidar de Josef, o homem que se acidentou e ficou temporariamente cego. Entre os dois cresce uma estranha intimidade, um vínculo repleto de segredos, humor e dor, que mudará suas vidas para sempre. É uma história sobre o peso do passado, sobre o silêncio repentino que se faz antes das tormentas, sobre o poder do amor e suas mais terríveis circunstâncias. Isabel Coixet dedica o filme a Inge Genefke (interpretada aqui por Julie Christie), fundadora da IRCT, organização que promove e sustenta a reabilitação de vítimas de tortura e que previne a tortura no mundo todo. Os irmãos Agustín e Pedro Almodóvar são co-produtores do filme.
Abandono
Abandono (Left)
Exibição: Programa de curtas 9
Seção: Curtas-metragens
País: EUA, 2006
Direção: Alexandre O. Philippe
Roteiro: Alexandre O. Philippe
Descrição: Sem diálogos, o filme examina a dura separação entre uma mulher e o homem que ela ama. Baseado nas pinturas "O Mundo de Christina" e "Helga", de Andrew Wyethâ.
Acidente
Acidente (Acidente)
Exibição: 25/10 (Cinesesc, 20h30) - 27/10 (Unibanco Arteplex 3, 14h20) - 29/10 (Unibanco Arteplex 2, 13h30) - 31/10 (Sala UOL, 17h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Brasil, 2006, 72 min.
Direção: Cao Guimarães, Pablo Lobato
Roteiro: Cao Guimarães, Pablo Lobato
Fotografia: Cao Guimarães, Pablo Lobato
Descrição: Com um poema composto por 20 nomes de cidades de Minas Gerais, Brasil, o filme ganha um corpo rítmico, abrindo-se ao imprevisto e ao improviso. Instigada pelos nomes destas cidades, a equipe percorre, pela primeira vez, cada uma delas. Num movimento de imersão e submersão, o documentário se faz por meio de duas camadas narrativas - uma formada pela história do poema e a outra, pelos eventos comuns que surgem, acidentalmente, diante da câmera em cada uma das cidades. Percepção aberta, para se deixar mesclar ao cotidiano de cada lugar, e atenta, para eleger um acontecimento qualquer, possível de se relacionar com o poema e capaz de revelar o quanto a vida é imprevisível e acidental.
Adeus Sr. Snuggles
Adeus Sr. Snuggles (Goodbye Mr. Snuggles)
Exibição: Programa de curtas 3
Seção: Curtas-metragens
País: Inglaterra, 2005
Direção: Jonathan Hopkins
Roteiro: Jonathan Hopkins
Descrição: Dois senhores idosos resolvem dar um passeio pela região campestre, levando telas e cavaletes. Nada poderia dar errado. Ou poderia? A situação transforma-se em algo ruim quando entra em cena o bizarro sr. Snuggles. Num final cômico, que vira a história de ponta-cabeça, os dois senhores são obrigados a discutir questões sobre a real natureza deles próprios e da amizade que os une.
Admiração Mútua
Admiração Mútua (Mutual Appreciation)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 2, 17h50) - 22/10 (Cine Bombril Sala 1, 12h) - 23/10 (Unibanco Arteplex 3, 16h) - 31/10 (Espaço Unibanco 3, 22h20)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2005, 109 min.
Direção: Andrew Bujalski
Roteiro: Andrew Bujalski
Fotografia: Matthias Grunsky
Elenco: Justin Rice, Rachel Clift, Andrew Bujalski, Seung-Min Lee
Descrição: Alan tem vinte e poucos anos, mora em Boston e a sua banda acaba de se desfazer. O grupo conseguiu algum reconhecimento, e ele decide então tentar a carreira solo em Nova York. Agenda então uma entrevista no programa de rádio apresentado pela DJ Sarah. Os dois se envolvem e passam a noite juntos, mas ele está pouco interessado em um relacionamento. Alan prefere beber e especular sobre o futuro com o casal Lawrence e Ellie. Aos poucos, e sem que Lawrence perceba, Alan e Ellie tornam-se mais do que bons amigos.
Adolfo Celi, um Homem para Duas Culturas
Adolfo Celi, um Homem para Duas Culturas (Adolfo Celi, un Uomo per Due Culture)
Exibição: 26/10 (Unibanco Arteplex 1, 20h40) - 27/10 (Cine Olido, 17h) - 28/10 (Unibanco Arteplex 2, 15h50), 29/10 (Cinesesc, 13h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Itália, 2006, 86 min.
