Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Ricardo Berzoini

Nome completo: Ricardo José Ribeiro Berzoini
Partido: PT
Coligação: PT - PC do B
Número: 1331
Idade: 46
Sexo: masculino
Natural de: Juiz de Fora - MG
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior incompleto
Ocupação declarada: bancário e economiário
Tem mandato atualmente? sim, deputado federal por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 0


  • Projetos aprovados: 0


  • Presença em sessões deliberativas: 82,38% (2005 e 2006)


1) Reforma da Previdência: ausente
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: a favor
4) Lei de Biossegurança: ausente
5) Lei de Falências: ausente
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): ausente
8) Fundeb: a favor
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 14.jan.03: O ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini (PT), recua de proposta defendida há apenas quatro dias e afirma que os militares terão um regime próprio de aposentadoria, independentemente do sistema único previdenciário que o novo governo pretende criar.


  • 08.nov.03: Após se recusar a pedir desculpas pelos transtornos provocados pela suspensão de pagamentos de benefícios a aposentados com mais de 90 anos que não se recadastrassem, o ministro Ricardo Berzoini divulga uma nota na qual classifica a medida como "um equívoco" e pede perdão.


  • 18.nov.03: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que, apesar de o ministro Ricardo Berzoini ter marcado um "gol contra", ele terá "quatro anos para deixar a Previdência impecável". Lula se referia à decisão do Ministério da Previdência que, no início de novembro, determinou a suspensão do pagamento a aposentados com mais de 90 anos que não se recadastrassem nos postos da Previdência.


  • 19.jan.04: Petistas da ala moderada do partido e membros do governo tentam manter Ricardo Berzoini na Previdência. Apesar de Berzoini ter cometido um erro político grave (obrigar idosos acima de 90 anos a se recadastrar no fim de 2003 para combater fraudes no INSS), ele é avaliado pelo governo como um dos ministros mais eficientes. Coordenou a reforma da Previdência, mais impopular que a tributária, desgastando-se com os servidores.


  • 28.jan.04: O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, diz que o índice de desemprego no país atingiu um patamar muito elevado, tornando-se incompatível com a realidade brasileira. Segundo ele, altos níveis enfraquecem o poder de negociação dos sindicatos.


  • 31.jul.05: Deputado federal pelo segundo mandato consecutivo, ex-ministro da Previdência e do Trabalho, Ricardo Berzoini, é escolhido para substituir Silvio Pereira como secretário-geral do PT para recuperar a imagem do partido.


  • 30.out.05: O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, diz ser falsa a notícia de que o partido recebeu dinheiro de Cuba para financiar a campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.


  • 05.jun.06: O presidente do PT, Ricardo Berzoini, classifica o esquema denunciado pelo ex-deputado Roberto Jefferson de "engodo". “Se houve mensalão, a imprensa patrocinou o maior show de impunidade do Congresso. Se fosse para comprar votos, teria que ser às centenas, e não às dezenas. E não existe nenhum movimento hoje da imprensa para cobrar o nome de quem seriam os mensaleiros", afirma.


  • 05.ago.06: Citado como elo petista na liberação de emendas para máfia dos sanguessugas, Francisco Rocha da Silva, chefe-de-gabinete do deputado federal e presidente do PT, Ricardo Berzoini, nega envolvimento na máfia e acusa Luiz Antônio Vedoin, dono da Planam, de tentar intimidar e enlamear personalidades do PT.


  • 20.set.06: A crise deflagrada pela compra de um dossiê contra o candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, José Serra, derruba Ricardo Berzoini da coordenação geral da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A situação de Berzoini no PT e na campanha de Lula começou a ficar complicada após seu nome ser envolvido no episódio da compra do dossiê contra políticos tucanos. A revista "Época" divulga que foi procurada por Oswaldo Bargas, ex-secretário de Berzoini, que queria saber se haveria interesse da revista em publicar um material contra políticos adversários. Berzoini confirma que ficou sabendo que Bargas procurou jornalistas da revista para "tratar de uma pauta de interesse jornalístico". Berzoini nega, no entanto, que tivesse conhecimento da pauta tratada.


FolhaShop

Digite produto
ou marca