Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Sinopses

da Folha Online

S

Saba
Saba (Saba)
Exibição: Programa de curtas 7
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2006
Direção: Gregorio Graziosi, Thereza Menezes
Roteiro: Gregorio Graziosi, Thereza Menezes
Descrição: Um casal de centenários, sr. Porphirio e sra. Chiquinha, casados há mais de 75 anos. Ela, com saúde debilitada, é incapaz de se mover ou de se comunicar há mais de duas décadas. Ele, ainda com boa saúde, escolheu permanecer ao lado dela.
Sacco e Vanzetti
Sacco e Vanzetti (Sacco e Vanzetti)
Exibição: 20/10 (Centro Cultural São Paulo, 16h) - 26/10 (Faap, 15h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália / França, 1971, 120 min
Direção: Giuliano Montaldo
Roteiro: Giuliano Montaldo, Fabrizio Onofri
Fotografia: Silvano Ippoliti
Elenco: Gian Maria Volontè, Riccardo Cucciolla, Rosanna Fratello
Descrição: Boston, Estados Unidos, início dos anos 1920. Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, dois imigrantes italianos anarquistas, são detidos pela polícia, acusados pelos assassinatos de um contador e de um guarda. O julgamento foi político e não considerou a justiça, pois ambos eram estrangeiros e seguiam uma doutrina política oposta ao conservadorismo que detinha as rédeas do poder no país. Não foram absolvidos nem mesmo quando, cinco anos depois, um outro homem admitiu a autoria dos crimes. Acabaram condenados à pena capital e executados por eletrocução em 23 de agosto de 1927.
Saindo da Sombra
Saindo da Sombra (Saindo da Sombra)
Exibição: Programa de curtas 7
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2005
Direção: Henrique Saladini
Roteiro: Carlos Gerbase
Descrição: Jovem está em busca de sua realização. Crises de rumo profissional, decepções amorosas e familiares e situações inusitadas vão se desmembrando ao longo de sua história, levantando questões filosóficas que influenciam nessa busca de estabilidade financeira, profissional e pessoal. O roteiro é do cineasta Carlos Gerbase, que já dirigiu, entre outros, Verdes Anos (1984), Tolerância (2000, exibido na 24ª Mostra) e Sal de Prata (2005).
Saira
Saira (Saira)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 2, 13h30) - 22/10 (Unibanco Arteplex 1, 13h) - 29/10 (Sala Cinemateca, 15h40)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Índia, 2005, 92 min
Direção: Dr. Biju
Fotografia: M.J. Radhakrishnan
Elenco: Nedumudi Venu, Navya Nair, Rajesh Sharma, V.K. Baiju, Koodal Shobhan
Descrição: "Para a jovem, talentosa e espirituosa Saira, uma entrevista com Khasim Abbas, proeminente líder de um grupo terrorista, era um grande desafio profissional. E ela o realizou com competência. Mas antes mesmo que a euforia se desvanecesse, uma tempestade agita a pacífica existência de Saira e a de seu pai, o famoso músico Usthad Ali Hussain. Desse momento em diante, a vida dos dois nunca mais será a mesma. Religião, política e Estado combinados para insuflar o terrorismo colocam muitas vidas felizes numa espiral de tragédia e agonia. A história de duas pessoas inocentes tragadas por uma rede de crueldade.
ScenarII
ScenarII (ScenarII)
Exibição: Programa de curtas 10
Seção: Curtas-metragens
País: França, 2006
Direção: Florent Trochel
Roteiro: Florent Trochel
Descrição: Ficção baseada num fato real sem qualquer importância. Espécie de sonho filmado sobre os complexos mecanismos do cérebro. Uma mulher idosa anda no quintal de sua casa. Sua trajetória e natureza ocupam um espaço e inspiram múltiplos personagens. Sem conexões entre si, esses personagens contribuem para criar interstícios com os quais o espectador recria ligações. A senhora não é visível, mas cada personagem é ou poderia ter sido ela.
Se (If)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: Canadá, 2006, 98 min.
Direção: Chris Brower
Roteiro: Chris Brower
Descrição: Um homem tímido anseia por falar com a mulher que fotografa e observa obsessivamente por muitos anos.
Sem Rumo
Sem Rumo (Dérives)
Exibição: Programa de curtas 10
Seção: Curtas-metragens
País: França, 2005
Direção: Bill Barluet
Roteiro: Bill Barluet
Descrição: Francis é solto após quarenta anos de prisão. Sua mente está cheia de ilusões e esperanças de começar uma nova vida aos 65 anos de idade.
