Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Sinopses

da Folha Online

N

Nanoilusão
Nanoilusão (Nanoilusão)
Exibição: Programa de curtas 6
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2005
Direção: Francisco Garcia, José Wagner Garcia
Roteiro: Bráulio Mantovani
Descrição: Ele enxerga sua realidade com estranhamento. Ela se multiplica em imagens. Um fato admirável acontece. O roteiro é de Bráulio Mantovani, que assinou Cidade de Deus (2002) e que co-assina O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), também selecionado pela 30ª Mostra.
NavegarAmazônia
NavegarAmazônia (NavegarAmazônia)
Exibição: 21/10 (Espaço Unibanco 1, 19h40) - 22/10 (Cine Bombril Sala 2, 22h) - 29/10 (Sala Cinemateca, 17h40)
Seção: Mostra Brasil Perspectiva
País: Brasil, 2006
Direção: Jorge Bodanzky, Evaldo Mocarzel
Fotografia: Gavin Andrews, Helio
Descrição: Em março de 2006, a equipe do projeto Navegar Amazônia saiu do Canal de Jandiá, em Macapá, rumo a Belém. A bordo de um barco regional, adaptado com um moderno laboratório multimídia, estavam a equipe do projeto e trinta pessoas. Entre os convidados, os músicos Jorge Mautner, Nelson Jacobina e Zé Miguel (de Macapá) e os cineastas Evaldo Mocarzel e Jorge Bodanzky. O objetivo era oferecer, ao longo de todo o percurso, que envolveu as cidades de Belém, Abaetetuba e Tauerá-açu, oficinas de música, cinema, fotografia, vídeo e arte às populações ribeirinhas visitadas. Em Belém, as atividades iniciaram-se com rituais indígenas de pajelança com Mestre Verequete, o rei do carimbó, além dos três músicos a bordo. O documentário Navegar Amazônia - Uma Viagem com Jorge Mautner registra a interação entre os convidados e as populações locais. O projeto Navegar Amazônia capta e transmite conteúdos da Amazônia de maneira única: do coração da floresta e do rio para o mundo.
Negativos de McLaren
Negativos de McLaren (Mclaren´S Negatives)
Exibição: Programa de curtas 9
Seção: Curtas-metragens
País: Canadá, 2006, 98 min.
Direção: Marie-Josée Saint-Pierre
Roteiro: Marie-Josée Saint-Pierre
Descrição: Um olhar pessoal e de criação cinematográfica resulta numa composição visual, que divide com os espectadores os segredos e conceitos do lendário animador Norman McLaren.
Noel - Poeta da Vila (
Noel - Poeta da Vila ( (Noel - Poeta da Vila ()
Exibição: 24/10 (Espaço Unibanco 1, 20h) - 25/10 (Unibanco Arteplex 2, 21h30) - 27/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h10) - 28/10 (Cine Bombril Sala 1, 14h10)
Seção: Mostra Brasil Competição Novos Diretores
País: Brasil, 2006, 99 min
Direção: Ricardo van Steen
Roteiro: Pedro Vicente
Fotografia: Paulo Vainer
Elenco: Camila Pitanga, Rafael Raposo, Paulo César Peréio, Roberta Rodrigues, Flávio Bauraqui, Jonathan Haagensen, Supla
Descrição: Anos 20: Noel Rosa tem um defeito no queixo, que disfarça com o cigarrinho pendurado na boca. Estudante de Medicina, toca no Bando dos Tangarás, um regional com jovens do bairro. Mesmo sendo branco de classe média, dá-se melhor com negros, operários e mulheres da vida. Conhece Ismael Silva e por meio dele chega ao mundo do samba, onde toma contato com pessoas como o pedreiro Cartola, da Mangueira. Descobre a malandragem. A partir de uma paródia ao Hino Nacional, compõe "Com Que Roupa?", seu primeiro sucesso. Aos 19 anos de idade, vende milhares de discos. Torna-se ídolo do rádio, é aclamado "arauto das aspirações cariocas" e "filósofo do samba". Celebridade, entrega-se à boemia. No Carnaval, conhece a operária Lindaura, de quinze anos, e começa a namorar. Meses depois, conhece a dançarina Ceci e por ela se apaixona. Divide-se entre as duas mulheres, trabalha muito, dorme pouco, vive gripado e fraco. Denunciado pela mãe de Lindaura como raptor e sedutor de menores, é obrigado a se casar sob pena de prisão. Descobre-se tuberculoso. Vai para Belo Horizonte e tenta recuperar sua saúde. Volta ao Rio de Janeiro, reencontra Ceci e abandona Lindaura. Torna-se parceiro de Ismael e do cantor Chico Alves. Em encontros ocasionais, engravida Lindaura. Ceci o deixa, e Lindaura perde o bebê. Noel bebe mais ainda. A tuberculose piora, ele mal consegue se locomover.
