Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições parlamentares palestinas
24/01/2006

Glossário

da Folha Online

Palestina

O Estado palestino não existe. Deveria ter sido criado em 1948, junto com Israel após a partilha da ONU (Organização das Nações Unidas) no ano anterior. Porém os árabes não aceitaram. Historicamente, o nome Palestina é dado à região onde hoje se situa Israel, a Cisjordânia e a faixa de Gaza.

OLP (Organização para a Libertação da Palestina)

Engloba uma série de grupos palestinos que defendem a criação de um Estado. O controle majoritário é do Fatah, o partido de Arafat. Foi fundado em 1964.

ANP (Autoridade Nacional Palestina)

É a entidade responsável pela administração dos territórios palestinos. Não pode ser comparada a um Estado pois não possui continuidade territorial, não tem Exército e não possui moeda própria. Foi criada após os acordos de Oslo nos anos 90.

Intifada

O primeiro levante contra israelenses ocorreu no fim dos anos 80 e ficou marcado pelos palestinos atirando pedras contra tanques. A Intifada atual, iniciada em 2000, é muito mais sangrenta, com os palestinos usando homens-bomba para cometer ataques terroristas.

Refugiados

São os palestinos que deixaram as suas casas após a criação do Estado de Israel. Parte deles vive em outros países, como o Líbano, a Síria e a Jordânia. Há outros que moram em campos na faixa de Gaza e nos territórios

Acordos de Oslo

Foram as negociações de paz que deram início ao processo de paz nos anos 1990. Foi negociado entre Iasser Arafat e o premiê Yitzhak Rabin, assassinado em 1995. Após esses acordos, foi criada a ANP, e Arafat pôde retornar aos territórios palestinos.

Plano Gaza

Projeto unilateral de Israel, comandado pelo premiê israelense Ariel Sharon e aprovado pelo Parlamento no mês passado, que prevê a retirada de 21 assentamentos judaicos da faixa de Gaza e de quatro isolados na Cisjordânia.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).