Folha Online 
Cotidiano

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

São Paulo 452
23/01/2006

Conheça São Paulo

da Folha Online

Principais Pontos Turísticos

Fabiano Accorsi/Folha Imagem
Avenida Paulista: Principal centro empresarial e financeiro da cidade, a avenida Paulista é a mais movimentada do Brasil. Abriga as principais filiais de grandes bancos estrangeiros e multinacionais no país. É também o local onde costuma reunir um grande contingente de pessoas para a comemoração de eventos diversos. É na Paulista que está localizado o Masp. Criado pelo jornalista Assis Chateaubriand, o Museu de Artes de São Paulo é um prédio modernista e guarda um dos melhores acervos do mundo.

Masp: avenida Paulista, 1578
Funcionamento: das 11h às 18h (fecha às segundas-feiras).

Bovespa: A Bolsa de Valores de São Paulo foi a primeira do país a implantar o pregão automatizado, em 1972. Atualmente, é o maior centro de negociação com ações da América Latina.
Endereço:Rua Quinze de Novembro, 275, centro
Funcionamento: horário comercial

Catedral e Praça da Sé: Depois da reforma, virou passeio obrigatório para quem visita a cidade. Inaugurada incompleta em 1954, a construção só ganhou em 2002 as 14 torres previstas no projeto original.
Endereço: praça da Sé, s/nº, centro.
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h30 às 18h.

Centro Cultural Banco do Brasil: O prédio possui estilo neoclássico, tem três andares e dispõe de salas de exposição e vídeo, teatro e cinema.
Endereço: rua Álvares Penteado, 112, centro.
Funcionamento: das 12h às 20h (fecha às segundas-feiras).
site: www.cultura-e.com.br

Edifício Copan: Considerado marco na cidade de São Paulo. Foi construído pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1951 e em 1966 a obra foi concluída. O intuito era transformar o prédio em complexo hoteleiro, porém o projeto não foi levado adiante.
Endereço: avenida Ipiranga, 344, centro.

Adriana Zehbrauskas/Folha Imagem
Mercado Municipal: Erguido em 1933, é programação obrigatória para visitantes que gostam de comer ou cozinhar. São 316 boxes distribuídos por 20 ruas internas, oferecendo tudo em termos de comida. Vale experimentar o pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela.
Endereço: rua da Cantareira, 306 e 390, centro.
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 4h às 16h.

Edifício Itália: Este curioso prédio com formato de isqueiro foi inaugurado em 1966, com 163m de altura e 46 andares. O grande destaque é o restaurante Terraço Itália, com vista de 360 graus da cidade.
Endereço: avenida Ipiranga, 344, centro.

Estação da Luz: Foi construída de 1895 a 1900. A estação tornou-se a porta de entrada para pessoas importantes da cidade e imigrantes de São Paulo.
Endereço: praça da Luz, 2.
site: www.cptm.com.br

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano: A Fundação é uma atração única, já que reúne um bonito e agradável parque, um valioso acervo de arte e um concorrido salão de chá.
Endereço: avenida Morumbi, 4.077.
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 11h às 17h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 17h.

Jockey Club de São Paulo: Prédio neoclássico, com cavalos esculpidos por Brecheret na fachada, com muito mármore e belos móveis antigos. É aberto a não-sócios e o principal programa são as corridas dos velozes cavalos puro-sangue inglês.
Endereço: avenida Lineu de Paula Machado, 1.263, Cidade Jardim.
Corridas: de segunda-feira a sábado, das 19h às 23h; aos domingos, das 14h às 20h.

Fernando Moares/Folha Imagem
Liberdade: Conhecida como o bairro oriental da cidade de São Paulo, a Liberdade abriga diversificados restaurantes típicos e feiras de artesanato, que acontecem aos domingos. Com suas pilastras vermelhas com as inconfundíveis lanternas japonesas, o bairro abriga até mesmo um pequeno jardim oriental. Para completar, os letreiros das variadas lojas do bairro misturam os idiomas japonês e português.

MAM: O Museu de Arte Moderna é hoje uma grife cultural, com acervo permanente de mais de 3.290 peças, a maioria de arte contemporânea pós-1945.
Endereço: Parque do Ibirapuera, portão 3.
Funcionamento terça, quarta e sexta-feira, das 12h às 18h; quinta-feira, das 12h às 22h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h.

Mosteiro de São Bento: As missas do Mosteiro de São Bento são famosas pelo seu canto gregoriano. Fundado em julho de 1598.
Endereço: Largo São Bento, centro
site:www.mosteiro.org.br

Museu da Arte Sacra: Este museu desperta tanto o interesse artístico como o religioso e o histórico-antropológico, já que, com seu acervo, é possível entender um pouco da formação do Brasil.
Endereço: avenida Tiradentes, 676.
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 11h às 18h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h.