Serras da Desordem
Serras da Desordem (Serras da Desordem)
Exibição: 22/10 (Unibanco Arteplex 3, 19h30) - 24/10 (Sala UOL, 14h) - 28/10 (Unibanco Arteplex 4, 17h30) - 1/11 (Unibanco Arteplex 1, 15h10)
Seção: Mostra Brasil Perspectiva
País: Brasil, 2006, 135 min
Direção: Andrea Tonacci
Roteiro: Andrea Tonacci, Sydney Possuelo, Wellington Figueiredo
Fotografia: Aloysio Raulino, Alziro Barbosa, Fernando Coster
Elenco: Carapirú, Tiramukõn, Camairú, Myhatxiá, Sydney Ferreira Possuelo, Luis Aires do Rego, Estelita Rosalita dos Santos, Wellington Gomes Figueiredo, Talita Rocha
Descrição: Carapirú é um índio nômade que, após ter seu grupo familiar massacrado num ataque surpresa de fazendeiros, consegue escapar e viver, durante 10 anos, perambulando pelas serras do Brasil central. Capturado em novembro de 1988, a dois mil quilômetros de distância de seu ponto de partida, é levado pelo sertanista Sydney Possuelo para Brasília. Sua história ganha as páginas dos jornais, gerando polêmica entre historiadores e antropólogos em relação à sua origem e identidade. É identificado como um Guajá por um índio intérprete, órfão de 18 anos, que havia sido resgatado, há 10 anos, pelo próprio sertanista, dos maus tratos de um fazendeiro. Mais uma surpresa do destino: os dois índios reconhecem-se como pai e filho, sobreviventes do massacre de 10 anos antes, ambos acreditando-se mortos. O elenco é formado pelas próprias pessoas que viveram os fatos.
Shakespeare Mudo
Shakespeare Mudo (Silent Shakespeare)
Exibição: 27/10 (Cinesesc, 17h20) - 28/10 (Cinesesc, 21h20)
Seção: Apresentação Especial
País: Inglaterra / Itália / EUA, (1899 -1911), 88 min
Direção: Percy Stow, Charles Kent, Gerolamo lo Savio, William Kennedy, Laurie Dickson, Gerolamo lo Savio, F. R. Benson, J. Stuart Blackton, Charles Kent
Descrição: O namoro do cinema com a obra do bardo inglês William Shakespeare data dos primórdios dessa mídia. Como em seus primeiros anos de existência, na virada dos séculos 19 para 20, os filmes eram vistos como um entretenimento mundano, a indústria cinematográfica tentou imitar o teatro para elevar seu status cultural. Adaptar a obra de Shakespeare tornou-se então um dos maiores desafios de artistas da época, ainda mais pelos filmes, então, serem silenciosos e não passarem dos dois rolos de projeção. São ao todo sete curtas, a começar por Rei João (1899), do inglês William-Kennedy Laurie Dickson, a primeira adaptação cinematográfica de uma obra de Shakespeare da história. Completam a seleção: A Tempestade (1908), do também inglês Percy Stow, que conseguiu traduzir com rigor o espírito e o texto do escritor em apenas cinco minutos; Sonho de uma Noite de Verão (1909), dos americanos J. Stuart Blackton e Charles Kent, que conta com impressionantes efeitos especiais e é uma produção da Vitagraph, a empresa mais proeminente da era pré-Hollywood; Rei Lear (1910), do italiano Gerolamo Lo Savio, que apresenta colorido expressivo, pintado diretamente na película, e foi realizado na Film d’Arte Italiana, produtora dedicada a filmar peças de teatro com atores famosos; Noite de Reis (1910), novamente do americano Charles Kent, que é outra realização da Vitagraph e apresentou, no papel de Viola, uma das primeiras grandes estrelas do cinema, Florence Turner; O Mercador de Veneza (1910), o segundo trabalho na série de Gerolamo Lo Savio, que não conseguiu ser salvo por completo, mas tem opulência e externas reais em Veneza; e Ricardo III (1911), do inglês F.R. Benson, que apresenta a então renomada companhia shakespeariana de sir Frank Benson e é o registro literal da encenação teatral. Na ausência da palavra, elemento tão capital na obra de Shakespeare, esses curtas mudos serão exibidos com música ao vivo. Uma nova trilha sonora, de texturas ricas e oníricas, foi escrita pela pianista Laura Rossi, que estudou composição no London College of Music. Ela se apresenta ao lado do violonista Mike Outram e do Quarteto Portinari.
