Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Sinopses

da Folha Online

U

Um Bom Ano
Um Bom Ano (A Good Year)
Exibição: 21/10 (Sala UOL, 16h10) - 26/10 (Espaço Unibanco 3, 17h30) - 28/10 (Reserva Cultural Sala 2, 17h20) - 1/11 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 118 min
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Marc Klein
Fotografia: Philippe Le Sourd
Elenco: Freddie Highmore, Russell Crowe, Albert Finney, Tom Hollander, Marion Cotillard, Valeria Bruni Tedeschi
Descrição: Max Skinner é um investidor londrino que vê sua vida andar para trás quando é despedido pela empresa em que trabalha. Mas sua sorte parece mudar quando recebe como herança do tio Henry um enorme vinhedo em Provence, na Riviera Francesa. Ao chegar à sua nova propriedade, encontra uma jovem americana que afirma ser ela a verdadeira dona das terras. Skinner terá de enfrentar também os duros trabalhos no campo, um primo com muita inveja e camponeses desconfiados. Max é interpretado por Russell Crowe, e o ator mirim Freddie Highmore, de Em Busca da Terra do Nunca (2003), o personifica quando garoto. Essa adaptação do romance homônimo de Peter Mayle, que já deu origem a uma minissérie inglesa, A Year in Provence (1993), de David Tucker, é uma rara comédia na carreira do cineasta Ridley Scott.
Um Canto Neutro
Um Canto Neutro (A Neutral Corner)
Exibição: Programa de curtas 9
Seção: Curtas-metragens
País: Inglaterra, 2006
Direção: Emily Greenwood
Descrição: Uma viagem surreal e fantástica pelo subconsciente de um lutador de boxe nocauteado e em coma.
Um Certo Olhar
Um Certo Olhar (Snow Cake)
Exibição: 22/10 (Unibanco Arteplex 2, 19h10) - 23/10 (Unibanco Arteplex 3, 21h40) - 30/10 (Cine Morumbi, 21h30) - 31/10 (Espaço Unibanco 1, 17h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Inglaterra / Canadá, 2006, 112 min
Direção: Marc Evans
Roteiro: Angela Pell
Fotografia: Steve Cosens
Elenco: Alan Rickman, Sigourney Weaver, Carrie-Anne Moss
Descrição: Alex é um inglês cinquentão e reservado que, num trajeto coberto por neve perto de Ontário, decide dar carona à jovem Vivienne. Acaba se envolvendo num acidente de carro, e ela não resiste e morre no local. Tomado por culpa, ele procura pela mãe da jovem. Mas Linda não é uma mãe comum: ela é autista e por isto incapaz de transmitir a dor de sua perda. Alex resolve passar alguns dias na casa de Linda, pelo menos até seus pais chegarem para o enterro. Ele passa a interagir em seu cotidiano, ao mesmo tempo em que se envolve com a bela vizinha Maggie, que está acostumada a renegar seus sentimentos. Aos poucos eles mudam, e assim que a neve começar a derreter, a vida dos três não será mais a mesma. A trilha sonora é da banda indie Broken-Social-Scene, de linha experimental, que assina também a música do filme Half Nelson, igualmente selecionado para a 30ª Mostra.
Um Charuto na Praia
Um Charuto na Praia (A Cigar At The Beach)
Exibição: Programa de curtas 9
Seção: Curtas-metragens
País: EUA, 2006
Direção: Stephen Keep Mills
Roteiro: Stephen Keep Mills
Descrição: Um homem afasta-se na praia vazia para fumar um charuto e sonhar de olhos abertos. A aproximação de uma tempestade que cruza as águas reflete a tempestade que existe em seu íntimo. Da mesma forma que a fantasia o induz a fazer alguma coisa para si mesmo, deixando crescer um desejo maior do que a vontade sexual ou a sede por aventura.
