Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Sinopses

da Folha Online

H

Half Moon
Half Moon (Half Moon)
Exibição: 28/10 (Unibanco Arteplex 1, 21h50) - 29/10 (Cinesesc, 20h) - 30/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 19h) - 2/11 (Memorial da América Latina, 16h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Irã / Iraque / Áustria / França, 2006, 107 min
Direção: Bahman Ghobadi
Roteiro: Bahman Ghobadi
Fotografia: Nigel Block
Elenco: Ismail Ghaffari, Allah Morad Rashtiani, Farzin Sabooni, Kambiz Arshi, Sadiq Behzadpoor
Descrição: Após a queda de Saddam Hussein, Mamo, um renomado músico curdo, recebe autorização para empreender uma jornada pelo Iraque e realizar um concerto. Seu fiel amigo Kako é quem conduz o ônibus escolar que vai recolhendo os dez filhos do músico espalhados pelo Curdistão. Um de seus filhos avisa que o ancião de sua aldeia previu que algo terrível aconteceria a ele antes da próxima lua cheia caso continuasse a viagem. Mesmo avisado, Mamo persiste na jornada, já que foi impedido de tocar durante os últimos 35 anos. Ao mesmo tempo, ele quer convencer Hesho, uma mulher solteira que vive com outras centenas de refugiadas nas montanhas, a entrar para o grupo. Mas Hesho perdeu a força de sua voz, assim como a autoconfiança. Durante este road-movie repleto de aventuras, o grupo enfrentará inúmeras dificuldades.
Half Nelson
Half Nelson (Half Nelson)
Exibição: 23/10 (Reserva Cultural Sala 2, 21h30) - 25/10 (Sala Cinemateca, 17h40) - 27/10 (Cine Olido, 15h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2006, 107 min
Direção: Ryan Fleck
Roteiro: Ryan Fleck, Anna Boden
Fotografia: Andrij Parekh
Elenco: Ryan Gosling, Shareeka Epps, Anthony Mackie
Descrição: Dan é professor de uma escola secundária numa vizinhança pobre do Brooklyn. Seus ideais esmorecem frente à dura realidade. Ele encontra energia para, de alguma forma, animar seus alunos adolescentes a estudar os direitos alcançados com a Guerra Civil. Rejeitando o currículo padrão da escola em favor de aproximações provocativas, Dan ensina seus alunos a trocar trabalhos e a pensar por si mesmos. Embora Dan seja brilhante, dinâmico e tenha controle de sua classe, nas horas de folga ele permanece à margem da consciência. Para enfrentar a desilusão, ele recorre às drogas. Dan faz malabarismos entre as ressacas e o trabalho, tentando mantê-los como se fossem vidas separadas. Até o dia em que uma de suas alunas problemáticas, Drey, o flagra drogado depois da aula. Eles iniciam uma inesperada amizade, apesar da diferença de idade e de condições sociais. Dependendo do desenvolvimento dessa relação, suas vidas poderão mudar.
Hamaca Paraguaya
Hamaca Paraguaya (Hamaca Paraguaya)
Exibição: 26/10 (Cine Bombril Sala 1, 16h) - 27/10 (Unibanco Arteplex 2, 22h) - 30/10 (Unibanco Arteplex 3, 20h10)
Seção: Competição Novos Diretores
País: França / Argentina / Holanda / Paraguai, 2006, 78 min
Direção: Paz Encina
Roteiro: Paz Encina
Fotografia: Behnisch Willi
Elenco: Georgina Genes, Ramón del Río
Descrição: Em 1935, num lugar remoto do Paraguai, o casal de idosos Cândida e Ramón espera pelo filho que foi lutar na Guerra do Chaco. Faz muito calor, e eles também anseiam por chuva, que foi anunciada, mas nunca chega, assim como também o vento, que nunca sopra. Ele corta cana, ela cuida da casa, e o cachorro nunca pára de latir. Eles continuam esperando por tempos melhores. Ramón é otimista, Cândida acredita que o filho já esteja morto. As cenas repetem-se monotonamente a cada dia. Esta é a primeira produção concluída no Paraguai desde 1978 (ano de Cerro Cora, de Guillermo Vera).
