Folha de S.Paulo Moda
* número 22 * ano 6 * sexta-feira, 6 de julho de 2007
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moda /quem é quem

O velho e o novo

Os principais estilistas de moda masculina do país indicam o quente do inverno para os rapazes

CAVALERA

Desde quando existe 1995
Estilista-chefe da linha masculina Paulo Carvas
"Hype" do inverno Agasalhos de moletom e camisetas divertidas
O que é velho Look country/caubói
O que é novo Roupas superestampadas e coloridas
O futuro do masculino Buscará o diferencial, mas sem deixar o passado de lado, porque o retrô sempre volta, diz Paulo


ELLUS

Desde quando existe 1972
Estilista-chefe Adriana Bozon
"Hype" do inverno Calças com a modelagem da perna mais justa e em tonalidade cinza
O que é velho A cintura alta, definitivamente, não volta para os homens
O que é novo Perna mais justa, tanto no jeanswear quanto na alfaiataria
O futuro do masculino A moda masculina caminha para o jogo dos extremos. Hoje em dia veste bem tanto uma calça com o gancho bem caído quanto uma calça mais justa e certinha no corpo. A moda masculina dá cada vez mais mobilidade ao homem, diz Adriana


LORENZO MERLINO

Desde quando existe 1998
Estilista-chefe Lorenzo Merlino
"Hype" do inverno A troca da gravata pela echarpe
O que é velho Paletó de três botões
O que é novo Tênis com velcro
O futuro do masculino Segue em busca de uma maior criatividade, suplantando a moda feminina no território das experimentações, diz Lorenzo


MARIO QUEIROZ

Desde quando existe 1995
Estilista-chefe Mario Queiroz
"Hype" do inverno São as roupas próximas ao corpo, principalmente as calças com gancho menor e cintura mais baixa. O aspecto "usado", presente nos jeans lavados, nas camisetas e até no couro
O que é velho Camisas muito largas, calças de pregas e sapatos com o peito do pé aparecendo
O que é novo Mistura de estampas e padrões numa só composição (camisa estampada e calça xadrez) e volumes (calça justa e parka ampla)
O futuro do masculino Acho que ainda mantém o conservadorismo. Infelizmente ainda há muitos homens assim. A notícia boa é que aumenta o número de homens que busca a modernidade e ganha espaço na mídia, diz Mario


REDLEY

Desde quando existe 1985
Estilista-chefe O alemão Jurgen Oeltjenbruns
"Hype" do inverno Jaquetas e calças em moletom com novas silhuetas e estilos inesperados
O que é velho/novo Não há como rotular o que é "velho". Trata-se de estilo pessoal, e isto é a coisa mais importante. Já em termos de novidades, aposto nos tecidos ecológicos, como o algodão orgânico com design bem interessante
O futuro do masculino Acabo de chegar ao Brasil, mas adoraria ver revistas, TV e músicas tratando mais de moda. Vejo que vocês têm um clima ótimo e muitas cores, mas os homens ainda têm medo de tentar coisas novas e ainda são um pouco conservadores, diz Jurgen


RICARDO ALMEIDA

Desde quando existe 1984
Estilista-chefe Ricardo Almeida
"Hype" do inverno Os ternos e costumes secos são os mais difundidos lá fora e por aqui começam a pegar agora
O que é velho Costumes largos e com calças de pregas e jaquetões
O que é novo Alfaiataria seca: mangas justas, calças e paletós de comprimento mais curto
O futuro do masculino masculino À medida que cresce o número de grandes estilistas para cada tribo, aumenta a possibilidade de haver roupas exclusivas feitas para você, e não para todo mundo, diz Ricardo


SOMMER

Desde quando existe 1995
Estilista-chefe Thais Losso
"Hype" do inverno Looks com parka feita em alfaiataria e "trench-coat" acinturado, tudo em tecidos tecnológicos
O que é velho Calça "skinny"
O que é novo Alfaiataria seca: mangas justas, calças e paletós de comprimento mais curto
O futuro do masculino masculino À medida que cresce o número de grandes estilistas para cada tribo, aumenta a possibilidade de haver roupas exclusivas feitas para você, e não para todo mundo, diz Ricardo


TNG

Desde quando existe 1984
Estilista-chefe Marcelo Sommer
"Hype" do inverno Para os homens, o forte está na silhueta junto ao corpo. Roupas mais enxutas serão o hit da estação
O que é velho/novo Penso que não existe o velho e o novo. O que existe são novos comportamentos, novas tendências que se adaptam a uma atitude. No momento atual, o homem TNG se volta para uma silhueta junto ao corpo e para camisetas com valor agregado, um grande diferencial da marca
O futuro do masculino É uma alfaiataria mais descontraída. O paletó surge sem ombreiras, tudo é mais desestruturado, diz Marcelo


VR

Desde quando existe 1988
Estilista-chefe João Lima
"Hype" do inverno Acho que a tendência é o homem estar mais sofisticado, com peças limpas, sem muita lavagem, e de cortes e tecidos mais nobres
O que é velho Sapatos de bico quadrado, calças com pregas e ternos claros, cáquis e amarelados (com ressalva para os tons prata e cinza-claro)
O que é novo Para o brasileiro é o "slim fit". As calças e ternos ajustados ainda não pegaram entre os homens brasileiros
O futuro do masculino O homem de hoje se interessa por moda e se preocupa mais com o estilo. As marcas têm agora a preocupação de encontrar produtos cada vez mais adequados para seus clientes. A tendência é buscar modelagens bacanas e tecidos novos, diz João


