Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Sinopses

da Folha Online

D

Dancefloor Caballeros
Dancefloor Caballeros (Dancefloor Caballeros)
Exibição: 21/10 (Sala Cinemateca, 18h30) - 22/10 (Espaço Unibanco 1, 20h10) - 29/10 (Unibanco Arteplex 1, 15h10)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Brasil / Alemanha, 2006, 99 min
Direção: Dirk Böll
Roteiro: Dirk Böll
Fotografia: Mark Wittek
Elenco: Djoy de Cuba, Michel Matos, Wichy de Vedado, Lázaro Gonzáles, Carlos Hernández
Descrição: Um grupo de amigos da cena techno de Havana parte em turnê pelo interior de Cuba para apresentar esse gênero musical, pela primeira vez, fora da capital. Levando na bagagem equipamentos improvisados e CDs adquiridos em viagens pela Europa, a trupe cruza as estradas do interior da ilha e exibe-se em vilarejos para jovens que nunca ouviram falar em música eletrônica e para seus pais e avós, homens e mulheres do tempo da revolução. Esse road movie documenta assim os diferentes estilos de vida dos jovens cubanos de hoje.
David & Layla
David & Layla (David & Layla)
Exibição: 25/10 (Unibanco Arteplex 1, 19h) - 26/10 (Espaço Unibanco 3, 19h50) - 29/10 (Cine Bombril Sala 1, 12h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 206, 109 min
Direção: Jay Jonroy
Roteiro: Jay Jonroy
Fotografia: Harlan Bsmajian
Elenco: David Moscow, Shiva Rose, Callie Thorne, Peter Van Wagner, Polly Adams
Descrição: Em Nova York, o produtor de TV David apaixona-se no primeiro olhar pela voluptuosa Layla, uma misteriosa e sensual dançarina. Ela é uma refugiada muçulmana. Judeu, David é bem-sucedido em suas investidas. Mas Layla também é cortejada pelo muçulmano Dr. Ahmad e fica dividida. Enquanto isso, em seu programa de TV, David aborda a correlação entre sexo, política e joie de vivre. Conseguirão David e Layla seguir seus corações e superar anos de animosidade bélica e religiosa? Eis um Romeu e Julieta dos tempos modernos.
De Punhos Cerrados
De Punhos Cerrados (I Pugni In Tasca)
Exibição: 21/10 (Sala UOL, 14h) - 28/10 (Unibanco Arteplex 4, 13h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1965, 105 min
Direção: Marco Bellocchio
Roteiro: Marco Bellocchio
Fotografia: Alberto Marrama
Elenco: Lou Castel, Paola Pitagora, Marino Masé, Liliana Gerace, Stefania Troglio
Descrição: Religião, família, pátria e propriedade são temas discutidos no filme. Uma violenta crítica à família e à burguesia. Uma mãe de quatro filhos não consegue educá-los, nem administrar a casa. Um dos filhos é epiléptico, agindo de forma sádica e destrutiva. A filha, aparentemente normal, age de maneira infantil e possui um sentimento mórbido em relação ao irmão Alessandro. Um retrato do desespero de uma geração frustrada. Marco Bellocchio, que com este filme de estréia influenciou o Cinema Novo mundial, é um dos raros diretores italianos em atividade a se dedicar a entrechos sócio-políticos, como no recente Bom Dia, Noite (2003).
Dear Miss Mistress
Dear Miss Mistress (Dear Miss Mistress)
Exibição: Programa de curtas 2
Seção: Curtas-metragens
País: Alemanha, 2006
Direção: Claire Walka
Roteiro: Claire Walka
Descrição: "D Dear Miss Mistress, Dear Dear Miss Distress … T Turn me on and drag me underground…" Uma canção dedicada ao metrô de Londres. Um vídeo produzido com fotografias e textos animados. O curta-metragem foi gravado com câmera fotográfica digital.
