BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
Folha Online F1 2001
  Folha Online > Esporte > F-1
BUSCA
 
Glossário

  • Aderência: Intensidade do contato entre os pneus em movimento e a superfície da pista


  • Aerofólio: Peça que tem função de pressionar a parte traseira do carro contra o solo


  • Bandeiras: Instrumentos usados pelos fiscais e comissários para comunicação com os pilotos


  • Bandeirinha: Fiscal encarregado de acionar as bandeiras de comunicação durante as provas


  • Biscoito: Tipo de pneu com ranhuras indicado para pistas molhadas


  • Caixa de brita: Área de proteção na parte externa das curvas, onde é colocada brita com o objetivo de diminuir a velocidade dos carros em caso de derrapagem ou acidente


  • Câmbio: Sistema semi-automático eletrônico de mudança de marchas (fica atrás do volante


  • Carenagem: Carroceria do F-1; revestimento que proporciona eficiência aerodinâmica ao carro


  • Centralina: Cérebro eletrônico do carro, que controla a injeção de gasolina no motor e a ignição


  • Chassi: Estrutura básica do carro que envolve o piloto e sustenta os componentes do carro


  • Chicane: Espécie de "dente" feita no traçado, com o objetivo de reduzir a velocidade dos carros


  • Cilindrada: Volume de todos os cilindros do motor


  • Circuito: Local onde são realizadas as provas do Mundial


  • Cobertor térmico: Dispositivo que envolve os pneus e os mantém aquecidos antes de uma largada ou de um pit-stop


  • Cockpit: Cabine em que o piloto dirige o carro. Sofreu modificações neste ano para proteger os pilotos


  • Controle de tração: Dispositivo eletrônico que impede as rodas de patinarem


  • Defletor: Apêndice aerodinâmico dos carros de F-1, localizado entre os eixos


  • Diretor de prova: Responsável pelas decisões tomadas durante toda a corrida


  • Doctor car: Veículo que leva o médico da FIA, Sid Watkins, para intervenções nos locais de acidentes


  • Escuderia: É a equipe de F-1. O campeonato de 2001 contará com a participação de 11 equipes


  • FIA: Federação Internacional de Automobilismo, é a entidade máxima do automobilismo mundial e resposável pelas regras do Mundial de F-1. É presidida pelo inglês Max Mosley.


  • Fly-by-wire: Sistema de acelerador sem cabos, proibido pela FIA


  • Flying lap: Volta em que o piloto, no treino, atinge condições para tentar buscar a pole position


  • Foca: Associação dos Construtores de F-1, é a responsável pela organização do Mundial de F-1. É presidida pelo inglês Bernie Ecclestone


  • Grid de largada: Alinhamento para a largada organizado de acordo com os melhores tempos nos treinos oficiais


  • Grip: Palavra inglesa, muito usada pelos pilotos, que significa aderência


  • GP: Grande Prêmio. No calendário 2001 da F-1 está previsto um total de 17 GPs


  • Guard-rail: Barreira metálica de proteção utilizada principalmente em circuitos de rua


  • Marcas de Pneus: A área de contato entre os pneus


  • Paddock: Área dos boxes, cabines de tevê e camarotes de um autódromo.


  • Pit stop: Parada nos boxes, durante a corrida, para troca de pneus e/ou reabastecimento de combustível


  • Pole position: Melhor colocação para a largada; lugar do piloto que fizer o melhor tempo nos treinos


  • Pódio: Onde os três primeiros recebem troféu e escutam os hinos do piloto e da equipe vencedora


  • Queimar a largada: Procedimento irregular de movimento do carro antes da luz verde


  • Reabastecimento: Parada para colocação de combustível (vazão é de 12 litros/s)


  • Slick: Pneu liso, antigamente utilizado em pistas secas, hoje é proibido.


  • Sobreviseira: Película plástica colocada sobre a viseira do capacete. Os pilotos trocam as sobreviseiras várias vezes numa corrida, bastando arrancá-las do capecete.


  • Spoiler: Nome dado à asa dianteira, cuja função é aumentar a aderência na parte frontal do carro


  • Stop & go: Punição que obriga o piloto a ficar parado dez segundos na saída dos boxes para depois voltar à corrida


  • Superlicença: É a "carteira de motorista" do piloto de F-1, conferida anualmente. Punições podem fazer com que o piloto perca a superlicença e não possa mais competir num F-1.


  • Suspensão ativa: Sistema eletrônico de suspensão que mantém o carro a uma altura constante da pista, diminuindo o impacto das irregularidades da pista


  • Safety car: Também chamado de carro madrinha, é o carro de auxílio que lidera a fila de pilotos na volta de apresentação e entra em pista quando há um acidente grave e a istalação de bandeira amarela, que suspende a prova.


  • T-car: Carro reserva, que só pode ser usado no dia da corrida; não é utilizado nos treinos


  • Telemetria: Medição do comportamento do carro, usando transmissão de dados por ondas


  • Tifosi: Torcedores, em italiano. Na F-1, é como são conhecidos os torcedores da Ferrari


  • Treino livre: Sessão de treinamentos de 90 minutos que acontece nas manhãs de sexta e sábado dos finais de semana de corrida


  • Treino oficial: Sessão de treinos de uma hora de duração aos sábados e que define o grid da prova


  • Volta de apresentação: Volta que antecede a largada, para o aquecimento dos pneus


  • Warm up: Treino matinal de meia hora que acontece no dia do GP


  •  
     
     Seções
  • Home
  • História
  • Campeões
  • Recordes
  • Glossário
  • Links
  • Regulamento-2001
  • Classificação-2001
  • Calendário-2001
  • Equipes-2001
  • Divirta-se
  • Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página