DO ESTILISTA

Desde quando existe 2007
Estilista-chefe Marcelo Sommer
"Hype" do inverno É a roupa próxima ao corpo. Calças secas e roupas ajustadas, que não marcam a silhueta, mas tem ombros e cintura no lugar
O que é velho Sapatos de bico quadrado e cor caramelo, além dos sapatênis
O que é novo Calças com excesso de tecido no gancho e as que parecem uma semibaggy, têm boca afunilada, gancho caído e excesso de tecido no bumbum
O futuro do masculino A moda masculina vai para o mais leve, mais à vontade, e para o sem preconceitos, diz Marcelo


FORUM

Desde quando existe 1981
Estilista-chefe Tufi Duek
"Hype" do inverno Misturas inusitadas e de personalidade, como alfaiataria com "sportswear", por exemplo
O que é novo/velho Vivemos dias em que novo e velho na moda já não são tão claros. Melhor dizer que a é postura de quem usa que irá determinar o tipo de informação de moda que ele domina
O futuro do masculino Deve continuar seguramente no caminho da tecnologia têxtil, aliada ao design que atenda aos desejos e às necessidades do homem contemporâneo, aposta Tufi


MANDI

Desde quando existe 2002
Estilista-chefe Margarida Borges
"Hype" do inverno Aposto nas calças xadrezes, em tons escuros e modelagens secas. Há também os tricôs com cara envelhecida, listrados e silkados, jaquetas de sarja com capuz de moletom removível e tênis customizados, como os de veludo com "patch" aplicado no calcanhar
O que é novo/velho velho Gosto dos clássicos com cara de novo. Acho velho usar camisas listradas, muito certinhas. Mas acho que elas ficam bacanas com uma lavagem diferente, usadas com calças cargo e cintos de cadarço, por exemplo
O futuro do masculino Os homens têm se preocupado cada vez mais com a estética e a identidade. Vejo-os mais livres, buscando roupas novas, criando "looks" e lançando a própria moda, diz Margarida


MAXIME PERELMUTER

Desde quando existe 2006
Estilista-chefe Maxime Perelmuter
"Hype" do inverno O "London look"
O que é velho Sapatos de bico quadrado e empinado e golas de camisaria excessivamente grandes
O que é novo Mistura de estampas e padrões numa só composição (camisa estampada e calça xadrez) e volumes (calça justa e parka ampla)
O futuro do masculino A moda masculina caminha para uma identidade verdadeira após várias experiências, desde a virada do século 21, com o surgimento de novos estilos masculinos, como o metrossexual, aposta Maxime


RESERVA

Desde quando existe 2004
Estilista-chefe Maxime Perelmuter
"Hype" do inverno Apostamos no "college", no "preppy", nas listras, no mix de estampas. Porém, somos cariocas. Nosso "preppy" é propositalmente despretensioso. O cara fica horas na frente do espelho para parecer desarrumado, diz Rony
O que é velho/novo A moda é cíclica. Vendemos o "novo velho". O que é novo hoje já foi velho um dia
O futuro do masculino O futuro da moda masculina está diretamente ligado ao sexo oposto. O homem é um apaixonado pela mulher. À medida que a mulher se torna mais vaidosa, o homem (obviamente em uma proporção diferente) também fica. Assim, acredito que o homem ousará cada vez mais no modo de vestir, afirma Rony


RICHARDS

Desde quando existe 1974
Estilista-chefe Marcello Gomes
"Hype" do inverno Vejo uma aposta nas malharias ricas, tricôs de alpaca importados, malhas lavadas, xadrez, inclusive nas calças, e "jackets" (blazer sem estrutura de blazer)
O que é velho Deselegância, não ter equilíbrio e ser vítima da moda
O que é novo Requinte, simplicidade, elegância e discernimento
O futuro do masculino Cada vez mais as pessoas têm consciência estética, e as indústrias, mais tecnologia. Além disso, a moda se dissemina por um número sempre maior de colunistas, críticos e revistas, diz Marcello


V.ROM

Desde quando existe 1998
Estilista-chefe Igor de Barros
"Hype" do inverno São as roupas com aspecto "natural", o conforto dos tecidos algodoados, lãs, 100% de fibras naturais. Nada sintético
O que é velho Formas quadradas. Tudo o que é rígido e chato
O que é novo Todas as novas possibilidades de formas e cores. A mistura dos shapes e das ruas, homens com "looks" justos e outros com "looks" largos
O futuro do masculino A moda masculina ficará mais livre e será cheia de novas possibilidades. Os homens estão aprendendo que é possível se diferenciar pela imagem e estão largando os uniformes, diz Igor


ZOOMP

Desde quando existe 1974
Estilista-chefe da linha masculina Thiago Bastos
"Hype" do inverno O mix da sobriedade do "tuxedo" (o mais clássicos dos smokings) com a esportividade do "jeanswear", afirma o diretor de criação Renato Kherlakian
O que é velho A falta de coragem de inovar nas produções do dia-a-dia
O que é novo É não ter receio de adaptar as tendências ao seu estilo
O futuro do masculino A moda caminha com os desejos do ser humano. A realidade se confunde com a ilusão dos tempos modernos. É no modo de se vestir que expressamos o que sentimos. Um jeans pode expressar mais do que apenas uma construção de fibras de um tecido sobre um corpo, diz Renato


texto Gabriela Sampaio
fotos Camila Falcão / Ding Musa / Emmanuelle Bernard / Folha Imagem

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