Publicidade

Publicidade
Brasil
Eleições 2008
atlas apuração CAPITAIS FICHA DOS CANDIDATOS podcast vídeos imagens Sites Relacionados

Perfil dos candidatos

 

Teresina (PI)

Nazareno

PT (Partido dos Trabalhadores) - número 13

Jose Nazareno Cardeal Fonteles Nome completo: Jose Nazareno Cardeal Fonteles
Coligação: Teresina Quer Muito Mais
PC do B / PMDB / PDT / PRB / PMN / PT / PSB
Idade: 54 anos *
Sexo: masculino
Natural de: Acaraú (CE)
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: deputado
Patrimônio declarado: R$ 214.094,73
Situação do CPF na Receita Federal: regular
Limite de gasto na campanha: R$ 1.500.000,00
Responde a processos na Justiça? não.
Candidato a vice: Marcos Silva

Veja a página do candidato no TSE

Tem mandato atualmente? Qual?

Sim. Deputado federal

Já exerceu mandato executivo? Quais?

Não.

Dez perguntas para o candidato

  1. Apesar de Teresina sofrer com o problema de superlotação em hospitais públicos, um hospital municipal opera abaixo de sua capacidade. Como você pretende fazer para que seja mais bem utilizado o Hospital de Urgências de Teresina?

    Na medida em que se completa a transição do serviço de pronto-socorro do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), que está em curso, este vai assumindo sua missão, sendo mais utilizado pelos usuários. Mas para que o HUT não receba uma sobrecarga desnecessária, precisamos reestruturar os hospitais regionais para que também garantam atendimento de emergência à população. O HGV, por sua vez, também está sendo reformado para cumprir seu novo papel no sistema de saúde da capital.

  2. A estrutura de saneamento básico é restrita a algumas regiões de Teresina. Como é possível aumentar a cobertura das redes de água e esgoto?

    A expansão do sistema já está sendo feita com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Nossa meta, com o apoio do governo federal e da Agespisa (Agência Estadual de Águas e Esgotos do Piauí), é universalizar o fornecimento de água potável e a coleta e tratamento dos esgotos em Teresina.

  3. Quais as suas propostas para o problema do trânsito na capital? Pretende ampliar o metrô de Teresina?

    Teresina sofre com a falta de um plano transporte público. Vamos elaborar um e inseri-lo no Plano Diretor, que também precisa ser reformulado. Propomos o bilhete único, a criação de bicicletários, a integração do sistema de metrô ao plano municipal de transportes e estudo de viabilidade de um sistema de veículo leve sobre trilhos na av. Miguel Rosa, seguindo até o Parque Piauí. Propomos ainda, em parceria com o Estado e a União, a construção de pontes sobre o rio Poty, o alargamento da ponte JK e a construção de viadutos nos cruzamentos mais problemáticos.

  4. As enchentes de janeiro são todo ano um grave problema. Quais obras você pretende fazer, caso seja eleito, para resolver o problema?

    As inundações que ocorrem em Teresina são causadas, principalmente, pela falta de drenagem de águas pluviais. O governo federal, com o repasse de recursos do PAC, está ajudando a resolver o problema na região norte da cidade. As nossas propostas prevêem ampliação das parcerias com os governos federal, estadual e organismos internacionais para a implantação de obras e ações que obedecerão a um plano integrado de drenagem de águas pluviais urbanas, dando uma solução definitiva ao problema.

  5. Teresina é palco do surgimento de movimentos de sem-teto. Você tem alguma política específica para conter o déficit habitacional na capital?

    Cerca de 15% da população de Teresina vive em favelas e vilas sem condições dignas. Nossa intervenção nessa área vai ser em consonância com as políticas nacional e estadual. Vamos criar um plano municipal de habitação por interesse social que, além de construir novas casas, vai promover melhorias naquelas que necessitem. Vamos dialogar com os movimentos sociais e com os governos do Estado e União para encaminharmos a regularização fundiária de terras que já estão ocupadas, levando melhorias para essas localidades.

  6. Qual o principal problema do município e que solução você propõe?

    Saúde, transporte, segurança e a falta de oportunidades de trabalho, que precisam ser enfrentados conjuntamente. Da saúde e do transporte já tratamos parcialmente. Quanto ao trabalho, vamos disseminar as vantagens da lei das micro e pequenas empresas, criar o programa Primeira Chance e vamos propor aos prefeitos da região a criação de um consórcio de apoio à agricultura familiar. Quanto à violência, é preciso formular ações preventivas e que estimulem a cultura de paz. Propomos melhorar a iluminação pública e criar o Conselho Municipal de Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal.

