Página inicial

A

B
C
D
F
G
H
I
J
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
X
Z


 

E

ESPORTES DE DEMONSTRAÇÃO
Categoria que já não existe mais na Olimpíada, “de demonstração”, ou exibição, era um complemento de esportes considerados de pouca expressão que participavam como teste (não valiam para disputa de medalhas) em busca de prestígio, status olímpico e participação em futuros Jogos. Correm atrás dessa vaga olímpica esportes como bilhar, futsal, rúgbi, surfe e xadrez. O surfe já tem seu status olímpico reconhecido provisoriamente, mas espera ratificação do COI. O xadrez tem um caminho olímpico mais longo, pois é considerado mais um jogo do que propriamente um esporte. Até a Fórmula 1 chegou a pleitear uma vaga nos Jogos. Não há diferença entre um piloto e um atleta, é o pensamento de dirigentes de automobilismo. Mas o estatuto do COI impede a inclusão na Olimpíada de esportes “cujo desempenho dependa essencialmente da propulsão mecânica”.

ESPORTES NOVOS
Triatlo e taekwondo participam, em Sydney-2000, pela primeira vez de uma Olimpíada. Um lobby tentou incluir também o rúgbi, muito popular na Austrália. Não deu. Outra novidade na Olimpíada deste ano é a inclusão do trampolim acrobático <XB>como modalidade agregada à ginástica. Vôlei de praia e softbol, que estrearam em Atlanta-1996, têm sua segunda participação em Sydney-2000.

ESPORTES OLÍMPICOS
O estatuto do COI afirma que, para ser olímpico, um esporte deve ser “amplamente praticado por homens em pelo menos 75 países e quatro continentes e por mulheres em pelo menos 25 países e três continentes”. O vôlei de praia não preenche o requisito, mas está na Olimpíada como uma espécie de subdivisão do vôlei, que esperou sete décadas desde sua criação até chegar aos Jogos, em Tóquio-1964. Confira todas as 32 modalidades que estarão presentes em Sydney-2000: arco-e-flecha; atletismo; badminton; beisebol; basquete; boxe; canoagem; ciclismo; esgrima; futebol; ginástica; handebol; hipismo; hóquei; iatismo; judô; levantamento de peso; luta; nado sincronizado; natação; pentatlo; pólo aquático; remo; saltos ornamentais; softbol; taekwondo; tênis; tênis de mesa; tiro; triatlo; vôlei; e vôlei de praia.

EVOLUÇÃO
Acompanhe a evolução física do homem por meio de suas marcas olímpicas em provas do atletismo:
salto em distância: Chionis de Olímpia, campeão com a marca 7m05, nos Jogos de 695 a.C., na Olimpíada da Antiguidade; Carl Lewis (EUA), medalha de ouro dos jogos de Atlanta-1996, saltando 8m50
100 m rasos: na prova que é considerada a mais nobre do atletismo, o recorde baixou 2s16, desde os 12s do americano Thomas Burke, em Atenas-1896, até os 9s84 do canadense Donovan Bailey, na última Olimpíada, em Atlanta-1996.

Leia mais:

Estocolmo-1912


 
Ecologia

Emprego

Encerramento

Equipe unificada

Eritropoietina

Escândalo olímpico

Esgrima

Espaço sideral

Esportes banidos

Estocolmo-1912