Brasil
30/09/2006

Candidatos - Senador - São Paulo

Eduardo Suplicy

Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Partido: PT
Coligação: Melhor pra São Paulo
Número: 131
Idade: 65
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: divorciado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: economista
Tem mandato atualmente? sim, senador por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No Senado

  • Projetos apresentados: 20


  • Projetos aprovados: 12


1) Reforma da Previdência: a favor
2) Parcerias Público-Privadas: a favor
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: a favor
4) Lei de Biossegurança: a favor
5) Lei de Falências: a favor
6) Prouni: a favor
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): a favor
8) Fundeb: a favor
9) Projeto da Mata Atlântica: a favor

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 13.jul.98: Reportagem sobre as eleições traz perfil do senador Eduardo Suplicy, candidato ao Senado novamente. Passou os últimos sete anos no centro das questões mais polêmicas do país. Foi dele e do então deputado José Dirceu (PT), o pedido de instalação da CPI que acabou no processo de impeachment de Collor. Suplicy também participou da convocação da CPI do Orçamento da União e foi um dos inquisidores da CPI dos Precatórios. A obsessão de Suplicy pelo trabalho é conhecida pelos políticos. Às sextas, ele costuma discursar para um plenário vazio no Senado. O senador também costuma telefonar para as redações de jornais para discorrer longamente sobre as últimas novidades em relação ao seu projeto de renda mínima, que garante uma suplementação financeira para famílias pobres.


  • 05.jan.01: As aparências enganam. Não foi por lentidão, e sim por excesso de velocidade que o senador Eduardo Suplicy acabou tendo multas que somaram 20 pontos em sua carteira de motorista. Entre 11 infrações, há também ultrapassagens e estacionamento em locais proibidos. Como se dirigiu ao Detran para entregar a carteira, Suplicy foi suspenso, mas dispensado de frequentar a escolinha para reaprender regras de direção.


  • 17.abr.01: O senador Eduardo Suplicy, 59, e a prefeita Marta Suplicy, 56, decidem encerrar um relacionamento de 40 anos.


  • 30.jan.03: Evitando fazer críticas diretas ao ministro José Graziano (Segurança Alimentar e Combate à Fome), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), autor de propostas de renda mínima, insiste que não deveria haver a vinculação do gasto das famílias atendidas pelo Fome Zero com a compra de alimentos. Suplicy chegou a propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Graziano que em duas cidades fosse implantado um projeto-piloto que não vinculasse os gastos à alimentação nem exigisse recibo ou nota fiscal.


  • 14.dez.03: Eduardo Suplicy, um dos principais defensores da senadora Heloísa Helena, não deverá votar hoje contra a expulsão da alagoana do PT. Os organizadores alegaram um detalhe burocrático para a exclusão. Votam no Diretório seus 81 membros, o líder do partido no Senado, o líder na Câmara e o presidente da sigla. Até fevereiro, o senador era líder do PT na sua Casa. Após isso, não foi reconduzido oficialmente ao Diretório, mas diz ter recebido uma garantia de que continuaria votando sem problemas.


  • 24.dez.03: O senador Eduardo Suplicy está fazendo uma espécie de investigação paralela, por conta própria, do assassinato do prefeito Celso Daniel. Há alguns dias, ele passou horas na rua em que Daniel foi sequestrado entrevistando moradores do lugar. Vários disseram ter visto a cena do sequestro. As histórias, no entanto, não são coincidentes e o senador ainda não chegou a nenhuma conclusão.


  • 09.jan.04: Depois de aguardar por 13 anos, o senador Eduardo Suplicy não se contém durante a sanção do Programa Renda Básica de Cidadania, o Renda Mínima, em Brasília. Dá um beijo em Lula e afirma que o projeto só foi aprovado em razão da eleição do presidente e da sua "extraordinária vontade de criar justiça social no Brasil". O projeto, agora transformado em lei, fixa uma espécie de salário mensal para todos os brasileiros, ricos e pobres, desde o nascimento até a morte, e para estrangeiros residentes no país há pelo menos cinco anos, a partir de 2005. Depois de sancionar o projeto, Lula avisou que não há recursos para sua implantação imediata. Se não houver recursos, o projeto pode não ser implantado nunca. Suplicy, que defende a idéia desde 1991, não admite essa hipótese.


  • 01.jun.05: O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) é punido pelo partido por ter apoiado a criação da CPI dos Correios. Ele foi retirado da chapa do campo majoritário, encabeçada pelo presidente José Genoino, que disputará a presidência do PT em setembro. Suplicy havia concordado com a bancada do Senado em não assinar a CPI, mas mudou de idéia na última hora. "Faço isso mesmo que o partido diga que nessa circunstância eu não serei o candidato do partido ao Senado em 2006", disse ele, ressaltando que mesmo assim não sairá do PT.


  • 24.abr.06: Fator de irritação da cúpula do PT por seus sucessivos questionamentos, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), agora, quer explicações detalhadas sobre o encontro do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, com o dono do banco Opportunity, Daniel Dantas. Antes, ele assinou o requerimento de criação da CPI dos Correios, foi a favor da convocação do caseiro Francenildo Costa na CPI dos Bingos e mandou há duas semanas carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que sugere o comparecimento dele ao Congresso para falar sobre a crise política e atual conjuntura. No entanto, ele votou contra a convocação de Dantas pela CPI dos Bingos.


  • 25.jul.06: O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), candidato à reeleição, cobrou em sabatina da Folha mais explicações do presidente Lula sobre seu conhecimento do mensalão. Suplicy elogiou a senadora Heloísa Helena, presidenciável do PSOL. Disse que cogitou sair do PT , mas que hoje se sente "um peixe dentro das águas do partido". Suplicy foi eleito para seu primeiro mandato como senador em 1990 com 4.229.706 votos, que representaram 30% dos votos válidos. O mandato teve início em fevereiro de 1991 e se encerrou em janeiro de 1999. Foi reeleito para um segundo mandato, com 6.718.463 votos, ou seja 43,07% dos votos válidos, cuja duração vai de fevereiro de 1999 a janeiro de 2007.


FolhaShop

Digite produto
ou marca