  7. Apóia o aumento do limite de endividamento dos municípios previsto pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), hoje de 120% da receita corrente líquida?

    A Lei de Responsabilidade Fiscal é uma conquista da cidadania e representa um grande avanço no campo da moralidade, da eficiência da ação pública e da ética na aplicação dos recursos. Passados quase dez anos de sua aprovação, ela precisa passar por ajustes, desde que essas mudanças não abram os gastos públicos de forma irrestrita, ameaçando as conquistas. Um dos pontos que merecem reflexão é a flexibilização do limite de endividamento dos municípios, a lei não pode tratar igualmente municípios desiguais, com problemas diferentes.

  8. É a favor da aprovação de uma nova CPMF? Por quê?

    Sim. A CPMF é um instrumento indispensável de prevenção à sonegação fiscal e à lavagem de dinheiro. Em segundo lugar, a nova contribuição nasce com o propósito nobre de financiamento da saúde, uma área de custos crescentes para a sociedade e para o governo. Ela vai permitir a regulamentação da emenda 29, que direcionará recursos novos para a saúde.

  9. Concorda com a candidatura de pessoas que respondem a processo na Justiça?

    Precisamos buscar uma alternativa legislativa que acelere o funcionamento da Justiça e acabe com o festival de recursos que impedem a conclusão dos processos, beneficiando quem incide e reincide no crime. Enquanto isso não chega, creio que a Justiça precisa ter bom senso e julgar cada caso com precaução, tomando o cuidado de não barrar o registro de candidaturas de pessoas sem antecedentes criminais, que muitas vezes são processadas por interesses de adversários políticos.

  10. A Guarda Municipal deveria ter poder de polícia?

    A Constituição Federal já concede às guardas municipais o poder de polícia na proteção de bens, serviços e instalações do município, entre os quais se incluem as vias e logradouros públicos. Ou seja, as guardas municipais já detêm poder de polícia para prevenir e reprimir os delitos cometidos nesses espaços, inclusive nas ruas e praças que pertencem ao município.