Nós que Nos Amávamos Tanto
Nós que Nos Amávamos Tanto (C' Eravamo Tanto Amati)
Exibição: 27/10 (Espaço Unibanco 3, 13h30)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1974, 75 min
Direção: Ettore Scola
Roteiro: Agenore Incrocci, Furio Scarpelli, Ettore Scola
Fotografia: Claudio Cirillo
Elenco: Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefano Satta Flores, Stefania Sandrelli
Descrição: Trinta anos na história da Itália (1945-1975) e na vida de três grandes amigos: Gianni, Antonio e Nicola. Da resistência à ocupação nazista ao engajamento político dos anos 1960, acompanham-se as aventuras, desventuras e desilusões amorosas de uma geração que sonhava em mudar o mundo. Essa bela homenagem a Federico Fellini marcou o início da melhor fase de Ettore Scola, que aqui revela seu lado poético e melancólico.
Nossa, Eu Filmei Isso!
Nossa, Eu Filmei Isso! (Awesome; I Fuckin’ Shot That)
Exibição: 22/10 (Unibanco Arteplex 4, 22h20) - 27/10 (Cine Bombril Sala 2, 18h) - 1/11 (Unibanco Arteplex 1, 22h10)
Seção: Competição - Novos Diretores
País: EUA, 2006, 92 min.
Direção: Nathaniel Hornblower
Roteiro: Nathaniel Hornblower
Fotografia: 50 fãs do Beastie Boys
Elenco: Beastie Boys, Mix Master Mike, Doug E. Fresh
Descrição: O registro do show, em outubro de 2004, do grupo Beastie Boys no Madison Square Garden, em Nova York. Os produtores do filme deram câmeras hi-8 a cinqüenta fãs que foram incumbidos de fazer um registro inovador do show da banda. Além do material produzido por eles, uma equipe profissional cuidou de gravar tudo da forma tradicional. No processo de edição, o desafio foi provocar um diálogo entre as duas formas de captação. Na apresentação, os Beastie Boys, que estavam divulgando "To the 5 Boroughs", o sexto álbum de estúdio da banda, fizeram uma releitura de sua carreira, mesclando músicas novas e antigas como "Intergalactic", "Hello Nasty" , "Paul Revere" e "License to Ill".
Nosso Amor do Passado
Nosso Amor do Passado (Conversations With Other Women)
Exibição: 22/10 (Unibanco Arteplex 3, 22h) - 27/10 (Reserva Cultural Sala 2, 21h20) - 31/10 (Unibanco Arteplex 2, 13h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA / Inglaterra, 2006, 84 min
Direção: Hans Canosa
Roteiro: Gabrielle Zevin
Fotografia: Steve Yedlin
Elenco: Helena Bonham Carter, Aaron Eckhart, Nora Zehetner, Erik Eidem, Yury Tsykun, Brian Geraghty
Descrição: Convidados para um casamento em Nova York, um casal em crise começa a discutir a relação. A discussão se aprofunda e passa da cerimônia para o quarto do hotel, trazendo lembranças de quando se conheceram. Revelações importantes começam inevitavelmente a vir à tona, o que faz aflorar sentimentos de paixão e remorso. Depois dessa noite, tudo será diferente entre eles. O diretor Hans Canosa estréia aqui como montador em caráter de urgência: quando o profissional inicialmente contratado desistiu do projeto citando dificuldades criativas, Canosa foi obrigado a aprender a aplicar software específico para satisfazer suas necessidades.
