Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Paulo Renato Souza

Nome completo: Paulo Renato Costa Souza
Partido: PSDB
Coligação: PSDB - PFL
Número: 4525
Idade: 61
Sexo: masculino
Natural de: Porto Alegre - RS
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: economista
Tem mandato atualmente? não
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 27.dez.94: Pela segunda vez em sua vida pública, o economista gaúcho Paulo Renato Souza, 49, deixa a área econômica para ser o responsável pela educação. A primeira vez foi no governo Montoro (1983-1987). Paulo Renato era assessor do secretário do Planejamento, José Serra, e dirigiu uma estatal de processamento de dados (Prodesp) antes de ser secretário de Educação.


  • 25.set.96: O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, diz que nenhuma universidade brasileira poderá selecionar todos os seus alunos por meio da chamada ''avaliação seriada''. Essa avaliação está surgindo como uma alternativa ao vestibular -o aluno faria três provas nos três anos do 2º grau. Quem conseguisse as melhores médias entraria na universidade sem necessidade de prestar vestibular.


  • 24.out.96: Paulo Renato Souza critica decisão da UNE (UNião Nacional dos Estudantes) de promover um boicote ao provão. Ele diz que os alunos que seguirem a determinação da UNE e entregarem a prova em branco prejudicarão a universidade em que estudam.


  • 04.nov.96: O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, inaugura a iniciativa mais polêmica de seus 22 meses de gestão: o Exame Nacional de Cursos, ou provão, como vem sendo chamado. Consiste em uma prova para alunos do último ano do curso de graduação universitária. Participam da estréia em torno de 55 mil estudantes de administração, direito e engenharia civil.


  • 29.set.00: O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, afirma que a repetência escolar é a pior coisa que pode ocorrer com um aluno. A avaliação foi feita como resposta às críticas a respeito do programa de educação continuada adotado pela rede pública do Estado de São Paulo, em que o aluno não repete de ano.


  • 06.jan.01: O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, diz, em nota oficial, estar em estudos a ampliação do programa Bolsa-Escola para as famílias pobres das grandes cidades brasileiras. "Uma parceria entre governo federal, governos estaduais e prefeituras poderia ser um caminho para viabilizarmos essa ampliação do Bolsa-Escola", afirma.


  • 27.ago.01: A edição, por parte do ministro Paulo Renato Souza (Educação), de uma medida provisória, estabelece a validade de documentos de qualquer entidade de ensino (inclusive curso técnico e de idioma), agremiação estudantil, atlética ou centro acadêmico para o exercício do direito à meia-entrada. A medida também amplia o benefício da meia-entrada para qualquer jovem com menos de 18 anos mediante apresentação do RG.


  • 13.dez.01: Pela primeira vez desde que o provão (Exame Nacional de Cursos) foi criado, em 1996, por iniciativa do ministro Paulo Renato Souza, o Ministério da Educação usa suas notas para suspender o reconhecimento de 12 cursos "reprovados".


  • 06.mai.02: O presidente Fernando Henrique Cardoso não deverá tomar a iniciativa de demitir o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, mas gostaria que ele pedisse para sair do governo. Ele confirmou que teria havido o suposto pedido de propina na privatização da Vale do Rio Doce e que o presidente sabia.


  • 16.jul.04: O ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza acusa o governo de ter manipulado dados ao fornecer, para efeito de cálculo do IDH, dados de analfabetismo de 2000, em vez de trabalhar com os de 2002 (o relatório do IDH de 2004 trabalha, em sua maioria, com dados de 2002).


FolhaShop

Digite produto
ou marca