Direção: Leonardo Celi
Roteiro: Leonardo Celi
Fotografia: Duanne W. Buss, Marco Tani, Mauro Falomi
Descrição: Um dos principais fundadores do cinema e do teatro modernos brasileiros, ator e diretor de grande prestígio internacional, Adolfo Celi é o objeto deste documentário biográfico. Nascido na Itália, em 1922, Celi veio ao Brasil em 1949, onde fundou o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), trabalhando com importantes atores como Paulo Autran, Tônia Carrero e Cacilda Becker. Também foi um dos fundadores da histórica Cinematográfica Vera Cruz, produzindo e dirigindo o primeiro filme da companhia, Caiçara, de 1950. Mas antes, na Itália, em 1942, estudou na mais importante escola de teatro, a Accademia de Arte Dramaticca, onde conviveu com jovens atores e diretores que revolucionariam a história do cinema italiano, como Vittorio Gassman, Alberto Sordi, Federico Fellini, Luciano Salce, entre outros. Em 1945, estreou como ator em Un Americano in Vacanza, de Luigi Zampa. Ficou famoso no mundo todo com 007 A Chantagem Atômica, de 1965. Voltou à Itália nos anos 1960, onde morreu em 1986. O documentário utiliza trechos dos filmes de Celi, cenas inéditas de seu arquivo pessoal, fotografias, entrevistas e depoimentos.
After the Wedding
After the Wedding (Efter Brylluppet)
Exibição: 27/10 (Sala UOL de Cinema, 22h30) - 28/10 (Sala Cinemateca, 15h50) - 30/10 (Cine Morumbi, 19h) - 1/11 (Reserva Cultural Sala 2, 22h) - 2/11 (Unibanco Arteplex 3, 14h50)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Dinamarca, 2005, 122 min.
Direção: Susanne Bier
Roteiro: Anders Thomas Jensen
Fotografia: Morten Søborg
Elenco: Mads Mikkelsen, Sidse Babett Knudsen, Rolf Lassgård, Neeral Mulchandani
Descrição: Jacob Petersen esforça-se para conseguir manter um orfanato numa das regiões mais pobres da Índia. Quando há o risco de a instituição fechar, ele recebe um aviso para voltar à Dinamarca, pois um rico empresário quer fazer uma doação, com a qual ele poderá resolver seu problema. Enquanto isso, em Copenhagen, Jørgen vive uma vida quase idílica com sua mulher e filhos. Perspicaz homem de negócios, ele também é um pai devotado, porém indulgente a ponto de cometer indelicadezas, quando o assunto não é sua família. Ele falta ao encontro para o qual Jacob havia viajado, só para discutir detalhes do casamento de sua filha. Essa seqüência de eventos mudará a vida de todos eles para sempre. O filme aborda um dilema crucial do tempo contemporâneo. À medida que o mundo fica menor, pela globalização, maior é a lacuna entre ricos e pobres.
Agora Você Me Vê, Agora Não
Agora Você Me Vê, Agora Não (Most Latszom, Most Nem Latszom)
Seção: Curtas-metragens
País: Hungria, 2005
Direção: Attila Szasz
Roteiro: Attila Szasz
Descrição: A chocante história de um garoto de seis anos, Alex, que de repente se torna invisível. Parecia um dia como outro qualquer. Papai fazia experimentos no laboratório. Mamãe estava botando água para ferver. Alex estava brincando perto dela. Mas este dia foi diferente. Será possível que um pai possa tornar seu filho invisível ou haveria outra explicação para o ocorrido?
Alguma Coisa Assim
Alguma Coisa Assim (Alguma Coisa Assim)
Exibição: Programa de curtas 5
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2006
Direção: Esmir Filho
Roteiro: Esmir Filho
Descrição: Caio e Mari são dois adolescentes. À noite, eles saem para se divertir nas ruas de São Paulo e acabam se confrontando com suas dúvidas e sentimentos escondidos. Vencedor do prêmio de melhor roteiro para curta-metragem no Festival de Cannes 2006 e dos Kikitos de melhor curta, direção e atriz (Caroline Abras), na categoria 35mm, no Festival de Gramado 2006.
Amando Maradona
Amando Maradona (Amando a Maradona)
Exibição: 24/10 (Reserva Cultural Sala 2, 17h50) - 25/10 (Unibanco Arteplex 4, 22h30) - 30/10 (Cine Bombril Sala 2, 18h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Argentina, 2005, 75 min
Direção: Javier Vazquez
Roteiro: Javier M. Vazquez, Nicolas Avruj
Fotografia: Marcelo Lavintman
Descrição: O que há em comum entre um garoto jogando bola numa pobre favela de Villa Fiorito e o dono de uma cantina em Nápoles? O que há em comum entre quinhentas pessoas celebrando o Natal em 30 de outubro e 25 fanáticos por futebol mostrando suas tatuagens? Todos estão amando Maradona. É o próprio Diego que reexamina sua vida, começando por Cuba e encontrando a paixão de seus seguidores em todo o mundo. Nápoles, Barcelona, Cuba, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Zurique e a Patagônia Argentina são alguns dos locais visitados para contar a vida de Diego Armando Maradona, sempre por meio de gente que leva seu nome gravado a fogo nos corações. O craque argentino revela-se assim através dos olhos e mentes dos muitos fãs que conquistou pelo mundo.
Amanhã Cedo
Amanhã Cedo (Tomorrow Morning)
Exibição: 24/10 (Sala Cinemateca, 14) - 26/10 (Espaço Unibanco Sala 1, 17h10) -31/10 (Reserva Cultural , 19h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Sérvia, 2006, 85 min.