Decadência
Decadência (Slumming)
Exibição: 26/10 (Cine Bombril Sala 2, 22h) - 30/10 (Unibanco Arteplex 2, 15h) - 1/11 (Unibanco Arteplex 1, 0h) - 2/11 (Sala Cinemateca, 18h10)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Áustria / Suíça, 2006, 100 min
Direção: Michael Glawogger
Roteiro: Michael Glawogger, Barbara Albert
Fotografia: Martin Gschlacht
Elenco: Paulus Manker, August Diehl, Michael Ostrowski, Pia Hierzegger, Maria Bill
Descrição: Preguiçoso, o rico Sebastian tem pouco respeito pelos outros, especialmente pelas mulheres. Por meio de sua boa aparência e seu charme, ele manipula facilmente as pessoas. Sebastian sempre joga com a vida dos outros, às vezes casualmente, às vezes cruelmente. Seu esporte favorito é percorrer os bares e cafés de Viena em busca de novas vítimas para suas brincadeiras. Ele também navega pela internet, procurando jovens mulheres e seduzindo-as com suas histórias. Pia, uma professora, é sua última conquista. Ela vai se envolver numa das brincadeiras de Sebastian, cujo resultado pode ser trágico.
Degraus
Degraus (Degraus)
Exibição: Programa de curtas 6
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2005
Direção: Núbia Santana
Roteiro: Núbia Santana, Marcos Araújo
Descrição: Ao se mudar com a família para a casa que pertenceu a Madame Margoth, famosa cortesã falecida nos anos 1920, Sofia, uma elegante jovem de família tradicional e rica, sente-se fascinada pelos objetos da antiga dona. Em busca de sua identidade, ela sai bruscamente de casa e é atropelada. Em coma, projeta-se numa viagem interior, invade o universo de Margoth, identifica-se com ela e se confunde.
Deus e o Diabo em Cima da Muralha
Deus e o Diabo em Cima da Muralha (Deus e o Diabo em Cima da Muralha)
Exibição: 21/10 (Espaço Unibanco 1, 14h) - 27/10 (Espaço Unibanco 3, 19h50) - 28/10 (Sala Cinemateca, 22h30) - 30/10 (Unibanco Arteplex 3, 18h)
Seção: Mostra Brasil Perspectiva
País: Brasil, 2006, 54 min
Direção: Tocha Alves, Daniel Lieff
Roteiro: Eduardo Benain, Jorge Saad
Fotografia: Helcio
Descrição: Imagine uma prisão com cerca de 10 mil detentos, muitos deles perigosos e reincidentes. Para controlá-los, apenas alguns funcionários desarmados. Em pequeno número, esses funcionários se revezam em turnos. Vivem como quase-presos, numa rotina de tensão, mas também de humor e emoção. Essa prisão era muito real. Enquanto existiu, o Carandiru foi o maior presídio da América Latina, administrado por um número reduzido de funcionários. O documentário mostra como funcionava o presídio sob a ótica desses poucos funcionários que detinham as chaves. O delicado equilíbrio das relações com os detentos, as afinidades entre os empregados, momentos de tensão e até mesmo de felicidade: são histórias relatadas por ex-funcionários, entre eles, o médico Dráuzio Varela, autor do livro Estação Carandiru. São segredos de um lugar que não existe mais.
Dez canoas
Dez canoas (Ten Canoes)
Exibição: 28/10 (Cinesesc, 15h40) - 29/10 (Reserva Cultural Sala 2, 19h40) - 31/10 (Cine Olido, 17h10) - 2/11 (Reserva Cultural Sala 2, 21h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Austrália, 2006, 92 min
Direção: Rolf de Heer
Roteiro: Rolf de Heer
Fotografia: Ian Jones
Elenco: Jamie Gulpilil, David Gulpilil, Crusoe Kurddal, Richard Birrinbirrin, Frances Djulibing
Descrição: Num passado distante, numa época tribal, Dayindi , um aborígine, cobiça uma das esposas de seu irmão mais velho. Com o intuito de ensiná-lo a maneira correta de agir, lhe é contada uma história de um místico passado, de um forte amor, de seqüestro, de bruxaria, de trabalhos feitos para causar danos físicos e de vingança. O diretor Rolf de Heer imaginou o roteiro depois que o ator aborígene David Gulpilil lhe mostrou uma fotografia tirada em meados de 1930 pelo antropólogo e doutor Donald Thompson, que mostrava dez nativos em suas canoas no pântano de Arafura. Anciãos da tribo explicaram à equipe de produção como construir tais canoas, que não eram feitas há cerca de cinco décadas. Este é a primeira grande produção australiana a ser falada inteiramente numa língua aborígene.
