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30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Sinopses

da Folha Online

M

Machuca (Machuca)
Exibição: 31/10 (Vão Livre do Masp, 19h30)
Seção: Vão Livre do Masp
País: Chile / Espanha, 2004, 120 min
Direção: Andrés Wood
Roteiro: Roberto Brodsky, Mamoun Hassan, Andrés Wood
Fotografia: Miguel Joan Littin M.
Elenco: Federico Luppi, Aline Küppenheim, Tamara Acosta
Descrição: Chile, 1973. Gonzalo Infante e Pedro Machuca são dois garotos de onze anos que vivem em Santiago. O primeiro, num bairro chique. O segundo, num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância. Dois mundos separados por uma muralha invisível que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa. Um desses sonhadores é o padre McEnroe, diretor de um colégio particular de elite. Com a ajuda de outros padres, ele decide fazer uma integração entre estes dois universos, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado. É assim que Pedro Machuca vai parar na mesma sala de Gonzalo Infante, nascendo daí uma amizade plena de descobertas e surpresas, apesar do clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet.
Macunaíma
Macunaíma (Macunaíma)
Exibição: Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade
Seção: Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade
País: Brasil, 1969, 105 min
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: Joaquim Pedro de Andrade
Fotografia: Guido Cosulich, Affonso Beato
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho, Dina Sfat, Milton Gonçalves, Joana Fomm, Zezé Macedo, Wilza Carla
Descrição: Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter, um verdadeiro anti-herói. Nasce preto (Grande Otelo), numa palhoça na selva, em plena mata tropical e virgem. Seu divertimento é brincar com as moças. Depois de adulto, deixa a região em companhia dos irmãos. É quando Macunaíma sofre uma súbita transformação, tornando-se branco (Paulo José). Na metrópole, passa a viver às custas da guerrilheira Ci, enquanto tenta reaver o talismã que ela lhe havia dado. Vive aventuras urbanas e zombeteiras, como a que acontece na mansão do magnata Venceslau Pietro Pietra, que se diverte numa piscina de feijoada, onde todos são devorados. Depois de muitos dissabores, Macunaíma volta à floresta carregado de eletrodomésticos, troféus inúteis da civilização, apenas para desaparecer assim como viveu: antropofagicamente. Um compêndio de lendas, mitos e da alma do brasileiro, a partir da clássica rapsódia de Mário de Andrade. Tornou-se um dos mais autênticos cult movies do cinema brasileiro.
Maquilapolis (Cidade Das Fábricas)
Maquilapolis (Cidade Das Fábricas) (Maquilapolis (City Of Factories))
Exibição: 25/10 (Espaço Unibanco 1, 16h40) - 26/10 (Cine Bombril Sala 2, 20h30) - 30/10 (Unibanco Arteplex 2, 13h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 70 min
Direção: Vicky Funari, Sergio de la Torre
Roteiro: Vicky Funari, Sergio de la Torre
Fotografia: Daniel Gorrell, Sophia Constantinou
Descrição: Carmen e Lourdes trabalham em "maquiladoras" de Tijuana, fábricas de propriedade de estrangeiros, que vão ao México em busca de mão-de-obra barata e que estão imunes às leis trabalhistas. Todos os dias, aqueles trabalhadores têm seus direitos violados, enfrentam a devastação ambiental e também o caos urbano. Em Maquilapolis, eles tentam ir além do esforço diário para sobreviver e conseguir se organizar em sindicatos. Eles também usam câmeras de vídeo para documentar como a globalização está transformando sua cidade e para mostrar as esperanças que têm no futuro.
Mar Aberto
Mar Aberto (Open Sea)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: Canadá, 2005
Direção: Simone A. Rapisarda
Roteiro: Simone A. Rapisarda
Descrição: Um homem relembra um estranho momento de sua infância quando, tendo recentemente emigrado com sua família, uma chuva torrencial os prendeu no último andar de um edifício alto. O acontecimento o forçou a encarar, pela primeira vez, o silêncio e a emoção da vida.
Maré Capoeira
Maré Capoeira (Maré Capoeira)
Exibição: Programa de curtas 8
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2005
Direção: Paola Barreto Leblanc
Roteiro: Fabiana Egrejas, Rosane Svartman, Paola Leblanc, Ferradura
Descrição: João, apelidado Maré, é um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai. Ele quer dar continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. Misturando ficção e documentário, o filme conta uma pequena história de amor e guerra. A cineasta Rosane Svartman (Como Ser Solteiro, 1998; Mais Uma Vez Amor, 2005) co-assina o roteiro.
