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30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

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E Agora Com a Palavra, Nossos Patrocinadores
E Agora Com a Palavra, Nossos Patrocinadores (And Now A Word From Our Sponsors)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: EUA, 2006
Direção: Wojciech Lorenc
Roteiro: Wojciech Lorenc
Descrição: Um jovem é selecionado para uma surreal campanha publicitária de camisinha, na qual é abordado por um exército de vendedores num supermercado oferecendo seus produtos. Se ele não conseguir escapar do assédio a tempo, perderá a possibilidade de ir a um quarto onde o espera uma linda garota. Será que conseguirá? E que surpresa ele terá ao chegar lá?
Edmond
Edmond (Edmond)
Exibição: 28/10 (Espaço Unibanco 3, 15h40) - 29/10 (Sala Cinemateca, 14h) - 30/10 (Cine Bombril Sala 2, 20h) - 31/10 (Sala Cinemateca, 22h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2005, 76 min
Direção: Stuart Gordon
Roteiro: David Mamet
Fotografia: Denis Maloney
Elenco: William H. Macy, Julia Stiles, Joe Mantegna, Denise Richards, Mena Suvari, Bai Ling, Rebecca Pidgeon
Descrição: As previsões sobre seu futuro, feitas por uma vidente, causaram impacto no executivo Edmond Bruke. Levaram-no a confrontar o vazio de sua vida e de seu casamento. Ele decide largar tudo, sua família e a segurança de sua confortável casa no subúrbio, para viver no submundo de Nova York, em busca de redenção. Para sua surpresa, prostitutas são caras e dedos-duros são violentos. Ainda assim, Edmond maravilha-se com as ruas e com todos aqueles personagens que rastejam pela noite. Numa certa ocasião, ele é roubado, espancado e humilhado. Descobre a libertação ao matar o homem negro que o tinha atacado. Edmond volta então para sua casa com a garçonete Gleena, mas o sexo barulhento acaba numa longa e séria conversa. Ela se frustra e ele recusa aceitar a desilusão dela, esfaqueando-a para que sangre até morrer. Ele a culpa pelo crime. Edmond inicia um processo de degradação pessoal e expressa livremente seu racismo e sua homofobia. Na prisão por assassinato, ele é estuprado por seu companheiro de cela, mas eventualmente encontra conforto em sua companhia. Adaptação de peça homônima do dramaturgo e cineasta David Mamet. O filme registra uma radical mudança de rumo na carreira do diretor Stuart Gordon, especializado em filmes de terror e ficção científica. Mesmo assim, o seu ator-fetiche, Jeffrey Combs, bate ponto e assume um papel coadjuvante.
Efectos Secundarios
Efectos Secundarios (Efectos Secundarios)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 3, 16h30) - 23/10 (Espaço Unibanco 3, 15h50) - 31/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h30) - 1/11 (Cinesesc, 23h40)
Seção: Competição Novos Diretores
País: México, 2006, 111 min
Direção: Issa López
Roteiro: Issa López
Fotografia: Carlos Aguilera
Elenco: Marina de Tavira, Alejandra Gollás, Arturo Barba, Pedro Izquierdo
Descrição: Marina, Adán, Mimí e Ignácio conheceram-se na escola preparatória e envolveram-se uns com os outros de várias formas, entre amizades e amores não-correspondidos. Doze anos depois, quando todos estão à beira dos 30, eles vão a uma reunião de ex-alunos. O reencontro os leva a se questionarem sobre as mudanças ocorridas na vida de cada um. A reunião serve de gatilho para o resgate de uma série de loucuras e memórias, que incluem vingança, amores frustrados, desastres e situações inusitadas envolvendo abelhas, gatos mortos e o melhor beijo do mundo. Afinal, todas as ações têm mais do uma única reação. Issa López trabalhou um ano com os atores para desenvolver seus personagens a partir de anotações e muito improviso. No final do filme, as cenas e falas em off foram espontâneas e colhidas junto à equipe e ao elenco, já que muitos se encontravam na passagem dos 20 aos 30 anos de idade. Primeiro filme produzido no México por uma subsidiária de um grande estúdio de Hollywood, a Warner.