Um Dia de Verão
Um Dia de Verão (Un Jour D' Été)
Exibição: 21/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h20) - 22/10 (Unibanco Arteplex 3, 17h40) - 30/10 (Cine Bombril Sala 2, 21h40)
Seção: Competição Novos Diretores
País: França, 2006, 90 min
Direção: Franck Guérin
Roteiro: Agnès Feuvre, Franck Guérin
Fotografia: Mathieu Pansard
Elenco: Baptiste Bertin, Théo Frilet, Jean-François Stevenin, Catherine Mouchet
Descrição: Sébastien e Mickaël, adolescentes que vivem numa pequena cidade, nutrem uma forte amizade. Sébastien tem dúvidas sobre sua sexualidade e tenta sufocar a atração que sente pelo amigo. Até o momento em que ele o flagra transando com uma garota. No dia seguinte, durante um jogo de futebol, Mickaël morre depois que a trave do gol, na qual estava pendurado, cede com seu peso. Por causa das estranhas circunstâncias do acidente e das conseqüências dramáticas para a vítima, o prefeito da cidade é indiciado. Mas é Sébastien que pode ter a chave para o que de fato aconteceu.
Um Dia Muito Especial
Um Dia Muito Especial (Una Giornata Particolare)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 3, 12h30) - 26/10 (Cine Olido, 17h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1977, 110 min
Direção: Ettore Scola
Roteiro: Maurizio Constanzo, Ruggero Maccari
Fotografia: Pasqualino De Santis
Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, John Vernon, Françoise Berd
Descrição: Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler encontram-se para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à Segunda Guerra Mundial. Praticamente toda a população prestigia o acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta, uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele, seu vizinho. Ela nunca havia conversado com Gabrielle, demitido recentemente da rádio em que trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, é uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente, os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade. Em 1978, ganhou o Globo de Ouro e o prêmio César (o Oscar francês) de melhor filme estrangeiro.
Um Filme Falado (Um Filme Falado)
Exibição: 2/11 (Vão Livre do Masp, 19h30)
Seção: Vão Livre do Masp
País: Portugal / França / Itália, 2003, 96 min
Direção: Manoel de Oliveira
Roteiro: Manoel de Oliveira
Fotografia: Emmanuel Machuel
Elenco: Leonor Silveira, John Malkovich, Catherine Deneuve, Stefania Sandrelli, Irene Papas, Filipa de Almeida, Luís Miguel Cintra, Ricardo Trepa
Descrição: Rosa Maria, uma jovem professora de História, embarca com a filha em um cruzeiro. O navio sai de Lisboa e atravessa o mar Mediterrâneo com destino a Bombaim, na Índia, onde seu marido a espera. Durante a travessia, ela visita pela primeira vez Marselha, as ruínas de Pompéia, Ceuta, Atenas, as pirâmides do Egito e Istambul - lugares que representam culturas que marcaram a civilização ocidental. Algumas pessoas lhe chamam a atenção: uma empresária francesa de renome, uma famosa ex-modelo italiana, uma atriz e professora grega e sobretudo o comandante do navio, um americano de origem polonesa. Mas uma estranha ameaça perturba o cruzeiro e a vida dos passageiros quando o navio atravessa o Golfo Pérsico. O diretor assim explica seu título: "É Um Filme Falado por ser falado em várias línguas. Porque cada uma dessas línguas representa um contributo dado para a evolução da civilização ocidental". Exibido na 27ª Mostra.