Marepe
Marepe (Marepe)
Exibição: Programa de curtas 7
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil / França, 2005
Direção: Marco Del Fiol
Roteiro: Fabiana Wernek Barcinski
Descrição: O artista baiano Marepe cria sua obra a partir do que encontra em sua cidade, Santo Antônio de Jesus. Maços de cigarro, coqueiros, muros e memórias saem das ruas para construir a arqueologia pessoal do jovem artista.
Marta
Marta (Marta)
Exibição: 29/10 (Unibanco Arteplex 2, 21h40) - 31/10 (Unibanco Arteplex 4, 22h40) - 1/11 (Cinesesc, 13h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: República Tcheca, 2006, 77 min
Direção: Marta Novakova
Roteiro: Jan Coufal, Marta Novakova
Fotografia: Matej Cibulka
Elenco: Petra Spalkova, Vojtech Stepanek, Jan Novotny
Descrição: O drama de três pessoas. Marek mora nas montanhas com seu pai semi-incapacitado, isolado de outras pessoas. Ele sobrevive caçando animais clandestinamente. Seu pai troca os animais, na vila mais próxima, pelas coisas que necessitam para sobreviver. Marek precisa ficar escondido desde o início da guerra, pois, se for encontrado, corre o risco de ser recrutado pelo exército. Seu pai não conseguiria sobreviver sozinho. Mas um dia Marek pega algo totalmente inesperado em sua armadilha: uma mulher usando uniforme do exército. A armadilha machuca muito seu tornozelo, e ela desmaia, sangrando. Marek fica um bom tempo olhando para ela, até que resolve tocá-la. Sente, então, uma arma próxima à sua cabeça. A mulher tenta dizer algo, mas não tem forças e desmaia novamente. Marek tem dúvidas, mas decide salvar a vida da mulher. Os três conviverão e enfrentarão uma guerra não declarada dentro de casa.
Mary
Mary (Mary)
Exibição: 20/10 (Sala UOL, 0h) - 21/10 (Espaço Unibanco 1, 21h50) - 22/10 (Unibanco Arteplex 3, 15h50) - 23/10 (Unibanco Arteplex 1, 16h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA / Itália, 2005, 83 min
Direção: Abel Ferrara
Roteiro: Abel Ferrara
Fotografia: Stefano Falivene
Elenco: Juliette Binoche, Stefania Rocca, Matthew Modine, Forest Whitaker
Descrição: Um realizador de cinema que acaba de rodar um filme sobre a vida de Cristo perde a noção dos limites da sua megalomania e leva a atriz principal de seu longa a se transformar na própria personagem, Maria Madalena. A atriz abandona seu estilo de vida confortável e muda-se para Israel, para viver sua religiosidade na plenitude. Em simultâneo, um cético jornalista televisivo, mas habituado a desenvolver entrevistas sobre temas espirituais, começa a questionar seu modo de vida após uma inesperada tragédia pessoal. À medida que as incertezas crescem, impõe-se a necessidade da fé. Abel Ferrara recebeu por este filme o prêmio especial do júri no Festival de Veneza 2005.
Melissa P. - Cem Escovadas Antes de Dormir
Melissa P. - Cem Escovadas Antes de Dormir (Melissa P.)
Exibição: 20/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h) - 26/10 (Cine Morumbi, 19h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Itália / Espanha, 2005, 105 min
Direção: Luca Guadagnino
Roteiro: Barbara Alberti, Cristiana Farina, Luca Guadadigno
Fotografia: Mario Amura
Elenco: María Valverde, Francesca Neri, Geraldine Chaplin, Primo Reggiani
Descrição: Melissa é uma bela e tímida adolescente de 16 anos. Seu pai está sempre viajando, e sua mãe, mesmo quando em casa, vive ausente. A figura mais presente em sua vida é a avó Elvira. Na escola, a garota alimenta uma paixão platônica, há mais de um ano, por Daniele, rapaz que nunca lhe deu maior atenção. Durante uma festa, porém, Melissa vive sua primeira relação sexual com ele. Apesar de ter sido com o garoto que acredita amar, a experiência revela-se brutal e humilhante. A partir daí, Melissa experimenta o sexo com a cumplicidade de sua melhor amiga e os conselhos da avó. Ela conhece homens de idades diferentes, envolve-se em orgias e registra suas observações num diário, que se transforma em seu confidente. No dia em que sua mãe encontra o tal diário, esta descobre estarrecida que Melissa há muito perdeu sua inocência. O filme parte das memórias reais da jovem Melissa P., que viraram best-seller na Itália. A atriz e co-produtora Francesca Neri, que aqui interpreta a mãe, foi símbolo sexual em longas como As Idades de Lulu (1990), de Bigas Luna, e Carne Trêmula (1997), de Pedro Almodóvar, seleção da 22ª Mostra.