Direção: Oleg Novkovic
Roteiro: Milena Markovic
Fotografia: Miladin Colakovic
Elenco: Uliks Fehmiu, Nebojsa Glogovac, Nada Sargin, Lazar Ristovski, Ljubomir Bandovic
Descrição: Depois de 12 anos de trabalho com negócios de computadores no Canadá, Nele volta para a casa onde cresceu. Ele planeja casar com Maya, 10 anos mais jovens do que ele. Porém, antes ele quer reencontrar seus velhos amigos e família, que havia deixado para trás. Geralmente, as mulheres dão à Nele uma recepção mais calorosa do que os homens, especialmente sua mãe, sua sexy, mas alcoólatra ex- namorada Sasha. Sua namorada anterior, Ceca, está agora casado com Bure, velho amigo de Nele. Mais amistosa é a viciada em heroína, Maré, que dirige um bar. Depois desses quatro dias de reencontro, a vida deles nunca mais será a mesma.
Amanhecer
Amanhecer (Dame Sobh)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 3, 14h40) - 22/10 (Unibanco Arteplex 4, 14h40) - 26/10 (Unibanco Arteplex 2, 18h10)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Irã / EUA, 2005, 83 min.
Direção: Hamid Rahmanian
Roteiro: Mehran Kashani, Hamid Rahmanian
Fotografia: Byrom Fazli
Elenco: Hossein Yari, Zabi Afshar, Atash Taghipour,Maryam Amirjallali, Hoda Nasseh
Descrição: No Irã, a principal punição, segundo a lei islâmica, é dar à família da vítima o direito sobre a vida do criminoso. O filme, que se baseia numa série de histórias reais ocorridas numa velha prisão, gira em torno da iminente execução de Mansour, um homem condenado por assassinato. Como a família da vítima deixa de comparecer no dia marcado por repetidas vezes, a execução de Mansour é sempre adiada. Preso num purgatório em sua própria mente, ele espera o tempo passar, dividido entre vida e morte, castigo e perdão.
American Combatant
American Combatant (American Combatant)
Exibição: 25/10 (Unibanco Arteplex 1, 13h) - 26/10 (Espaço Unibanco 1, 22h20) - 1/11 (Cine Olido, 15h) - 2/11 (Centro Cultural São Paulo, 20h)
Seção: Competição - Novos Diretores
País: EUA, 2006, 93 min.
Direção: Charles Libin
Roteiro: Charles Libin
Fotografia: Paul Cameron, James Roche
Elenco: Katherine Chew, Ghasem Ebrahimian, Pouran Esrafily, Mindy Goldstein, Charles Libin
Descrição: O filme recorre a constantes flashbacks, com imagens do primeiro longa de Charles Libin, Distribution of Lead. Na noite da famosa Segunda-feira Negra, em outubro de 1987, um grupo de revolucionários com estilos próprios encena um golpe em sua empresa, no World Trade Center, em Nova York. Um dos membros é assassinado, e o grupo de Malcolm tenta escapar roubando milhões em cheques ao portador. Um dos membros, Fred White, os conduz ao apartamento de sua irmã Maude, na rua Ludlow. Durante o cerco noturno, Maude é baleada e morta no telhado de seu edifício. Quase duas décadas depois, Fred, alcoólatra e foragido, ajuda o estudante de cinema Jimmy Peterson numa odisséia de 24 horas através dos campos de golfe de Westchester até Lower Manhattan, estendendo depois a uma visita aos estranhos familiares de Fred, em Brownstone Brooklyn. Fred revela sua própria culpa na ligação entre a morte de Maude e os eventos de 11 de Setembro. Com Jimmy filmando sem parar com sua câmera, Fred confronta seu inimigo enquanto o alvorecer aparece sobre a baía de Gardiner, na costa oriental de Long Island. A trilha sonora é assinada por John Zorn, um dos mestres americanos do jazz de vanguarda.
Amigas com Dinheiro
Amigas com Dinheiro (Friends with Money)
Exibição: 22/10 (Cine Morumbi, 19h) - 24/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 19h) - 25/10 (Cine Morumbi, 19h) - 29/10 (Espaço Unibanco 3, 13h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 88 min.
Direção: Nicole Holofcener
Roteiro: Nicole Holofcener
Fotografia: Terry Stacey
Elenco: Jennifer Aniston, Frances McDormand, Joan Cusack, Catherine Keener
Descrição: Os altos e baixos da relação de amizade entre quatro mulheres de Los Angeles. Franny, uma influente socialite, é casada com Matt. Christine escreve roteiros em parceria com o marido David, mas os dois vivem brigando. Jane é uma estilista de sucesso casada com o inglês Aaron, que todos desconfiam ser gay. Olivia destoa do grupo: é a única solteira e a única que ainda não descobriu o que fazer da vida. Era professora, mas abandonou o magistério e agora trabalha como doméstica. Isso deixa suas amigas perplexas. Franny quer ajudá-la financeiramente, desde que ela procure terapia. Para completar o drama, Olivia está namorando o personal trainer Mike, que, além de tratá-la como um objeto, ainda fica com parte de seu pagamento. Na trilha sonora, duas canções, "Circle in the Sand" e "Hillbilly Song", da renomada cantora e compositora Rickie Lee Jones, conhecida como a duquesa do cool (Duchess of Coolville).
