Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
20/10/2006

Sinopses

da Folha Online

F

Fabricando Tom Zé
Fabricando Tom Zé (Fabricando Tom Zé)
Exibição: 24/10 (Unibanco Arteplex 3, 20h) - 25/10 (Sala UOL, 22h) - 28/10 (Sala Cinemateca, 14h) - 2/11 (Unibanco Arteplex 1, 14h50)
Seção: Mostra Brasil / Competição Novos Diretores
País: Brasil, 2006, 89 min
Direção: Decio Matos Jr.
Roteiro: Decio Matos Jr.
Fotografia: Lula Carvalho
Descrição: Documentário que retrata vida e obra de um dos mais controversos tropicalistas, cujo fio condutor é sua turnê pela Europa em 2005. Misturando diferentes formatos (vídeo, película e animação), o filme mostra uma detalhada visão do universo musical de Tom Zé, para quem um baixo e um esmeril têm a mesma importância melódica. Em entrevistas intimistas, o artista narra diversas fases de sua vida e conta como começou a carreira na década de 1960, o ostracismo nos anos 70 e seu ressurgimento no início dos anos 90. A produção conta ainda com entrevistas de Gilberto Gil, Caetano Veloso e David Byrne (que o reinventou no mercado internacional), entre outros.
Feios, Sujos e Malvados
Feios, Sujos e Malvados (Brutti Sporchi E Cattivi)
Exibição: 21/10 (Sala Cinemateca, 14h) - 2/11 (Centro Cultural São Paulo, 16h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1976, 115 min
Direção: Ettore Scola
Roteiro: Sergio Citti, Ruggero Maccari, Ettore Scola
Fotografia: Dario Di Palma
Elenco: Nino Manfredi, Marcella Michelangeli, Marcella Battisti, Francesco Crescimone, Silvia Ferluga
Descrição: Giacintto (Nino Manfredi em uma de suas melhores atuações) vive com a mulher, dez filhos e vários parentes num barraco de uma favela na periferia de Roma. É uma descrição impiedosa da miséria material e moral dos cidadãos mais carentes da sociedade. Ettore Scola, que aqui explora seu lado satírico, intercala momentos grotescos e de humor, entre a poesia e o drama. Vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes 1976.
Fernando Lemos ­ Atrás da Imagem
Fernando Lemos ­ Atrás da Imagem (Fernando Lemos ­ Atrás da Imagem)
Exibição: 21/10 (Espaço Unibanco 1, 19h40) - 22/10 (Cine Bombril Sala 2, 22h) - 29/10 (Sala Cinemateca, 17h40)
Seção: Mostra Brasil Perspectiva
País: Brasil, 2005, 55 min
Direção: Guilherme Coelho
Roteiro: Márcia Watzl, Guilherme Coelho
Fotografia: Alberto Bellezia
Descrição: Pintor, desenhista, fotógrafo, artista gráfico e poeta, Fernando Lemos nasceu em Portugal em 1926 e emigrou para o Brasil em 1953, fugindo da ditadura de Salazar. Morando em São Paulo desde 1954, Fernando foi testemunha e participou da revolução na arte contemporânea brasileira durante a segunda metade do século XX: dos modernistas ao concretismo, chegando aos dias de hoje. Participou de Bienais e obteve o prêmio Melhor Desenhista na V Bienal de São Paulo e Sala Especial de Pintura na VI Bienal. O filme Fernando Lemos - Atrás da Imagem é uma exploração da vida e do processo criativo do artista. Uma equipe de filmagem acompanhou Lemos durante seis dias em seu cotidiano no ateliê e em sua casa, no bairro do Butantã, São Paulo. O resultado é uma exploração de sua história pessoal e política, suas influências, sua visão artística e seu incrível acervo de obras.
Fica Comigo
Fica Comigo (Be With Me)
Exibição: 21/10 (Sala Cinemateca, 20h30) - 22/10 (Cine Olido, 16h) - 23/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h10) - 25/10 (Cinesesc, 15h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Cingapura, 2004, 90 min
Direção: Eric Khoo
Roteiro: Eric Khoo, Wong Kim Hoh
Fotografia: Adrian Tan
Elenco: Theresa Chan, Chiew Sung Ching, Seet Keng Yew, Ezann Lee, Samantha Tan, Lawrence Yong
Descrição: "São três histórias, narradas simultaneamente, sobre a procura pelo amor por pessoas que vivem num mundo de solidão. Na principal, um homem perde a esperança depois da morte da mulher. Ao ler a biografia de uma cega surda, revelando sua coragem e vontade de viver, a vida desse homem toma novo rumo. O livro está sendo traduzido por seu filho, que durante o processo o aproxima da senhora. Na segunda, um segurança tem dois amores: a comida e uma empresária, que mora perto de seu apartamento. Na história final, duas jovens se conhecem pela internet. Uma delas, porém, abandona a outra de forma abrupta, levando esta a uma busca incansável para saber as razões do afastamento. O roteiro cria personagens fictícios em torno de Theresa Chan, surda desde os 14 anos e que ficou cega anos mais tarde. Ela interpreta a si mesma.
