Revista da Folha

Morar

01/06/2007

Urbanismo: Bem vindo a Truman Show City

25 anos depois, como estão as cidades "perfeitas" planejadas pelo "New Urbanism"

por Sérgio Dávila, de Washington

Steven Brooke
Pôr-do-sol em Seaside, na Flórida
Pôr-do-sol em Seaside, na Flórida
Isso se conta da fundação de Zobeide, cidade branca, exposta ao luar, com ruas que se entrelaçam como um novelo:
"Homens de diversas nações tiveram o mesmo sonho. Viram uma mulher correndo à noite por uma cidade desconhecida; vista de costas, com cabelos longos, estava nua. Eles desejaram possuí-la. Correram de lá para cá, mas cada um deles a perdeu. Após o sonho, partiram em busca daquela cidade. Nunca a acharam, mas acharam uns aos outros; decidiram então construir uma cidade como a do sonho. Ao planejar as ruas, cada um refez o percurso da sua perseguição; no ponto em que perderam o rastro da fugitiva, arranjaram espaços e paredes de maneira diferente da do sonho, para que ela não pudesse fugir de novo.

Essa cidade era Zobeide, onde eles se instalaram, esperando que aquela cena se repetisse uma noite. Nenhum deles, desperto ou em sonho, jamais reviu a mulher. As ruas da cidade eram ruas pelas quais eles passavam para trabalhar todos os dias, sem nenhuma relação com o sonho. Que, por sua vez, havia sido esquecido fazia tempo.

Novos homens chegaram de novas terras, homens que haviam tido um sonho como o deles, e na cidade de Zobeide reconheceram algo das ruas de seus sonhos e mudaram a posição de arcadas e de escadarias, para que o trajeto ficasse mais parecido ao do percorrido pela mulher, de maneira que, no lugar em que ela desapareceu, não houvesse jeito de escapar.

Os recém-chegados não conseguiam entender o que havia levado essas pessoas a Zobeide, essa cidade feia, essa armadilha."

Steven Brooke
Típico caminho entre as casas da cidade
Típico caminho entre as casas da cidade

A descrição, que traduzo da versão em inglês, faz parte do capítulo "As Cidades e o Desejo", de "As Cidades Invisíveis", talvez o livro mais conhecido do italiano de origem cubana Ítalo Calvino (1923-1985). De 1972, foi lançado no Brasil pela Companhia das Letras em 1990. A passagem já foi interpretada como uma alegoria da cidade formada por imigrantes como Nova York, como São Paulo, que chegam em busca de um sonho, modificam o lugar com sua presença e vão ficando.

Também pode ser lida como a busca impossível pela cidade perfeita, ideal, principalmente o trecho em que os sonhadores não dão margem ao acaso, ao refazer os caminhos da amada e modificá-los ligeiramente, impedindo que ela fuja. Essa segunda visão é o que move nos Estados Unidos o grupo que criou o "New Urbanism", novo urbanismo, que comemora em 2007 os 25 anos de sua jóia da coroa.

É Seaside, no chamado "cabo da frigideira" (Panhandle) da Flórida, a região mais ao noroeste que liga o resto do Estado ao continente norte-americano. Quão planejada e artificialmente perfeita é essa cidade no Golfo do México, a 650 km de Orlando? Quando Peter Weir, diretor de "O Show de Truman" (1998), a visitou, desistiu de fazer uma cidade cenográfica para o filme de Jim Carrey. Transferiu equipe e elenco para lá e Seaside virou o cenário vivo do mundo de plástico de seu personagem.

Essa e outras cidades planejadas dentro dos parâmetros do New Urbanism são tema de um livro recém-lançado, "Last Harvest, How a Cornfield Became New Daleville - Real Estate Development in America from George Washington to the Builders of the Twenty-first Century, and Why We Live in Houses Anyway" (Colheita Tardia, Como um Milharal se Transformou em New Daleville - Desenvolvimento Imobiliário nos EUA, de George Washington aos Empreiteiros do Século 21, e Por Que Afinal Nós Vivemos em Casas), em que o crítico de arquitetura Witold Rybczynski parte do subúrbio planejado de New Daleville, na Pensilvânia, para traçar um panorama das novas cidades planejadas.