Shortbus
Shortbus (Shortbus)
Exibição: 26/10 (Reserva Cultural Sala 2, 22h) - 27/10 (Espaço Unibanco 1, 23h40) - 28/10 (Sala UOL de Cinema, 23h20) - 1/11 (Unibanco Arteplex 2, 23h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2006, 102 min
Direção: John Cameron Mitchell
Roteiro: John Cameron Mitchell
Fotografia: Frank G. DeMarco
Elenco: Justin Bond, Lindsay Beamish, PJ DeBoy, Raphael Barker, Peter Stickles
Descrição: Vários jovens de Nova York encontram-se num salão infame e underground chamado Shortbus, onde se deparam com situações cômicas e trágicas envolvendo amor, música, política e sexo. Sofia é a terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo e por isto fingiu durante anos para seu marido, Rob. Ela conhece Severin, uma dominatrix que tenta ajudá-la. Entre os clientes de Sofia está o casal gay James e Jamie, que começa uma relação aberta com Ceth. O filme sugere uma forma de diminuir a pressão pós-ataques terroristas de 2001 e assim reconciliar melhor as pessoas. A trilha sonora leva a assinatura do roqueiro ascendente Michael Hill e do consagrado grupo de indie rock de vanguarda Yo La Tengo, de Nova Jersey.
Síndromes e um Século
Síndromes e um Século (Sang Sattawat)
Exibição: 29/10 (Unibanco Arteplex 1, 19h) - 30/10 (Cine Bombril Sala 1, 18h10)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Tailândia / França / Áustria, 2006, 105 min
Direção: Apichatpong Weerasethakul
Roteiro: Apichatpong Weerasethakul
Fotografia: Sayombhu Mukdeeprom
Elenco: Nantarat Sawaddikul, Jaruchai Iamaram, Sophon Pukanok, Jenjira Pongpas, Arkanae Cherkam
Descrição: No pequeno hospital, sr. Toa passa a manhã tentando cortejar a dra. Tei. Ele é profundamente tímido, mas se esforça para declarar seu amor. A médica não se mostra muito receptiva. Ela ainda questiona seu coração em relação a Noom, um especialista em orquídeas. No mesmo hospital, Ple, uma dentista, sente atração por um monge. Paralelamente, desenvolve-se a história do dr. Nohng, o jovem residente. Ele falta ao trabalho para visitar um amigo. Mais tarde, sai para tomar um drinque com médicas mais velhas e encerra seu dia encontrando Joy, sua lindíssima namorada.
Sirenes ao Fundo
Sirenes ao Fundo (Sirenas De Fondo)
Exibição: Programa de curtas 11
Seção: Curtas-metragens
País: México, 2006
Direção: Arcadi Palerm
Roteiro: Marianna Palerm, Jacques Bonnavent
Descrição: O canto histérico de uma sirene, repetitivo como um mantra. Ecoa, repete, ecoa, repete. Uma oração que pede um milagre: a recuperação da fé.
Só Deus Sabe
Só Deus Sabe (Sólo Dios Sabe)
Exibição: 24/10 (Unibanco Arteplex 2, 21h30) - 25/10 (Cine Bombril Sala 1, 15h50) - 26/10 (Unibanco Arteplex 3, 14h10) - 30/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Brasil / México, 2006, 113 min
Direção: Carlos Bolado
Roteiro: Carlos Bolado, Diane Weipert
Fotografia: Federico Barbabosa
Elenco: Alice Braga, Diego Luna, Damián Alcázar, Cecilia Suárez, Ângela Correa
Descrição: "A brasileira Dolores de Maria é uma jovem estudante de arte que, de espírito livre, viaja por Tihuana, no México. Cruza seu caminho o jornalista Damián, com quem terá uma relação íntima e espiritual com reflexos tanto no México quanto no Brasil. Dolores viverá o grande conflito de sua vida: dedicar-se a um grande amor ou mergulhar nas descobertas de suas raízes no candomblé? Em ritmo de road movie, a trama passa por paisagens desérticas, pequenos vilarejos e cidades como Cidade do México, São Paulo e Salvador. Na equipe técnica, há talentos do cinema brasileiro como Vera Hamburger, diretora de arte em Deus É Brasileiro e Carandiru, e Marjorie Gueller, figurinista de Memórias Póstumas (exibição especial na 29ª Mostra) e Contra Todos (28ª Mostra). O pernambucano Otto já assinou a trilha sonora de Árido Movie.
