O sistema de pontuação adotado desde 1990 será mantido para a temporada 2001. O vencedor recebe 10 pontos; o segundo, 6; terceiro, 4; quarto, 3; quinto, 2; e sexto, 1.
Para o mundial de construtores, é somado o número de pontos obtidos pelos dois pilotos de cada equipe nas 17 provas do campeonato. O Mundial terá a participação de 11 escuderias.
Em 2001, a FIA também manteve o número de etapas do último campeonato: 17. As maiores mudanças se referem a datas: o GP da Malásia, que fechou o Mundial em 2000, será a segunda de 2001, dia 18 de março; e o GP da Inglaterra, que costumava ser em maio, mudou para julho, tentando fugir da época de chuvas.
A principal mudança de regras é a elevação dos aerofólios dianteiros em 50 mm, reduzindo a carga aerodinâmica dos carros e, em tese, facilitando as ultrapassagens.
Foram ainda feitas sete alterações, com o objetivo de aumentar a segurança. O cockpit, por exemplo, será mais largo. As pernas dos pilotos serão protegidas por uma camada extra de espuma.
A FIA também aprovou a volta do sistema de controle de tração e outros dispositivos eletrônicos, a partir do GP da Espanha, no dia 29 de abril.
O controle de tração, dispositivo eletrônico que evita que as rodas dos carros patinem nas curvas ou na largada, tinha sido banida da F-1 em 1993.
A partir da prova espanhola não haverá mais controle da ignição do motor bem como nos mapas de gerenciamento da mistura ar-combustível.