No arquivo da Folha

  • 2.ago.2003 - Simplício de Oliveira (PT-PI) ficará com a vaga da deputada federal Francisca Trindade, morta no domingo (27) em decorrência de um aneurisma cerebral. Ele é o segundo suplente. O primeiro, Nazareno Fonteles, vai se licenciar para continuar na Secretaria de Saúde do Piauí. Nazareno entrou para o PT em 1985 e foi o primeiro deputado estadual petista eleito no Estado, em 1990. Não conseguiu eleger-se nas duas vezes que disputou o governo do Piauí, em 1986 e 1994, e perdeu também quando concorreu à Prefeitura de Teresina, em 1996. É médico e professor universitário licenciado de matemática na UFPI (Universidade Federal do Piauí).
  • 28.ago.2003 - Dois medicamentos necessários para evitar a rejeição de órgãos de pacientes transplantados estão em falta no Piauí. Os remédios são distribuídos exclusivamente pela secretaria estadual da Saúde. O hospital Casamater, um dos dois centros que realizam transplantes de rim no Estado, ameaça suspender as cirurgias. O gerente do órgão da secretaria responsável pela distribuição dos medicamentos, Mário Abel, disse que o problema foi causado pelo atraso dos fornecedores e que será resolvido a partir de hoje. O secretário de Saúde, Nazareno Fonteles, estava viajando e não foi localizado pela reportagem.
  • 16.jul.2004 - Nazareno Fonteles (PI), o deputado petista que propôs estabelecer um limite de consumo para cada cidadão, almoçava anteontem na churrascaria mais cara de Brasília. Quem viu acha que o parlamentar gastou ali o equivalente à sua quota mensal.
  • 17.set.2004 - Nazareno Fonteles foi um dos 35 deputados federais do PT que assinaram um manifesto contra a pressão feita pela cúpula do próprio partido para forçar a renúncia de Luizianne Lins, candidata petista à Prefeitura de Fortaleza. Ele e mais quatro parlamentares petistas foram à capital cearense e cobraram desculpas de dirigentes nacionais do partido, por manifestar apoio ao candidato do PC do B, Inácio Arruda. Para Nazareno Fonteles, a pressão pela desistência da candidata petista foi mais um capítulo da série de erros cometidos pela cúpula do partido.
  • 12.ago.2005 - O PT reagiu com indignação e lágrimas à revelação de que campanhas do partido foram pagas com recursos do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. Assim que o publicitário Duda Mendonça confessou à CPI dos Correios que recebeu dinheiro de caixa dois pelas campanhas que fez para o PT em 2002, cerca de 20 deputados que se declararam em dissidência interna fecharam-se em uma reunião. De lá saiu uma dura nota, seguida por lágrimas, no plenário da Câmara. Nazareno Fonteles (PI), foi um dos que choraram. "É um projeto histórico sendo destruído", afirmou Chico Alencar (RJ), com os olhos marejados. te envolvidos", declarou.
  • 21.jul.2006 - O empresário Luiz Antonio Trevisan Vedoin, suposto líder da quadrilha dos sanguessugas, disse em depoimento à que teria negociado a venda de ambulâncias com o governo do Piauí, Estado governado por Wellington Dias (PT), mediante pagamento de propina ao petista José Airton Cirilo, e ex-diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O projeto para a compra, no valor de R$ 14 milhões, foi realizado, segundo Vedoin, por Noriaque Magalhães, preso no começo de maio. Ele teria trabalhado durante 25 dias no gabinete do secretário da Saúde do Piauí à época, o deputado federal Nazareno Fonteles. O parlamentar negou ter abrigado Noriaque em seu gabinete, e atual secretária, Tatiana Chaves, negou irregularidades na compra.
  • 25.ago.2007 - A Câmara Municipal de SP marcou um ato em solidariedade ao povo do Piauí, com a participação a participação do cantor e deputado federal Frank Aguiar (PTB-SP), que é piauiense, e de Nazareno Fonteles (PT-PI),. Também foram convidadas associações de piauienses. O motivo foi a declaração do presidente da Philips, Paulo Zottolo, que, em entrevista ao "Valor Econômico", disse que "se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado". Zottolo pediu desculpas públicas pela "frase infeliz".
  • 6.mai.2008 – Um evento de entrega de casas populares no Piauí, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, virou palanque petista. Em discurso, o presidente citou várias vezes o nome do pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina, o deputado Nazareno Fonteles.

Candidato a vice-prefeito: Marcos Silva

Marcos Tavares Silva Nome completo: Marcos Tavares Silva
Partido: PMDB
Idade: 59 anos *
Sexo:  masculino
Natural de: Parnaíba (PI)
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior incompleto
Ocupação declarada: servidor público federal
Tem mandato atualmente? Não
Patrimônio declarado: R$ 201.684,58
Situação do CPF na Receita Federal: regular
Responde a processos na Justiça? não.

Já exerceu mandato executivo? Quais? Quando?

Não.

Fontes: TSE, TRE, arquivo da Folha de S.Paulo e o site www.politicosdobrasil.com.br
* Idade no dia da votação de primeiro turno
** As perguntas foram enviadas aos diretórios municipais dos partidos. Se você ainda não respondeu, entre em contato aqui.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
Livraria da Folha
Será que o eleitor realmente é ludibriado pela publicidade e por outras técnicas da propaganda eleitoral? Esse livro procura desvendar os fatores que realmente influem na decisão de voto do eleitor.
R$40,00
Carregado de críticas ácidas e implacáveis à sociedade brasileira e, principalmente, ao governo Lula, este livro reúne textos do jornalista Reinaldo Azevedo que foram publicados em seu blog.
R$38,00
No livro, Carlos Eduardo Lins da Silva, atual ombudsman da Folha, explica o surgimento do marketing eleitoral e analisa as alterações que esta prática trouxe às eleições e à política de um modo geral.
R$18,90
Entenda como o PT nasceu, cresceu e se tornou uma força no cenário político nacional. O autor do livro é o cientista político André Singer, que após escrever a obra assumiu o cargo de porta-voz do presidente Lula.
R$18,90
Conheça a história do partido de Antônio Carlos Magalhães e do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, suas divisões e disputas internas neste livro da colunista da Folha de S.Paulo Eliane Cantanhêde.
R$18,90
[an error occurred while processing this directive]