Só Resta Esquecer
Só Resta Esquecer (L`Istruttoria È Chiusa: Dimentichi)
Exibição: 21/10 (Cine Bombril Sala 2, 23h) - 29/10 (Unibanco Arteplex 4, 19h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1971, 90 min
Direção: Damiano Damiani
Roteiro: o Damiani, Massimo De Rita, Dino Maiuri
Fotografia: Claudio Ragona
Elenco: Franco Nero, Georges Wilson, John Steiner, Riccardo Cucciolla, Antonio Casale
Descrição: Culpado por homicídio e omissão de socorro, o jovem e brilhante arquiteto Vanzi acaba na prisão. Ele enfrenta a violência dos companheiros de cela e se espanta com a dureza dos regulamentos carcerários e dos métodos repressivos dos guardas. Compreende imediatamente que, na cadeia, o que conta também são o dinheiro e a proteção dos poderosos. Mas seu destino já está traçado.
Sob o Encanto da Luz
Sob o Encanto da Luz (Sob o Encanto da Luz)
Exibição: Programa de curtas 6
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2005
Direção: Dirceu Lustosa
Roteiro: Dirceu Lustosa
Descrição: Respiração. As águas sempre guardam um segredo. Um salto.O profundo e a luz. E, com um sopro, o tempo pode parar.
Sob o Signo do Escorpião
Sob o Signo do Escorpião (Sotto Il Segno Dello Scorpione)
Exibição: 22/10 (Unibanco Arteplex 4, 20h20) - 30/10 (Reserva Cultural Sala, 13h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1969, 100 min
Direção: Paolo e Vittorio Taviani
Roteiro: Paolo e Vittorio Taviani
Fotografia: Giuseppe Pinori
Elenco: Gian Maria Volontè, Lucia Bosé, Samy Pavel, Giulio Brogi
Descrição: Numa época pré-histórica indefinida, um grupo de homens parte de sua terra natal, destruída por uma erupção vulcânica. Chegam a uma ilha, mas ali as pessoas também vivem sob a ameaça de um vulcão ainda mais potente. Os recém-chegados, longe de aceitar a oferta de uma nova embarcação para seguirem viagem, tentam convencer os moradores da ilha do absurdo de viver num lugar tão perigoso. Os habitantes se dividem: os jovens querem partir e os mais velhos permanecer. O filme marca a ruptura definitiva dos irmãos Taviani com o neo-realismo e não foi lançado comercialmente no Brasil.
Sob o Sol
Sob o Sol (Unter Der Sonne)
Exibição: 20/10 (Sala Cinemateca, 18h20) - 21/10 (Cinesesc, 13h30) - 24/10 (Sala Cinemateca, 15h50)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2006, 60 min
Direção: Baran bo Odar
Roteiro: Baran bo Odar
Fotografia: Nikolaus Summerer
Elenco: Maximilian Waldmann, Astrid M. Fünderich, Alexandra von Schwerin, Kristian Wanzl, Uwe Rohde
Descrição: Agosto de 1984. O verão está de enlouquecer. Os 23º Jogos Olímpicos de Verão estão se realizando em Los Angeles. Num programa de rádio, o presidente Ronald Reagan faz uma piada sobre bombardear a Rússia. Uma catastrófica seca torna a colheita ruim em mais de vinte países africanos, e a cada mês mais de vinte mil crianças morrem na Etiópia. Nada disso realmente importa para o jovem garoto chamado Victor, que foi passar o fim de semana com sua tia e seus primos. Eles não pretendiam fazer nada de especial, não fosse pela paixão por sua prima de 15 anos, Denise, ou pelo terrível cão do vizinho que o tinha atacado anos atrás. Talvez o incidente na ponte não devesse nunca ter acontecido...
