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24/10/2006

Xampu: Hora do banho

por FLAVIA GALEMBECK

É fato. O cabelo mexe com a cabeça das mulheres. Não é à toa que os americanos têm a expressão "bad hair day" (dia do cabelo ruim), que equivale ao nosso "acordar com o pé esquerdo", para se referir a um dia que não começou bem. Uma pesquisa realizada com 23 mil mulheres de 22 países, a Avon Global Women's Survey, constatou a influência do cabelo no humor das mulheres ao perguntar o que elas faziam quando queriam se presentear ou levantar o astral: 43% responderam que vão ao cabeleireiro.

A expressão do setor está retratada no Folha Top of Mind. "Ficamos muito felizes com a inclusão da categoria xampu. Sentíamos que havia uma lacuna, uma outra forma que mensurasse o resultado do nosso trabalho de um ano inteiro, de tudo o que 'conversamos' com a nossa consumidora", comemora a diretora de marketing da área de personal care da Unilever, falando pela Seda, Andréa Rolim. A marca faturou o primeiro lugar na estréia da categoria, com 39% das indicações. Na seqüência, vieram Palmolive (12%) e Dove (9%).

A campeã em lembranças também vence nas prateleiras. De acordo com levantamento da AC/Nielsen, a Seda foi responsável por 33,8% das vendas de xampu e 27,8% das de pós-xampu (cremes e condicionadores) no país de janeiro a julho deste ano.

Segunda na categoria, a Palmolive também é segunda em vendas no país, ainda segundo a AC/Nielsen. A marca, contudo, lidera o setor de xampu e pós-xampu na categoria "kids" (de 3 a 12 anos de idade).

Em seu 79º aniversário, a Palmolive afirma querer se revitalizar. Para isso está desenvolvendo ações para aumentar sua fixação entre os jovens. Para começar, em agosto, a marca lançou um novo site, em que além de encontrar informações sobre os produtos, os internautas poderão fazer compras e testar novos visuais. Depois de se cadastrar, a consumidora pode enviar sua foto e, no "Salão Virtual", visualizar como seria a mudança no corte e/ou na cor do cabelo. "Toda mulher gosta de experimentar novos visuais. Com esse software, ela poderá conferir se uma tendência em corte ou cor realmente combina com seu formato de rosto e estilo antes de tomar uma decisão", avalia a gerente de marketing hair care da Colgate-Palmolive, Juliana Oliveira.

Com base em uma pesquisa, a empresa desenvolveu e lançou uma linha de produtos para as pré-adolescentes (7 a 14 anos), a Palmolive Naturals Fashion Girl. "Nossa expectativa é implementar ainda neste semestre uma seção de dicas e um site exclusivo para o público de 7 a 14 anos, em função da variante Fashion Girl", finaliza Juliana.

A terceira marca de xampu mais lembrada na pesquisa Datafolha deste ano é a Dove, que pode ser considerada a irmã mais nova da Seda, já que ambas pertencem à Unilever. A marca atua na área de produtos para cabelo há apenas quatro anos.

A campanha mais recente é de julho e mantém a opção da empresa de usar mulheres comuns. O filme mostra gêmeas com cabelos de cores diferentes para celebrar a individualidade e promover a linha para cabelos descoloridos ou tingidos -uma tendência no mercado. Antes disso, em maio, divulgou o Dove Lisos, Soltos & Naturais. [FG]


     

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