Dia Noite, Dia Noite
Dia Noite, Dia Noite (Day Night, Day Night)
Exibição: 30/10 (Cine Bombril Sala 1, 20h20) - 31/10 (Cinesesc, 15h30) - 2/11 (Cine Bombril Sala 1, 18h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 94 min
Direção: Julia Loktev
Roteiro: Julia Loktev
Fotografia: Bendit Debie
Elenco: Luisa Williams, Josh P. Weinstein, Gareth Saxe, Nyambi Nyambi, Frank Dattolo
Descrição: Uma jovem de 19 anos prepara-se para agir como mulher-bomba no Times Square, em Nova York. Ela fala sem qualquer sotaque e por isto é impossível definir sua etnia. Não se sabe por que ela tomou essa decisão, quem ela representa ou no quê acredita. O filme se inspira tanto numa história relatada num jornal russo quanto na vida de Joana d’Arc.
Diário I e II
Diário I e II (Yoman)
Exibição: 22/10 (Cine Bombril Sala 2, 14h) - 23/10 (Unibanco Arteplex 4, 14h) - 31/10 (Cine Olido, 19h)
Seção: Apresentação Especial
País: Israel, 1983, 330 min
Direção: David Perlov
Roteiro: David Perlov
Fotografia: David Perlov, Gadi Danzig, Y. Sicherman, Yahin Hirsch
Descrição: Projeto documental em seis episódios, com 52 minutos cada, financiados pela emissora britânica Channel 4 e filmados entre 1973 e 1983. O cineasta judeu-brasileiro David Perlov explicita seu olhar sobre o mundo, as relações familiares e os universos judaico e israelense. Recorrendo inclusive a filmagens domésticas em Super-8 e vídeo, ele próprio assim descreveu a série: "Meu diário é minha carteira de identidade." Os diários foram ordenados em ordem cronológica de registro, como seguem: Diário 1 (1973-1977): o começo de tudo, com a família de Perlov - a mulher Mira e as filhas gêmeas Yael e Naomi -, as ruas de São Paulo, seu novo apartamento em Tel Aviv, o Muro das Lamentações e seu encontro com o violinista Isaac Stern e o ator Klaus Kinski; Diário 2 (1978-1980): as filhas entram para o exército de Israel, o cineasta tem insônia, imagens do Cemitério dos Pioneiros e uma visita a Creta; Diário 3 (1981-1982): os registros se intensificam, há eleições, sua filha Yael fala sobre montagem, acontece um suicídio e a primeira manifestação contra a Guerra do Líbano; Diário 4 (1982-1983): surge um arco-íris durante a Guerra do Líbano, é lido Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, e Yael faz aniversário; Diário 5 (1983): Paris em agosto - centro Pompidou, igrejas e sinagogas - e também Colônia, Amsterdã e Londres, quando fica doente e convalesce, enquanto Yael se torna assistente de Claude Lanzmann no filme Shoah; e Diário 6 (1983): A volta ao Brasil, o bairro judeu de São Paulo, o amigo libanês Fawzi, a cidade natal Rio de Janeiro, uma procissão religiosa em Ouro Preto, as cidades de Aleijadinho, Tiradentes, Belo Horizonte e, por fim, Lisboa.
Diário III e IV
Diário III e IV (Yoman)
Exibição: 22/10 (Cine Bombril Sala 2, 16h10) - 23/10 (Unibanco Arteplex 4, 16h10) - 1/11 (Cine Olido, 19h20)
Seção: Apresentação Especial
País: Israel, 1983, 330 min
Direção: David Perlov
Roteiro: David Perlov
Fotografia: David Perlov, Gadi Danzig, Y. Sicherman, Yahin Hirsch
Descrição: Projeto documental em seis episódios, com 52 minutos cada, financiados pela emissora britânica Channel 4 e filmados entre 1973 e 1983. O cineasta judeu-brasileiro David Perlov explicita seu olhar sobre o mundo, as relações familiares e os universos judaico e israelense. Recorrendo inclusive a filmagens domésticas em Super-8 e vídeo, ele próprio assim descreveu a série: "Meu diário é minha carteira de identidade." Os diários foram ordenados em ordem cronológica de registro, como seguem: Diário 1 (1973-1977): o começo de tudo, com a família de Perlov - a mulher Mira e as filhas gêmeas Yael e Naomi -, as ruas de São Paulo, seu novo apartamento em Tel Aviv, o Muro das Lamentações e seu encontro com o violinista Isaac Stern e o ator Klaus Kinski; Diário 2 (1978-1980): as filhas entram para o exército de Israel, o cineasta tem insônia, imagens do Cemitério dos Pioneiros e uma visita a Creta; Diário 3 (1981-1982): os registros se intensificam, há eleições, sua filha Yael fala sobre montagem, acontece um suicídio e a primeira manifestação contra a Guerra do Líbano; Diário 4 (1982-1983): surge um arco-íris durante a Guerra do Líbano, é lido Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, e Yael faz aniversário; Diário 5 (1983): Paris em agosto - centro Pompidou, igrejas e sinagogas - e também Colônia, Amsterdã e Londres, quando fica doente e convalesce, enquanto Yael se torna assistente de Claude Lanzmann no filme Shoah; e Diário 6 (1983): A volta ao Brasil, o bairro judeu de São Paulo, o amigo libanês Fawzi, a cidade natal Rio de Janeiro, uma procissão religiosa em Ouro Preto, as cidades de Aleijadinho, Tiradentes, Belo Horizonte e, por fim, Lisboa.