Memória sem Visão
Memória sem Visão (Memória sem Visão)
Exibição: Programa de curtas 5
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2005
Direção: Marco Vale
Roteiro: Marco Vale
Descrição: Uma experiência de linguagem documental para cinema totalmente captada em HDTV e transferida para película de 35mm. Através de memórias anônimas, o filme procura vislumbrar a história esquecida de uma região da cidade de São Paulo, por onde transitam centenas de milhares de pessoas todos os dias.
Memórias ao Vento
Memórias ao Vento (Arruh Ala Arrih)
Exibição: Programa de curtas 3
Seção: Curtas-metragens
País: Inglaterra, 2006
Direção: Maythem Ridha
Descrição: Depois da destituição de Saddam Hussein, Ali, um exilado iraquiano, é convidado a retornar para Bagdá. No momento de sua volta, Ali relembra suas ansiedades e seu passado. Esses sentimentos tornam-se mais intensos e Ali reavalia o sentido de sua jornada e reconsidera seus conceitos de casa e posse. O que o espera no Iraque pós-Saddam? Os medos e dúvidas de Ali são aliviados quando relembra sua infância no Oriente Médio, como um pequeno garoto de espírito livre ao vento.
Mestres Americanos John Ford / John Wayne: O Cineasta e a Lenda
Mestres Americanos John Ford / John Wayne: O Cineasta e a Lenda (American Masters John Ford/John Wayne: The Filmmaker And The Legend)
Exibição: 22/10 (Cine Olido, 14h) - 29/10 (Unibanco Arteplex 3, 12h30) - 2/11 (Unibanco Arteplex 1, 22h10)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 90 min.
Direção: Sam Pollard
Roteiro: Ken Bowser
Fotografia: Michael Chin, Jefferson Miller
Elenco: Sidney Pollack (narrador), Peter Bogdanovich, Martin Scorsese, Scott Eyman.
Descrição: Muitas pessoas consideram John Ford o maior diretor norte-americano, vencedor de seis Oscar, mais do que qualquer cineasta antes ou depois dele. John Wayne é o ator que transformou o caubói do Oeste em ícone nacional. A amizade entre ambos e a ligação profissional por cerca de 50 anos transformaram suas vidas e o próprio cinema. Extraordinárias produções por eles realizadas, como No Tempo das Diligências, Rio Bravo, Rastros de Ódio e Marcha de Heróis, trazem os elementos e os paradoxos do século 20: a generosidade de espírito, o abuso do poder, o senso de lealdade e o nacionalismo.
Meu Último Papel
Meu Último Papel (Mon Dernier Role)
Exibição: Programa de curtas 10
Seção: Curtas-metragens
País: França, 2006
Direção: Olivier Ayache-Vidal
Roteiro: Jennifer Devoldere, Alexandre Coffre
Descrição: Pela primeira vez em sua vida, Ming, de dezesseis anos, está apaixonada. E nada impedirá seu amor por Paul. Nem as diferenças de cultura, nem o pai dela, que é desfavorável à relação, e nem o fato de Paul ser cleptomaníaco e roubar toda a comunidade.
Meus 15 Anos
Meus 15 Anos (Quinceañera)
Exibição: 24/10 (Cinesesc, 13h30) - 25/10 (Unibanco Arteplex 4, 16h10) - 26/10 (Cine Bombril Sala 2, 18h40) - 27/10 (Cinemark Metrô Sta. Cruz, 19h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 90 min.