Solos
Solos (Solos)
Exibição: 26/10 (Cinesesc, 21h50) - 27/10 (Unibanco Arteplex 3, 12h30) - 28/10 (Sala UOL, 21h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Argentina, 2006, 88 min
Direção: José Glusman
Roteiro: José Glusman, Jorge Huertas
Fotografia: Hans Bonato
Elenco: Adrián Navarro, Sergio Boris, Andrea Pietra, Nacho Gadano, Ximena Fassi, Carlos Sturze
Descrição: Enrique tem 37 anos e passou os últimos doze com sua esposa Graciela e seus dois filhos. Ele é extremamente ciumento e acabou de se separar. Como não tem para onde ir, resolve morar na casa de seu amigo Luís. Este, aos 40 anos de idade, vive uma relação passional com Eliana, que trabalha na TV como a "moça do tempo" e encerra suas previsões com um poema. Ela termina abruptamente o caso com ele, que não consegue entender suas confusas explicações. Enrique e Luís ficam na mesma situação: ambos separados de suas mulheres. Ambos se encontram com Pablo, amigo em comum e um vitorioso com as mulheres, que arruma para eles uma dupla de prostitutas. Lorena e Yoli são sensuais e tentam envolvê-los em seus jogos eróticos, mas não obtêm sucesso. Numa outra noite, inocentemente, os dois vão a um bar gay. Quando percebem onde estão, querem sair dali o mais rápido possível. Mas, num segundo momento, eles percebem que estão passando momentos agradáveis no lugar. Talvez seja possível começar uma nova vida, sem afinal precisar das mulheres.
Sombras do Passado
Sombras do Passado (Schatten Der Zeit)
Exibição: 29/10 (Sala UOL, 19h40) - 30/10 (Sala Cinemateca, 20h20) - 1/11 (Unibanco Arteplex 2, 15h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha / índia, 2004, 122 min
Direção: Florian Gallenberger
Roteiro: Florian Gallenberger
Fotografia: Jürgen Jürges
Elenco: Tannishtha Chatterjee, Prashanth Narayanan, Irrfan Khan, Tillotama Shome
Descrição: Ravi e Masha se conhecem desde a juventude, são apaixonados e ambos são forçados a trabalhar feito escravos fazendo tapetes para uma loja nas proximidades de Calcutá. Mas Ravi não quer viver assim para sempre e guarda todo seu dinheiro para deixar a escravidão. Isso muda quando descobre que Masha será vendida. Ele então usa todo o seu dinheiro para comprar a liberdade da moça. Livre, Masha promete esperar por Ravi o tempo que for necessário, mas uma série de contingências impedirá que o amor dos dois se concretize como o esperado. O filme foi produzido pelo também cineasta e roteirista Helmut Dietl, autor de grandes sucessos de bilheteria do novo cinema alemão, como Schtonk! (1992) e Rossini (1997).
Sonhos Com Shanghai
Sonhos Com Shanghai (Qinghong)
Exibição: 20/10 (Espaço Unibanco 3, 17h50) - 21/10 (Sala Cinemateca, 22h20) - 22/10 (Cinesesc, 13h30) - 24/10 (Espaço Unibanco 1, 17h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: China, 2005, 120 min
Direção: Wang Xiaoshuai
Roteiro: Lao Ni
Fotografia: Wu Di
Elenco: Gao Yuanyuan, Li Bin, Yao Anlian, Wang Xueyang
Descrição: No período de reformas e abertura na China, que gerou vários conflitos entre gerações, é contada a história de um primeiro amor. No transcorrer dos anos 1960, por recomendação do governo, a jovem Qing deixa sua casa em Xangai e é transferida para a província de Guizhou, uma das regiões mais pobres do país, para ocupar produtivamente terras relegadas. Mas seu pai está ansioso para voltar à Xangai. Para Qing, porém, será complicado retornar, pois ela está iniciando um romance com Hong, jovem pertencente a uma família local de camponeses.
Sonhos de Peixe
Sonhos de Peixe (Sonhos de Peixe)
Exibição: 21/10 (Cinesesc, 21h10) - 22/10 (Sala UOL, 16h) - 24/10 (Unibanco Arteplex 2, 19h10) - 25/10 (Memorial da América Latina, 21h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Rússia / EUA / Brasil, 2006, 115 min
Direção: Kirill Mikhanovsky
Roteiro: Kirill Mikhanovsky
Fotografia: Andrij Parekh
Elenco: José Maria Alves, Rúbia Rafaelle, Chico Diaz, Phellipe Haagensen, Yves Hofer, Demóclito da Silva "Nego"
Descrição: Jusce, um pescador de lagostas de um vilarejo nordestino, é apaixonado por Ana, que só se interessa por uma vida sonhada por meio das imagens que vê em novelas da TV. Quando o velho amigo de Jusce, Rogério, retorna à cidade como bugueiro, a atenção da jovem fica dividida. Jusce conta com a ajuda se seus amigos pescadores para tentar, pela última vez, conquistar o coração de Ana. Locações em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte.