Amigo de Família
Amigo de Família (L' Amico Di Famiglia)
Exibição: 25/10 (Reserva Cultural Sala 2, 21h20) - 30/10 (Sala Cinemateca, 18h10) - 31/10 (Unibanco Arteplex 1, 15h10) - 1/11 (Cinesesc, 17h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Itália / França, 2006, 110 min.
Direção: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino
Fotografia: Luca Bigazzi
Elenco: Giacomo Rizzo, Fabrizio Bentivoglio, Laura Chiatti, Gigi Angelillo, Clara Bindi
Descrição: Geremia de Geremei é um agiota de 70 anos de idade, feio e asqueroso, rico e mesquinho, cínico e irônico. Ele alimenta relacionamentos doentios e obsessivos com sua mãe, seu pai, com as mulheres, o dinheiro e inclusive com a vida. É por isto que ele se considera um solitário. Mas, na verdade, ele não está só. Todos se assemelham a ele.
Amor de Verão
Amor de Verão (Summer Love)
Exibição: 22/10 (Unibanco Arteplex 3, 14h) - 24/10 (Faap, 15h) - 26/10 (Unibanco Arteplex 3, 16h20) - 28/10 (Cine Olido, 19h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Polônia, 2006, 93 min.
Direção: Piotr Uklanski
Roteiro: Piotr Uklanski
Fotografia: Jacek Petrycki
Elenco: Boguslaw Linda, Karel Roden, Katarzyna Figura, Val Kilmer
Descrição: O faroeste alegórico começa com o barulho de um tiro. Um homem aparece na tela, vestido de preto, sangrando, morrendo. É o estranho, o arauto da morte, o sem nome, o sem rosto, que anuncia o que está por vir. Se uma foto vale por mil palavras, um filme representa centenas de fotos. Cada imagem conta parte de uma história de amor, de dor, de redenção e morte. Amor de Verão é uma história moderna de velho Oeste, que retoma o gênero western spaghetti, realizado nos anos 1960/70. Eram filmes com baixo orçamento, principalmente feitos na Itália e que parodiavam os faroestes hollywoodianos. Na superfície da novela estão as coisas de sempre: homem perde a mulher, mulher quer mudar de vida, estranhos chegam à cidade. Os personagens não têm nome, são chamados pelo que representam. A Mulher: de beleza desbotada, que não consegue esconder as feridas de seu passado. O Xerife: bêbado, que bate em si mesmo por ter perdido a mulher. O Grande Homem: gordo, ciumento, amigo do xerife, que secretamente deseja a mulher. Um dia, o Estranho chega à cidade, montado num cavalo, com O Homem Procurado que retoma o lugar do massacre onde começaram as cenas iniciais do filme.
Amor Moderno
Amor Moderno (Modern Love)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 3, 22h) - 22/10 (Unibanco Arteplex 2, 17h10) - 25/10 (Unibanco Arteplex 1, 17h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Austrália, 2006, 100 min.
Direção: Alex Frayne
Roteiro: Nick Matthews
Fotografia: Nick Matthews
Elenco: Mark Constable, Victoria Hill, Will Traeger
Descrição: John, sua esposa Emily e seu pequeno filho Edward deixam a cidade em que moram e viajam até uma pequena localidade rural à beira do lago Alexandrina. O objetivo é reclamar uma cabana herdada por John. Lá, encontram uma aldeia inóspita, onde nada é o que aparenta ser. John, por sua vez, passa a apresentar comportamentos bizarros ao passo que encontra os incomuns habitantes do lugar. Ele conhece o passado de alguns desses estranhos.
Amsterdam
Amsterdam (Amsterdam)
Exibição: Programa de curtas 5
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2006
Direção: Fabio Mendonça
Roteiro: Fabio Mendonça
Descrição: Figuras reais e ficcionais são retratadas em seu cotidiano na galeria da rua 24 de Maio, em São Paulo, refúgio da contemporânea cultura musical urbana, o que a torna, paradoxalmente, um "gueto em meio ao centro". Paralelo a esse painel documental, o filme conta a trajetória do protagonista, um rapaz de dezenove anos, assistente de tatuador e que sonha em viver na cidade de Amsterdã
Amu
Amu (Amu)
Exibição: 26/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h20) - 29/10 (Unibanco Arteplex 4, 21h10) - 1/11 (Unibanco Arteplex 2, 13h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA/Índia, 2005, 102 min.