Um Longo Caminho
Um Longo Caminho (Qian Li Zou Dan Qi)
Exibição: 20/10 (Espaço Unibanco 3, 13h30) - 24/10 (Reserva Cultural Sala 2, 15h40) - 28/10 (Cine Bombril Sala 2, 17h40) - 31/10 (Unibanco Arteplex 3, 15h20)
Seção: Perspectiva Internacional
País: China / Japão, 2005, 107 min
Direção: Zhang Yimou
Roteiro: Zhang Yimou, Zou Jingzhi
Fotografia: Zhao Ziaoding
Elenco: Ken Takakura, Kiichi Nakai, Shinobu Terashima, Jiang Wen, Li Jiamin
Descrição: Pela primeira vez em muitos anos, Takata Gou-ichi sai da pacata vila de pescadores em que vive e parte num trem-bala em direção a Tóquio. Sua nora, Rie, lhe telefonou avisando que seu filho, Ken-ichi, estava seriamente adoentado e chamando por ele em seu leito de morte. No entanto, quando Takata chega à metrópole, descobre que as palavras de Rie não eram exatamente verdadeiras. Ken-ichi está de fato acamado no hospital, mas se recusa a ver o pai, com quem havia brigado há muitos anos. Devastado, Takata recebe de Rie uma fita contendo imagens de um vídeo realizado por Ken-ichi, cujas imagens o conduzem a uma intensa jornada de autodescoberta.
Um Mundo Maravilhoso
Um Mundo Maravilhoso (Un Mundo Maravilloso)
Exibição: 21/10 (Espaço Unibanco 3, 21h40) - 28/10 (Unibanco Arteplex 3, 14h20) - 1/11 (Unibanco Arteplex 1, 19h50) - 2/11 (Espaço Unibanco 1 , 17h50)
Seção: Perspectiva Internacional
País: México, 2006, 118 min
Direção: Luis Estrada
Roteiro: Luis Estrada, Jaime Sampietro
Fotografia: Patrick Murguía
Elenco: Damián Alcázar, Martín Altomaro, Noe Alvarado, Carlos Arau
Descrição: Sátira social narrada como conto de fadas. Era uma vez um homem chamado Juan Pérez. Um enorme mal-entendido leva Juan, o mais pobre entre os pobres, a ganhar o título de herói nacional por armar um suposto protesto contra a miséria e a condição precária de vida. O ato causa uma tremenda comoção pública, e Juan vê sua vida sofrer uma reviravolta quando o próprio ministro da Economia resolve conceder-lhe casa, carro e emprego. Mas o gesto do político provoca uma onda nacional de tentativas oportunistas de suicídio e faz com que o governo declare a pobreza um crime. Assim, Juan perde tudo e amarga três anos na cadeia. Mas agora ele está decidido a fazer qualquer coisa para voltar a ser rico. Damián Alcázar é ator de Las Vueltas del Citrillo e de Só Deus Sabe, também exibidos na 30ª Mostra.
Um Pouco Menor do que o Indiana
Um Pouco Menor do que o Indiana (Um Pouco Mais Pequeno Do Que O Indiana)
Exibição: 26/10 (Espaço Unibanco 1, 19h) - 28/10 (Cine Bombril Sala 2, 21h40) - 1/11 (Sala UOL de Cinema, 14h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Portugal, 2006, 78 min
Direção: Daniel Blaufuks
Roteiro: Daniel Blaufuks
Fotografia: João Ribeiro
Descrição: Um velho carro Mercedes, apelidado de Rinoceronte. Pilotando, o cineasta Daniel Blaufuks acompanhado pelo diretor de fotografia João Ribeiro. O objetivo: fazer um road movie por Portugal, país "que se atravessa em seis horas de norte a sul e em uma hora e meia de leste a oeste", como explica o próprio Daniel. A paisagem é de um Portugal pós-Euro 2004 e prestes a entrar no governo provisório de Santana Lopes. É um país parecido com a imagem de "nossa terra" que sempre existiu, mas que já deixou de corresponder à realidade e está quase irreconhecível em postais. Portugal é um território em profunda transformação. As auto-estradas rasgaram literalmente o país, criando uma falsa idéia de velocidade. A paisagem é adulterada por todos, políticos e construtores, com a aceitação passiva dos civis. A agricultura está em extinção. Na construção civil, gigantescas áreas comerciais, copiadas dos Estados Unidos, são encaixadas entre uma vila e uma aldeia. O espaço público é maltratado. O espaço privado é cercado por muros e grades. Memórias ndividuais e coletivas se escondem por debaixo dessas paisagens. Violência, desastres, mortes. Enfim, Daniel encontrou o caos. Era o que ele queria para seu filme, mas descobriu que não era o que queria para seu país.