Handmade
Handmade (Handmade)
Exibição: Programa de curtas 7
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil / Espanha, 2006
Direção: Denis Kamioka
Roteiro: Denis Kamioka
Descrição: Filmado em São Paulo e pós-produzido em Barcelona, o curta conta uma história de amor de maneira inusitada, através de símbolos surreais.
Hartos Evos Aqui Hay
Hartos Evos Aqui Hay (Hartos Evos Aqui Hay)
Exibição: 20/10 (Espaço Unibanco 1, 14h) - 21/10 (Centro Cultural São Paulo, 16h) - 24/10 (Faap, 11h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: França / Colômbia, 2006, 51 min
Direção: Hector Ulloque Franco, Manuel Ruiz Montealegre
Fotografia: Hector Ulloque Franco
Descrição: Em 18 de dezembro de 2005, Evo Morales foi eleito presidente da Bolívia. Pela primeira vez na história, um indígena chegava ao poder no país. Na defesa da plantação da folha de coca, planta sagrada e de grande importância cultural e econômica, os plantadores da região de Chapare consolidaram uma sólida organização. Morales liderou o grupo desde seus primórdios até o surgimento de um partido político. Hoje, os plantadores de coca têm participação ativa no espaço político nacional e fazem convergir os valores da cultura nativa tradicional. Com sua força, buscam atender às demandas e necessidades de todos, ocupando o espaço vago pela omissão do Estado.
Hedy Lamarr: Segredos de uma Estrela de Hollywood
Hedy Lamarr: Segredos de uma Estrela de Hollywood (Hedy Lamarr - Secrets Of A Hollywood Star)
Exibição: 20/10 (Espaço Unibanco 1, 18h10) - 22/10 (Cine Bombril Sala 1, 16h10) - 24/10 (Sala UOL, 22h20) - 25/10 (Faap, 19h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Suíça / Alemanha / Canadá, 2005, 85 min
Direção: Donatello Dubini, Fosco Dubini, Barbara Obermaier
Roteiro: Donatello Dubini, Fosco Dubini, Barbara Obermaier
Fotografia: Donatello Dubini
Descrição: Louis B. Mayer, o magnata da MGM, chamava Hedy Lamarr de "a mais linda garota do século". A glamurosa Hedy ganhou fama pelo escândalo que protagonizou em 1933, ao fazer a primeira cena de nudez no cinema, no filme Ecstasy. Depois disso, ela teve uma extraordinária carreira com mais de 25 filmes em Hollywood. Hedwig Kiesler, atriz australiana, que adotara o nome artístico de Hedy Lamarr, personificava a mulher sedutora, de cabelos escuros, tipo pecadora, importada da Europa, e que tinha lugar garantido no cenário exótico de nativas irresistíveis. Lamarr nasceu em Viena, Áustria, em 9 de novembro de 1914, e morreu em 2000, na Flórida, Estados Unidos. Tornou-se cidadã americana em 1953, casou-se seis vezes e teve três filhos. Ela aparecia nos filmes como veículo para os sonhos, desejos e projeções eróticas inventadas por Hollywood. Até hoje, Lamarr é um brilhante exemplo da criação de "imagem hollywoodiana". Como outras estrelas dos anos 1940, Lamarr foi completamente absorvida pela fábrica de sonhos e publicidade. O filme faz um retrato psicológico da estrela, com depoimentos de Mickey Rooney, Lupita Kohner, Kenneth Anger e muitos outros amigos de Lamarr. Conta também com clipes de Ecstasy, por Gustav Machaty, e Hedy, por Andy Warhol.
