Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2000 - 19h17

Torcedores do Grêmio abrem 'maior bandeira do mundo'

Publicidade

da Agência Folha, em Porto Alegre

Antes do início da partida de hoje, torcedores gremistas da cidade gaúcha de Antônio Prado abriram, no gramado do estádio Olímpico, o que chamam de a "maior bandeira do mundo", com 6.660 metros quadrados.

A bandeira, feita com cetim italiano nas cores azul, branco e preto, levou um ano e meio para ser confeccionada pela costureira conhecida como Maria das Cortinas. A peça contém uma inscrição que lembra o título máximo do Grêmio, o mundial interclubes conquistado em 1983.

Estendida no gramado por cerca de 150 pessoas, a bandeira foi de gol a gol e quase preencheu o campo de uma lateral à outra. "É uma bandeira do tamanho do Grêmio", disse o vice-presidente de futebol do clube, Antônio Vicente Martins.

A bandeira, que consumiu 23 quilômetros de linha e pesa uma tonelada, foi trazida em um caminhão baú e voltaria para Antônio Prado depois do jogo contra o São Caetano. Os torcedores que a idealizaram desejam exibi-la sempre que o Grêmio participar de jogos decisivos.

Hoje, os torcedores que lotavam as arquibancadas do Olímpico vibraram quando a bandeira foi aberta, depois de desenrolada por cerca de 15 minutos.

O tecido empregado na bandeira daria para fazer mais de 6.000 ternos e 13 mil bombachas, a calça típica do gaúcho que vive no campo. Também foram utilizados na confecção da bandeira 21 canetas, 1.100 metros de fita crepe e 25 litros de tinta.

Com a venda antecipada de todos os ingressos, a direção do Grêmio solicitou aos torcedores que não haviam adquirido bilhete que não comparecessem ao estádio a fim de evitar tumulto. A transmissão do jogo pela TV foi autorizada também para a praça de Porto Alegre.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página