Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Celso Russomanno

Nome completo: Celso Ubirajara Russomanno
Partido: PP
Número: 1188
Idade: 50
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: jornalista e bacharel em Direito
Tem mandato atualmente? sim, deputado federal por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 85


  • Projetos aprovados: 2


  • Presença em sessões deliberativas: 85,81%


1) Reforma da Previdência: ausente
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: a favor
4) Lei de Biossegurança: a favor
5) Lei de Falências: a favor
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): a favor
8) Fundeb: a favor
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 02.fev.95: Deputado federal mais votado do país nas últimas eleições, o jornalista Celso Russomanno quer utilizar o cargo para fiscalizar os serviços dos órgãos públicos e os atos do Executivo. Segundo ele, essa fiscalização é uma forma de dar prosseguimento ao trabalho que realiza na área de defesa do consumidor. Russomanno ganhou destaque com as reportagens que faz sobre o tema no telejornal "Aqui, Agora", do SBT. Estreando na política, Russomanno está otimista com o novo Congresso. Ele diz acreditar que os parlamentares possam "acabar com o jeitinho brasileiro".


  • 29.set.00: O candidato Celso Russomanno (PPB), que concorre à Prefeitura de Santo André, tem seu registro provisório cassado. O juiz Marcelo Lopes Theodosio, da 156ª Zona Eleitoral, entende que o deputado federal não poderia ter o registro por não ter conseguido provar até então domicílio eleitoral na cidade. O pedido de cassação foi feito pela coligação "De novo, o melhor para Santo André", do candidato Celso Daniel (PT). "Como é que eu poderia estar na CPI do Narcotráfico, no Parlamento Latino-Americano, no Mercosul, na Comissão de Defesa do Consumidor e ainda estar em Santo André?", diz.


  • 03.out.00: Celso Russomanno (PPB), defensor dos direitos dos consumidores, fica em segundo lugar nas eleições para prefeito em Santo André (SP), com 22,44%.


  • 07.nov.01: A Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados realiza audiência pública a fim de pedir esclarecimentos a fabricantes de suco e produtores rurais sobre a suposta formação de cartel na indústria do suco de laranja. O processo administrativo para apurar os indícios de formação de cartel foi aberto a partir de denúncia do deputado federal Celso Russomanno (PPB-SP).


  • 23.jul.03: Vice-líder do PP na Câmara, Celso Russomanno (SP) pede em reunião da Executiva do partido que seja retirada a ação contra o Estatuto do Torcedor no STF. O presidente do PP, Pedro Corrêa (PE), que diz ter recebido pedido do conterrâneo Luciano Bivar (Liga do NE) para mover a ação, declara não estar disposto a mudar de posição.


  • 05.jun.04: O presidente do Diretório Municipal do PP em São Paulo, deputado federal Celso Russomanno, afirma que só espera o Ministério Público fazer uma denúncia formal contra o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) para instalar uma comissão de ética na sigla a fim de apurar o caso e, em última instância, afastá-lo da legenda. O afastamento impediria Maluf de disputar a eleição em São Paulo. Russomanno também almeja ser candidato.


  • 24.jun.04: O presidente do PP de São Paulo, Vadão Gomes, convida o deputado federal Celso Russomanno a assumir a vaga de vice do ex-prefeito Paulo Maluf, pré-candidato na disputa pela prefeitura paulistana. O deputado ainda não respondeu, mas o convite faz parte de uma estratégia de aproximação entre Maluf e Russomanno, que, como presidente da comissão provisória municipal do PP em São Paulo, tem resistido à candidatura malufista. Russomanno foi procurado pela Folha, mas não foi localizado.


  • 18.ago.04: O projeto de lei 058/ 98, do deputado Celso Russomanno, que criava o Conselho Federal de Jornalismo, é vetado na Comissão do Trabalho.


  • 27.jun.06: O PMDB negocia com o PP o vice de Orestes Quércia em São Paulo. Os nomes do deputado federal Celso Russomanno e do ex-prefeito Beto Mansur são cogitados. Mansur é o mais cotado.


FolhaShop

Digite produto
ou marca