Diário V e VI
Diário V e VI (Yoman)
Exibição: 22/10 (Cine Bombril Sala 2, 18h20) - 23/10 (Unibanco Arteplex 4, 18h20) - 2/11 (Cine Olido, 19h)
Seção: Apresentação Especial
País: Israel, 1983, 330 min
Direção: David Perlov
Roteiro: David Perlov
Fotografia: David Perlov, Gadi Danzig, Y. Sicherman, Yahin Hirsch
Descrição: Projeto documental em seis episódios, com 52 minutos cada, financiados pela emissora britânica Channel 4 e filmados entre 1973 e 1983. O cineasta judeu-brasileiro David Perlov explicita seu olhar sobre o mundo, as relações familiares e os universos judaico e israelense. Recorrendo inclusive a filmagens domésticas em Super-8 e vídeo, ele próprio assim descreveu a série: "Meu diário é minha carteira de identidade." Os diários foram ordenados em ordem cronológica de registro, como seguem: Diário 1 (1973-1977): o começo de tudo, com a família de Perlov - a mulher Mira e as filhas gêmeas Yael e Naomi -, as ruas de São Paulo, seu novo apartamento em Tel Aviv, o Muro das Lamentações e seu encontro com o violinista Isaac Stern e o ator Klaus Kinski; Diário 2 (1978-1980): as filhas entram para o exército de Israel, o cineasta tem insônia, imagens do Cemitério dos Pioneiros e uma visita a Creta; Diário 3 (1981-1982): os registros se intensificam, há eleições, sua filha Yael fala sobre montagem, acontece um suicídio e a primeira manifestação contra a Guerra do Líbano; Diário 4 (1982-1983): surge um arco-íris durante a Guerra do Líbano, é lido Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, e Yael faz aniversário; Diário 5 (1983): Paris em agosto - centro Pompidou, igrejas e sinagogas - e também Colônia, Amsterdã e Londres, quando fica doente e convalesce, enquanto Yael se torna assistente de Claude Lanzmann no filme Shoah; e Diário 6 (1983): A volta ao Brasil, o bairro judeu de São Paulo, o amigo libanês Fawzi, a cidade natal Rio de Janeiro, uma procissão religiosa em Ouro Preto, as cidades de Aleijadinho, Tiradentes, Belo Horizonte e, por fim, Lisboa.
Dias de Glória
Dias de Glória (Indigènes)
Exibição: "20/10 (Unibanco Arteplex 3, 19h40) - 21/10 (Espaço Unibanco 3, 15h10) - 24/10 (Reserva Cultural Sala 2, 19h30) - 27/10 (Unibanco Arteplex 1, 15h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: França / Marrocos / Argélia / Bélgica, 2006, 120 min
Direção: Rachid Bouchareb
Roteiro: Rachid Bouchareb, Olivier Lorelle
Fotografia: Patrick Blossier
Elenco: Jamel Debbouze, Samy Naceri, Roschdy Zem, Samy Bouajila, Bernard Blancan
Descrição: Em 1943, eles ainda não haviam colocado os pés na França, mas, devido à Segunda Guerra, Said, Abdelkader, Messaoud e Yassir se unem ao exército francês para libertar a terra natal dos inimigos nazistas, como estão fazendo também outros 130 mil "indígenas", saídos da mesma aldeia argelina. Esses heróis, esquecidos pela história, serão responsáveis por várias conquistas antes de se verem sozinhos, defendendo a pequena aldeia da Alsácia contra o batalhão germânico.