Museu Paulista da USP: Mais conhecido como Museu do Ipiranga, ele é o museu-símbolo da celebração da Independência. Vale a pena visitá-lo para entender melhor a história do país. O prédio começou a ser levantado em 1885, mais de 60 anos após Dom Pedro 1º ter passado às margens do Ipiranga, e foi concebido para celebrar a Independência. Em estilo eclético, com linhas renascentistas, a obra foi projetada pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi. A construção é uma das mais portentosas de São Paulo. Não só pelos 163m de fachada, mas pelo acervo, com cerca de 200 mil unidades, além do jardim de 1.500 m2 inspirado nos do palácio de Versalhes, na França.
Endereço: parque da Independência, s/nº, Ipiranga
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 16h45

Palácio Bandeirantes: A sede do Governo Paulista foi construída para abrigar a Universidade ‘Fundação Conde Francisco Matarazzo’. A construção do prédio começou em 1955, mas problemas financeiros impossibilitaram a continuação da obra. Diversas tentativas, embora sem sucesso, foram feitas para que fundações como ‘Getúlio Vargas’ e ‘São Paulo’ assumissem a sua direção. Em vista disso, foram iniciadas negociações com o Governo do Estado de São Paulo. Em 19 de abril de 1964, a sede do governo estadual passou do Palácio dos Campos Elíseos para o novo prédio no bairro do Morumbi. A denominação ‘Bandeirantes’ é uma homenagem aos pioneiros que expandiram as fronteiras brasileiras. Poucas pessoas sabem, mas o Palácio Bandeirantes possui um rico acervo artístico. São aproximadamente 1.680 obras.
Endereço: avenida Morumbi, 4.500, Morumbi
Funcionamento: de segunda a domingo, das 9 às 18h (visitas com horário marcado)

Ayrton Vignola/Folha Imagem
Parque do Ibirapuera: Criado no Quarto Centenário da cidade, em 1954, o parque é uma referência afetiva para o paulistano. São 1,6 milhão de m2 de muito verde, ideal para relaxar, passear e se divertir com eventuais programações culturais.
Endereço: avenida Pedro Alvares Cabral, portão 10; avenida. República do Líbano, portão 8; avenida. Quarto Centenário, portão 6.
Funcionamento diariamente, das 5h às 0h.

Páteo do Colégio: Foi fundado em 1556 pelo padre Afonso Brás para abrigar os jesuítas. Da construção original, resta apenas uma parede de taipa de pilão (mistura de areia, barro e fibras), protegida atualmente por paredes de vidro. O museu Padre Anchieta, que reabre em janeiro, também pode ser visitado.
Endereço: praça Pátio do Colégio, 2, centro
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h

Pinacoteca: Tem excelentes exposições temporárias, um forte acervo, um edifício que constitui atração arquitetônica em si, um charmoso café e fica junto do belo Jardim da Luz.
Endereço: praça da Luz, 2.
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h.

Praça Benedito Calixto: Desde 1987, tornou-se visitação obrigatória aos sábados. Concentra cerca de 320 expositores que se espremem das 9h às 19h nos 1,500m2 locais, oferecendo peças de arte, artesanato e antigüidades.
Endereço: Entre as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio

Foi batizada como Praça da República em 1889. É famosa pela sua feira de artes e artesanato que acontece aos domingos na praça.
Endereço: praça da República, centro

Sala São Paulo (Complexo Júlio Prestes): Construída entre 1926 e 1938, abriga a moderna Sala São Paulo, com 1.500 lugares. Tem a melhor sala de concertos da América Latina.
Endereço: praça Júlio Prestes, Luz

Solar da Marquesa: Possui estilo neoclássico e é o último prédio com paredes de taipa de pilão do centro da cidade.
Endereço:Roberto Simonsen, 136, centro

Raphael Falavgna/Folha Imagem
Teatro Municipal: Projeto dos arquitetos Ramos de Azevedo, Domiziano Rossi e Cláudio Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911, teve projeto inspirado na Ópera Cômica de Paris, de estilo eclético. Vale a pena conhecer o teatro numa visita guiada, que deve ser previamente agendada.
Endereço: praça Ramos de Azevedo, s/nº, centro