Direção: Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Roteiro: Wash Westmoreland, Richard Glatzer
Fotografia: Eric Steelberg
Elenco: Emily Rios, Jesse Garcia, Chalo Gonzalez, Jesus Castanos, Araceli Guzman-Rico
Descrição: "Magdalena é a filha mais nova de uma família mexicana religiosa radicada em Los Angeles. Ela está às vésperas de seu aniversário de 15 anos e seus pensamentos estão concentrados tanto no belo vestido branco que usará em seu baile de debutante quanto na magnífica limusine que a conduzirá para a comemoração. Pouco antes do grande dia, porém, o destino lhe traz uma ingrata surpresa: a gravidez sem ter sido penetrada. Quando seus pais descobrem seu estado delicado, eles a colocam para fora de casa. Magdalena encontra refúgio na casa de seu tio-avô Tomas, onde também mora seu primo Carlos, que é gay. Os três passam a viver como uma verdadeira família, tentando superar as adversidades. O filme foi rodado na mesma vizinhança (Echo Park) em que vivem os diretores e roteiristas Richard Glatzer e Wash Westmoreland. Amigos e vizinhos ajudaram na produção, oferecendo suas casas como locação, emprestando figurinos e atuando como coadjuvantes não-profissionais. Westmoreland inspirou-se em seu próprio tio-avô para compor Tomas. Meus 15 Anos conquistou o grande prêmio do júri e o prêmio do público em drama no Festival de Sundance 2006.
Meus Amigos Chineses
Meus Amigos Chineses (Meus Amigos Chineses)
Exibição: Programa de curtas 8
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2006
Direção: Sergio Sbragia
Roteiro: Sergio Sbragia
Descrição: Por meio de suas duas paixões, futebol e coleção de selos, um garoto de nove anos conhece seus vizinhos chineses, num edifício do Rio de Janeiro. É com a ajuda deles, que recebem muitas cartas, que sua coleção de selos não pára de crescer. Com o golpe militar de 1964, os chineses são presos. Baseado em caso real.
Mezcal
Mezcal (Mezcal)
Exibição: 26/10 (Memorial da América Latina, 19h) - 1/11 (Cine Bombril Sala 1, 16h10) - 2/11 (Cine Bombril Sala 2, 22h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: México, 2005, 90 min
Direção: Ignácio Ortiz
Roteiro: Ignácio Ortiz
Fotografia: Serguei Saldívar Tanaka
Elenco: Dagoberto Gama, Ana Graham, Angelina Peláez, Ricardo Blume, Guillermo Gil
Descrição: Personagens diferentes unidos pelo desamor, a dor e o sofrimento se encontram pelo denominador comum que os une, simbolizado pelo mezcal, um destilado popular tipicamente mexicano como a tequila. O mezcal é bebido para aliviar a dor da alma e está sempre presente nas histórias que se cruzam: na mãe que vela a morte de seu filho, na senhora que deseja encontrar a morte e aliviar sua velhice e solidão, no bêbado de casamento fracassado, na sua ex-esposa que rememora a infância e a saudade do pai, no homem que teve de matar o primo na juventude e é atormentado pela culpa, no homem que tem de cavar o túmulo de outros homens e defende a idéia de que os urubus e não os vermes deveriam decompor os mortos, e nos foliões que brindam a mesmice e o tédio de suas vidas com risadas entorpecidas.
Ming de Ouro
Ming de Ouro (Ming D'or)
Exibição: Programa de curtas 1
Seção: Curtas-metragens
País: França, 2006
Direção: Jennifer Devoldere
Roteiro: Jennifer Devoldere, Alexandre Coffre
Descrição: Pela primeira vez em sua vida, Ming, de dezesseis anos, está apaixonada. E nada impedirá seu amor por Paul. Nem as diferenças de cultura, nem o pai dela, que é desfavorável à relação, e nem o fato de Paul ser cleptomaníaco e roubar toda a comunidade.
Minha Vida Sem Minhas Mães
Minha Vida Sem Minhas Mães (Äideistä Parhain)
Exibição: 22/10 (Sala UOL, 20h20) - 28/10 (Reserva Cultural Sala 2, 13h) - 1/11 (Espaço Unibanco 1, 17h50)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Finlândia, 2005, 111 min
Direção: Klaus Härö
Roteiro: Jimmy Karlsson, Kirsi Vikman
Fotografia: Jarkko T. Laine
Elenco: Topi Majaniemi, Marjaana Maijala, Maria Lundqvist,
Descrição: O ano é 1943 e a Finlândia, um país devastado pela guerra. Eero, um garoto de nove anos, perdeu o pai, soldado morto em combate. A mãe, Kirsti, não tem condições de mantê-lo e decide mandá-lo para a Suécia, na época considerado um país neutro e seguro. Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 70 mil crianças finlandesas foram enviadas para aquele país. Sozinho e sem entender a língua local, o menino é acolhido por uma nova família. No início, a relação com a mãe adotiva é hostil e problemática, mas, por força das circunstâncias, eles se aproximam. Quando a guerra termina, Kirsti quer recuperar o filho. Eero tem, então, que tomar uma difícil decisão: ficar com a mãe adotiva ou retornar para aquela que o abandonou?