Dias Gelados
Dias Gelados (Yamim Kfuim)
Exibição: 21/10 (Cine Bombril Sala 1, 14h10) - 25/10 (Sala Cinemateca, 15h50) - 27/10 (Centro Cultural São Paulo, 18h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Israel, 2005, 90 min
Direção: Danny Lerner
Roteiro: Danny Lerner
Fotografia: Ram Shweky
Elenco: Anat Klausner, Sandra Sade, Uli Sternberg, Pini Tavger
Descrição: Meow é uma jovem mulher que perambula pelas ruas e boates de Tel-Aviv. Ela mora em apartamentos vazios e navega pelas salas de bate-papo da internet. Certa noite, ela decide encontrar Alex, seu companheiro num bate-papo. O caminho para o encontro às escuras é cheio de obstáculos e identidades erradas. Eles planejam se encontrar numa boate, mas um homem-bomba impede o encontro. Ela sobrevive ao ataque, mas encontra Alex em coma no hospital. Quando chega ao seu apartamento vazio, os inquilinos passam a chamá-la de Alex e ela assume sua identidade. Meow mergulhará numa perigosa realidade. Esse thriller psicológico relata a realidade dos jovens que vivem em Israel, obrigados a conviver com a imprevisível presença de homens-bomba. O filme, considerado um neo-noir, faz referências a Psicose (1960), de Alfred Hitchcock, e a Persona (1966), de Ingmar Bergman. Uma única cena é colorida.
Doente de Amor
Doente de Amor (Legaturi Bolnavicioase)
Exibição: 26/10 (Centro Cultural São Paulo, 16h) - 27/10 (Cine Morumbi, 19h) - 30/10 ( Espaço Unibanco 1, 21h30h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Romênia / França, 2006, 86 min
Direção: Tudor Giurgiu
Roteiro: Cecilia Stefanescu, Razvan Radulescu
Fotografia: Alexandru Sterian
Elenco: Maria Popistasu, Ioana Barbu, Tudor Chirila, Catalina Murgea, Mircea Diaconu
Descrição: A jovem Alex abre mão de seu quarto no dormitório da universidade para dividir uma casa com sua colega Kiki. Apesar dos problemas criados pela proprietária do imóvel e das diferenças de personalidade das duas, a relação evolui de um simples coleguismo para uma grande cumplicidade. O único que parece não gostar da amizade entre ambas é Sandu, irmão de Kiki, que demonstra um ciúme doentio por ela. Alguns meses depois, já como namoradas assumidas, elas decidem passar as férias na casa dos pais de Alex, no interior da Romênia.Tudo vai bem até que Sandu aparece, disposto a levar Kiki de volta para Bucareste.
Dona Ana
Dona Ana (Doña Ana)
Exibição: Programa de curtas 3
Seção: Curtas-metragens
País: Colômbia, 2005, 101 min.
Direção: David Sanches, Marlon Vasquez
Roteiro: Marlon Vasquez
Descrição: Dona Ana é uma senhora idosa que vive de vender plantas medicinais. Ela cultiva o hábito de comer morangos e gosta de falar para todo mundo sobre as propriedades das plantas que vende, mostrando os conhecimentos que existem no espírito da cultura popular.
Dong
Dong (Dong)
Exibição: 31/10 (Unibanco Arteplex 3, 22h10) - 1/11 (Espaço Unibanco 3, 21h30) - 2/11 (Unibanco Arteplex 4, 17h50)
Seção: Perspectiva Internacional
País: China, 2006, 66 min
Direção: Jia Zhang-Ke
Roteiro: Jia Zhang-Ke
Fotografia: Yu Likwai, Jia Zhang-Ke, Chow Chi Sang, Tian Li
Descrição: Fengjie, China, 2005. O pintor Liu Xiao-dong vai à região das Três Gargantas para realizar uma série de obras a óleo. Ele retrata 12 operários que trabalham no desmantelamento de instalações da região, que vai ser alagada para construção de um enorme dique. Fengjie, com seus dois mil anos de história, será destruída em breve. Após a conclusão do Projeto Três Gargantas, a cidade estará completamente submersa. Durante sua estada com os operários, o artista é gradualmente arrebatado por essa dura realidade. O filme foi rodado na mesma região em que o diretor ambientou o longa de ficção Still Life, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza e também selecionado para a 30ª Mostra.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).