Folha de S.Paulo Moda
* número 18 * ano 5 * sexta-feira, 11 de agosto de 2006
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / masculino

Gato cor-de-rosa

Rompa com os estereótipos e saiba como usar a cor do próximo verão

texto Renato De Cara
fotos Renato de Cara e Marcio Lanzarini
styling Thiago Ferraz
produção Higor Alexandre
modelo Francisco (mega)
beleza Agnes Mamede (hit)

Levei um susto quando me chamaram para escrever um artigo sobre moda masculina em que o cor-de-rosa seria a ousadia da hora. Mas o rosa ainda é um tabu para a virilidade de hoje?, perguntei, inocente... Viramos o século, entramos no futuro, tipo vale-tudo, mas os machos ainda têm medo de tons delicados. Que preguiça!

Nosso stylist, Thiago Ferraz, confirma: “Nos detalhes das peças mais sociais, ainda vai. No mercado existem variações e permissão para misturar camisa rosa com costume cinza ou marrom, gravatas e tecidos com estampas que trazem a cor com certa prudência”. Então, aproveite! “O problema”, continua Thiago, “é quando pensamos numa roupa mais casual, em camisetas, jaquetas e outras peças”.

Um dia desses confirmei: no “Jornal Nacional”, da TV Globo, o âncora (padrão em rede nacional) exibia orgulhoso sua gravata listada, com predominância do rosa. Olha só o arrojo! Se não me engano, foi a crítica (e oráculo) Glória Kalil quem disse que toda mulher fica bem de rosa. Quem sabe os gatos possam começar a ousar por aí. Peça para a pantera sair de rosa, e fique bem juntinho dela para ver se a cor agrada. Se colar, invista numa nova cartela cromática!

Alguns estilistas tratam a cor com naturalidade, fingindo não haver preconceito. Tufi Duek, das marcas Forum e Triton, diz que sempre usa, que eventualmente utiliza em suas coleções e que não pensa “sobre o prisma masculino ou feminino, mas sobre as cores que gosta ou não”.

Marcelo Barbosa, um dos destaques da Casa de Criadores, fez uma coleção inteira na qual o rosa era a cor principal. Acha que o estereótipo vem “do costume de identificar meninas com rosa e meninos com azul”, desde crianças, e que ele gosta da cor misturada com o cinza.

Vitor Santos, da V.Rom, conta que não usa muito “pois não combina com o tom da pele”. No próximo verão, ele apresentou “um rosa fluorescente lavado, quase vermelho”. O estilista gosta da combinação da cor com o verde e o marrom.

A seguir, algumas dicas de estilo, na hora de encarar o rosa:

- Como podemos notar nos looks criados para acompanhar este artigo, as misturas devem ser precisas e certeiras. Sem exageros.

- Nas calças, os tons podem ser mais sóbrios, deixando a loucurinha das cores mais para cima. Coletes, t-shirts, lenços e jaquetas seguram melhor a ousadia.

- E, prepare-se, na estação do sol, nosso próximo verão vem claro, cheio de pinceladas cor-de-rosa.

Veja a galeria
Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).