Foi há um quarto de século que o empreendedor amador Robert Davis se juntou à dupla de jovens urbanistas Andrés Duany e Elizabeth Plater-Zyberk, criadores do escritório Arquitectonica, para decidir o que fazer com o pedaço de terra ao longo do mar que ele havia herdado do avô e batizaria de Seaside. Ao longo do projeto, os dois e outros interessados em recriar nos dias de hoje a experiência de "viver na cidadezinha do interior", mas com todo o luxo e todo o conforto da vida moderna e um grande respeito ao meio ambiente, chegaram aos chamados Princípios Ahwahnee.

Steven Brooke
Casas padrão no bairro de Cottage, em Seaside
Casas padrão no bairro de Cottage, em Seaside

Com o nome tirado do hotel homônimo do parque de Yosemite, na Califórnia, onde uma conferência de urbanismo tinha lugar, o conjunto de regras prevê por exemplo que, nas novas cidades, todas as atividades necessárias para o dia-a-dia de um lar devem estar à distância de uma caminhada e que parques e praças devem ser privilegiados na divisão do espaço urbano, em detrimento de casas enormes isoladas no meio de terrenos enormes.

O primeiro é o "Princípio do Pirulito" das regras, segundo o qual "uma criança de oito anos deve ser capaz de ir de bicicleta a uma loja para comprar um pirulito sem ter de cruzar no caminho rodovias e semáforos em cruzamentos congestionados." A partir de Seaside, outras cidades foram pipocando, a princípio na própria Flórida. Uma entraria por "hall of fame" dessas cidades-cenário.

É Celebration, próxima do aeroporto de Orlando. Seus fundadores? O braço arquitetônico da Walt Disney Company. Seu morador mais ilustre, ao menos para nós, brasileiros? O empresário Silvio Santos, que passa ali boa parte do ano. As duas puxam a lista de um universo que reúne hoje mais de 600 cidades espalhadas pelos EUA, cem delas apenas na Flórida.Com o nome tirado do hotel homônimo do parque de Yosemite, na Califórnia, onde uma conferência de urbanismo tinha lugar, o conjunto de regras prevê por exemplo que, nas novas cidades, todas as atividades necessárias para o dia-a-dia de um lar devem estar à distância de uma caminhada e que parques e praças devem ser privilegiados na divisão do espaço urbano, em detrimento de casas enormes isoladas no meio de terrenos enormes.

Steven Brooke
Pórtico de acesso da cidade de Seaside, Flórida
Pórtico de acesso da cidade de Seaside, Flórida
Não é barato morar nelas. O metro quadrado é 15,5% mais caro do que o de uma cidade equivalente "normal". São desenhadas por um dos 1.500 arquitetos que se consideram adeptos do "New Urbanism" hoje em dia nos EUA e que fazem uma convenção anual para trocar idéias. Seus gurus são os mesmos Andrés Duany e Elizabeth Plater-Zyberk, hoje donos do escritório DPZ, em Miami.

O movimento, no entanto, começa a passar por críticas e ser acusado de criar "guetos" ao contrário, agrupamentos artificiais em que apenas membros de certa classe, orientação política, religiosa ou sexual são aceitos e na qual a diversidade social tende ao zero. Já há comunidades planejadas apenas para aposentados, casais gays e pelo menos uma em processo de incorporação que só aceitará evangélicos. É Montrose, na Carolina do Sul, planejada por Mel Graham, sobrinho do televangelista Billy Graham.

Essa idéia utópica, de que o arranjo apropriado de ruas e casas ajuda a criar um tipo específico de comunidade, é muito antiga e muito norte-americana, acredita Michael Pollan, o celebrado autor dos livros "The Omnivore's Dilemma" (O Dilema do Onívoro, 2006) e "The Botany of Desire" (A Botânica do Desejo, 2002). "Quando, no começo do século 16, os puritanos fundaram uma cidade na baía de Massachusetts, eles especificaram exatamente o quão distante da casa da administração as pessoas poderiam construir não mais do que 2,5 quilômetros e construíram a vila em círculos concêntricos para reforçar a compactação social."

Mal sabiam os peregrinos que, levada a cabo com ortodoxia quatro séculos depois, sua idéia acabaria dando na cidade do show de Truman.
Steven Brooke
Vista panorâmica de Celebration
Vista panorâmica de Celebration

FolhaShop

Digite produto
ou marca