-


Home

Ansiedade de pais atrapalha crianças

Vestibular cerca ensino médio

Evite comparação com modelo velho

Escolas indicadas
por especialistas


Cobrança renova ensino público


 


Saiba como avaliar as escolas

-Veja se o colégio tem valores compatíveis com os seus. Por exemplo, se você dá muita importância ao ensino religioso, procure uma escola que ensine de acordo com a sua crença.

-Não deixe de levar em conta a opinião do seu filho. É importante que ele se sinta bem no ambiente onde estuda.

-Converse com o diretor da escola. Veja se ele conhece bem e leva em consideração indicadores de qualidade da escola, como repetência e evasão.

-Identifique se a escola tem um líder. Geralmente a personalidade de um diretor, professor ou coordenador influencia bastante na forma como o colégio é dirigido.

-Laboratórios de informática, ciências e equipamentos modernos são um bom sinal, mas é preciso saber como a escola os utliza. De nada adianta a escola ter computadores para todos os alunos se eles o utilizam apenas para digitar texto.

-Veja se a escola realiza atividades extraclasse e com que frequência. Procure saber se essas atividades são meramente de lazer ou se há um caráter pedagógico nelas.

-Se seu filho vai mudar para uma escola particular mais cara, não deixe de levar em conta que seus hábitos de consumo podem alterar-se e pesar mais no orçamento.

-Procure saber que tipo de relação a escola tem com os pais, se eles são sempre chamados para discutir os problemas dos filhos e se têm queixas quanto a aumentos de mensalidade.

-Procure uma escola de preferência perto de sua casa. Quanto mais distante ela for, menos tempo você terá para estudar com seu filho.

-Verifique como são tratadas questões de disciplina dos alunos, como eles são punidos e como funciona a hierarquia na escola

-Veja se a escola estimula responsabilidade, autonomia e solidariedade entre os alunos.

-Avalie se o aluno tem a oportunidade de fazer uma correlação entre o que ele está aprendendo e a vida prática. Os exercícios, por exemplo, devem retratar a vida cotidiana.

-Atente se a escola trabalha só com teoria ou proporciona aos alunos a oportunidade de também fazer experiências, pesquisas, visitas e excursões.


Fontes: psicopedagogos, educadores, escolas, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento


Leia mais
: Os erros comuns dos pais