24/10/2006
História: "Jingle é idéia em forma de música"
por
RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO
O publicitário Lula Vieira tem um programa na rádio CBN em que apresenta versos e bordões que ganharam lugar na memória coletiva. Intitulado "Jingles Inesquecíveis", vai ao ar duas vezes por dia, há dez anos. "É comum as pessoas dizerem que choram ao ouvir o programa porque lembram de algum acontecimento do passado", conta.
Vieira recebe muitos pedidos de ouvintes. Entre os mais jovens, diz, a maioria quer ouvir as peças da Varig, do refrigerante Grapette, do Nescau e da Parmalat. Os mais velhos preferem os refrões dos Cobertores Parahyba.
"O jingle é uma boa idéia em forma de música", diz, explicando a fascinação do público. Seu poder é tanto que Vieira credita a seu jingle mais famoso a compra de seu primeiro apartamento, há 30 anos.
"Pedi ao banco um financiamento. Lendo a minha ficha, a velhinha que examinava o crédito disse que precisaria recusar o pedido. De repente, ela me perguntou o que fazia um 'diretor de criação'. Eu expliquei, e ela quis saber se eu tinha algum trabalho conhecido. Cantei o 'jingle' do Banco Nacional. Ela ficou emocionada, disse que 'uma pessoa que faz uma música como essa não pode ser má pagadora', e carimbou o financiamento. Parece mentira", narra.
A música foi composta por um ex-chefe de Vieira, Edson Borges (Passarinho), a quem o publicitário procurou quando recebeu a incumbência de bolar um comercial de Natal para o banco. "Passarinho ia gravar a música no dia seguinte, com outro propósito. Mas ela se encaixava direitinho no que eu procurava, só precisava de alguns ajustes."
Para ouvir os jingles, acesse o site
radioclick.globo.com/cbn/editorias/jinglesinesqueciveis.asp ou o
www.clubedojingle.com.