Filter
Filter (Filter)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: EUA, 2006
Direção: Jason Mitchell
Roteiro: Omied Far
Descrição: Um olhar sobre a quantidade de informações falsas que é apresentada pelos meios de comunicação. Examinando um crime que foi filmado, descobre-se a real história e as mentiras tendenciosas apresentadas.
Flandres
Flandres (Flandres)
Exibição: 20/10 (Cine Bombril Sala 1, 20h) - 22/10 (Sala UOL, 14h) - 23/10 (Unibanco Arteplex 2, 22h10) - 29/10 (Memorial da América Latina - 16h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: França, 2005, 91 min
Direção: Bruno Dumont
Roteiro: Bruno Dumont
Fotografia: Yves Cape
Elenco: Adelaïde Leroux, Samuel Boidin, Henri Cretel, Jean-Marie Bruveart
Descrição: Em Flandres, Demester divide o tempo entre sua fazenda e longas caminhadas com Barbe, sua amiga de infância. Ele a ama, secreta e dolorosamente, mas aceita dela o pouco que ela pode lhe dar. Junto a outros jovens de sua idade, Demester parte para lutar numa guerra em um país distante. Barbaridades, medo e camaradagem transformam Demester num guerreiro. O tempo passa, e Barbe, solitária e abandonada, espera pelo retorno dos soldados. Será que o intenso amor de Demester por Barbe o salvará?
Flor Solitária
Flor Solitária (Lulebore)
Exibição: Programa de curtas 2
Seção: Curtas-metragens
País: Albânia / França, 2005
Direção: Robert Budina
Roteiro: Erjon Kame
Descrição: Um homem e uma mulher de cinqüenta anos vivem em Tirana, capital da Albânia. Ela está muito doente e sua única chance de sobrevivência é partir para um país estrangeiro. Eles só precisam de vistos de saída. Mas em Tirana as coisas não são tão simples assim. Muitas vezes tempo não é só dinheiro, mas vidas...
Floresta dos Deuses
Floresta dos Deuses (Dievu Miskas)
Exibição: 29/10 (Cine Olido, 14h) - 2/11 (Reserva Cultural Sala 2, 13h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Lituânia, 2005, 110 min
Direção: Algimantas Puipa
Roteiro: Ricardas Gavelis, Algimantas Puipa
Fotografia: Algimantas Mikuténas
Elenco: Valentinas Masalskis, Steven Berkoff, Liubomiras Laucevicius
Descrição: Segunda Guerra Mundial: o poeta lituano, escritor e professor de literatura Balis Sruage, identificado no filme como "o professor", é preso pela Gestapo após ter encorajado seus alunos a não se juntar ao exército alemão. Ele é levado para um campo de concentração na floresta, chamado pelos lituanos de "Floresta dos Deuses". O professor aprende a lidar com a estrutura do poder no campo de concentração, onde a cada dia a vida se torna mais e mais absurda, à medida que o fim da guerra se aproxima. A sobrevivência depende de cada um aprender a viver como um animal e a superar as emoções humanas. Depois de ser liberado, o professor escreve uma peça de teatro sobre o campo de concentração. Mas os comunistas soviéticos acham que o argumento é muito imprudente. A estréia e as apresentações são canceladas, a peça é proibida. Como um homem destruído, o professor retorna ao campo de concentração em sua imaginação, onde a morte o acolhe. Baseado em história real.
Flutuando
Flutuando (Svobodnoe Plavanie)
Exibição: 26/10 (Unibanco Arteplex 2, 21h50) - 27/10 (Centro Cultural São Paulo, 16h) - 28/10 (Unibanco Arteplex 3, 20h30) - 1/11 (Cine Bombril Sala 1, 14h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Rússia, 2006, 101 min
Direção: Boris Khlebnikov
Roteiro: Aleksandr Rodionov
Fotografia: Shandor Berkeshi
Elenco: Aleksandr Yatsenko, Evgeniy Sitiy, Petr Zaychenko, Boris Petrov
Descrição: Lyonya é um jovem comum: como seus amigos, ele gosta de se exibir dançando com as garotas e lutando com outros rapazes. Ele tem uma visão clara da vida. Mas certo dia, a única fábrica da cidade fecha e sua vida perde todo o sentido. Ele procura por trabalho e rapidamente encontra boas vagas. Cada uma delas pode lhe dar um futuro distinto, possibilitando que encontre novos amigos, professores e amores. Mas Lyonya rejeita todos os empregos, apesar de ser sempre dedicado e sério ao trabalhar em algum lugar. O único emprego que ele aceita é na brigada de consertos de estrada, comandada pelo charmoso sr. Roslov. Parece que tudo está bem: novo trabalho, novos amigos e um novo amor, pois ele se apaixona por Khrysha. Mas uma forte desilusão espera por ele: Roslov revela-se um ladrão insignificante, que usa o trabalho para trapacear e fazer negócios ilegais. Lyonya tenta se rebelar contra o chefe e sua equipe criminosa, mas Rosloy e sua brigada o espancam até quase a morte. O verão acaba e seu amor também desaparece. Não há mais verão, nem amor, nem trabalho. Mas um dia um barco aporta na cidade e Lyonya passa a trabalhar nele, flutuando livre e fazendo negócios ocasionais pela orla do rio.
