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Top of mind 2007

31/10/2007

Preservação do meio ambiente: Natura

A Natura investe em preservação ambiental há muito tempo. Há 38 anos, quando surgiu, a empresa recebeu esse nome justamente por priorizar ingredientes da natureza como matéria-prima de seus cosméticos. Em 1983, ano em que as Nações Unidas criaram sua Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi pioneira no uso do sistema de refil no país. No lançamento do Protocolo de Kyoto, em 1997, a empresa converteu sua frota de distribuição na Grande São Paulo para Gás Natural Veicular (GNV).

As ações de sustentabilidade da companhia também abrangem o uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira em alguns de seus produtos (os perfumes do grupo levam álcool orgânico), a avaliação do ciclo de vida das embalagens e o programa Carbono Neutro, lançado neste ano. O projeto tem como meta reduzir 33%, em cinco anos, as emissões de gases do efeito estufa em toda a cadeia de negócios da Natura --da extração de matéria-prima ao descarte de embalagens-- e compensar o que não for possível diminuir.

Todo esse investimento se refletiu de várias maneiras, entre elas, na Bolsa de Valores: as ações da empresa tiveram valorização de 191,32% desde o início de sua negociação na Bovespa, em 26 de maio de 2004. Em quatro anos, de 2002 a 2006, o número total de itens de revenda da companhia saltou de 98 milhões para 241 milhões, e a quantidade de colaboradores evoluiu de 2.800 para 4.300. Atualmente, são mais de 5.100.

Natura

Anúncio da Natura, que destaca o uso sustentável da biodiversidade

Anúncio da Natura, que destaca o uso sustentável da biodiversidade

"Recebemos com muita alegria e satisfação a notícia de que a empresa foi uma das mais lembradas nessa nova categoria que trata de preservação ambiental, tema tão importante para nós e que, felizmente, vem conquistado cada vez mais espaço nas discussões sobre os problemas que precisamos enfrentar em nível mundial", afirma Andréa Sanches, diretora da marca Natura.

A divulgação da marca, que já bateu exclusivamente na tecla da preservação ambiental, hoje incorpora também os conceitos de bem-estar pessoal e relacionamento. Dois exemplos são as campanhas "Mulher bonita de verdade" (registrando que a beleza "vem de dentro") e a do perfume Humor: "Rir a dois é melhor que rir sozinho".

A veiculação acontece, principalmente, nas revistas do segmento feminino, de acordo com Sanches. A empresa lança um produto novo a cada três dias, mas vai à mídia com menos freqüência, apenas com lançamentos estratégicos. Entre os planos da Natura, está ganhar contornos internacionais: no ano que vem, pretende expandir suas operações para os Estados Unidos.

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