Direção: Shonali Bose
Roteiro: Shonali Bose
Fotografia: Lourdes Ambrose
Elenco: Konkona Sen Sharma, Brinda Karat, Ankur Khanna, Chaiti Ghosh
Descrição: Kaju, uma indiana de 21 anos, que mora nos Estados Unidos desde os três, retorna à Índia para visitar sua família e conhecer o lugar em que nasceu. Ela encontra Kabir, um estudante pertencente à classe social superior, cuja família desdenha a ingenuidade de Kaju em querer descobrir uma "Índia real". Sem recuar, Kaju visita favelas, mercados abarrotados de pessoas e cafés à beira da estrada de Nova Deli. Numa favela, ela tem uma estranha sensação de dèjá vu. Logo depois, passa a ter pesadelos. Quando Kabir descobre que Kaju foi adotada, ele entende sua personalidade misteriosa. Ao mesmo tempo, a mãe adotiva e solteira de Kaju, Keya Roy, ativista social em Los Angeles, chega sem avisar a Nova Deli. Ela fica chocada ao descobrir que Kaju tem visitado favelas. Mas mãe e filha descobrirão que suas famílias envolveram-se numa tragédia ocorrida há vinte anos na capital da Índia: o massacre de milhares de pessoas de fé sikh, religião fundada em fins do século XV. Essa revelação afetará o presente das duas mulheres.
Anche Libero Va Bene
Anche Libero Va Bene (Anche Libero Va Bene)
Exibição: "21/10 (Reserva Cultural Sala 2, 19h10) - 24/10 (Unibanco Arteplex 3, 14h20) - 31/10 (Cine Bombril Sala 2, 19h50) - 1/11 (Espaço Unibanco 3, 17h20)
Seção: Competição - Novos Diretores
País: Itália, 2006, 108 min.
Direção: Kim Rossi Stuart
Roteiro: Linda Ferri, Francesco Giammusso
Fotografia: Stefano Falivene
Elenco: Alessandro Morace, Barbara Bobulova, Alberto Mangiante, Kim Rossi Stuart
Descrição: Tommy é um garoto de 11 anos, que vive com a irmã mais velha Viola e o pai Renato. O trio forma uma estranha e unida família, abalada por uma tragédia emocional: a mulher mais importante de suas vidas, a mãe das crianças e mulher de Renato, os abandonou. Apesar da solidão inconsolável sofrida por cada um, esta família cheia de fúria e imperfeições segue em frente, dividindo entre si o que lhes resta de amor e ternura.
Andando em Má Companhia
Andando em Má Companhia (Bu Fa Fen Zi)
Exibição: 26/10 (Faap, 19h) - 27/10 (Cine Bombril Sala 2, 19h50) - 1/11 (Sala Cinemateca, 14h) - 2/11 (Sala UOL, 22h10)
Seção: Competição Novos Diretores
País: China / França, 2006, 89 min.
Direção: Han Jie
Roteiro: Han Jie
Fotografia: Xu Wei, Li Hong Jian
Elenco: Bai Paijiang, Guo Qiang, Hou Jing, Zhang Xingxing
Descrição: Neste relato autobiográfico, a China, no ano de 1992, passa a sofrer influência da economia global de mercado. Minas particulares de carvão surgem da noite para o dia numa pequena província. A maioria não tem licença para funcionar e não oferece as mínimas condições de segurança. Os operários muitas vezes morrem em explosões, enquanto os donos das minas enriquecem. As escolas locais não têm portas ou muros, e o pó toma conta de tudo. No centro da trama, estão três jovens amigos e uma gangue que ataca os mais novos.
Antes, Um Dia e Depois
Antes, Um Dia e Depois (Antes, Um Dia e Depois)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 2, 21h50) - 25/10 (Cinesesc, 13h30) - 28/10 (Sala Cinemateca, 18h20) - 1/11 (Reserva Cultural Sala 2, 16h20)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Brasil, 2006, 104 min.
Direção: Caio Cavechini
Roteiro: Caio Cavechini
Fotografia: Caio Cavechini
Descrição: São oito personagens que passam em suas vidas por momentos decisivos ou promessas de transformação. Tiri completa sua romaria, Paulo Afonso exerce o último dia de poder na prefeitura, Antônio volta para casa após ser libertado de uma fazenda no Pará, o bispo Casaldáliga se aposenta no Araguaia, Elivânia terá que mudar por causa de uma barragem, R. Júnior parte em missão para o Haiti, Carolaine será adotada, e Márcia fará uma cirurgia de mudança de sexo. Histórias diversas são apresentadas sob a ótica do realizador, que é, ao mesmo tempo, observador e intruso.
Antonia
Antonia (Antonia)
Exibição: 26/10 (Cine Bombril Sala 1, 21h20) - 28/10 (Reserva Cultural Sala 2, 19h40) - 30/10 (Unibanco Arteplex 1, 14h50) - 1/11 (Unibanco Arteplex 3, 14h40)
Seção: Mostra Brasil Perspectiva
País: Brasil, 2006, 90 min.