Modelo Siqueiros
Modelo Siqueiros (Modelo Siqueiros)
Exibição: Programa de curtas 11
Seção: Curtas-metragens
País: México, 2006
Direção: Mariana Rodríguez
Roteiro: Mariana Rodríguez
Descrição: O muralista David Alfaro Siqueiros usa a fotografia para investigar formas antes de criar imagens em sua pintura. O filme procura encontrar um modelo narrativo e cinematográfico fazendo uso exclusivo de fotos usadas pelo pintor.
Mono
Mono (Mono)
Exibição: Programa de curtas 3
Seção: Curtas-metragens
País: Escócia, 2006
Direção: Richard Smith
Roteiro: Richard Smith
Descrição: Quando a tranqüila e silenciosa vida de Emily é atormentada por um músico ruidoso na porta ao lado, o resultado está longe da paz.
Mudança de Endereço
Mudança de Endereço (Changement D'adresse)
Exibição: 24/10 (Unibanco Arteplex 3, 16h30) - 26/10 (Unibanco Arteplex 2, 13h30) - 29/10 (Espaço Unibanco 3, 22h) - 2/11 (Sala UOL, 20h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: rança, 2006, 85 min
Direção: Emmanuel Mouret
Roteiro: Emmanuel Mouret
Fotografia: Laurent Desmet
Elenco: Emmanuel Mouret, Frédérique Bel, Fanny Valette, Dany Brillant, Ariane Ascaride
Descrição: Recém-chegado a Paris, David, um músico tímido e desastrado, apaixona-se loucamente por Júlia, sua jovem aluna. Ele faz de tudo para seduzi-la e é incentivado por sua amiga Anne, com quem partilha a mesma casa. Ela lhe dá conselhos e o consola apaixonadamente. O diretor compôs o argumento e o elenco como um quarteto em que cada instrumento contrasta alegremente um com o outro. "Procurei com que a linha melódica de cada personagem variasse entre o princípio e o fim. As minhas opções pautam-se bastante por estes jogos de oposição, ressonância e sonoridade", explica Emmanuel Mouret. Declarando-se apaixonado por histórias de amor obstinado, Mouret diz ter encontrado no filme a situação ideal para colocar tudo o que lhe atrai no discurso sentimental: personagens transbordando de desejo, amores à primeira vista, estratégias de sedução, mudanças de sentimentos, derrotas, injustiças, brigas, reviravoltas e, claro, muitos beijos.
Mulheres em Países Islâmicos - Argélia
Mulheres em Países Islâmicos - Argélia (Women In Islamic Countries - Algeria)
Exibição: 26/10 (Unibanco Arteplex 4, 16h20) - 29/10 (Cine Bombril Sala 2, 15h50) - 2/11 (Cinesesc - 13h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2006, 300 min
Direção: Enes Hakan Tokyay
Roteiro: Ayse Böhürler
Fotografia: Enes Hakan Tokyay
Descrição: Mulheres em Países Islâmicos elabora um retrato das mulheres em quatorze países do Oriente Médio. A série de documentários revela seus pontos de vista e suas atuações e rotinas na sociedade islâmica. São mostrados seus problemas e suas específicas soluções, com temas como carreira, educação e participação na vida social, assim como a igualdade entre os sexos e a comparação entre as diversas culturas. Desde o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, os países islâmicos foram colocados no palco do mundo. Qualquer movimento é avidamente observado - em especial a condição social da mulher. Há uma idéia de que as mulheres nos países islâmicos são reprimidas: a imagem típica é a de que ela é obrigada a usar o véu e a burca, tendo que viver atrás de portas fechadas. Mas essa opinião baseia-se mais em preconceito do que em informações objetivas. A série mostra que, nos dias atuais, a mulher tem um papel ativo nos países islâmicos, em áreas como arte, literatura, política e economia. E elas também têm significativa contribuição no desenvolvimento e na transformação da sociedade em que vivem. De fato, ainda há muitas tradições que impedem a mulher de participar de atividades sociais diárias. Mas os documentários revelam as tradicionais diferenças entre as sociedades e refutam os preconceitos da generalização. É um retrato objetivo, real e factual da mulher nos países islâmicos. A Mostra exibe cinco episódios, com 60 minutos cada: Argélia, Irã, Jordânia, Palestina e Paquistão.