El Cielo Dividido
El Cielo Dividido (El Cielo Dividido)
Exibição: 20/10 (Cinesesc, 22h20) - 26/10 (Centro Cultural São Paulo, 20h) - 30/10 (Sala UOL, 16h10)
Seção: Perspectiva Internacional
País: México, 2006, 140 min
Direção: Julián Hernández
Roteiro: Julián Hernández
Fotografia: Ajelandro Cantú
Elenco: Miguel Ángel Hoppe, Fernando Arroyo, Alejandro Rojo, Klaudia López
Descrição: Gerardo e Jonas não são apenas um casal. Amigos, amantes e cúmplices, os dois compartilham de uma ligação vital que os torna um só. Tanta paixão, no entanto, não resiste ao misterioso Bruno, que se envolve com Jonas e os coloca em uma espiral crescente de problemas. Traições, discussões e dúvidas passam a fazer parte de suas vidas. Embora a atração e a fidelidade entre ambos não sejam mais as mesmas, o amor mútuo ainda permanece intacto. E esse sentimento, que durará para sempre, poderá salvá-los, mesmo que uma separação seja inevitável. Ganhou o prêmio da imprensa de melhor filme e roteiro no Festival de Guadalajara.
El Cobrador
El Cobrador (El Cobrador)
Exibição: 24/10 (Unibanco Arteplex 3, 21h50) - 28/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h20) - 1/11 (Cine Bombril Sala 2, 17h50)
Seção: Perspectiva Internacional
País: México / Espanha / Inglaterra / Argentina, 2006, 97 min
Direção: Paul Leduc
Roteiro: Paul Leduc
Fotografia: Diego Rodriguez, Josep M. Civit, Ángel Goded
Elenco: Peter Fonda, Lázaro Ramos, Antonella Costa, Jesús Ochoa
Descrição: Globalização da violência ou violência da globalização? Assassinos seriais ou assassinos sociais? Uma mina no Brasil, vários assassinatos em Nova York, outros em Miami, qual é a relação entre eles? El Cobrador é um convite para se buscar a resposta para essas perguntas. Provavelmente foi Rubem Fonseca o escritor quem melhor escreveu sobre a violência contemporânea, agressiva e convulsiva. O filme traz contos seus - espalhados por livros e momentos diferentes - e os adapta numa única história em que todos se relacionam ainda que mantenham sua própria identidade. Personagens dispersos no espaço, estranhos entre si, acabam fazendo parte de uma única trama, um único thriller, onde a identidade do assassino não é importante - pois todos o são - já que estão presos no mesmo contexto - um sistema - que os condiciona e os aniquila. Co-produzido por Agustín Almodóvar, responsável também por A Vida Secreta das Palavras, atração desta 30ª Mostra, este filme conta com uma rara trilha sonora do baiano Tom Zé, foco do documentário Fabricando Tom Zé, igualmente selecionado para a 30ª Mostra.
El Laberinto del Fauno
El Laberinto del Fauno (El Laberinto del Fauno)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 2, 0h) - 22/10 (Cinesesc, 18h10) - 23/10 (Reserva Cultural Sala 2, 19h10) - 2/11 (Cine Bombril Sala 1, 21h50)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Espanha / México, 2006, 114 min
Direção: Guillermo del Toro
Roteiro: Guillermo del Toro
Fotografia: Guillermo Navarro
Elenco: Sergi López, Maribel Verdú, Ivana Baquero, Doug Jones, Alex Ângulo
Descrição: Espanha, 1944, fim da Guerra Civil: recém-casada, Carmen muda-se com sua filha Ofélia para a casa de seu novo marido, o autoritário Vidal, capitão do exército de Franco. Assustada, a menina refugia-se num misterioso labirinto e conhece Pan, uma criatura mágica. Ele lhe revela que Ofélia precisa cumprir três perigosas provas para voltar a ser uma princesa. O filme divide-se entre o fantástico (o universo infantil) e o terror (a guerra).
