Folha de S.Paulo Moda
* número 19 * ano 5 * terça-feira, 31 de outubro de 2006
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / moda verão 2007

Neominimalismo

por Alcino Leite Neto
fotos Associated Press, France Presse, Reuters e EFE


Jil Sander

O minimalismo apareceu na moda no final dos anos 80 e início dos 90, capitaneado principalmente por estilistas japoneses e belgas. Eles enxu-garam as roupas dos aspectos decorativos, buscaram novas arquiteturas e sintetizaram as cores em pretos e tons primá-rios. Muita gente amou. Muita gente detesta.

Nesta temporada, ocorreu um claro movimento rumo a um novo minimalismo, que, no entanto, é menos austero que seu predecessor, mais divertido, mais jovial e mais colorido. É igualmente dedicado às modelagens rigorosas, à pes-quisa dos tecidos, à alfaiataria sofisticada e à tarefa de livrar as roupas dos estereótipos românticos.

Os laboratórios de tendências avistam o seu maior flores-cimento no próximo inverno. Mas muitos estilistas, críticos e grifes preferem receber a visita do diabo do que assistir a uma volta dos minimalistas, seja porque não gostam do estilo, seja porque prevêem pre-juízos em toda a linha produtiva da moda _dada a economia de recursos das roupas.

Veja a galeria
Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).