Mulheres em Países Islâmicos - Irã (Women In Islamic Countries - Iran)
Exibição: 26/10 (Unibanco Arteplex 4, 16h20) - 29/10 (Cine Bombril Sala 2, 15h50) - 2/11 (Cinesesc - 13h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2006, 300 min
Direção: Enes Hakan Tokyay
Roteiro: Ayse Böhürler
Fotografia: Enes Hakan Tokyay
Descrição: Mulheres em Países Islâmicos elabora um retrato das mulheres em quatorze países do Oriente Médio. A série de documentários revela seus pontos de vista e suas atuações e rotinas na sociedade islâmica. São mostrados seus problemas e suas específicas soluções, com temas como carreira, educação e participação na vida social, assim como a igualdade entre os sexos e a comparação entre as diversas culturas. Desde o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, os países islâmicos foram colocados no palco do mundo. Qualquer movimento é avidamente observado - em especial a condição social da mulher. Há uma idéia de que as mulheres nos países islâmicos são reprimidas: a imagem típica é a de que ela é obrigada a usar o véu e a burca, tendo que viver atrás de portas fechadas. Mas essa opinião baseia-se mais em preconceito do que em informações objetivas. A série mostra que, nos dias atuais, a mulher tem um papel ativo nos países islâmicos, em áreas como arte, literatura, política e economia. E elas também têm significativa contribuição no desenvolvimento e na transformação da sociedade em que vivem. De fato, ainda há muitas tradições que impedem a mulher de participar de atividades sociais diárias. Mas os documentários revelam as tradicionais diferenças entre as sociedades e refutam os preconceitos da generalização. É um retrato objetivo, real e factual da mulher nos países islâmicos. A Mostra exibe cinco episódios, com 60 minutos cada: Argélia, Irã, Jordânia, Palestina e Paquistão.
Mulheres em Países Islâmicos - Jordânia (Women In Islamic Countries - Jordan)
Exibição: 25/10 (Cine Bombril Sala 2, 16h) - 26/10 (Unibanco Arteplex 4, 18h40) - 2/11 (Unibanco Arteplex 4, 19h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2006, 300 min
Direção: Enes Hakan Tokyay
Roteiro: Ayse Böhürler
Fotografia: Enes Hakan Tokyay
Descrição: Mulheres em Países Islâmicos elabora um retrato das mulheres em quatorze países do Oriente Médio. A série de documentários revela seus pontos de vista e suas atuações e rotinas na sociedade islâmica. São mostrados seus problemas e suas específicas soluções, com temas como carreira, educação e participação na vida social, assim como a igualdade entre os sexos e a comparação entre as diversas culturas. Desde o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, os países islâmicos foram colocados no palco do mundo. Qualquer movimento é avidamente observado - em especial a condição social da mulher. Há uma idéia de que as mulheres nos países islâmicos são reprimidas: a imagem típica é a de que ela é obrigada a usar o véu e a burca, tendo que viver atrás de portas fechadas. Mas essa opinião baseia-se mais em preconceito do que em informações objetivas. A série mostra que, nos dias atuais, a mulher tem um papel ativo nos países islâmicos, em áreas como arte, literatura, política e economia. E elas também têm significativa contribuição no desenvolvimento e na transformação da sociedade em que vivem. De fato, ainda há muitas tradições que impedem a mulher de participar de atividades sociais diárias. Mas os documentários revelam as tradicionais diferenças entre as sociedades e refutam os preconceitos da generalização. É um retrato objetivo, real e factual da mulher nos países islâmicos. A Mostra exibe cinco episódios, com 60 minutos cada: Argélia, Irã, Jordânia, Palestina e Paquistão.