El Magico
El Magico (El Magico)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 4, 15h20) - 29/10 (Unibanco Arteplex 3, 17h30) - 1/11 (Espaço Unibanco 3, 19h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Colômbia, 2005, 95 min
Direção: Camilo Martín
Roteiro: Camilo Martín
Fotografia: Camilo Martín
Descrição: A vida do excêntrico Carlos Lehder Rivas, chamado o Henry Ford da cocaína. No final de 1978, Lehder, um homem de 30 anos, dono de uma empresa e de uma ilha nas Bahamas, retorna à cidade natal, Armenia, na Colômbia, repleto de idéias e de dinheiro. Muitas pessoas se ligam a ele, sem se importarem com o que todos sabem: que Lehder obtém seu dinheiro com o tráfico de drogas. Apesar da aceitação geral, um segundo setor da sociedade não vê com bons olhos sua presença, pois os jovens atraídos pelo luxo que o rodeia também passam a fazer negócios ilegais. E há um terceiro setor da sociedade ainda mais desgostoso, o político, que vê em Lehder um rico rival com o qual não pode competir. Lehder deixou Armenia aos 15 anos de idade e foi para os Estados Unidos, onde se dedicou ao roubo de carros e ao tráfico de drogas, acumulando uma pequena fortuna. Passou por isso dois anos preso. No início dos anos 1980, ele supervisionava o envio de cocaína aos Estados Unidos, em sua maior parte proveniente do chamado cartel de Medelín, levando o tráfico de cocaína a níveis jamais vistos e dessa forma despertando a atenção das autoridades norte-americanas. Ele foi por isso se esconder em Armênia. Como outros traficantes de sua geração, ele tenta ingressar na política para legitimar sua fortuna e impedir o tratado de extradição com os Estados Unidos. Mas a situação se agrava, e Lehder mergulha na clandestinidade. Preso em 1987, foi extraditado e condenado à prisão perpétua.
Electroma
Electroma (Electroma)
Exibição: 25/10 (Cine Bombril Sala 1, 22h20) - 28/10 (Cine Bombril Sala 1, 23h30) - 30/10 (Cinesesc, 22h10) - 31/10 (Sala UOL, 14h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Inglaterra, 2006, 74min
Direção: Guy Manuel de Homem Christo, Thomas Bangalter
Roteiro: Guy Manuel de Homem Christo, Thomas Bangalter
Fotografia: Thomas Bangalter
Descrição: Musical psicodélico, essa odisséia visual acompanha dois robôs em sua busca para se tornarem humanos. É um road movie cibernético num planeta desolado. A produção não tem diálogos e é permeada por música do começo ao fim, com composições pop, entre outros de Brian Eno, Curtis Mayfield e Todd Rundgren, e eruditas, de Franz Joseph Haydn e Frederic Chopin. Não há Daft Punk na trilha.
Embaixo dos Escombros
Embaixo dos Escombros (Bajos Los Escombros)
Exibição: Programa de curtas 11
Seção: Curtas-metragens
País: México, 2005
Direção: Carlos Dávila Yeo
Roteiro: Carlos Dávila Yeo
Descrição: Numa manhã como outra qualquer, Francisco e Angel preparam-se para iniciar seus trabalhos cotidianos como médicos residentes do Hospital Geral. Repentinamente, o implacável destino mostra a fragilidade humana quando um terremoto sacode e muda suas vidas para sempre.