Heimat - Fragmentos: As Mulheres
Heimat - Fragmentos: As Mulheres (Heimat-Fragmente: Die Frauen)
Exibição: 20/10 (Centro Cultural São Paulo, 20h) - 21/10 (Cine Bombril Sala 2, 20h10) - 23/10 (Cine Bombril Sala 2, 19h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2006, 146 min
Direção: Edgar Reitz
Roteiro: Edgar Reitz
Fotografia: Christian Reitz
Elenco: Nicola Schössler, Henry Arnold, Salome Kammer, Caspar Arnhold, Gudrun Landgrebe, Jörg Richter
Descrição: A história de Lulu, 35 anos, irmã do músico Hermann Simon. Em aproximadamente quarenta segmentos, o filme revela sua procura pelo que chamava de "velho futuro de sua infância". Ao mesmo tempo, em cada segmento, o filme esboça vidas e sonhos de mulheres do século passado. Os fantasmas evocados por Lulu aparecem de fato. Surgem cenas esquecidas de guerra, envolvendo o pai e os irmãos; cenas de incidentes absurdos em parques; visitas à fazenda da avó Maria; ou Hermann, ainda garoto, de calças curtas, conhecendo a beleza do primeiro amor com Klärchen. As descobertas de Lulu são inebriantes. Há cenas engraçadas, selvagens, românticas e doloridas. Quando era bebê, nos tempos de cabelos cacheados, Lulu era transportada em carrinho de bebê, nos braços de Hermann ou num calhambeque. Quando Lulu finalmente encontra seu caminho, deixando de lado o mundo de sonhos e voltando à realidade, o mundo real já não é mais o mesmo. O filme foi co-produzido, fotografado e montado pelo filho do cineasta Edgar Reitz, Christian.
Helena Zero
Helena Zero (Helena Zero)
Exibição: Programa de curtas 8
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2006
Direção: Joel Pizzini
Roteiro: Joel Pizzini
Descrição: Ensaio documental sobre o universo criativo da atriz e cineasta Helena Ignez, que, por meio de um ritual de tai chi chuan, evoca e reinventa a memória. Uma artista em seu eterno recomeçar. Joel Pizzini dirigiu, entre outros, o curta poético Dormente (2005). A fotografia é de Eryk Rocha, filho de Glauber, e a trilha sonora inclui Jorge Mautner e Nelson Jacobina.
Hiena
Hiena (Hiena)
Exibição: 20/10 (Cine Bombril Sala 1, 14h) - 23/10 (Espaço Unibanco 3, 20h10) - 29/10 (Cine Bombril Sala 2, 22h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Polônia, 2006, 989 min
Direção: Grzegorz Lewandowski
Roteiro: Grzegorz Lewandowski
Fotografia: Arek Tomiak
Elenco: Borys Szyc, Magdalena Kumorek, Krzysztof Dracz, Robert Wabich
Descrição: A ação se passa em Silésia, na Polônia. Maly é um adolescente cujo pai morreu num acidente numa mina de carvão. Ele mora com sua mãe, e a casa deles fica no meio de um pântano cheio de resíduos industriais. Há rumores de que um caçador de hienas vive naquele cenário. Maly tem pavor de hienas, assustando-se toda vez que precisa passar por aquele caminho, rumo à escola. Ele é protegido por um homem que mora num barraco de madeira nessas terras pantanosas. O homem parece se esconder de alguém. Maly o ajuda tanto quanto é possível, trazendo-lhe comida em troca da promessa de protegê-lo das hienas. Ao mesmo tempo, crianças começam a desaparecer nas cidades vizinhas. Quando uma garota não volta mais para casa, Maly passa a suspeitar daquele homem.