Fonte da Vida
Fonte da Vida (The Fountain)
Exibição: 20/10 (Sala Cinemateca, 16h20) - 25/10 (Unibanco Arteplex 2, 15h40) - 27/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h) - 2/11 (Cine Morumbi, 19h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 92 min.
Direção: Darren Aronofsk
Roteiro: Darren Aronofsk
Fotografia: Matthew Libatique
Elenco: Hugh Jackman, Rachel Weisz, Ellen Burstyn, Cliff Curtis, Sean Gullette
Descrição: São três histórias que avançam em paralelo. A do passado ocorreu na Espanha do século 16, quando o conquistador Tomas Crep chegou ao Novo Mundo procurando pela árvore da vida. Ele iniciou sua busca por causa de sua obsessão romântica, a rainha Isabel. Ela acreditava que a chave da imortalidade daria à Espanha mais poder contra seus numerosos inimigos. Nos tempos atuais, Tommy é um cientista que pesquisa obsessivamente a cura do câncer, pois sua mulher Izzi, a quem ama profundamente, está morrendo em decorrência da doença. Na terceira história, Tom é um astronauta do século 16, um homem preocupado com suas encarnações passadas. O ser humano e o amor podem ser eternos? O elenco conta com Hugh Jackman, que protagoniza O Grande Truque, também na seleção da 30ª Mostra, e Rachel Weisz, vencedora do Oscar 2006 de atriz coadjuvante por O Jardineiro Fiel. Além deles, voltam a trabalhar com Aronofsky Ellen Burstyn, indicada ao Oscar por Réquiem por um Sonho, e Sean Gullette, ator de seus dois filmes anteriores. Outro retorno é o do compositor Clint Mansell, que escreveu a trilha dos filmes anteriores do diretor e aqui trabalha com o quarteto de cordas Kronos Quartet e a banda escocesa Mogwai, de linha experimental. Aronofsky recusou-se a usar efeitos digitais para dar a seu filme um visual mais "orgânico", que sobrevivesse à passagem do tempo.
Fora do Jogo
Fora do Jogo (Offside)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 1, 23h50) - 22/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 19h) - 24/10 (Cinesesc, 21h10) - 25/10 (Cine Bombril Sala 2, 18h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Irã, 2006, 98 min
Direção: Jafar Panahi
Roteiro: Shadmehr Rastin, Jafar Panahi
Fotografia: Mahmood Kalari
Elenco: Sima Mobarak-Shahi, Safdar Samandar, Shayesteh Irani, Mohammad Kheir-abadi, Ayda Sadeqi
Descrição: "Devido ao espetacular torneio dos torneios, a Copa do Mundo, o futebol está na cabeça de todos neste verão. Para alguns, esta obra-prima global do esporte é mais do que um evento esportivo, é um fenômeno cultural. Mas no Irã as mulheres são proibidas de assistir a jogos de futebol nos estádios. Um grupo de jovens loucas por futebol, assim como seus pares masculinos, cede ao frenesi e quer torcer e dar apoio aos jogadores de seu país, que estão participando da Copa. Para concretizar esse sonho, elas se disfarçam de jovens rapazes tentando enganar os guardas do estádio.
Fuck
Fuck (Fuck)
Exibição: 20/10 (Cine Olido, 19h) - 25/10 (Sala Cinemateca, 21h40) - 2/11 (Unibanco Arteplex 3, 21h40)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2005, 93 min
Direção: Steve Anderson
Roteiro: Steve Anderson
Fotografia: Andrew Fontanelle
Descrição: Visão definitiva sobre a palavra "fuck", o documentário investiga como ela está presente, mesmo sendo ainda vista como obscena, em vários aspectos da cultura norte-americana - em Hollywood, no pátio das escolas, no Senado em Washington D.C. ou onde estiverem ocorrendo debates com discurso livre. O impacto da palavra é verificado por meio de várias entrevistas, filmes, videoclipes e por animações criadas por Bill Plympton. Estudantes e lingüistas examinam a longa trajetória do termo. Comediantes, atores e escritores defendem o direito constitucional de usá-lo. Mas há também pessoas que se sentem ofendidas, tamanho o poder da palavra. "Fuck" e suas variações são usadas 629 vezes durante os 93 minutos do documentário. Entre os entrevistados, estão os cantores Alanis Morissette e Pat Boone, os atores Janeane Garofalo e Billy Connolly, o rapper e ator Ice-T e o diretor Kevin Smith.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).