Emma’s Bliss
Emma’s Bliss (Emmas Glück)
Exibição: 28/10 (Espaço Unibanco 3, 21h10) - 29/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 19h) - 30/10 (Cinesesc, 15h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2006, 99 min
Direção: Sven Taddicken
Roteiro: Claudia Schreiber, Ruth Thoma
Fotografia: Daniela Knapp
Elenco: Jördis Triebel, Jürgen Vogel, Hinnerk Schönemann, Nina Petri, Martin Feifel
Descrição: Max é um medíocre vendedor de carros que descobre estar com um câncer terminal. Seu plano é viajar para um paraíso no México e aproveitar o tempo que lhe resta. Mas um acidente de carro interrompe sua viagem e o leva para uma decadente fazenda de criação de porcos administrada por uma jovem chamada Emma. Completamente endividada, ela faz o que pode para manter o negócio. Tem início então uma comovente história de amor, que recorda que a felicidade pode estar mais perto do que se imagina. Max é interpretado por Jürgen Vogel, um dos mais talentosos atores do novo cinema alemão, presente na 30ª Mostra também em The Free Will.
En Soap
En Soap (En Soap)
Exibição: 20/10 (Cine Bombril Sala 2, 20h20) - 21/10 (Unibanco Arteplex 2, 15h30) - 25/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h) - 31/10 (Cine Morumbi, 19h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Pernille Fischer Christensen
Direção: Kim Fupz Aakeson
Roteiro: Kim Fupz Aakeson
Fotografia: Erik Molberg Hansen
Elenco: David Dencik, Trine Dyrholm, Frank Thiel,Elsebeth Steentoft, Christian Tafdrup
Descrição: Charlotte, de 32 anos, termina um namoro de longa data e se muda para um novo apartamento. Seu vizinho é o transexual Veronica, que mora sozinho com seu cão num bagunçado apartamento. Ele assiste religiosamente às novelas na TV e gasta seu tempo maquiando-se e depilando pernas e rosto. Um dia, Charlotte precisa mover uma cama e pede ajuda ao vizinho. Um assalto, a nova cama e cortinas brancas os aproximam e os tornam personagens de uma turbulenta história de amor.
Esboços para Frank Gehry
Esboços para Frank Gehry (Sketches Of Frank Gehry)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 3, 12h30) - 23/10 (Unibanco Arteplex 1, 22h10) - 24/10 (Espaço Unibanco 1, 15h50) - 31/10 (Reserva Cultural Sala 2, 21h10) - 2/11 (Unibanco Arteplex 1, 18h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2005, 83 min
Direção: Sydney Pollack
Fotografia: Marcus Birsel, Claudio Rocha, George Tiffin
Descrição: Esta é a história da admiração de um artista pelo outro. Sydney Pollack, que pouco sabe sobre arquitetura, exceto o que ele admira, foi convidado por seu amigo, o renomado arquiteto Frank Gehry, a fazer um documentário sobre sua vida e método de trabalho. Um dos grandes cineastas norte-americanos, ator, produtor e diretor de obras elogiadas como A Noite dos Desesperados (1969), Tootsie (1982) e Entre Dois Amores (1985), ele aceitou a empreitada e realizou assim seu primeiro documentário. A colaboração entre os dois resultou em algo especial. Gehry é muito natural frente à câmera de Pollack. A vida pessoal do arquiteto e seus trabalhos, como as estruturas do museu Guggenheim, em Bilbao, Espanha, e as do Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, são apresentados no documentário. A produção conta com depoimentos de amigos do arquiteto, como, entre outros, o roqueiro Bob Geldof, o ator Dennis Hopper, os magnatas do cinema Michael Eisner e Michael Ovitz e o pintor Julian Schnabel.
Espaços Públicos
Espaços Públicos (Public Spaces)
Exibição: Programa de curtas 9
Seção: Curtas-metragens
País: Holanda, 2006
Direção: Martijn Veldhoen
Roteiro: Martijn Veldhoen
Descrição: Um homem e uma mulher estão envolvidos numa transação com uma mala contendo algum tipo de contador eletrônico. Falando constantemente ao telefone, eles andam por diversos espaços públicos. Envolvidos demais, não conseguem observar que algo prestes a acontecer neutralizará totalmente a importância da transação.
