Brasil
30/09/2006

Candidatos - Senador - São Paulo

Alda Marco Antonio

Nome completo: Alda Marco Antonio
Partido: PMDB
Coligação: PMDB - PP
Número: 151
Idade: 62
Sexo: feminino
Natural de: Uberaba - MG
Estado civil: solteira
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: engenheira
Tem mandato atualmente? não
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 29.out.92: A titular da Secretaria do Menor, Alda Marco Antonio, afirma distribuir cigarros para jovens de 18 a 21 anos internos da Febem na Unidade do Tatuapé para evitar motins. Em seguida pede demissão do cargo.


  • 05.nov.92: Uma série de rebeliões e fugas na Febem do Tatuapé acaba motivando a saída da secretária do Menor, Alda Marco Antônio. Os internos chegaram a pôr fogo nos prédios.


  • 22.dez.93: A presidente da CBIA (Fundação Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência), Alda Marco Antonio, é acusada de não repassar recursos e transferir do local funcionários indispensáveis para o desenvolvimento de projeto pedagógico com capacidade para atender 800 meninos de rua do Rio. A denúncia é do coordenador-geral do Complexo de Quintino, Lysâneas Maciel, que acusa o governo federal de estar boicotando o seu trabalho. Alda Marco Antonio disse estranhar "os ataques" de Maciel. Segundo ela, ainda não foram liberados recursos orçamentários porque Maciel não terminou um plano de trabalho, com "um cronograma físico e financeiro".


  • 10.ago.94: A candidata a deputada federal pelo PMDB, Alda Marco Antonio, é uma das candidatas que mais sujam a cidade. Ela inicia a retirada do material das ruas. "Fiquei surpresa com a notícia da Folha e decidi pedir a retirada do material", afirmou. Alda Marco Antonio tem cerca de mil pessoas colaborando na divulgação de sua campanha. Ela imprimiu até agora cerca de 100 mil cartazes.


  • 16.set.94: Em entrevista à Folha, Alda Marco Antonio, candidata a deputada federal pelo PMDB, que foi secretária estadual do Trabalho (86-87) durante o governo Montoro e secretária do Menor (87-92) nos governos Quércia e Fleury, diz ter a questão da criança como principal meta se eleita. "Precisamos ter programas institucionais direcionados para mais e melhores creches, mais e melhores escolas", diz. Na esfera federal, Alda Marco Antonio exerceu a presidência da Fundação Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência.


  • 04.abr.00: A secretária municipal da Assistência Social, Alda Marco Antonio, é denunciada pela ex-primeira-dama de São Paulo, Nicéa Pitta. Nicéa diz que entregou aos promotores fitas de vídeo mostrando as péssimas condições dos albergues administrados pela secretária. A assessoria de imprensa da Secretaria de Assistência Social diz que Alda Marco Antonio desconhece qualquer acusação que possa ser feita contra ela pela ex-primeira-dama. A secretária de Assistência Social estaria esperando a divulgação do teor das acusações para tomar providências.


  • 12.ago.00: A secretária municipal da Assistência Social, Alda Marco Antonio, diz que a Febem é antiga e produz tortura. "Este abrigo é um contraponto a entidades antigas, tão terríveis, que produzem tortura, e que a sociedade paulista não conseguiu consertar, como é a famigerada Febem", disse ela. A frase pode ser uma autocrítica, porque Alda Marco Antonio já foi secretária estadual do Menor, nos governos Quércia (87-90) e Fleury (91-94), a quem a Febem estava subordinada.


  • 27.jul.06: Alda Marco Antonio diz em sabatina promovida pela Folha que, uma vez no Senado, defenderá a bandeira das causas sociais voltadas para a mulher, a criança e o adolescente. A candidata defendeu a expulsão do partido dos envolvidos em caso de corrupção. Também reconheceu a existência de mais de um partido abrigado sob a mesma sigla e afirmou que a candidatura de Orestes Quércia ao governo do Estado é uma resposta à ala governista que apóia a reeleição do presidente Lula.


FolhaShop

Digite produto
ou marca