Equilíbrio
Almanaque do Brinquedo
Tabuleiro
Marcelo Justo/Folha Imagem

Estratégia asiática

O Go (ao lado) é um jogo de estratégia popular na Ásia. Acredita-se que surgiu na China há mais de 4.000 anos. As regras são simples, mas há 361 possibilidades de jogada.

Contas ou dados?

Engana-se quem pensa que para criar um jogo basta só imaginação. Não, é preciso conhecimento em matemática. Isso mesmo, a mesma que você aprende na escola. "Temos que calcular muitas probabilidades para que o jogo não favoreça ninguém nem fique sem fim. E temos que prever todas as jogadas possíveis", afirma Luiz Dal Monte Neto, que cria jogos há mais de 20 anos.

Moderno ou antigo?

Não é porque eles inventam os modernos que eles não gostam dos antigos. O criador de jogos Marcos Wellber, por exemplo, gosta de jogar Go e se inspira nesses jogos tradicionais para seus trabalhos. "O que me atrai no Go e em outros jogos antigos é a genialidade de quem os criou. Eles são legais mesmo depois de centenas de anos."

Marcelo Justo/Folha Imagem

Árvore genealógica

O avô do gamão, o senet (ao lado), surgiu há uns 5.000 anos. Era muito jogado pelos faraós do antigo Egito. Eles acreditavam que, quando morressem, jogariam o senet com o deus Rá, o deus Sol. Séculos mais tarde, o senet foi transformado pelos romanos e passou a se chamar tábula. Na Idade Média, a tábula se transformou no gamão, considerado o jogo dos reis até a invenção do baralho.

Longevidade em jogo

Quantos anos em média vive um jogo? Gustavo Arruda, gerente de produtos da Grow, responde: "O ciclo de vida dos jogos costuma ser de dois ou três anos. Se um jogo ficar mais tempo, acaba virando um clássico". E você já deve ter dado de cara com um jogo que você tem em casa, mas com uma nova embalagem e até com algumas peças diferentes, não? Normalmente, os jogos que fazem mais sucesso são reformulados depois de cinco anos, em média. Mas ganham só roupa nova, as regras continuam as mesmas.

Marcelo Justo/Folha Imagem

Mais que um brinquedo

Para colecionadores, os jogos não são só brinquedos. Fábio Tola, um desses apaixonados, já fez algumas loucuras por eles. "Quando morei nos Estados Unidos, fiz várias viagens só para comprar jogos. Passava três, quatro horas na estrada na esperança de encontrar uma pecinha diferente. Tenho em casa, por exemplo, cinco unidades iguais de um jogo chamado 'Battle Cry' [ao lado]", conta Fábio.

Jogo a jogo

Atualmente, estão no mercado brasileiro cerca de 140 tipos diferentes de jogos de tabuleiro. Eles enfrentam a concorrência de bonecas, carrinhos, bicicletas e muitos outros brinquedos nas lojas, mas não se dão tão mal. De cada 100 brinquedos vendidos no Brasil, 14 são jogos de tabuleiro. Por ano, uma média de 30 novos jogos são lançados.

Henrique Manreza/Folha Imagem

Qual é a fórmula?

Em um jogo, ganhar nem sempre é só questão de sorte. Talvez esteja aí o segredo de War (ao lado), que está na galeria de jogos modernos e é um dos mais vendidos no Brasil. Ele foi inventado em 1972, em São Paulo, por quatro estudantes de engenharia que queriam abrir uma empresa e apostaram nos jogos de estratégia. Desde que foi criado, já foram vendidos 2 milhões de unidades.

Jogo dos números

Desde 1972, já foram produzidos 12 milhões de dados somente para o jogo War. Achou demais? Então saiba que, somente para o Banco Imobiliário, já foram produzidos 50 milhões!

Marcelo Justo/Folha Imagem

Grandes perdedores

Dados divertem, mas podem causar grandes prejuízos. Uma lenda indiana conta que um soberano apostou seu império e sua mulher em um jogo de dados... Perdeu os dois!

Filho, brinca comigo?

Aires Leal Fernandes é diretor de marketing da Estrela. Ele está sempre atento aos personagens do momento e aos jogos que fazem sucesso entre as crianças. "Quando meus filhos eram pequenos, montava um verdadeiro laboratório em casa. Assistia aos desenhos animados, e eles me traziam muita informação. Também testávamos os jogos. Hoje, com eles crescidos, assisto sozinho ou com meus sobrinhos", diz.