Direção: Tata Amaral
Roteiro: Roberto Moreira, Tata Amaral
Fotografia: Jacob Sarmento Solitrenick
Elenco: Negra Li, Leilah Moreno, Cindy, Quelynah, Thaide
Descrição: Na Vila Brasilândia, periferia de São Paulo, quatro jovens mulheres negras batalham pelo sonho de viver apenas de sua música. Amigas desde a infância, Preta, Barbarah, Mayah e Lena deixam de ser backing vocals de um conjunto de rap formado por homens para montar o grupo Antônia. Descobertas pelo empresário Marcelo Diamante, elas começam a cantar rap, MPB, pop e soul em bares e festas de classe média. Mas quando o sonho de melhorar de vida começa a tomar corpo, as viradas de um cotidiano marcado pela pobreza, pela violência e pelo machismo ameaçam o grupo. Separadas por um destino amargo, as quatro terão de lutar para juntar os pedaços do grupo e resgatar a alegria de cantarem juntas. A trilha sonora do filme é assinada por Beto Villares, que compôs as músicas de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (também selecionado para a 30ª Mostra), em parceria com Parteum, um artista de hip-hop experimental e progressivo.
Aos poucos
Aos poucos (Be Ahestegi)
Exibição: 22/10 (Cine Olido, 18h) - 26/10 (Sala UOL, 18h10) - 31/10 (Centro Cultural São Paulo, 18h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Irã, 2005, 47 min.
Direção: Maziar Miri
Roteiro: Parviz Shahbazi
Fotografia: Hassan Karimi
Elenco: Mohammad-Reza Foroutan, Niloofar Khoshkholgh, Hassan Poorshirazi, Maryam Boobani
Descrição: Uma gangue de jovens perambula pelo subúrbio de Teerã e encontra uma fita cassete. Ouvindo-a, o grupo conhece a vida do jovem casal Mahmoud e Pari. Ele, operário da estrada de ferro, ama profundamente a esposa, que tem uma doença mental. Um dia, Mahmoud descobre que Pari desapareceu. Ele abandona o trabalho para procurá-la. Enquanto vagueia pela capital iraniana em busca de sua esposa, Mahmoud encontra uma grande variedade de pessoas. Mas boa parte desses encontros é desagradável, pois as figuras que cruzam seu caminho respondem a seus apelos de maneira rude, com deboche e malícia. O filme inspira-se na luta da nova geração iraniana contra os tabus de sua sociedade.
Apocalípsur
Apocalípsur (Apocalípsur)
Exibição: 23/10 (Espaço Unibanco 1, 18h20) - 25/10 (Centro Cultural São Paulo, 18h) - 29/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h10) - 2/11 (Unibanco Arteplex 2, 15h20)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Colômbia, 2005, 101 min.
Direção: Javier Mejía
Roteiro: Javier Mejía
Fotografia: Juan Carlos Orrego
Elenco: Andres Echavarría, Maricela Gómez, Pedro Ochoa, Ramón Marulanda, Camilo Diaz
Descrição: Em 1991, Medellín é um lugar perigoso para viver. As regras mudaram e até a polícia tem suas cabeças a prêmio. O medo pode ser sentido nas ruas, nenhum lugar é totalmente seguro. The Flaco decide fugir para Londres por causa das ameaças de morte recebidas por sua mãe. Seus amigos e sua namorada, Malala, o surpreendem com uma festa de despedida, que inclui até uma banda de rock’n’roll tocando ao vivo. Alguns meses depois, The Flaco retorna, mas as coisas em Medellín, aparentemente, não mudaram: os conflitos permanecem e as bombas continuam explodindo. Charlie e Malala, que agora formam um casal, querem ajudá-lo. Eles buscam Flaco no aeroporto na companhia de um amigo, o viciado em drogas Pipe, e de La Comadreja, uma perdedora sem escrúpulos. Eles vão de "Bola de Nieve", a van com a qual já viajaram muitos quilômetros e que se transformou em refúgio para o grupo. É hora de pisar fundo, fugir da cidade e fazer uma fascinante viagem por suas vidas. A estrada pode espantar de suas mentes o fato de serem moradores de Medellín, e juntos poderão experimentar o Apocalípsur (Apocalypsouth).
Aquanitis
Aquanitis (Aquanitis)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 2, 17h40) - 23/10 (Unibanco Arteplex 2, 13h30) - 31/10 (Espaço Unibanco 1, 16h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Itália, 2006, 78 min.
Direção: Peter Mahlknecht
Roteiro: Armin Sattler, Richard Schuberth
Fotografia: Daniel Mahlknecht
Elenco: Günther Götsch, Christine Stuffer, Thomas Gassner, Michael Arnold
Descrição: Depois de sofrer um derrame, Vinzenz , um hoteleiro que trabalhava arduamente, acorda um novo homem. Agora, ele sente uma estranha atração por água. Em sua nova maneira de ver as coisas, ele acha impossível voltar à vida anterior. Quando encontra Aquana, o espírito feminino da água, Vinzenz acredita ter alcançado a felicidade.
Arame Farpado
Arame Farpado (Kantatar)
Exibição: 25/10 (Faap, 15h) - 26/10 (Reserva Cultural Sala 2, 13h) - 31/10 (Centro Cultural São Paulo, 20h) - 1/11 (Cine Olido, 17h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Índia, 2006, 123 min.