Still Life
Still Life (Sanxia Haoren)
Exibição: 28/10 (Cine Bombril Sala 1, 21h20) - 29/10 (Unibanco Arteplex 2, 15h10) - 30/10 (Espaço Unibanco 3, 19h40) - 31/10 (Cinesesc, 17h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: China / Hong Kong, 2006, 108 min
Direção: Jia Zhang-Ke
Roteiro: Jia Zhang-Ke
Fotografia: Yu Lik Wai
Elenco: Zhao Tao, Han Sanmig
Descrição: A velha cidade de Fengjie está prestes a ser inundada pela água de uma barragem hidroelétrica, mas a construção da nova vizinhança ainda não está concluída. Há coisas a serem salvas, e outras para serem deixadas para trás. Han Sanming, trabalhador em minas de carvão, viaja à cidade para visitar sua ex-mulher, que não vê há dezesseis anos. Eles se reencontram no rio Yangtze. Já a enfermeira Shen Hong dirige-se para lá com a intenção de visitar seu marido, que não volta para casa há dois anos. Eles se abraçam em frente à barragem das Três Gargantas. O filme acompanha pessoas deslocadas no mundo, que perderam as referências, sejam elas a cidade que deixou de existir ou uma relação que não se fechou, e vagueiam pela região em busca de novos destinos.
Sua Grande Alma Branca
Sua Grande Alma Branca (His Big White Self)
Exibição: 20/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h20) - 22/10 (Espaço Unibanco 3, 17h10) - 2/11 (Unibanco Arteplex 2, 21h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Inglaterra, 2006, 93 min
Direção: Nick Broomfield
Roteiro: Nick Broomfield
Fotografia: Joan Churchill
Descrição: Entre 1991 e 2001, quando finalmente foi preso, Eugene Terreblanche, o líder do Partido Nazista Africano, e seus seguidores promoveram uma onda de terror na África do Sul, planejando assassinar Nelson Mandela antes que ele pudesse ser eleito presidente. Explodiram 120 bombas em escolas, aeroportos e estações de trem e ônibus durante a corrida para as primeiras eleições verdadeiramente democráticas do país. Hoje, será que o ex-líder nazista sente algum remorso pelos incontáveis atentados e assassinatos que promoveu nesse período? O diretor Nick Broomfield vai à África do Sul atrás desta e de outras respostas.
Summer Palace
Summer Palace (Yi He Yuan)
Exibição: 24/10 (Reserva Cultural Sala 2, 13h) - 25/10 (Espaço Unibanco 1, às 14h) - 31/10 (Cinesesc, 19h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: China / França, 2006, 140 min.
Direção: Lou Ye
Roteiro: Lou Ye, Mei Feng, Yingli Ma
Fotografia: Hua Qing
Elenco: Hao Lei, Guo Xiaodong, Hu Lingling, Zhang Xianmin
Descrição: A jovem camponesa Yu Hong abandona sua vila, sua família e seu namorado para estudar em Beijing. Na universidade, ela descobre um mundo intenso de liberdade sexual e prazeres proibidos. Ela apaixona-se perdidamente por seu companheiro estudante Zhou Wei. Conduzido por paixões obsessivas que nem mesmo o casal compreende ou consegue controlar, seu relacionamento transforma-se num jogo perigoso - envolvendo traições, recriminações e provocações - quando seus amigos começam a clamar por democracia e liberdade. Os protestos fracassam, e Yu e Zhou se perdem no meio do caos e das multidões em pânico. Zhou é mandado para um campo militar de verão e, quando é liberado, muda-se para Berlim para fugir do país e de suas lembranças de Yu. Ela encontra um emprego e um novo namorado, mas não consegue esquecer Zhou. Na Alemanha, também há inquietude social, numa luta por liberdade que é muito familiar para Zhou. Quando o muro de Berlim cai, ele volta à China. Depois de muito a procurar, Zhou encontra Yu numa pequena cidade. Durante um dia inteiro, ele colocam os futuros à sua frente, duas almas mudadas num mundo em transformação.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).