Este Crime Chamado Justiça
Este Crime Chamado Justiça (In Nome Del Popolo Italiano)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 1, 14h50) - 31/10 (Reserva Cultural Sala 2, 13h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1971, 115 min
Direção: o Risi
Roteiro: Agenore Incrocci, Furio Scarpelli
Fotografia: Alessandro D Eva
Elenco: Ugo Tognazzi, Vittorio Gassman, Ely Galleani, Yvonne Furneaux, Michele Cimarosa, Renato Baldini
Descrição: Um obscuro magistrado italiano suspeita que a morte de uma jovem drogada foi provocada por um poderoso industrial. Decide investigá-lo e levá-lo a juízo, independente de ter provas para acusá-lo. Em nome do poder que o povo italiano lhe conferiu, esse juiz tem direito de agir assim? O filme discute a ação da justiça, que nem sempre se detém em seus limites.
Eu Não Conhecia Tururu
Eu Não Conhecia Tururu (Eu Não Conhecia Tururu)
Exibição: 28/10 (Unibanco Arteplex 2, 22h30)
Seção: Apresentação Especial
País: Brasil, 2007, 100 min
Direção: Florinda Bolkan
Roteiro: Florinda Bolkan
Fotografia: Félix Monti
Elenco: Maria Zilda Bethlem, Florinda Bolkan,Ingra Liberato, Suzana Gonçalves, Fernando Alves Pinto, Herson Capri,Lídia Matos
Descrição: Comédia antropológica inteiramente rodada num Ceará moderno, em contínua evolução, que reflete a vida cotidiana da classe média em seus conflitos, mistérios, desencantos e amores. Reflete o universo feminino, em seus múltiplos aspectos, e compreende situações que são ao mesmo tempo contrastantes e pessoais. Numa atmosfera carregada de lembranças, uma família é reunida pelo casamento de uma de quatro irmãs. O filme gira em torno da chegada das duas irmãs que vivem no exterior, o encontro com os amigos, a descoberta dos diversos tipos de relações, e ainda o impacto das índoles que sentem as conseqüências da violência urbana em seus aspectos mais diversos. É um filme sobre amor e mulheres. A direção de fotografia é de Félix Monti, na ativa desde meados dos anos 1960 com trabalhos como A História Oficial (1985, seleção da 9ª Mostra) e El Viaje (1992, melhor fotografia no Festival de Cannes). O filme conquistou os Kikitos de atriz (Maria Zilda Bethlem) e atriz coadjuvante (Lídia Mattos) no Festival de Gramado 2000.
Eu Não Quero Dormir Sozinho
Eu Não Quero Dormir Sozinho (Hei Yan Quan)
Exibição: 25/10 (Cinesesc, 22h10) - 26/10 (Sala UOL, 21h50) - 1/11 (Cine Bombril Sala 1, 22h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Taiwan / França / Áustria, 2006, 118 min
Direção: Tsai Ming-Liang
Roteiro: Tsai Ming-Liang
Fotografia: Liao Pen Jung
Elenco: Lee Kang-Sheng, Chen Siang-Chyi, Norman Bin Atun
Descrição: Depois de ter sido atacado e roubado uma noite em Kuala Lumpur, na Malásia, Hsiao-kang, um sem-teto chinês, é resgatado e salvo por alguns trabalhadores de Bangladesh. Um deles, Rawang, o deixa dormir ao seu lado num velho colchão, que ele havia achado na rua. Mais tarde, quando Chyi, garçonete em uma cafeteria, encontra Hsiao-kang, ela é tomada por um voluptuoso desejo. À medida que Hsiao-kang lentamente se recupera, ele encontra a si mesmo e fica dividido entre Rawang e Chyi. No processo, Chyi recupera sua feminilidade. Enquanto isso, um pesado nevoeiro cai sobre a cidade, deixando-a tão úmida quanto o suor daquela população de múltiplas etnias, que vive ali em busca de trabalho. Aqueles homens e mulheres e o velho colchão perdem-se no nevoeiro, mas irão se reencontrar.