Mulheres em Países Islâmicos - Palestina (Women In Islamic Countries - Palestin)
Exibição: 25/10 (Cine Bombril Sala 2, 16h) - 26/10 (Unibanco Arteplex 4, 18h40) - 2/11 (Unibanco Arteplex 4, 19h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2006, 300 min
Direção: Enes Hakan Tokyay
Roteiro: Ayse Böhürler
Fotografia: Enes Hakan Tokyay
Descrição: Mulheres em Países Islâmicos elabora um retrato das mulheres em quatorze países do Oriente Médio. A série de documentários revela seus pontos de vista e suas atuações e rotinas na sociedade islâmica. São mostrados seus problemas e suas específicas soluções, com temas como carreira, educação e participação na vida social, assim como a igualdade entre os sexos e a comparação entre as diversas culturas. Desde o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, os países islâmicos foram colocados no palco do mundo. Qualquer movimento é avidamente observado - em especial a condição social da mulher. Há uma idéia de que as mulheres nos países islâmicos são reprimidas: a imagem típica é a de que ela é obrigada a usar o véu e a burca, tendo que viver atrás de portas fechadas. Mas essa opinião baseia-se mais em preconceito do que em informações objetivas. A série mostra que, nos dias atuais, a mulher tem um papel ativo nos países islâmicos, em áreas como arte, literatura, política e economia. E elas também têm significativa contribuição no desenvolvimento e na transformação da sociedade em que vivem. De fato, ainda há muitas tradições que impedem a mulher de participar de atividades sociais diárias. Mas os documentários revelam as tradicionais diferenças entre as sociedades e refutam os preconceitos da generalização. É um retrato objetivo, real e factual da mulher nos países islâmicos. A Mostra exibe cinco episódios, com 60 minutos cada: Argélia, Irã, Jordânia, Palestina e Paquistão.
Mulheres em Países Islâmicos - Paquistão (Women In Islamic Countries - pakistan)
Exibição: 26/10 (Unibanco Arteplex 4, 14h) - 2/11 (Espaço Unibanco 1, 20h10)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2006, 300 min
Direção: Enes Hakan Tokyay
Roteiro: Ayse Böhürler
Fotografia: Enes Hakan Tokyay
Descrição: Mulheres em Países Islâmicos elabora um retrato das mulheres em quatorze países do Oriente Médio. A série de documentários revela seus pontos de vista e suas atuações e rotinas na sociedade islâmica. São mostrados seus problemas e suas específicas soluções, com temas como carreira, educação e participação na vida social, assim como a igualdade entre os sexos e a comparação entre as diversas culturas. Desde o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, os países islâmicos foram colocados no palco do mundo. Qualquer movimento é avidamente observado - em especial a condição social da mulher. Há uma idéia de que as mulheres nos países islâmicos são reprimidas: a imagem típica é a de que ela é obrigada a usar o véu e a burca, tendo que viver atrás de portas fechadas. Mas essa opinião baseia-se mais em preconceito do que em informações objetivas. A série mostra que, nos dias atuais, a mulher tem um papel ativo nos países islâmicos, em áreas como arte, literatura, política e economia. E elas também têm significativa contribuição no desenvolvimento e na transformação da sociedade em que vivem. De fato, ainda há muitas tradições que impedem a mulher de participar de atividades sociais diárias. Mas os documentários revelam as tradicionais diferenças entre as sociedades e refutam os preconceitos da generalização. É um retrato objetivo, real e factual da mulher nos países islâmicos. A Mostra exibe cinco episódios, com 60 minutos cada: Argélia, Irã, Jordânia, Palestina e Paquistão.
Mundo Novo
Mundo Novo (Nuovomondo)
Exibição: 27/10 (Unibanco Arteplex 1, 19h50) - 28/10 (Cinesesc, 23h20) - 29/10 (Espaço Unibanco 3, 19h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: França / Itália, 2006, 112 min
Direção: Emanuele Crialese
Roteiro: Emanuele Crialese
Fotografia: Agnès Godard
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Vincenzo Amato, Aurora Quattrocchi, Francesco Casisa
Descrição: Sicília, Itália, começo do século 20. Salvatore Mancuso está decidido a recomeçar a vida no Novo Mundo. Vende tudo o que tem para custear a viagem, com os filhos e a velha mãe, para um lugar onde haja mais trabalho e oportunidades para todos. O destino escolhido é Nova York. Uma atmosfera misteriosa precede a viagem. Dos rituais de partida à energia de sua mãe, que subitamente consegue curar os habitantes da pequena vila em que moram, acometidos de uma estranha doença, tudo parece aconselhá-los a ficar. Mas nada demove os Mancuso da decisão de emigrar. O filme foi o vencedor do Leão de Prata de revelação no Festival de Veneza 2006.

     

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