Torre do Banespa: Projetado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral, o edifício Altino Arantes foi inspirado no Empire State Building, de Nova Iorque (EUA). Inaugurado em 1947, ele tem 35 andares e 161m de altura. É o terceiro mais alto prédio de São Paulo. De sua torre, tem-se uma visão de 360º da cidade, de onde se vê os prédios da avenida Paulista, a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, o Mosteiro de São Bento, o Pátio do Colégio, a rua São Bento, o Mercado Municipal e a Serra da Cantareira.
Endereço: rua João Brícola, 24, centro
Funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 17h (até 31 de janeiro)

Bares: Não deixe de visitar a Vila Madalena, o bairro que é a cara de São Paulo. Faça caminhadas, conheça a vida boêmia da cidade, visite os ateliês e não deixe de ir na feirinha Benedito Calixto (localizada entre as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio, funciona aos sábados, das 9h às 19h), ideal para compra de artesanatos e antigüidades.

Aeroportos

Aeroporto de Congonhas: Localizado na região central da cidade, passou recentemente por reformas que aumentaram a sua capacidade para atender até 12 milhões de pessoas por ano. Desde o dia 15 de agosto de 2004, o Aeroporto de Congonhas está de cara nova. Foi entregue a primeira etapa das obras de adequação que a Infraero implementa no aeroporto de maior movimento da América do Sul.

Aeroporto Campo de Marte: Localizado na zona norte de São Paulo, próximo ao Terminal Rodoviário Tietê, metrô e marginal Tietê. O aeroporto opera exclusivamente com aviação geral, executiva, táxi aéreo, escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo e Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar. Campo de Marte abriga a maior frota de helicópteros do Brasil.

Rodoviárias

Terminal Barra Funda: Localizada ao lado da estação de metrô de mesmo nome, o Terminal Barra Funda foi inaugurado em 20 de dezembro de 1989 e, ocupa uma área construída de 17.700m2 de um terreno de 22.700m2. Ele atende a seis estados, e as seguintes regiões: Sudoeste, Oeste e Noroeste do Estado de São Paulo; Norte/Noroeste/Sudoeste do Estado do Paraná; Rondônia; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Londrina; Alta Sorocabana. Operam no terminal 30 empresas (148 linhas), que percorrem 466 cidades. Para isso, se utilizam de 28 plataformas de embarque e 08 de desembarque. Atualmente, é registrado um movimento diário de aproximadamente 40 mil usuários e cerca de 25 mil pessoas embarcando e desembarcando no TBF.

Terminal Tietê: Maior terminal rodoviário da América Latina e o segundo maior do mundo (depois do de Nova York), está situado num terreno de 120.000 m2 e ocupa uma área construída de 54.480 m2. Esse terminal funciona durante 24 horas por dia e atende 21 estados; 07 regiões (norte, nordeste, sul do país, interior e litoral norte de São Paulo, litoral fluminense e litoral capixaba); e quatro países da América Latina: Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai. Do Tietê também parte uma linha especial para o aeroporto de Guarulhos. O Terminal conta com 65 empresas rodoviárias, 135 bilheterias, e 304 linhas de ônibus, que atendem a 1.010 cidades. Para isso, são utilizadas 70 plataformas de embarque e 19 de desembarque. Em dias de maior movimento, de acordo com a necessidade, essas plataformas tornam-se reversíveis. Os ônibus também contam com um estacionamento de espera, que tem capacidade para 70 carros (Mangueirão).

Terminal Jabaquara: O Terminal Intermunicipal Jabaquara foi inaugurado em 02 de maio de 1977, e está situado num terreno de 13.600 m2, ocupando uma área construída de 12.100 m2. Do Jabaquara partem ônibus para cidades do Litoral Paulista: Bertioga, Guarujá, Santos, Praia Grande, Ocean, Cubatão, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe. São 19 plataformas de embarque e 05 de desembarque. O local conta com uma infra-estrutura composta por dezenas de telefones públicos, duas áreas de espera, lanchonetes, lojas, sanitários, guarda-volumes, caixas eletrônicos dos bancos Bradesco, Itaú, Banespa e da Rede Banco 24 horas.

Transportes

Táxi: É fácil encontrar táxi em São Paulo. O preço a ser pago está indicado no painel em vermelho. Há três categorias: comum, especial e rádio táxi. Os dois últimos mais caros, mas acessíveis por telefone.

Metrô: São Paulo possui uma das redes metroviárias mais modernas do mundo. Operando desde o dia 14 de setembro de 1974, o Metrô possui 57,6 km de extensão em quatro linhas e 52 estações. As linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Ana Rosa - Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera/Barra Funda) funcionam todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, a partir das 4h40. Já a Linha 5-Lilás (Capão Redondo - Largo Treze) opera de segunda a sexta, exceto feriados, das 5 às 23h.


     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).