Notícias do Lar / Notícias de Casa
Notícias do Lar / Notícias de Casa (News From Home / News From House)
Exibição: 25/10 (Cine Bombril Sala 1, 18h10) - 26/10 (Unibanco Arteplex 3, 18h20) - 28/10 (Espaço Unibanco 1, 14h) - 31/10 (Sala UOL, 15h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Israel / França / Bélgica, 2005, 97 min
Direção: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai
Fotografia: Haim Asias
Elenco: Amos Gitai, Michael Tapuah, Laurent Truchot, Patrick Quinet
Descrição: News from Home/News from House completa uma trilogia iniciada em 1980 com House e continuada em 1998 com House in Jerusalem. Abandonado pelos proprietários palestinos na guerra de 1948, desapropriado pelo governo israelense, alugado por imigrantes judeus argelinos em 1956 e comprado por um professor universitário que tomou para si a transformação das três casas históricas em 1980: esse prédio a oeste de Jerusalém funciona novamente como um microcosmo, como há 25 anos. Seus habitantes se dispersaram, o espaço comum se desintegrou, mas resquícios de ambos, emocionais e físicos, permanecem no cerne do impasse Israel-Palestina. A realidade transformou-se em memórias dispersas. Uma nova identidade e uma nova diáspora têm que ser definidas. Criando uma espécie de arqueologia humana, Amos Gitai explora as relações entre os habitantes da casa, entre passado e presente, entre israelenses e palestinos. Cada um desses moradores torna-se símbolo de uma região, de um mundo, de um destino.
Nue Propriété
Nue Propriété (Nue Propriété)
Exibição: 24/10 (Reserva Cultural Sala 2, 21h50) - 25/10 (Cine Bombril Sala 2, 22h) - 27/10 (Cinesesc, 19h10) - 28/10 (Espaço Unibanco 1 - 16h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Bélgica / França / Luxemburgo, 2006, 105 min
Direção: Joachim Lafosse
Roteiro: Joachim Lafosse, François Pirot
Fotografia: Hichame Alaouie
Elenco: Isabelle Huppert, Jérémie Renier, Yannick Renier, Kris Cuppens, Raphaëlle Lubansu
Descrição: Pascale vive numa antiga fazenda restaurada com seus dois filhos gêmeos, François e Thierry, adultos incapazes de tocar a vida por conta própria. Após um casamento de longa data, ela e o marido continuam a brigar entre si, mesmo depois de divorciados. O novo companheiro de Pascale a encoraja a vender a propriedade e, com o dinheiro, abrir uma pousada nos Alpes. Os filhos se opõem com violência e se desentendem com o amante da mãe. Desesperada pela falta de liberdade, Pascale sai de casa. Sua ausência provocará uma verdadeira guerra entre os filhos. O ator Yannick Renier é irmão de Jérémie Renier (de A Criança, seleção da 29ª Mostra). O filme marca sua estréia em longa-metragem e também a primeira vez em que contracena com Jérémie. Isabelle Huppert estrela também outra atração da 30ª Mostra,A Comédia do Poder.
Nunca Mais
Nunca Mais (Never More)
Exibição: 25/10 (Reserva Cultural Sala 2, 13h) - 29/10 (Cinesesc, 15h20) - 2/11 (Unibanco Arteplex 3, 17h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2006, 62 min
Direção: Toke Constantin Hebbeln
Roteiro: Toke Constantin Hebbeln, Nina Vukovic
Fotografia: Felix Novo de Oliveira
Elenco: Leonard Proxauf, Rolf Becker, Sylvester Groth, Manni Laudenbach, Tom Lass
Descrição: A vida de um jovem rapaz chamado Jonas Block vira do avesso quando seu pai se perde no mar. Sem ter onde ficar, passa a levar uma vida miserável morando na casa do vigário da cidade, até que um encontro mágico vira tudo de cabeça para baixo. O título original em alemão é uma aglutinação verbal e popular para "nie mehr", ou nunca mais.
Nzinga
Nzinga (Nzinga)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 1, 21h40) - 21/10 (Cine Bombril Sala 2, 18h20) - 22/10 (Unibanco Arteplex 4, 13h) - 26/10 (Cine Bombril Sala 1, 17h40)
Seção: Mostra Brasil Perspectiva
País: Brasil, 2006, 87 min
Direção: Octávio Bezerra
Roteiro: Rose La Creta
Fotografia: Hélio Silva, Guerrinha
Elenco: Taís Araújo, Léa Garcia, Naná Vasconcelos, Paulão,Mestre Leopoldina, Nestor Capoeira
Descrição: Documentário musical sobre a cultura afro-brasileira, cuja estrutura narrativa se traduz por um jogo de búzios, no qual a protagonista chega atraída pelo "chamado do tambor" em busca do autoconhecimento. Viajando pela estrada da percussão nas locações de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, a protagonista conhece diferentes ritmos, grupos musicais e coreográficos, procurando e encontrando sua integração na sociedade brasileira. Os números musicais brasileiros são editados em contraponto aos números filmados em Angola onde, no século 17, viveu e reinou a Rainha Nzinga, guerreira famosa cujo nome serve de batismo à protagonista do filme. A veterana atriz Léa Garcia está presente na 30ª Mostra também com o filme Remissão.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).