Histórias Tenebrosas
Histórias Tenebrosas (Unheimliche Geschichten)
Exibição: 29/10 (Cinesesc, 17h40) - 2/11 (Cinesesc, 15h50)
Seção: Apresentação Especial
País: Alemanha, 1914, 195 min
Direção: Richard Oswald
Roteiro: Anselma Heine, Robert Liebmann, Edgar Allan Poe, Robert Louis Stevenson, Richard Oswald
Fotografia: Carl Hoffmann
Elenco: Anita Berber, Conrad Veidt,Reinhold Schünzel, Hugo Döblin, Paul Morgan
Descrição: Histórias Tenebrosas foi o primeiro filme de terror do nascente cinema alemão. Casal aluga um quarto de hotel. Quando o marido retorna à noite ao local, depara-se com uma situação misteriosa: sua mulher desapareceu. Todos afirmam, no entanto, que ele chegara desacompanhado. Dois homens jogam dados por uma mulher. O perdedor mata o vencedor, mas a mão deste o persegue. O marido mata sua mulher infiel e esconde o corpo emparedado no porão. Mas um gato descobre o esconderijo. Numa casa, o delegado descobre um clube de suicidas. Aqueles que entram, precisam morrer. Um galã das antigas é exposto ao ridículo com uma história de assombração arranjada pelo marido de sua amante.
Holly
Holly (Holly)
Exibição: 26/10 (Unibanco Arteplex 1, 18h20) - 28/10 (Unibanco Arteplex 2, 17h40) - 31/10 (Unibanco Arteplex 2, 15h10) - 1/11 (Cine Bombril Sala 2, 23h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2005, 113 min
Direção: Guy Moshe
Roteiro: Guy Jacobson, Guy Moshe
Fotografia: Yaron Orbach
Elenco: Ron Livingston, Virginie Ledoyen, Udo Kier, Chris Penn, Thuy Nguyen
Descrição: Holly, uma garota vietnamita de 12 anos, foi vendida por sua família pobre e contrabandeada através da fronteira do Camboja para trabalhar como prostituta no infame distrito K11. Enquanto Holly aguarda que sua preciosa virgindade seja vendida por um alto preço, encontra Patrick, um americano expatriado que perde dinheiro em jogos e amigos em brigas de bar. A estranha ligação entre eles é rompida quando Holly é vendida para um traficante de crianças e desaparece. Os esforços de Patrick para encontrá-la e a luta de Holly para fugir de seu destino os levam a uma jornada pelas bonitas e duras paisagens do Camboja. Holly não é apenas uma garota. Ela é a voz de milhões de crianças que são exploradas e violentadas em seus direitos todos os anos. O roteiro do filme é resultado de pesquisas realizadas pelo Projeto K11, criado para defender os direitos das crianças. Este é um dos últimos trabalhos completados pelo ator Chris Penn, irmão de Sean Penn, morto em janeiro de 2006.
Hollywoodland - Bastidores da Fama
Hollywoodland - Bastidores da Fama (Hollywoodland)
Exibição: 20/10 (Cine Bombril Sala 1, 23h50) - 21/10 (Cine Morumbi, 21h) - 28/10 (Cine Bombril Sala 2, 23h30) - 30/10 (Unibanco Arteplex 1, 16h40)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2006, 126 min
Direção: Allen Coulter
Roteiro: Paul Bernbaum
Fotografia: Jonathan Freeman
Elenco: Adrien Brody, Ben Affleck, Diane Lane, Bob Hoskins
Descrição: Junho de 1959: George Reeves, o ator mais famoso a interpretar o Homem de Aço nas aventuras em série de Superman, é assassinado em sua casa, em Hollywood, com um único tiro de revólver. Reeves deixa para trás a noiva - a aspirante a estrela Leonore Lemmon - e milhões de fãs chocados. Mas sua mãe, Helen Bessolo, quer descobrir as circunstâncias que envolveram sua morte. Ela quer justiça ou, ao menos, respostas. A polícia de Los Angeles encerra o caso, mas Helen contrata o detetive particular Louis Simo. Este logo descobre que Reeves estava tendo um tórrido affair com Toni Mannix, mulher de Eddie Mannix, executivo dos estúdios MGM. Esta pista poderá levá-lo à verdade. Mas verdade e justiça não andam juntas em Hollywood. Baseado em caso real, este é até hoje um dos maiores mistérios da história de Hollywood. O ator Jim Beaver, biógrafo de George Reeves, foi consultor histórico para o roteiro. O pianista e compositor brasileiro Marcelo Zarvos, radicado nos Estados Unidos, construiu intensa carreira como autor de trilhas sonoras, com créditos que incluem, entre outros, Uma História de Futebol (1999), Beijando Jessica Stein (2001), Xingu: Land of No Shame (2002), Provocação (2004) e The Architect (2006).
