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Glossário
Aderência: Intensidade do contato entre os pneus em movimento e a superfície da pista
Aerofólio: Peça que tem função de pressionar a parte traseira do carro contra o solo
Bandeiras: Instrumentos usados pelos fiscais e comissários para comunicação com os pilotos
Bandeirinha: Fiscal encarregado de acionar as bandeiras de comunicação durante as provas
Biscoito: Tipo de pneu com ranhuras indicado para pistas molhadas
Caixa de brita: Área de proteção na parte externa das curvas, onde é colocada brita com o objetivo de diminuir a velocidade dos carros em caso de derrapagem ou acidente
Câmbio: Sistema semi-automático eletrônico de mudança de marchas (fica atrás do volante
Carenagem: Carroceria do F-1; revestimento que proporciona eficiência aerodinâmica ao carro
Centralina: Cérebro eletrônico do carro, que controla a injeção de gasolina no motor e a ignição
Chassi: Estrutura básica do carro que envolve o piloto e sustenta os componentes do carro
Chicane: Espécie de "dente" feita no traçado, com o objetivo de reduzir a velocidade dos carros
Cilindrada: Volume de todos os cilindros do motor
Circuito: Local onde são realizadas as provas do Mundial
Cobertor térmico: Dispositivo que envolve os pneus e os mantém aquecidos antes de uma largada ou de um pit-stop
Cockpit: Cabine em que o piloto dirige o carro. Sofreu modificações neste ano para proteger os pilotos
Controle de tração: Dispositivo eletrônico que impede as rodas de patinarem
Defletor: Apêndice aerodinâmico dos carros de F-1, localizado entre os eixos
Diretor de prova: Responsável pelas decisões tomadas durante toda a corrida
Doctor car: Veículo que leva o médico da FIA, Sid Watkins, para intervenções nos locais de acidentes
Escuderia: É a equipe de F-1. O campeonato de 2001 contará com a participação de 11 equipes
FIA: Federação Internacional de Automobilismo, é a entidade máxima do automobilismo mundial e resposável pelas regras do Mundial de F-1. É presidida pelo inglês Max Mosley.
Fly-by-wire: Sistema de acelerador sem cabos, proibido pela FIA
Flying lap: Volta em que o piloto, no treino, atinge condições para tentar buscar a pole position
Foca: Associação dos Construtores de F-1, é a responsável pela organização do Mundial de F-1. É presidida pelo inglês Bernie Ecclestone
Grid de largada: Alinhamento para a largada organizado de acordo com os melhores tempos nos treinos oficiais
Grip: Palavra inglesa, muito usada pelos pilotos, que significa aderência
GP: Grande Prêmio. No calendário 2001 da F-1 está previsto um total de 17 GPs
Guard-rail: Barreira metálica de proteção utilizada principalmente em circuitos de rua
Marcas de Pneus: A área de contato entre os pneus
Paddock: Área dos boxes, cabines de tevê e camarotes de um autódromo.
Pit stop: Parada nos boxes, durante a corrida, para troca de pneus e/ou reabastecimento de combustível
Pole position: Melhor colocação para a largada; lugar do piloto que fizer o melhor tempo nos treinos
Pódio: Onde os três primeiros recebem troféu e escutam os hinos do piloto e da equipe vencedora
Queimar a largada: Procedimento irregular de movimento do carro antes da luz verde
Reabastecimento: Parada para colocação de combustível (vazão é de 12 litros/s)
Slick: Pneu liso, antigamente utilizado em pistas secas, hoje é proibido.
Sobreviseira: Película plástica colocada sobre a viseira do capacete. Os pilotos trocam as sobreviseiras várias vezes numa corrida, bastando arrancá-las do capecete.
Spoiler: Nome dado à asa dianteira, cuja função é aumentar a aderência na parte frontal do carro
Stop & go: Punição que obriga o piloto a ficar parado dez segundos na saída dos boxes para depois voltar à corrida
Superlicença: É a "carteira de motorista" do piloto de F-1, conferida anualmente. Punições podem fazer com que o piloto perca a superlicença e não possa mais competir num F-1.
Suspensão ativa: Sistema eletrônico de suspensão que mantém o carro a uma altura constante da pista, diminuindo o impacto das irregularidades da pista
Safety car: Também chamado de carro madrinha, é o carro de auxílio que lidera a fila de pilotos na volta de apresentação e entra em pista quando há um acidente grave e a istalação de bandeira amarela, que suspende a prova.
T-car: Carro reserva, que só pode ser usado no dia da corrida; não é utilizado nos treinos
Telemetria: Medição do comportamento do carro, usando transmissão de dados por ondas
Tifosi: Torcedores, em italiano. Na F-1, é como são conhecidos os torcedores da Ferrari
Treino livre: Sessão de treinamentos de 90 minutos que acontece nas manhãs de sexta e sábado dos finais de semana de corrida
Treino oficial: Sessão de treinos de uma hora de duração aos sábados e que define o grid da prova
Volta de apresentação: Volta que antecede a largada, para o aquecimento dos pneus
Warm up: Treino matinal de meia hora que acontece no dia do GP
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