Direção: Bappaditya Bandopadhyay
Roteiro: Bappaditya Bandopadhyay
Fotografia: Rana Dasgupta
Elenco: "Sreelekha Mitra, Sudip Mukherjee, Rudranil Ghosh, Nemai Ghosh, Iqbal Sultan
Descrição: A jornada de Sudha, uma imigrante ilegal que, para conseguir sobreviver, passa de um homem para outro e muda sempre de religião. Esta é uma batalha pessoal que tem como pano de fundo uma falsa guerra. O filme joga luzes sobre dois problemas globais: a imigração ilegal e o terrorismo
Ares Difíceis
Ares Difíceis (Los Aires Difíciles)
Exibição: 20/10 (Cine Bombril Sala 1, 18h) - 26/10 (Sala Cinemateca - 22h) - 27/10 (Sala UOL, 18h20) - 30/10 (Unibanco Arteplex 2, 19h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Espanha, 2005, 100 min.
Direção: Gerardo Herrero
Roteiro: Ángeles González Sinde, Alberto Macías
Fotografia: Alfredo Mayo
Elenco: José Luis García Pérez, Cuca Escribano, Roberto Enríquez, Alberto Jiménez, Carmen Elías
Descrição: Juan Olmedo tem 40 anos e é sobrevivente de um naufrágio do qual só se salvaram sua sobrinha e um irmão deficiente mental. Para esquecer o passado trágico, muda-se para a costa atlântica de Cádiz. Neste distante rincão, conta com a colaboração inesperada de sua assistente Maribel e de Sara, forasteira recém-chegada à localidade, para enfrentar as duras recordações que o perseguem e torturam: um amor secreto e impossível pela cunhada e a morte misteriosa de Damián, irmão pelo qual alimentava um misto de amor e ódio.
As Leis de Família
As Leis de Família (Derecho De Familia)
Exibição: 26/10 (Memorial da América Latina, 21h) - 28/10 (Reserva Cultural Sala 2, 21h30) - 31/10 (Cinesesc, 13h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Argentina, 2006, 102 min.
Direção: Daniel Burman
Roteiro: Monica Barbero
Fotografia: Ramiro Civita
Elenco: Daniel Hendler, Arturo Goetz, Julieta Diaz, Adriana Aizemberg
Descrição: Ariel Perelman é um advogado como seu pai. Mas enquanto este representa pequenos criminosos e é uma pessoa alegre e divertida, Ariel lida, literalmente, com fantasmas. Ele trabalha no departamento de justiça de uma empresa que representa clientes ausentes (à revelia). Mas sua organizada vida é cinzenta. Até que as coisas mudam para melhor. Ariel casa-se com uma bela mulher e tem um filho. Sua autoconfiança aumenta. Em meio a essas mudanças, seu pai passa a procurá-lo. Quando este morre repentinamente, Ariel percebe que precisa tomar importantes decisões de vida. Até que ponto ele pode se transformar num homem seguro ou ficará ele sempre à sombra do pai? O filme marca a quarta colaboração entre Daniel Burman e o ator Daniel Hendler.
As Tentações do Irmão Sebastião
As Tentações do Irmão Sebastião (As Tentações do Irmão Sebastião)
Exibição: 22/10 (Espaço Unibanco 3, 21h) - 23/10 (Cinesesc, 15h40) - 31/10 (Unibanco Arteplex 3, 12h30) - 2/11 (Cinesesc, 21h10)
Seção: Competição - Novos Diretores
País: Brasil, 2006, 147 min.
Direção: José Araújo
Roteiro: José Araújo
Fotografia: Antônio Luiz Mendes
Elenco: . Rodolfo Vaz, Marcus Miranda, Luthyane D Montmartre, Aury Porto
Descrição: O planeta está devastado por guerras e pela poluição. Irmão Sebastião, um noviço de uma congregação que sincretiza o cristianismo da era dos mártires com cultos messiânicos do sertão, prepara-se para sua ordenação. A missão dos irmãos é pregar o evangelho dos beatos e mártires e reconstruir as esperanças perdidas nos centros urbanos e sertões. Mas, torturado por dúvidas, pela vergonha de haver sido violentado sexualmente quando criança e pela paixão desenfreada que sente pelo andrógino Irmão Gabriel, Irmão Sebastião confessa-se com o fundador da ordem, Padre Sanctus, o único que pode salvá-lo. O ano é 2030, mas pode ser qualquer futuro desolador. O foco do filme é o impasse sexual e psicológico do protagonista, que relembra de fortes momentos de seu passado, como quando, ainda menino, conheceu Exu.
As Vovós Ativistas Contra a Ocupação
As Vovós Ativistas Contra a Ocupação (The Raging Grannies Anti Occupation Club)
Exibição: 23/10 (Espaço Unibanco 3, 18h10) - 24/10 (Unibanco Arteplex 4, 20h20) - 25/10 (Unibanco Arteplex 3, 12h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Alemanha, 2006, 98 min.
