Revista da Folha

Morar

30/03/2007

Bem-Estar: Ninho protegido

A norte-americana Nancy SantoPietro, especialista em feng shui, ensina como harmonizar casa e família

por CHANTAL BRISSAC

Vinte anos debruçada sobre a milenar técnica chinesa do feng shui. Nancy SantoPietro é reconhecida internacionalmente por mesclar, em seu trabalho como consultora de famílias e empresas, ensinamentos do budismo tibetano com práticas como cromoterapia e meditação. "Uso o feng shui aliado a outras filosofias", diz a autora de "Feng Shui, Harmonia dos Espaços" (Ed. Nova Era), em entrevista exclusiva para a revista Morar. Para Nancy, toda família pode viver melhor se seguir algumas regras básicas dessa arte chinesa. "Não se trata de uma revolução radical dentro de casa. Na maior parte dos casos, pequenas mudanças se traduzem em bem-estar", diz. Antes da entrevista por telefone, de Nova York, ela solicitou que a repórter cumprisse um ritual que faz parte das normas da escola que segue, a do Budismo Tibetano do Chapéu Negro. Seria preciso enviar à especialista 18 envelopes vermelhos, cada um deles com uma nota de US$ 1. Segundo Nancy, a tradição do "hung bao" assegura que a energia circule de forma pródiga entre as duas partes. "Esse é um antigo costume chinês", explica Silvana Helena Occhialini, presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui e representante de Nancy no Brasil.

Certo: Neste quarto, a cama está em diagonal com a porta, e a janela não se encontra diante da porta
Certo: Neste quarto, a cama está em diagonal com a porta, e a janela não se encontra diante da porta
Quais são as principais regras para arrumar os quartos dos filhos?

A posição da cama é a mais importante. Ela deve estar em um lugar de onde seja possível enxergar a porta, mas não exatamente em frente à porta. A criança não deve dormir de costas para a porta. Outro fator essencial é a cabeceira da cama. São prejudiciais vigas, prateleiras, móbiles ou qualquer enfeite em cima da cabeça. Nesse sentido, desaconselho as camas-beliche, mesmo sabendo que elas economizam espaço. Tanto a criança de baixo quanto a de cima estarão com o "chi" (a energia vital) sufocado: uma pelo estrado, a outra pelo teto muito próximo. O ideal é colocá-las no chão, lado a lado.

Quando uma criança tem sono agitado ou insônia, o problema pode estar na disposição do quarto?

Pode, embora existam outros fatores, como problemas físicos e emocionais. Em relação ao feng shui, uma questão bastante comum hoje em dia é a presença de televisão e computador nos quartos das crianças. Há quem use celular como despertador, o que considero péssimo. Mesmo depois de desligados, os equipamentos continuam emitindo energia eletromagnética por 78 horas e criam um campo prejudicial à saúde.

Errado: A porta diante da janela é prejudicial; a cabeceira da cama não deve estar colada à parede do banheiro
Errado: A porta diante da janela é prejudicial; a cabeceira da cama não deve estar colada à parede do banheiro
O que é possível fazer, caso a pessoa não possa tirar os aparelhos?

Aconselho que sejam desligados das tomadas e fiquem a mais de três metros da cama. O desktop, que pode ser retirado, é uma boa solução. Outro fator que atrapalha o sono é a decoração excessiva. Elementos de cores berrantes e excesso de estímulos colaboram para um clima de agitação interna. Crianças hiperativas melhoram sensivelmente quando dormem em quartos de tons claros (como verde, azul e rosa) e organizados. Quanto menos coisas, melhor será a circulação do chi. Também vale a pena verificar se a cama não está encostada em uma parede onde está o banheiro, principalmente se nessa parede passar canos de água e esgoto, que "roubam" a energia.

Quais são os quartos que se encontram em posições melhores para as crianças?

O ideal é que, ao se traçar uma linha imaginária a partir da porta da frente da casa, o quarto da criança não se encaixe no final dela. Isso significaria um "chi" acelerado e impróprio. Tradicionalmente, o leste é o melhor lugar para os meninos, enquantos as meninas podem ficar no sudeste, no sul ou no oeste. Um consultor de feng shui munido de uma bússola ocidental e um "Ba-guá", bússola que indica por onde fluem as energias, pode ajudar a escolher o lugar mais adequado.

E o local de estudo, como deve ser?

A criança não deve ficar de costas para a porta. Essa sensação de não enxergar quem entra é a mesma de quem dirige o carro sem o espelho retrovisor. Traz insegurança, mal-estar. Uma solução é colocar um espelho em frente à escrivaninha.

Quando uma janela é "bloqueada" por um outro prédio ou casa, o que se deve fazer?

É possível colocar perto das janelas plantas e cristais pendurados por cordões vermelhos. Um recurso atenuador.

Idosos devem ter algum cuidado especial?

Assim como as crianças, eles precisam de muita luz natural, além de plantas, fontes de água, aquários e bichos de estimação. Enfim, tudo que traga vida. Uma casa ensolarada, arejada e alegre é o ideal de todos, e ainda mais essencial aos mais velhos, que precisam de vitalidade extra nesse período.

É bom mudar de vez em quando a posição dos móveis?

É bom mudar, mas com intenção. Alterar a posição sem nenhum motivo cria um caos inútil. Uma casa também precisa de consistência e segurança.

O feng shui pode ajudar casais que querem engravidar?

Sim, se o quarto for uma suíte, é importante manter a porta do banheiro cerrada, com a tampa do vaso fechada. Uma dica é não aspirar o pó debaixo da cama durante o período de tentativas. Acredita-se, de maneira simbólica, que o "baby chi" (a energia vital do bebê) fique debaixo dela. Por isso, não se deve mexer na área. Dormir em camas com gaveteiros não é recomendável. No feng shui, a energia deve circular por todos os pontos da casa, até debaixo da cama.

NANCY, 48, pesquisa o feng shui há 20 anos

FolhaShop

Digite produto
ou marca