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Bem-vindo ao futuro!
Karim Rashid é um dos designers que definem a imagem de nossa época, com seu estilo inovador, que mescla o orgânico e o tecnológico, o tradicional e o futurista, o pop e o luxuoso. Suas criações se espalham por hotéis, restaurantes, móveis, perfumes e um sem número de objetos, em todo o mundo.
A partir de agora, Karim Rashid ajuda a definir também a feição visual da revista
Moda. É dele o novo projeto gráfico desta publicação que a Folha edita desde 2002.
É a primeira vez que o designer realiza o projeto de uma revista. “Karim ficou positivamente surpreso que seu primeiro convite para desenhar uma revista partisse de um jornal tão prestigioso”, conta a arquiteta brasileira Camila Tariki, que trabalha com o designer há quatro anos e acompanhou a elaboração do projeto.
Karim chamou o seu design para
Moda de “sensualismo digital” e se inspirou na arquitetura e na paisagem brasileiras para desenhar as páginas. “Ele criou um projeto que quebra um pouco com os padrões cartesianos e monocromáticos das revistas”, diz Camila.
A primeira revista criada por Karim é elegante, delicada, poética e divertida. O designer não quis sobrepor seu estilo exuberante às exigências jornalísticas. Ele adaptou suas formas sensuais e supermodernas às necessidades de clareza, legibilidade e independência que definem a revista.
O leitor navega pelas páginas como se ondas multicoloridas o conduzissem suavemente para a frente, para o futuro. “Eu quero contribuir para criar um mundo mais bonito, mais poético, mais inteligente, mais estético e mais excitante”, diz Karim, em entrevista à pág. 16. De agora em diante,
Moda é também um convite ao leitor para criar esse novo mundo.
PS: A outra boa notícia deste número de “Moda” é que o cronista, ilustrador, ator, diretor e figurinista argentino Patricio Bisso está de volta à imprensa brasileira. Na pág. 13 do encarte de tendências do verão 2007, ele conta como é difícil andar de metrô vestido com um Balenciaga.
Alcino Leite Neto