Eu Quero Ser Piloto
Eu Quero Ser Piloto (I Want To Be A Pilot)
Exibição: Programa de curtas 9
Seção: Curtas-metragens
País: Quênia / México / Espanha, 2005
Direção: Diego Quemada-Diez
Roteiro: Diego Quemada-Diez
Descrição: Omondi é um menino de doze anos e morador de uma favela no Leste da África. Seu sonho é ser piloto e voar para bem longe da realidade que o cerca. Ele quer ir para um lugar onde não precise da caridade de terras distantes, onde homens brancos não possam testar medicamentos nele, onde os líderes eleitos deixem de se preocupar em ganhar dinheiro e passem a se preocupar com seu povo. Omondi quer voar. Quer ir para um lugar onde as pessoas não tenham medo de brincar com ele porque tem Aids. Omondi não quer muito, quer apenas uma vida simples em que exista um futuro. Ele quer apenas voar.
Eu Sou Quem Traz Flores Para o Túmulo Dela
Eu Sou Quem Traz Flores Para o Túmulo Dela (Ana Alati Tahmol Azouhour Ila Qabriha)
Exibição: 22/10 (Reserva Cultural Sala 2, 13h) - 27/10 (Cine Bombril Sala 2, 21h40) - 28/10 (Unibanco Arteplex 1, 19h40)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Síria / França, 2006, 110 min
Direção: Hala Alabdalla, Ammar Al Beik
Roteiro: Hala Alabdalla
Fotografia: Hala Alabdalla
Elenco: Fadia Ladkani, Rola Roukbi, Raghida Assaf, Youssef Abdelke, Nazih Abouafach, Fekrya Miro
Descrição: O mapa da Síria, para a diretora, se reduz aos amigos e às estradas viajadas. A história do país pode ser conhecida por meio da câmera e das palavras de três mulheres: a psiquiatra Fadia, a ginecologista Raghida e a executiva Rola. E a partir da história de Youssef, pintor e marido dela, a diretora Hala Alabdalla reconta a própria história e a história da arte, apresentando suas idéias sobre liberdade, democracia e exílio. São histórias que geram um filme bastante pessoal, expressando suas dúvidas e certezas. Fazer o filme era um sonho alimentado por vinte anos. Para tanto, ela busca refúgio perto do mar, em sua infância esquecida ou na sagrada sepultura da poesia. Ela divide a sua intimidade com o co-diretor Ammar Al Beik, que capta as imagens criadas pelo marido Youssef. O filme é como um quebra-cabeças em preto-e-branco e trata da importância da poesia.
Expedito - Em Busca de Outros Nortes
Expedito - Em Busca de Outros Nortes (Expedito - Em Busca de Outros Nortes)
Exibição: 25/10 (Espaço Unibanco 1, 20h20) - 26/10 (Espaço Unibanco 1, 14h) - 28/10 (Unibanco Arteplex 4, 22h10) - 30/10 (Unibanco Arteplex 3, 16h20)
Seção: Mostra Brasil / Competição Novos Diretores
País: Brasil, 2006, 75 min
Direção: Aida Marques, Beto Novaes
Roteiro: Aida Marques, Beto Novaes
Fotografia: Cleisson Vidal
Descrição: Painel da colonização da Amazônia na década de 1970, quando o Governo Federal incentivou amplas frentes de ocupação na região. Expedito Ribeiro de Souza, mineiro trabalhador e poeta do cotidiano, parte então com sua família para a floresta, em busca de um pedaço de terra para cultivar. Seu engajamento nas lutas política e sindical o leva à perseguição e, posteriormente, à morte encomendada por grandes fazendeiros. A partir de sua morte prematura, é visto como parentes espalhados pelo país inteiro seguem o caminho que Expedito apontara. Uma obra de poesia e luta sobre um homem em busca de outros nortes.

     

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