Marcelo Justo/Folha Imagem

Dados do mar

O Pachisi surgiu na Índia e logo se espalhou por todo o mundo. Ele é jogado em um tabuleiro que tem a forma de uma cruz e, quando foi inventado, era essencialmente de estratégia, mas acabou perdendo essa característica com o passar do tempo. Hoje, ele se transformou no popular ludo (foto ao lado). Mas, na Índia, alguns jogadores continuam usando conchas como dados, um costume bem antigo.

Marcelo Justo/Folha Imagem

Do tabuleiro para o celular

O trabalho de Marta Giardini é criar e desenvolver jogos. Na empresa dela, a Mitra, são produzidos jogos tradicionais como a mancala (foto ao lado) e o batume. "O batume, um tipo de mancala, é um jogo bastante primitivo, de regras bem simples, mas que são muito interessantes. Com a chegada da tecnologia, ele foi um dos primeiros jogos tradicionais a ir parar nos celulares", explica Marta.

Marcelo Justo/Folha Imagem

E os dados?

Há indícios que dados já existiam no Egito antigo, entre povos astecas e hindus. E uma lenda grega diz que foi inventado pelo herói Palamede para distrair seus soldados na invasão de Tróia. Já foi feito de diferentes materiais, como chifres, dentes, cristal e até porcelana. O mais estranho é o astrágalo, um osso dos pés de alguns animais e que parece um cubo. Outros esquisitos são os do senet (ao lado).

Videocast

Linha do tempo

Jogada histórica

Conheça os antepassados dos jogos que encontramos hoje nas prateleiras, criados há milhares de anos

5000 a.C.

A mancala (jogo de tabuleiro em que são usadas sementes), considerada o jogo mais antigo do mundo, é jogada no antigo Egito.

Ilustrações: Mariana Newlands

5000 a.C.

1600 a.C

Os faraós (governantes) do antigo Egito jogam damas.

1000 a.C

O pachisi, avô do ludo, é diversão para os marajás da Índia.

600 a.C

Surge o gamão romano, que, 500 anos depois, será chamado de tábula na Europa.

500 a.C

Tanto os faraós como os cidadãos comuns se distraem com o senet (jogo que era ligado a rituais fúnebres).

500 a.C

200 a.C

Surge o go, um dos jogos mais populares do Japão, de onde se espalhou pelo mundo.

Século 18

O jogo de xadrez toma sua forma atual. Ele foi criado no século 16, quando tinha o nome de Chaturanga.

1935

Charles Darrow cria nos Estados Unidos um dos jogos de maior sucesso no mundo, o Monopoly (que por aqui ficou conhecido como Banco Imobiliário).

1935

1940

O israelense Ephraim Hertzano cria o Rummikub, um jogo que é uma mistura de jogos de cartas e dominó.

1944

O Banco Imobiliário chega ao Brasil.

1957

A Estrela leva o programa da TV Tupi "O Céu é o Limite" para o tabuleiro --é um jogo de perguntas e respostas, como o da televisão.

1961

A construção da capital do país inspira o jogo Viagem à Brasília, que fez sucesso entre as crianças da época.

1971

A chegada do homem em solo lunar rendeu um jogo de sucesso, chamado Viagem à Lua.

1972

O War é criado por quatro jovens engenheiros que haviam fundado a empresa Grow.

1972

1977

Chega ao mercado brasileiro o jogo Detetive, que mais tarde viraria um grande clássico.

1982

Com regras simples e muito divertido, o jogo de cartas Can Can --antes chamado de Uno-- é lançado no Brasil.

1985

Chegam às prateleiras brasileiras o Jogo da Vida e o Master, um jogo de perguntas e respostas que conquistou crianças e adultos.

1986

Ano importante para dois jogos famosos: o Cara a Cara é lançado no Brasil, e, nos Estados Unidos, o garçom Rob Angel cria o Imagem & Ação, que chegou por aqui em 1989.

1986

1990

Para testar sua sorte e seu conhecimento, chega ao mercado o Perfil, que hoje tem versões exclusivas para crianças.

2002

O Rummikub passa a ser feito no Brasil pela Grow, que também promove campeonatos em todo o país e envia um representante ao Campeonato Mundial.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]