Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

José Mentor

Nome completo: José Mentor Guilherme de Mello Netto
Partido: PT
Coligação: PT - PC do B
Número: 1332
Idade: 57
Sexo: masculino
Natural de: Santa Isabel - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: advogado
Tem mandato atualmente? sim, deputado federal por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 3


  • Projetos aprovados: 0


  • Presença em sessões deliberativas: 83,39%


1) Reforma da Previdência: a favor
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: a favor
4) Lei de Biossegurança: a favor
5) Lei de Falências: a favor
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): obstrução
8) Fundeb: a favor
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

    Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? sim

  • De que forma?
    O escritório de advocacia de José Mentor recebeu R$ 120.000,00 da empresa de Marcos Valério.


  • Qual sua defesa?
    Mentor diz que este valor se refere a honorários de serviços prestados a um sócio de Marcos Valério. O deputado mandou carta a todos os deputados com cópias de seu depoimento, depoimentos de testemunhas e cópias das notas que justificam o recebimento de R$ 120 mil de Rogério Totentino. Não pede clemência, mas se coloca à disposição para mais esclarecimentos. Ele é absolvido pela Câmara.


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 30.jan.03: José Mentor, que se elege deputado federal, renuncia ao cargo de vereador para assumir seu novo mandato em Brasília.


  • 11.jun.03: A Câmara Municipal de São Paulo aprova o projeto de lei que regulamenta o comércio irregular nos corredores localizados em áreas residenciais. O projeto, de autoria do ex-vereador José Mentor (hoje deputado federal), isenta de multas os comerciantes instalados em áreas irregulares.


  • 13.ago.04: O relator da CPI do Banestado, deputado José Mentor (PT-SP), determina a suspensão da análise de todos os documentos sigilosos obtidos por meio de requerimentos globais. O objetivo de Mentor é garantir a integridade dos trabalhos e retirar qualquer dúvida sobre a legalidade das ações da CPI.


  • 19.ago.05: O relator da CPI do Banestado, José Mentor (PT-SP), consta como um dos deputados beneficiados com o esquema de saques das contas de Marcos Valério, acusado de ser o operador do mensalão. Na época do funcionamento da comissão, ele foi acusado pela oposição de estar sendo manipulado pelo então ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) para retirar os nomes de amigos do governo do relatório final.


  • 02.fev.06: O Conselho de Ética da Câmara ouve o deputado José Mentor (PT-SP), que responde a processo por quebra de decoro. Mentor foi citado no relatório preliminar das CPIs dos Correios e do Mensalão como beneficiário de recursos das empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza.


  • 12.mar.06: O empresário Antônio Celso Garcia, 52, o Tony Garcia, ex-companheiro de chapa para o Senado pelo PP-PR do advogado Roberto Bertholdo, aponta a participação do ex-aliado em esquemas de corrupção que atingem PT, PMDB, a Itaipu Binacional e o deputado José Mentor (PT-SP). Réu colaborador da força-tarefa do Banestado, Garcia, que sofre processo por obstrução da Justiça -ficou preso entre dezembro de 2004 e fevereiro de 2005. Segundo Garcia, Bertholdo disse a ele que ajudava o ex- tesoureiro do PT Delúbio Soares e Mentor a operar um esquema no exterior. O doleiro Antonio Claramunt, o Toninho da Barcelona, teria sido contatado por Mentor para montar o esquema de contas petistas em Luxemburgo. O PT nega que tenha qualquer conta em outros países.


  • 13.mar.06: Mentor diz que o relato do empresário Tony Garcia apresentado no dia anterior é descabido e não tem qualquer consistência ou fundamentação. E que para que não existam dúvidas, encaminhará documentos que comprovam suas afirmações.


  • 19.abr.06: O plenário da Câmara dos Deputados rejeita pedido de cassação do mandato do deputado José Mentor (PT-SP), citado no relatório das CPIs dos Correios e do Mensalão como beneficiário de recursos das empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza.


  • 30.abr.06: O deputado José Mentor (SP), absolvido pelo plenário do processo de quebra de decoro por envolvimento com o esquema do mensalão, se diz tranqüilo com uma determinação do PT referente à sua investigação e possível punição.


Pingue-pongue

  • Cite um projeto relevante que o sr. tenha apresentado.
    Projeto de lei (aprovado em 30.jan.03) autorizando imóveis com utilização comercial a se instalarem em zonas estritamente residenciais por meio de uma licença provisória de localização e funcionamento.


FolhaShop

Digite produto
ou marca