Direção: Iwajla Klinke
Roteiro: Iwajla Klinke
Fotografia: Iwajla Klinke
Descrição: Cruzando todo o estado de Israel, o documentário acompanha Hava, uma senhora de 76 anos, e a amiga Jossefa em suas manifestações de protesto. Por quase vinte anos, as duas mulheres de Tel Aviv lutam para libertar as prisioneiras políticas de Israel. Como "Raging Grannies" (avós enfurecidas), elas compõem textos e músicas revolucionárias, protestam em frente aos postos de controle e dirigem por áreas ocupadas até prisões palestinas. Sionista e soldado de Haganah, Hava é hoje convidada de honra do grupo de mulheres armadas da Jihad islâmica. Pnina, 82 anos e desde os anos 1930 ativista em movimentos comunistas, dirige-se semanalmente às áreas ocupadas levando um grupo de médicos, e Tamar, 79 anos, começou uma nova vida como advogado há quase duas décadas e, desde então, representa prisioneiros palestinos nos tribunais militares israelenses.
Atirando Pedra
Atirando Pedra (A Stone’s Throw)
Exibição: 20/10 (Sala UOL, 20h) - 22/10 (Unibanco Arteplex 4, 18h20) - 24/10 (Cine Bombril Sala 1, 15h40)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Canadá, 2006, 98 min.
Direção: Camelia Frieberg
Roteiro: Camelia Frieberg
Fotografia: Christopher Ball
Elenco: Kristen Holden-Ried, Kathryn MacLellan, Lisa Ray
Descrição: O fotojornalista Jack Walker, cujo trabalho expõe a exploração da natureza pela indústria, chega sem avisar à remota cidade à beira-mar em que sua irmã Olívia conduz, ao lado de seus filhos, uma vida cuidadosamente planejada e isolada. Jack, encantador, mas prudente, é reticente sobre os motivos que o levaram até lá e também sobre fatos de seu passado recente, dos quais faz segredo. Jack sente atração pela melhor amiga da irmã, Lia, professora de jardim da infância e mãe solteira. Ela tenta introduzi-lo na comunidade local. À medida que o romance dos dois se intensifica, o pessimismo de Jack passa a diminuir, e ele se abre para uma nova perspectiva de mundo. Jack pretende conquistar Thomas, o rebelde filho adolescente de Olívia, e envolvê-lo numa investigação que iniciou por contra própria sobre os efeitos tóxicos nas vizinhanças de uma fábrica de tintas e resinas. O comportamento de Thomas, porém, é incontrolável, e Jack se vê obrigado a contê-lo, confrontando assim seu próprio passado.
Atos dos Homens
Atos dos Homens (Atos dos Homens)
Exibição: 27/10 (Cinesesc, 21h20) - 28/10 (Sala UOL, 18h) - 1/11 (Cine Bombril Sala 2, 21h50) - 2/11 (Cine Bombril Sala 1, 14h)
Seção: Competição - Novos Diretores
País: Brasil , 2006, 75 min.
Direção: Kiko Goifman
Roteiro: Kiko Goifman
Fotografia: Diego Gozze
Descrição: Um massacre ocorrido na Baixada Fluminense transformou um documentário sobre sobreviventes de chacinas em um filme sobre a violência no Rio de Janeiro. Em 31 de março de 2005, um mês antes do início das filmagens, uma matança nas cidades de Nova Iguaçu e Queimados mudaria profundamente o argumento do projeto. A realidade tão próxima fez com que o foco fosse direcionado ao cotidiano dos moradores daquela região, mostrando a profunda desigualdade social e a banalização da morte, que se transforma num modo corriqueiro de resolução de conflitos. A premissa detém-se no extermínio, nos matadores e no desejo de viver dos moradores da região.
AzulOscuroCasiNegro
AzulOscuroCasiNegro (AzulOscuroCasiNegro)
Exibição: 20/10 (Espaço Unibanco 3, 15h40) - 26/10 (Cinesesc, 16h) - 27/10 (Unibanco Arteplex 3, 22h) - 28/10 (Espaço Unibanco 3, 23h10)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Espanha, 2006, 105 min.
Direção: Daniel Sánchez Arévalo
Roteiro: Daniel Sánchez Arévalo
Fotografia: Juan Carlos Gómez
Elenco: Quim Gutiérrez, Marta Etura, Antonio de la Torre, Héctor Colomé, Raúl Arévalo
Descrição: Jorge herdou o trabalho de seu pai, depois que este sofreu um derrame cerebral. Nos últimos anos, ele tem se esforçado para cumprir suas obrigações, cuidar do pai e ainda estudar para ter uma carreira profissional. Agora, aos 25 anos e recém-formado, Jorge aspira um emprego melhor. Por meio de seu irmão Antonio, conhece Paula, com quem desenvolve uma relação incomum e que o impulsionará a deixar de se sentir responsável por todos que o cercam. Ele também respeitará seus desejos, preocupando-se menos com o que esperam dele. Quando isso acontecer, tudo poderá ser diferente... ou não.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).