Uma Verdade Inconveniente
Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth)
Exibição: 20/10 (Cinesesc, 20h20) - 22/10 (Cine Bombril Sala 1, 14h10) - 25/10 (Unibanco Arteplex 1, 15h) - 26/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2006, 100 min.
Direção: Davis Guggenheim
Fotografia: Bob Richman, Davis Guggenheim
Descrição: Visão estarrecedora e importante da cruzada de um homem para frear o progresso letal do aquecimento global, esclarecendo os equívocos relacionados à questão. Este homem é o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, que, depois da derrota nas eleições de 2000, voltou à sua luta para livrar o planeta de um destino catastrófico. Uma Verdade Inconveniente traz argumentos persuasivos de Gore, que explicam que já não se pode tratar o aquecimento global como um problema político, mas sim como o maior desafio que se enfrentará neste século. Para exemplificar sua tese, o documentário mostra cenas de um episódio da série animada Futurama ("Crimes of the Hot", de 2002, em que Gore é um dos personagens e cujo roteiro foi co-assinado por sua filha, Kristen), além da superprodução O Dia Depois de Amanhã (2004), de Roland Emmerich. O filme também menciona recentes catástrofes, como o tsunami na Indonésia e o Katrina em Nova Orleans. A trilha sonora é assinada pelo guitarrista Michael Brook, e a canção principal, "I Need to Wake Up", é da cantora Melissa Etheridge.
Un Borghese Piccolo Piccolo
Un Borghese Piccolo Piccolo (Un Borghese Piccolo Piccolo)
Exibição: 20/10 (Reserva Cultural Sala 2, 13h) - 27/10 (Cine Bombril Sala 1, 14h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1977, 118 min
Direção: Mario Monicelli
Roteiro: Sergio Amidei, Mario Monicelli
Fotografia: Mario Vulpiani
Elenco: Alberto Sordi, Shelley Winters, Vincenzo Crocitti, Romolo Valli
Descrição: Giovanni Vivaldi não tem muitas ambições. Para ele, a vida está maravilhosamente bem do jeito que está. Seu filho Mario tem um futuro promissor e sua atenciosa esposa Amália está igualmente feliz com os rumos de sua vida. No entanto, quando o rapaz é morto por assaltantes de banco, Giovanni é arrancado bruscamente de seu paraíso pessoal e tomado por um incontrolável desejo de vingança. Conquistou os prêmios David di Donatello (o Oscar italiano) de filme, direção e ator.
Un Saluto a São Paulo (Un Saluto a São Paulo)
Exibição: 21/10 (Reserva Cultural Sala 2, 13h) - 28/10 (Unibanco Arteplex 2, 13h30)
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2005
Direção: Elisa Resegotti
Roteiro: Elisa Resegotti
Una Película de Huevos
Una Película de Huevos (Una Película de Huevos)
Exibição: 20/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 19h) - 22/10 (Sala Cinemateca, 16h) - 25/10 (Sala UOL, 14h) - 28/10 (Cine Morumbi, 21h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: México, 2006, 90 min
Direção: Gabriel Riva Palacio Alatriste, Rodolfo Riva Palacio Alatriste
Roteiro: Gabriel Riva Palacio Alatriste, Rodolfo Riva Palacio Alatriste
Fotografia: Rodolfo Riva Palacio Alatriste
Descrição: Toto é um ovo sagaz e simpático, que não quer se transformar num ovo estrelado para o café da manhã. Muito ao contrário, sonha em se transformar num bonito frango de granja. Dessa forma, com a valente Bibi e o companheiro Willy, um toucinho de pouca inteligência, Toto empreenderá uma emocionante aventura para chegar até uma granja.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).