Homem de Sorte
Homem de Sorte (Szerencses Ember)
Exibição: Programa de curtas 1
Seção: Curtas-metragens
País: Hungria, 2005
Direção: Tamas Kemenyffy
Roteiro: Tamas Kemenyffy, Laszlo Bakai
Descrição: Na estepe, nada muda há séculos. O sol ainda brilha implacável. Os carneiros continuam pastando e os cães latindo com a mesma ferocidade. O valor da vida humana permanece o mesmo. Sem valor.
Homens em Crise
Homens em Crise (Gvarim Al Hakatze-Yoman Dayagim)
Exibição: 23/10 (Sala UOL, 16h20) - 28/10 (Cine Bombril Sala 2, 14h) - 2/11 (Reserva Cultural Sala 2, 19h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Israel, 2005, 90 min
Direção: Avner Fainguelernt, Macabit Abramzon
Fotografia: Avner Fainguelernt
Descrição: Entre Israel e Gaza, num contorno de costa abandonado no Mediterrâneo, pescadores palestinos e israelenses vivem e pescam juntos. Eles convivem há dezesseis anos, contra todas as desigualdades. O documentário mostra a vida desse variado grupo de homens de diferentes culturas, que se unem e ficam juntos devido ao trabalho duro frente ao perigo das forças da natureza. Esses homens são observados por quatro anos, durante os quais se faz uma jornada pela alma masculina. Uma erótica relação masculina de dominação e força, já que eles são homens, lutadores e porque alguma coisa mais forte existe. Eles sentem uma atração devido à proximidade física e ao contato. Quem vai pescar mais peixes? Quem é mais forte para resistir ao duro trabalho? Quais são as regras e quem vai segui-las?
Honor de Cavalleria
Honor de Cavalleria (Honor de Cavalleria)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 3, 14h20) - 25/10 (Cine Bombril Sala 1, 20h10) - 26/10 (Centro Cultural São Paulo, 18h) - 28/10 (Unibanco Arteplex 1, 17h40)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Espanha, 2006, 103 min
Direção: Albert Serra
Roteiro: Albert Serra
Fotografia: Christopher Farnarier
Elenco: Lluís Carbó, Lluís Serrat, Glynn Bruce, Lluís Cardenal, Bartolomeu Casellas
Descrição: Adaptação livre do clássico Don Quixote. É uma abstração em cima do cavaleiro da triste figura e de seu fiel escudeiro. A dupla vaga por campos espanhóis, aparentemente sem destino, em busca de aventuras. Pouco se falam e, quando o fazem, pouco revelam de si mesmos. Ao longo da jornada, cruzam o caminho de outros personagens, mas, mesmo nestas situações, não se desenvolve nenhuma trama. O diretor optou pela não-construção dos personagens dentro de uma trama, apostando numa proposta de visualidade e som.
Hopscotch
Hopscotch (Hopscotch)
Exibição: Programa de curtas 3
Seção: Curtas-metragens
País: Inglaterra, 2005
Direção: Ana Viana
Roteiro: Ana Viana, Eleanor Cook, Candy Lee Laballe
Descrição: Como em todas as manhãs, o sol brilha no horizonte. Alma acorda com sua mente desperta. Depois de anos sem se reconhecer no espelho, ela consegue deixar sua vida para trás. Ecos de sua infância fazem-na lembrar de um sonho que teve, esclarecendo o motivo que a levou a se juntar aos diferentes, aos isolados habitantes da comunidade.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).